Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Exemplo de como a condução afeta os consumos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Exemplo de como a condução afeta os consumos

    Todos aqui comparamos os consumos dos carros, dizendo que A é mais económico do que B, e ficamos espantados quando vemos consumos tão díspares para o mesmo carro.

    Recentemente, numa viagem com malta amiga, tive a oportunidade de verificar que o tipo de condução faz mesmo toda a diferença.

    Protagonistas: Mitsubishi ASX 1.8 DI-D 150 vs BMW 320d 150cv Touring (E46)
    Ambos os carros transportaram quatros pessoas e alguma bagagem.

    Computadores de bordo colocados a zero na partida e seguem-se duzentos e tal quilómetros pela A1, sempre com o BMW a marcar o ritmo, que rondou os 150/160 km/h. A única diferença é que o ASX ia com o cruise-control ligado, ao contrário do Bimmer.

    Depois desses 200 km, a paragem numa área de serviço. O CB do BMW marcava uma média de 7,0 l/100 km, ao passo que o outro chegava aos 7,5 l/100 km. Ou seja, a aerodinâmica do Mitsubishi arruinava-lhe os consumos e ainda tinha a desvantagem de ir com o cruise ligado. Ou seja, numa situação em que o condutor não faz grande diferença, o ASX gastava consideravelmente mais que o 320d.

    Seguem-se 100 km de IP3 e chegada ao destino. Olha-se para os computadores de bordo e o BMW tinha passado para os 7,5 e o ASX para os 7,0 l/100 km. Ou seja, inverteu-se tudo. As velocidades continuaram a ser desfavoráveis ao ASX, mas como a estrada tem muito declives, curvas e ultrapassagens, a forma como foi conduzido reduziu imenso os consumos.
    Falamos de uma diferença superior a 1 litros, neste percurso.

    No dia seguinte, mais quase 200 km por estradas nacionais e de serra. No final do dia, o BMW já marcava 7,7 na média geral, ao contrário do ASX, que já ia nos 6,6.

    Isto aconteceu porque o SUV entrava depressa nas curvas e aproveitava as descidas, ao passo que o BMW travava muito nas curvas e depois pisava bastante nas retas e subidas, ainda que nunca se afastasse.

    Resumindo, este exemplo serve para provar que não há mais importante do que a condução para os consumos. Não falo de condução económica ou de andar a pastar, falo apenas de ter uma abordagem inteligente e que tire o melhor proveito das circunstâncias.

    Não adianta ter um carro económico, se depois não sabemos conduzir de forma eficiente.

    #2
    Gostei do texto.
    O carro consome consoante a condução de cada um.
    Uma vez tive a oportunidade de conduzir um Renault Clio de 98 de 2 lugares a gasoleo, durante um percurso de 30 km, o ponteiro do gasoleo não desceu basicamente.
    Depois o meu colega ( Dono do carro), conduziu o mesmo trajeto mas na volta, e o gasoleo desceu mais do que se fosse a gasolina.
    Exemplos: A minha média de velocidade era de 60/70 pouco mais que isso.
    A média dele de velocidade era 120.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
      Gostei do texto.
      O carro consome consoante a condução de cada um.
      Uma vez tive a oportunidade de conduzir um Renault Clio de 98 de 2 lugares a gasoleo, durante um percurso de 30 km, o ponteiro do gasoleo não desceu basicamente.
      Depois o meu colega ( Dono do carro), conduziu o mesmo trajeto mas na volta, e o gasoleo desceu mais do que se fosse a gasolina.
      Exemplos: A minha média de velocidade era de 60/70 pouco mais que isso.
      A média dele de velocidade era 120.
      A questão é que até consegues andar mais depressa com menores consumos.

      Comentário


        #4
        Tá fixe.

        Era engraçado saber se de Viseu a Lx (caminho inverso) houve diferenças de consumos em circunstancias semelhantes... (para ver havia mais descidas hehehehe)

        Comentário


          #5
          Não é propriamente a velocidade que interessa nos consumos, é mais a forma como a obtemos e gerimos quando estamos ao volante.

          Para termos uma condução económica é só fazer duas coisas:

          1º - Não andar com o carro a morrer (rotações demasiado baixas, em que o motor/turbo não está disponível quando é necessário);
          2º - Travar o menos possível (sempre que travamos estamos a desperdiçar combustível que fora utilizado para atingir determinada velocidade).

          Comentário


            #6
            Gosto bastante destes exemplos práticos e reais.

            Fantásticos os consumos do Mitsu tendo em conta as dimensões.

            O BMW já é CR !?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
              Não é propriamente a velocidade que interessa nos consumos, é mais a forma como a obtemos e gerimos quando estamos ao volante.

              Para termos uma condução económica é só fazer duas coisas:

              1º - Não andar com o carro a morrer (rotações demasiado baixas, em que o motor/turbo não está disponível quando é necessário);
              2º - Travar o menos possível (sempre que travamos estamos a desperdiçar combustível que fora utilizado para atingir determinada velocidade).
              A velocidade é determinante de qualquer forma.

              Se fizeres uma viagem sempre a 120 e outra sempre a 180, na segunda provavelmente gastarás muito próximo do dobro da primeira.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                Todos aqui comparamos os consumos dos carros, dizendo que A é mais económico do que B, e ficamos espantados quando vemos consumos tão díspares para o mesmo carro.

                Recentemente, numa viagem com malta amiga, tive a oportunidade de verificar que o tipo de condução faz mesmo toda a diferença.

                Protagonistas: Mitsubishi ASX 1.8 DI-D 150 vs BMW 320d 150cv Touring (E46)
                Ambos os carros transportaram quatros pessoas e alguma bagagem.

                Computadores de bordo colocados a zero na partida e seguem-se duzentos e tal quilómetros pela A1, sempre com o BMW a marcar o ritmo, que rondou os 150/160 km/h. A única diferença é que o ASX ia com o cruise-control ligado, ao contrário do Bimmer.

                Depois desses 200 km, a paragem numa área de serviço. O CB do BMW marcava uma média de 7,0 l/100 km, ao passo que o outro chegava aos 7,5 l/100 km. Ou seja, a aerodinâmica do Mitsubishi arruinava-lhe os consumos e ainda tinha a desvantagem de ir com o cruise ligado. Ou seja, numa situação em que o condutor não faz grande diferença, o ASX gastava consideravelmente mais que o 320d.

                Seguem-se 100 km de IP3 e chegada ao destino. Olha-se para os computadores de bordo e o BMW tinha passado para os 7,5 e o ASX para os 7,0 l/100 km. Ou seja, inverteu-se tudo. As velocidades continuaram a ser desfavoráveis ao ASX, mas como a estrada tem muito declives, curvas e ultrapassagens, a forma como foi conduzido reduziu imenso os consumos.
                Falamos de uma diferença superior a 1 litros, neste percurso.

                No dia seguinte, mais quase 200 km por estradas nacionais e de serra. No final do dia, o BMW já marcava 7,7 na média geral, ao contrário do ASX, que já ia nos 6,6.

                Isto aconteceu porque o SUV entrava depressa nas curvas e aproveitava as descidas, ao passo que o BMW travava muito nas curvas e depois pisava bastante nas retas e subidas, ainda que nunca se afastasse.

                Resumindo, este exemplo serve para provar que não há mais importante do que a condução para os consumos. Não falo de condução económica ou de andar a pastar, falo apenas de ter uma abordagem inteligente e que tire o melhor proveito das circunstâncias.

                Não adianta ter um carro económico, se depois não sabemos conduzir de forma eficiente.
                Mais precisamente 2,5 l.... 8,5 l/100 para a 320 d e 6l/100 para o ASX

                Comentário


                  #9
                  Nada como andar com um Saxo 1.5D para aprender como aproveitar bem a estrada.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                    A questão é que até consegues andar mais depressa com menores consumos.
                    Exactamente. Condução eficiente e condição lenta não são sinónimos.

                    Eu até ando relativamente depressa e faço condução eficiente, é apenas uma questão de saber onde e quando acelerar, por forma a evitar ao máximo mais à frente ter que travar.

                    A minha namorada conduzir bem mais devagar que eu e no entanto quando pega no carro noto logo o desfalque no depósito.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      A velocidade é determinante de qualquer forma.

                      Se fizeres uma viagem sempre a 120 e outra sempre a 180, na segunda provavelmente gastarás muito próximo do dobro da primeira.
                      Isso é um pouco relativo, por exemplo se fores num carro com caixa curta prai a 90km/h (rpm mais altas) e se fores num com caixa longa com velocidade mais alta, se calhar faz melhores consumos o último.

                      Comentário


                        #12
                        Já agora para completar nos últimos 200 km a media do bimer desceu para os 8 l/100 e a do ASX manteve-se nos 6 l/100..

                        Ia numa condução empenhada o condutor do bimmer...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          A velocidade é determinante de qualquer forma.

                          Se fizeres uma viagem sempre a 120 e outra sempre a 180, na segunda provavelmente gastarás muito próximo do dobro da primeira.
                          Não é de qualquer forma, é apenas para quando se fala de autoestradas. Daí eu ter dito "propriamente".

                          É óbvio que falando de AEs, o aumento do consumo vai estar exponencialmente relacionado com o aumento de velocidade, mas neste caso, não há nada a fazer para ter uma condução económica. Portanto é uma situação irrelevante para o tópico.

                          A velocidade não é determinante de qualquer forma, pois como tu bem sabes, eu posso gastar menos combustível fazendo uma viagem com uma média de 80 km/h do que tu fazendo uma média de 50 ou 60 km/h.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
                            Tá fixe.

                            Era engraçado saber se de Viseu a Lx (caminho inverso) houve diferenças de consumos em circunstancias semelhantes... (para ver havia mais descidas hehehehe)
                            No BMW não sei, mas o ASX manteve a média geral. Ou seja, gastou menos na viagem de regresso. Chegou a Lisboa com 6,7, sendo que nunca baixou dos 150.

                            Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                            Não é propriamente a velocidade que interessa nos consumos, é mais a forma como a obtemos e gerimos quando estamos ao volante.

                            Para termos uma condução económica é só fazer duas coisas:

                            1º - Não andar com o carro a morrer (rotações demasiado baixas, em que o motor/turbo não está disponível quando é necessário);
                            2º - Travar o menos possível (sempre que travamos estamos a desperdiçar combustível que fora utilizado para atingir determinada velocidade).
                            Não é so fazer duas coisas, há muitas outras. Acima de tudo, é antecipares o que vai acontecer.

                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            Gosto bastante destes exemplos práticos e reais.

                            Fantásticos os consumos do Mitsu tendo em conta as dimensões.

                            O BMW já é CR !?
                            Os consumos do ASX são bons em estrada, em AE são razoáveis. A aerodinâmica dificulta a vida ao motor.

                            Acho que o BMW já é CR. Mas até estou na dúvida.

                            Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                            Mais precisamente 2,5 l.... 8,5 l/100 para a 320 d e 6l/100 para o ASX
                            ~

                            Sim, os valores serão qualquer coisa desse género, mas não quis ir por muito por aí porque não tenho a certeza das médias e distâncias.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                              A velocidade é determinante de qualquer forma.

                              Se fizeres uma viagem sempre a 120 e outra sempre a 180, na segunda provavelmente gastarás muito próximo do dobro da primeira.
                              A questão é que a velocidade estabilizada, minimizando a utilização dos travões, podes fazer consumos bem melhores do que se andares sempre a travar e acelerar em torno de uma velocidade média inferior.

                              O uso do travão mata os consumos, é por isso que as minhas últimas pastilhas duraram quase dois anos

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post

                                O BMW já é CR !?
                                Sim, é.

                                Tenho este motor no meu carro e sem grandes preocupações com consumos e 90% de condução em Lisboa, o CB marca 6.2

                                O 120d da minha ex-namorada (que deveria ser mais económico e ela nem acelera muito) nunca baixa dos 7 com percursos em tudo idênticos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                  Nada como andar com um Saxo 1.5D para aprender como aproveitar bem a estrada.
                                  Sem dúvida. Sendo obrigado a desenrascar com um carro lento uma pessoa aprende a prever as situações, deixar o carro abrandar por si com o travão-motor quando ao fundo está um vermelho ou alguém a travar (para ficar verde ou saírem da frente antes de lá chegarmos e assim não ter que parar), a levar boa velocidade nas curvas e a olhar para as outras entradas de uma rotunda bem antes de lá chegar para ver se se pode entrar sem parar.

                                  Já vi alguns que aos 18 aninhos receberam um TDI do poder do papá e a condução deles é abrandar para 40 numa curva que uma lata qualquer faz a 60 sem fugir e à saída colar o acelerador ao chão.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A velocidade é apenas mais um dos factores para o consumo...mas há alguns bem mais importantes.

                                    Há um factor que ninguém refere e que por experiência própria vi que é grande influencia - neste tipo de viagens o carro que segue atrás consegue consumos inferiores...seja em AE ou EN -> isto porque consegue fazer uma condução adaptada e reactiva ao que o 1º faz...tira o pé do acelerador antes, é basicamente menos brusco nas variações -> e sim, isto é o que mais conta nos consumos e por isso vemos consumos bons e maus em carros iguais, mas com situações de trajectos e "conduções" diferentes.

                                    Basta até o nervosismo/pressa que o condutor tem (ainda que no fim chegue ao mesmo tempo que o restante trânsito) para ter diferenças abismais.

                                    O que só prova que mesmo em AE o maior consumo do ASX (vs. um carro com um motor de concepção mais antiga = mais gastador supostamente) é muito derivado da aerodinâmica caixote.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                      Há um factor que ninguém refere e que por experiência própria vi que é grande influencia - neste tipo de viagens o carro que segue atrás consegue consumos inferiores...seja em AE ou EN -> isto porque consegue fazer uma condução adaptada e reactiva ao que o 1º faz...tira o pé do acelerador antes, é basicamente menos brusco nas variações -> e sim, isto é o que mais conta nos consumos e por isso vemos consumos bons e maus em carros iguais, mas com situações de trajectos e "conduções" diferentes.
                                      Isso aí já depende muito. Eu geralmente quando vou atrás de alguém faço consumos muito superiores, porque quem vai à frente acelera quando lhe apetece e eu muitas vezes vou uma relação abaixo daquela que levaria se fosse sozinho para ter resposta e não ficar para trás se quem vai à frente se lembrar de acelerar, para além de não saber onde ele vai virar, estar sujeito à velocidade que ele quiser levar em curva, etc.

                                      A seguir alguém já é muito mais difícil fazer uma condução como a que referi lá atrás, de prever as travagens e curvas e ajustar as acelerações a condizer, porque a fazer isso é provável que a dada altura deixes um espaço muito grande e alguém se meta ou o percas de vista (isto no caso de nacional, claro).

                                      Claro que se o da frente for em AE com cruise control é na boa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Excelente post. A condução influencia muito de facto, e realmente entrar muito lento nas subidas e não aproveitar as descidas penaliza os consumos.

                                        Depois como o JGTB disse, é prever tudo o que vai acontecer. Por exemplo na zona de alcântara já conheço os sinais, e não são poucas as vezes que vou devagar porque sei quando vai abrir, mas vejo malta passar por mim a abrir e por vezes até chateados por eu ir com calma, depois gosto quando o sinal abre eles estão parados e eu vou andando .

                                        Nos sinais da minha rua assim que saio da garagem vejo se está verde, sei que se estiver não chego lá ainda com o verde vou devagar e quando abre nem precisei de parar e arrancar. Isto todos os dias ainda faz poupar desgaste e consumo já que o sinal fica numa subida..
                                        Podem ser manias, mas a verdade é que graças a estas pequenas coisas consigo poupar uns trocos valentes no fim do ano e nem faço muitos km's, isso e sair de casa cedo e com calma..
                                        Editado pela última vez por JoelM; 14 June 2012, 18:10.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                          A questão é que até consegues andar mais depressa com menores consumos.
                                          Acredito que sim mas não gosto de conduzir depressa á excepção nas Auto estradas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                            Isso aí já depende muito. Eu geralmente quando vou atrás de alguém faço consumos muito superiores, porque quem vai à frente acelera quando lhe apetece e eu muitas vezes vou uma relação abaixo daquela que levaria se fosse sozinho para ter resposta e não ficar para trás se quem vai à frente se lembrar de acelerar, para além de não saber onde ele vai virar, estar sujeito à velocidade que ele quiser levar em curva, etc.

                                            A seguir alguém já é muito mais difícil fazer uma condução como a que referi lá atrás, de prever as travagens e curvas e ajustar as acelerações a condizer, porque a fazer isso é provável que a dada altura deixes um espaço muito grande e alguém se meta ou o percas de vista (isto no caso de nacional, claro).

                                            Claro que se o da frente for em AE com cruise control é na boa.
                                            Verdade que falava mais de AE ou tipicamente estradas de várias faixas...mas de várias viagens que fiz com vários carros seguidos, além de eu gostar mais de não liderar o grupo, noto que poupo muito mais indo e prevendo as coisas de trás.

                                            Isto porque não stresso se ficar mais para trás e até prefiro deixar uma margem grande. Aliás, pelo que vejo um dos grandes causadores de maior consumo é o conduzir em cima do da frente com constantes acelerações e travagens. Gere-se melhor do que o da frente que "vai a abrir caminho" pelo meio do trânsito todo.

                                            Em EN com ultrapassagens já conta mais o rácio peso/potência para as acelerações nas ultrapassagens...e se o da frente for a abrir e quiseres ir no encalço o consumo ressente-se. Mas mais uma vez, só o facto de poderes "seguir" apenas o que o da frente faz, ainda que possas ficar mais para trás com carros no meio, é meio caminho andado para gerires melhor a viagem e com isso gastar menos.

                                            De facto uma coisa é imutável, falem de caixotes tipo suv, de diesel ou otto, de desportivos ou autocarros...a suavidade e antecipação é rei no que toca a bons consumos

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                              ... isso e sair de casa cedo e com calma..
                                              Aqui vai outro dos grandes pontos. Leva ao que dizia da suavidade e antecipação. O problema mesmo é o sair cedo de casa quem inventou as manhãs devia ser espancado

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                A velocidade é apenas mais um dos factores para o consumo...mas há alguns bem mais importantes.

                                                Há um factor que ninguém refere e que por experiência própria vi que é grande influencia - neste tipo de viagens o carro que segue atrás consegue consumos inferiores...seja em AE ou EN -> isto porque consegue fazer uma condução adaptada e reactiva ao que o 1º faz...tira o pé do acelerador antes, é basicamente menos brusco nas variações -> e sim, isto é o que mais conta nos consumos e por isso vemos consumos bons e maus em carros iguais, mas com situações de trajectos e "conduções" diferentes.

                                                Basta até o nervosismo/pressa que o condutor tem (ainda que no fim chegue ao mesmo tempo que o restante trânsito) para ter diferenças abismais.

                                                O que só prova que mesmo em AE o maior consumo do ASX (vs. um carro com um motor de concepção mais antiga = mais gastador supostamente) é muito derivado da aerodinâmica caixote.
                                                Bem lembrado !

                                                Bom post.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tambem estamos a comparar 2 motores algo diferentes, o do ASX é mais eficiente, tem menos cilindrada etc, isto sempre ajuda a que os consumos nao sejam muito altos, o QQ ca de casa certamente em AE com velocidades em tornos dos 130-140 mesmo sem CC nao baixa dos 7.7. Em nacional com uma conduçao eficiente, nunca consegui menos de 6.5, e vejam que é um carro tipo ASX com a mesma potencia e andamento igual.

                                                  Quanto aos consumos no geral, recuperaçoes desde baixas rotaçoes é o pior que se pode fazer, quanto menos acelerador menos consumo mesmo que o carro ande em rotaçao mais ''alta'' e prever tudo o que se passa é meio caminho. O que me faz alguma confusao é pessoal com carros em versoes ''eco'' a embraiarem nas descidas, a travarem por tudo e por nada, chegar a um semaforo ir a 3 e simplesmente travar carregando na embraiagem, ignorando o travao-motor etc...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                    Sem dúvida. Sendo obrigado a desenrascar com um carro lento uma pessoa aprende a prever as situações, deixar o carro abrandar por si com o travão-motor quando ao fundo está um vermelho ou alguém a travar (para ficar verde ou saírem da frente antes de lá chegarmos e assim não ter que parar), a levar boa velocidade nas curvas e a olhar para as outras entradas de uma rotunda bem antes de lá chegar para ver se se pode entrar sem parar.

                                                    Já vi alguns que aos 18 aninhos receberam um TDI do poder do papá e a condução deles é abrandar para 40 numa curva que uma lata qualquer faz a 60 sem fugir e à saída colar o acelerador ao chão.
                                                    É isso mesmo.

                                                    Ajustar a condução às condições da altura, de modo a que o mesmo não perca o ''embalo'', e assim evitar arranques e acelerações bruscas, assim como o usar uma mudança mais baixa e com o acelerador a meio, do que uma mudança mais alta e o acelerador a fundo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bom tópico.

                                                      Embora a explicação para a diferença faça todo o sentido, existem mais algumas variáveis a ter em conta. Não desfazendo, mas seria mais engraçado ver o resultado entre 2 ASX, conduzidos das diferentes formas aqui relatadas.

                                                      Aqui à diferença da condução juntamos 2 motorizações diferentes, que têm faixas de eficiência diferentes, escalonamentos de caixa diferentes (nem sempre o mais curto significa mais consumo) etc, etc.....

                                                      e....

                                                      ...continhas feitas à mão no final da viagem.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                        A velocidade é apenas mais um dos factores para o consumo...mas há alguns bem mais importantes.

                                                        Há um factor que ninguém refere e que por experiência própria vi que é grande influencia - neste tipo de viagens o carro que segue atrás consegue consumos inferiores...seja em AE ou EN -> isto porque consegue fazer uma condução adaptada e reactiva ao que o 1º faz...tira o pé do acelerador antes, é basicamente menos brusco nas variações -> e sim, isto é o que mais conta nos consumos e por isso vemos consumos bons e maus em carros iguais, mas com situações de trajectos e "conduções" diferentes.

                                                        Basta até o nervosismo/pressa que o condutor tem (ainda que no fim chegue ao mesmo tempo que o restante trânsito) para ter diferenças abismais.

                                                        O que só prova que mesmo em AE o maior consumo do ASX (vs. um carro com um motor de concepção mais antiga = mais gastador supostamente) é muito derivado da aerodinâmica caixote.
                                                        No último depósito comecei a fazer uma condução com o objectivo de usar os travões ao mínimo (travar=desperdiçar energia). Assim, comecei a ter de antecipar paragens, fazer acelerações suaves, etc.

                                                        Resultado = uma poupança de quase 30% (isto só em cidade) face ao depósito anterior. E na realidade nem sinto grande diferença no tempo do percurso, apenas o faço mais "relaxado".

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A utilização mais intensa do acelerador e travão numa viagem piora os consumos da maneira que forem utilizados, com a mesma média de velocidade pelo mesmo percurso podemos variar (em poucas, ou algumas décimas) o consumo com o mesmo condutor, mesmo carro, mesmo motor.

                                                          Coisas como deixar o acelerador em descidas influencia desde logo as médias, e uma duvida que ainda não desfiz é... Se uma pessoa for com o CC ligado em descida o CB chega aos 0.0 L por 100 Km?

                                                          Parece-me uma abordagem inteligente de um tema interessante, as médias, as pessoas por vezes ficam espantadas como o mesmo carro com condutores diferentes pode diferir tanto mas são as pequenas coisas (aceleração, travagem, recuperação, uso do CC, etc, etc) influencia EM MUITO os consumos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                            Excelente post. A condução influencia muito de facto, e realmente entrar muito lento nas subidas e não aproveitar as descidas penaliza os consumos
                                                            Isso é verdade, se bem que há situações chatas em que embalas o carro para a meio da subida aparecer assim do nada um tipo a 60 km/h e tu sem hipótese de ultrapassar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X