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Maserati GranSport (Shamal?) 2015: anti 911 confirmado!

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    Maserati GranSport (Shamal?) 2015: anti 911 confirmado!

    Segundo esta notícia que parece ter fundamento, irá surgir um modelo superdesportivo provavelmente de 2 lugares, para combater o 911 da Porsche, entre outros.
    Future Maserati GranSport : la grosse 4C du Trident
    Os britânicos são os reis a obter informações dos responsáveis
    ​​de marcas de automóveis. Ou pelo menos eles sabem extrapolar e colocar em perspetiva alguns pedaços de informação para imaginar o futuro do automóvel.
    A Evo, do Reino Unido, argumenta que a Maserati irá propor em 2015 um concorrente para o Porsche 911 GT3, e o seu nome seria GranSport.


    (Isto é como os jornalistas da Evo Uk imaginam o carro.
    Este coupé V8 com motor central batizado de GranSport sairia em 2015 para ser um dos desportivos mais radicais, como o Porsche 911 GT3 RS)

    Tudo isso resultou do encontro com Harold Wester, chefe da Alfa Romeo e Maserati, que disse que queria um carro que é "a expressão mais pura possível de desportividade Maserati. Imagine algo como um Alfa Romeo 4C, mas para a Maserati. Poderia ter um monocoque de carbono, um motor central, como o 4C, que dará aos designers enorme liberdade para criar algo verdadeiramente surpreendente ".
    Harold Wester chama-o, ele próprio, de "o novo GranSport", uma versão do coupé a que já deram o nome entre 2004 e 2007.

    A Evo tem extrapolado uma visão realista que descrevem como mais longo (4,4 m) que o Alfa Romeo 4C, e seria suscetível de receber o 4,7 litros V8 de 460cv do Granturismo Sport, mais volumoso do que o 4 cilindros da Alfa Romeo. O peso anunciado por Wester, poderia, no entanto, permanecer contido nos 1200 kg.

    "Quero que este carro seja melhor do que um Porsche 911 Turbo, mas eu também quero que seja mais barato. Nós não vamos limitar a produção, mas eu gostaria de pensar que vamos vender entre 1.500 e 2.000 por ano. Eu vejo este novo GranSport como um modelo para afirmar a desportividade da marca Maserati. Temos uma história na área dos superdesportivos e eu quero que isso continue no futuro. "

    Se a luz verde foi dada, então são esperadas as versões Racing e Stradale, apresentando-se como um concorrente direto do futuro Porsche 911 GT3.

    #2
    Informação da EVO:
    New Maserati GranSport mid-engined V8 supercar Porsche 911 GT3 rival
    Maserati's new GranSport V8 supercar

    Maserati has a rival for the new Porsche 911 GT3 up its sleeve - a mid-engined, V8-powered GranSport supercar


    Maserati is planning to launch an extreme sports car with a mid-mounted V8 engine. Likely to appear in 2015 carrying the GranSport name, the new model is set to bring a new level of performance to the Italian brand.

    In an exclusive interview with evo, Maserati boss Harold Wester said he wanted the car to be 'the most pure expression of Maserati sportiness possible'. And the inspiration – from both a technical and a marketing point of view – is clear. 'Imagine having something like the Alfa Romeo 4C but for Maserati,' said Wester. 'It would have a carbonfibre monocoque and a mid-engined layout, just like the Alfa 4C, as this gives the stylists the most freedom to design something really stunning.'

    Wester is CEO of both Maserati and Alfa Romeo, and following the overwhelmingly positive reaction to the 4C since it was first shown at the 2011 Geneva motor show, he now clearly wants to bring some of the same magic to Maserati. The company is already committed to launching a new Quattroporte, a smaller saloon and the production version of the Kubang SUV concept over the next few years, and the new mid-engined car would be a halo model for the whole range, with Wester already calling it 'the new GranSport'. (The GranSport name was last used on ahigh-performance version of the Maserati Coupe between 2004 and 2007, review here.)

    As our artist's rendering shows, the new car would be considerably bigger than the Alfa 4C. That’s because, as Wester confirmed, it would be powered by Maserati's 454bhp 4.7-litre V8 (from the new GranTurismo Sport) instead of the turbocharged transverse four-cylinder unit that will power the Alfa. The V8 would be mounted longitudinally, meaning a significantly longer wheelbase would be needed, with power going to the rear wheels via a new-for-Maserati twin-clutch transmission, conceivably the seven-speed transmission that's currently used in the Ferrari 458 Italia.

    Wester said the GranSport would be about 4.4 metres in length, meaning it would be nearly as long as the 458. He also hinted that Maserati would investigate the use of alternative powertrains, possibly including the next-gen turbocharged engine that we'll see in the new Quattroporte. Despite that, he said a substantially similar version of the current naturally aspirated 4.7 V8 would be ‘the perfect choice’ for this ultra-sporting Maserati, meaning a stay of execution for a unit previously thought to be on the way out.

    With lightweight construction, likely to include the extensive use of carbonfibre, the GranSport would have a dry weight of around 1200kg, making it considerably lighter than its existing supercar competition (aFerrari 458 weighs 1485kg). Wester is also determined to offer the car with a very aggressive price tag that – if delivered – would undercut many rivals.

    'I want this car to be better to drive than a 911 Turbo, but I also want it to cost less,' he said. 'We won’t limit the production of this car, but I’d like to think that we will sell, let’s say, between 1500 and 2000 units a year.'

    And, if it gets the green light, the GranSport won’t just be sold in road-going guise. Maserati has traditionally run popular one-make race series for gentlemen amateurs and, with the GranTurismo set to go out of production in late 2014, the arrival of the new GranSport the following year would be perfectly timed for it to become the new star of a 'Trofeo' series.

    At the moment the new car is still only a proposal – but with the enthusiastic backing of the company’s CEO, there’s an excellent chance that something very similar will make production. And if Wester is able to deliver on his price and performance promises then we should be looking at a sub-£100K car that has the 991-generation Porsche 911 GT3 as its closest rival. That makes it an enticing proposition – and a car with far more appeal to hardcore enthusiasts than the current (good but heavy) GranTurismo MC Stradale.

    ‘I want this new GranSport to define the sporty end of the Maserati brand,’ said Wester. ‘We have a history of building very sporty Maseratis and I’d like that to continue in the future.’

    Artist rendering: Jan Kamenistiak
    Editado pela última vez por BLADERUNNER; 15 June 2012, 18:38.

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      #3
      Shop da Autoexpress Maserati


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        #4
        Mais informações.
        O futuro Maserati GranSport receberá um V8, e possivelmente um V6 turbo
        Auto Express anticipa en una de sus noticias que el futuro Maserati GranSport podría equipar un V6 sobrealimentado por dos turbos. Este motor, diseñado por Ferrari, se podrá ver en otros modelos de la marca del tridente, como el futuro Quattroporte, el todoterreno que prefigura el concept car Kubang y una nueva berlina (del tamaño de un BMW Serie 5) que se colocaría por debajo del Quattroporte, convirtiéndose en el modelo de acceso a Maserati.

        Sin embargo, Harald Wester, presidente ejecutivo de Alfa Romeo y Maserati, habló en una entrevista a Harry Metcalfe, de EVO (portada de junio 2012) de un modelo que sería "el nuevo GranSport", como lo llamó él mismo. Más detalles, tras el salto.

        Le explicaba a Harry: "imagina tener algo como el 4C, pero para Maserati (...) con monocasco en fibra de carbono y motor central". De entrada, ya confirmó que equiparía un V8 de 4.7 litros y 460 CV. También declaró que la transmisión sería de doble embrague, similar a la del Ferrari 458 Italia (podría ser la misma ZF pero con una gestión electrónica propia a Maserati). Wester dejó entrever que investigarían también en el campo de "las motorizaciones alternativas", entendemos que principalmente híbridos. En la entrevista publicada no hace mención de ningún V6 (y un V6 biturbo no se puede calificar de "alternativo").
        Este 6 cilindros, de hacerse realidad, podría entonces servir de motorización de acceso a este GranSport. Y si logran dejar el precio por debajo de los 100.000 euros, tal y como se proponen, estaríamos ante un serio rival para el Porsche 911.

        De todos modos, la prioridad de Maserati es ahora mismo la de poner en producción el Kubang y seguir con el desarrollo de las nuevas berlinas, el GranSport es, a día de hoy, solo una propuesta del presidente de la marca.

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          #5

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            #6
            Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post

            fiquei humido ...

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              #7
              Originalmente Colocado por dwight12 Ver Post
              fiquei humido ...
              Oh valha-me Deus

              Penso que a Maserati podia ser a incursão nos mercados segmentarizados (F e E, futuramente um D e talvez um C, como fez a Lexus e a Volvo)

              Mas também guardar estes pequenos prazeres para a marca tridente, copia do 8C, 4C, até do MX-5 quem sabe.

              E a Ferrari permanecer monstruosa como ela sempre soube ser.

              Comentário


                #8
                O 4C é muito pequeno para ser um Maserati digo eu.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                  Oh valha-me Deus

                  Penso que a Maserati podia ser a incursão nos mercados segmentarizados (F e E, futuramente um D e talvez um C, como fez a Lexus e a Volvo)

                  Mas também guardar estes pequenos prazeres para a marca tridente, copia do 8C, 4C, até do MX-5 quem sabe.

                  E a Ferrari permanecer monstruosa como ela sempre soube ser.
                  Se a Maserati vier por aí abaixo (segmentos E, D, C), que espaço sobra para a Alfa Romeo?

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                    #10
                    Originalmente Colocado por Bruno155 Ver Post
                    Se a Maserati vier por aí abaixo (segmentos E, D, C), que espaço sobra para a Alfa Romeo?
                    A Alfa Romeo é uma marca de carros médios.

                    A Maserati é uma marca de carros grandes.

                    Sempre foi assim, sempre será.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                      A Alfa Romeo é uma marca de carros médios.

                      A Maserati é uma marca de carros grandes.

                      Sempre foi assim, sempre será.

                      A Maserati teve muitas vezes carros de segmentos da Alfa Romeo e nem é necessário recuar muitos anos.

                      Teve sim gamas de potência acima da Alfa Romeo.

                      Comentário


                        #12
                        O problema são os shops que enganham as pessoas.

                        O noticia é clara, a Maserati quer um carro com as caracteristicas tecnicas da plataforma do 4C e não um carro derivado da plataforma do 4C como os shops dão a entender.


                        Estou curioso para saber o que ai vem com o 4C para haver tanta gente a cobiçar o carro.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                          A Maserati teve muitas vezes carros de segmentos da Alfa Romeo e nem é necessário recuar muitos anos.

                          Teve sim gamas de potência acima da Alfa Romeo.
                          Sim, e se é o carro que estou a pensar até é num Segmento onde a Alfa Romeo tem mais história.

                          Não obstante que ambos são mundos completamente à parte.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                            A Alfa Romeo é uma marca de carros médios.

                            A Maserati é uma marca de carros grandes.

                            Sempre foi assim, sempre será.
                            Segmentos E, D e C são carros médios... Já nem falo do E, mas se a Maserati vier um dia a ter um segmento D, mata a Alfa...

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                              #15
                              Originalmente Colocado por Bruno155 Ver Post
                              Segmentos E, D e C são carros médios... Já nem falo do E, mas se a Maserati vier um dia a ter um segmento D, mata a Alfa...
                              Médios é Segmento C, D.
                              É fácil são 6 segmentos a distribuir por pequeno, médio e grande. Dá 2 para cada um
                              Não obstante é notoria a "escalada" que as marcas grandes têm feito no sentido inverso.
                              Editado pela última vez por Fahrenheit; 05 July 2012, 21:40.

                              Comentário


                                #16
                                Novas informações colocam-no no encalço do Porsche 911.
                                Novo Maserati em Paris?

                                (Render)
                                About the new Maseratijevom model that will compete with the Porsche 911 has already been discussed, and in the meantime have emerged and information to the model (rather, its concept) could have a promotion at the upcoming Paris Motor Show.
                                According to earlier announcements, it is a sporty two-seater with rear-wheel drive and centrally placed engine and supposedly should be called the Maserati GranSport.
                                British Auto Express a few months ago wrote that the new GranSport be based on the Alfa Romeo 4C, but it will be bigger than him and will have a new twin-turbo V6 engine that was developed by Ferrari. The engine will have more than 450hp (paired with a new seven-speed dual-clutch gearbox), enough to accelerate from 0 to 60 mph (96 km / h) is less than 4 seconds and a maximum speed of around 305 km / h.
                                Also, the GranSport compared to the Alfa Romeo 4C will have a longer wheelbase and wider track wheels, while the weight of the car should be about 1200 kg.
                                Will be presented in Paris in a new GranSport right or it is another novelty, sazanećemo end of the month.

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                                  #17
                                  Excelentes noticias, estou bastante curioso sobre o que vai sair daqui.

                                  Comentário


                                    #18
                                    New Maserati sports car set to debut at 2012 Paris motor show |*CarAdvice

                                    A new two-seater sports car from Maserati is set to make its world debut at late September’s 2012 Paris motor show.

                                    The rival to the likes of the Porsche 911 and what will be its sister car, the Ferrari 458, has been the subject of strong hints from Maserati this year, and company sources have told CarAdvice this is the mystery model Maserati has teased in an electronic direct mail to Maserati owners.

                                    In the bulletin (below) obtained by CarAdvice, Maserati has revealed its six models at Paris will include “the world premiere of a car that opens up new frontiers in terms of exclusiveness, performance and style”.

                                    The new Maserati is likely to make the debut in concept form ahead of an on-sale date not expected for two or three years, possibly as a direct replacement for the 2+2 seater GranTurismo coupe in the Trident badge’s line-up.

                                    The supercar is tipped to revive the GranSport name, be constructed by significant amounts of carbon fibre like its donor car, the upcoming Alfa Romeo 4C, and adopt a mid-engined, rear-wheel-drive layout.

                                    Maserati’s 4.7-litre V8 from the current GranTurismo is one engine mooted, but the hotter money is on a twin-turbocharged V6 being developed by Ferrari – for both brands.

                                    The bi-turbo V6, putting out about 330kW, would be mated to a seven-speed dual-clutch gearbox that would be the company’s first use of the quick-shifting transmission and borrowed from Ferrari.

                                    With a target weight of about 1200kg, sub-4.0-second performance should be guaranteed.

                                    The two-seater sports car is part of Maserati’s grand plans to boost annual sales volumes to 10,000, with the supercar accounting for up to a fifth of that figure.

                                    A Maserati SUV will also launch in 2014 as a crucial model. It was previewed as long ago as 2003 by the Maserati Kubang concept and is expected to be called the Cinqueporte (for five doors).

                                    The next-generation Maserati Quattroporte (four doors) sedan is due in 2013.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Segundo a AutoBild: chassis do 458

                                      Segundo noticia a AutoBild, o desportivo da Maserati não vai assentar num chassis em carbono nem terá um V6 biturbo em posição central. Segundo a publicação alemã, o carro vai assentar sobre o mesmo chassis do 458 e utilizar o mesmo V8 atmosférico para se locomover, no entanto, um bocado menos potente. Aparentemente, o carro deverá algo do género de um 911 Turbo. Deverá ter 500 cv de potência máxima e uma orientação não tão desportiva como o 458, mas uma orientação mais GT, embora menos GT e mais em conta que o GranCoupe.

                                      O carro deverá ser apresentado lá para 2014, por isso deveremos ver o que está certo mediante uma possível apresentação de um protótipo num Salão em 2013 ou mesmo mulas de testes.

                                      Autoblog en Español

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sei que a Autobild até costuma dar info credivel, mas recorrer à base 458, a meu ver, não faz muito sentido...
                                        E para ter preço concorrencial para o 911 Turbo, estamos a falar numa redução de preço substancial relativamente ao 458.

                                        Esperar para ver...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                          Sei que a Autobild até costuma dar info credivel, mas recorrer à base 458, a meu ver, não faz muito sentido...
                                          E para ter preço concorrencial para o 911 Turbo, estamos a falar numa redução de preço substancial relativamente ao 458.

                                          Esperar para ver...
                                          Concordo. Acredito que tenha um motor da Ferrari (também não seria nada de novo), mas não acredito muito que nasça do chassis do 458.

                                          Verdade seja dita, a informação sobre este carro ainda me parece bastante especulativa...

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                                            #22
                                            Acho que o 4C era um bom ponto de partida para o Maserati GrandSport.
                                            O 4C pode ser compacto, mas o facto do seu esqueleto ser tripartido, permitiria maior flexibilidade à Maserati para criar algo mais único.
                                            Tal como o Mp4-12C da McLaren, o 4C recorre à fibra de carbono apenas na celula do habitáculo, sendo complementado com sub-estruturas em aluminio na frente e traseira (pelo menos o concept era assim).

                                            O 4C recorre a motor transversal, mas recorrendo a um novo módulo traseiro, daria espaço para colocar o novo V6 Ferrari que se fala em posição longitudinal, fazendo com que o carro crescesse para algo bem mais próximo que o hipotetico rival 911 Turbo. Como exemplo, basta ver o que a Lotus conseguiu com a base Elise. Alteração estrutural na traseira (sendo estrutura feita em perfis, facilita estes "alongamentos"), permitiu já uma série de derivações, fosse para o Tesla, para o Elise GT1 dos anos 90, ou até para o recente Exige S V6.

                                            O 458 nasceu de raiz para ser como é.
                                            Não tem equivalente que recorra ao seu layout na gama Ferrari. Há partilha de componentes com outros Ferrari, mas não sei até que ponto será economicamente viável alterar aquela monocoque.
                                            Ou seja, duvido que a possibilidade de extrair outro modelo daquela monocoque em aluminio fosse contemplada durante o desenvolvimento do carro, pelo que pode originar custos elevados nas alterações necessárias.
                                            E além disso, a Ferrari "brinca" com tecnologias de topo, seja na estrutura/carroçaria, recorrendo a mix de diversas ligas de aluminio e na uniao das diversas partes; seja na motorização, onde muito dos componentes são realizados com materiais exóticos, justificando em parte o elevado preço da máquina.

                                            Já o V8 actual que a Maserati usa, apesar de base Ferrari, é uma versão "baratucha" (sem desprimor), ou seja, foi alterado de modo a reduzir custos de manutenção e prováveis reparações, já que estamos a falar de um motor aplicado a coisas que obedecem a outros critérios de utilização/durabilidade/manutenção que um superdesportivo como é o 458.

                                            E o 458 até vende bem, não havendo necessidade de sacar forçosamente mais um modelo para conseguir retorno de investimento.

                                            Já o 4C, devem ter esmifrado a mioleira para conseguir um business case.
                                            Com o rumor inicial de que o novo Maser partiria da base do 4C, e estando estipulado um preço de 100 000€, facilitaria imenso a viabilidade de todo este empreendimento.

                                            Mas como dizes, xela, ainda parece tudo muito especulativo...
                                            No final ainda acabamos por ter o sucessor do California (que nasceu como Maserati, curiosamente), do GranTurismo e do GranSport a nascerem das mesmas entranhas

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                                              #23
                                              Chefe da Maserati confirma o desportivo derivado do 4C

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                A Alfa Romeo é uma marca de carros médios.

                                                A Maserati é uma marca de carros grandes.

                                                Sempre foi assim, sempre será.
                                                Como é óbvio, não foi sempre assim.

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                                                  #25
                                                  Maserati plans Porsche 911 rival | Autocar

                                                  Maserati looks set to launch a mid-engined rival for the Porsche 911 by 2015. It will be offered with both V6 and V8 power and will get a chassis based on that of the forthcoming Alfa 4C.

                                                  Although Maserati’s ‘4C’ has yet to be confirmed, company bosses have hinted that such a model is essential if it is to reach its future growth targets.

                                                  “We are currently represented in just 21 per cent of the luxury sports car market,” Maserati boss Harald Wester told Autocar. “But by 2015 we will have 100 per cent representation.” That market coverage would not be possible without a Porsche 911 rival.

                                                  The new mid-engined Maserati will play a crucial role in the company’s intended plans to sell 50,000 cars a year worldwide by 2015, up from the 6159 cars it delivered last year. Maserati aims to achieve this through the new Quattroporte, a new BMW 5-series rival called Ghibli, the new Levante SUV and the still-to-be confirmed 911 rival.

                                                  Speculation about the name of the new mid-engined Maserati suggests it might be known simply as the GranSport. Whatever it is called, power will come in the form of either a twin-turbo V6 or a twin-turbo V8, with approximately 450bhp and 550bhp on offer.

                                                  The target kerb weight is said to be less than 1400kg, and although the V6 model is destined to have rear-wheel drive, there’s a possibility of the V8 being offered with the option of four-wheel drive, just as the Quattroporte is in certain markets.

                                                  Given the close relationship between Ferrari and Maserati, a dual-clutch auto gearbox also seems probable — although under no circumstances will the car be priced or engineered to rival Maranello’s own mid-engined V8. That means a price tag of less than £100,000 and a slightly more luxurious character than that of a Ferrari.

                                                  Render Autocar:

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                                                    Como é óbvio, não foi sempre assim.

                                                    Leonardo, como é obvio ele não percebe muito de automóveis. Talvez mais de electrodomésticos...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Acho que se subestima muito o facto do 911 ser um 2+2. Pessoalmente, acho que explica em grande medida o seu sucesso de vendas (e a Porsche deve sabe-lo, embora nao o diga, pois seria muito mais facil evoluir para um mero 2 lugares do que continuar a melhorar o carro mantendo essa funcionalidade).

                                                      Sendo este Maserati um 2 lugares (é o que me pareceu) IMHO nunca o consideraria um verdadeiro concorrente de um 911... Mas enfim, os proficientes e super-especialistas jornalistas la devem saber o que dizem

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Vi um ensaio ao 4C e do que retive foi que o comportamento do mesmo não era referencial... utilizar essa mesma plataforma para se bater de igual para igual com um 911 não parece ser uma opção muito inteligente...

                                                        ....mas também aqueles tipo do Top Gear estão sempre a reinar

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                          Vi um ensaio ao 4C e do que retive foi que o comportamento do mesmo não era referencial... utilizar essa mesma plataforma para se bater de igual para igual com um 911 não parece ser uma opção muito inteligente...

                                                          ....mas também aqueles tipo do Top Gear estão sempre a reinar
                                                          Mas geralmente quando são bons eles dizem. Por exemplo elogiaram o GT86.

                                                          PS: Querias mesmo dizer 4c ou era 8c?
                                                          Editado pela última vez por JoelM; 26 December 2012, 17:00.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                            Vi um ensaio ao 4C e do que retive foi que o comportamento do mesmo não era referencial... utilizar essa mesma plataforma para se bater de igual para igual com um 911 não parece ser uma opção muito inteligente...

                                                            ....mas também aqueles tipo do Top Gear estão sempre a reinar
                                                            ensaio ao 4C? Onde?

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