Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mudar de 1.3 CDTI 90 cv para 1.6 HDI 92 / 110 cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mudar de 1.3 CDTI 90 cv para 1.6 HDI 92 / 110 cv

    Boas,

    Tenho actualmente um Astra GTC 1.3 CDTI de 2006 com 90 cv e 125 mil kms.

    Pretendo trocar este carro, porque já tem alguns kms e baixas performances (no arranque e recuperações).

    Tenho em vista um C4 1.6HDI de 110 cv de 2008 com cerca de 50 mil kms e um C4 1.6HDI de 92 cv de 2010 com cerca de 20 mil kms

    Uma vez que só conheço a motorização de 110 cv, a minha questão é se valerá a pena ponderar a comprar do de 92 cv, uma vez tem praticamente os mesmos cavalos do Astra.

    Qual a vossa opinião? O 1.6HDI mesmo de 92 cv é melhor que o 1.3 CDTI ? Valerá a pena trocar mesmo pelo de 92 cv? Nota-se muito a diferença entre o de 110 cv e o de 92 cv?

    Obrigado

    Pedro

    #2
    A diferença do 110 para o de 90 será o turbo que na variante mais potente é de geometria variável, a nível de consumos são semelhantes. Em andamento o de 110 será sempre mais agradável por ser mais disponivel em diferentes regimes

    Comentário


      #3
      A diferença em si, só se sente mais em ritmos mais altos.

      Numa condução do dia a dia e sem ser nos regimos médios/altos, o de 92cv chegará.

      Mas nada, como conduzires os carros para veres tu as diferenças.

      O C4 de 2010, já é o novo C4?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por nto Ver Post
        A diferença em si, só se sente mais em ritmos mais altos.

        Numa condução do dia a dia e sem ser nos regimos médios/altos, o de 92cv chegará.

        Mas nada, como conduzires os carros para veres tu as diferenças.

        O C4 de 2010, já é o novo C4?
        Não, é o anterior, mas pós restyling. Se fosse o novo, não hesitava

        Comentário


          #5
          Posso ser sincero?

          Para que mudar de um carro que é teu, sem problemas para outros usado que desconheces?

          Se estivéssemos a falar de um 1.3 para para 1.9 CDti ou algo do género, mas nem sequer vais subir assim tanto mais...

          MAS se vais trocar, troca para o de 110 CV´s senão nem notas assim uma diferença por ai além!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por peterjonas Ver Post
            Não, é o anterior, mas pós restyling. Se fosse o novo, não hesitava
            Então se não hesitavas, espera mais um ano que tens ai um bom carro, e depois compras um C4 mk2.
            Mas Tb já se vem C4 mk2 à venda em segunda mão...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
              Então se não hesitavas, espera mais um ano que tens ai um bom carro, e depois compras um C4 mk2.
              Mas Tb já se vem C4 mk2 à venda em segunda mão...
              o racional seria trocar o astra que já tem 6 anos e 125 mil kms por um + recente e com menos kms. o novo c4 ainda está muito caro. e não queria gastar + de 13.000 eur neste carro.

              Comentário


                #8
                Acho uma boa troca, já tive como carro de serviço uma astra com esse motor e detestei, a terceira vez que desligou o motor em andamento na A.E. foi despachada!
                Conheço o HDI de 110 cv no focus e no mazda 3 e quem diz que a diferença é pouca para o Astra 1.3 é porque nunca andou nestes carros, é com da noite para o dia...A qualidade geral da citroen é que não sei como será.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por peterjonas Ver Post
                  o racional seria trocar o astra que já tem 6 anos e 125 mil kms por um + recente e com menos kms. o novo c4 ainda está muito caro. e não queria gastar + de 13.000 eur neste carro.
                  Desculpa a sinceridade, mas não vejo nada de racional.
                  125 mil km num motor hoje em dia não é nada. Para além de ser um carro que conheces e que provavelmente ainda não amortizaste investimentos recentes em "grandes reparações".
                  Irias trocar para algo que não conheces e não sendo novo pode trazer dissabores e despesas que já fizeste no carro actual.

                  Já para não falar que podendo gastar esse dinheiro, metias a render um ano e já tinhas mais para comprar um novo daqui a um ano ou dois, ou então se irias comprar a credito, juntavas o dinheiro das mensalidades de um ano ou dois e tinhas um valente valor para dar de entrada e negociar um carro novo de outra maneira daqui a um ano ou dois.

                  Mas isto é o meu pensamento, com todo o respeito pelo teu.

                  São maneiras diferente de ver o mesmo problema. Em circunstancias normais da minha vida, será difícil algum dia comprar um carro em segunda mão... Prefiro um corsa novo que um astra com um ano e por ai fora (puro exemplo).

                  Abraço

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                    Acho uma boa troca, já tive como carro de serviço uma astra com esse motor e detestei, a terceira vez que desligou o motor em andamento na A.E. foi despachada!
                    Conheço o HDI de 110 cv no focus e no mazda 3 e quem diz que a diferença é pouca para o Astra 1.3 é porque nunca andou nestes carros, é com da noite para o dia...A qualidade geral da citroen é que não sei como será.
                    A qualidade é boa ;)

                    Comentário


                      #11
                      eu tenho um 1.3 cdti no corsa da minha mulher e um 1.6hdi de 92 cv do meu 308.
                      Sinceramente acho que não comparaveis. O 1.6 hdi é muito mais linear. o 1.3 cdti antes do turbo não se mexe. Depois do turbo fica "louco"...

                      Comentário


                        #12
                        Penso que é uma troca que pode valer a pena, a diferença existe sem dúvida alguma! Honestamente acho que o 110cvs privilegia os ritmos mais elevados, fora isso o 92cvs tem o "pulmão" do 1.6 à mesma para baixas e médias RPM

                        Atenção que o 1.6 HDI de 110cvs tem FAP e o de 92 salvo erro não tem (logo a manutenção da versão de 92cvs é mais acessível).

                        Comentário


                          #13
                          O 1.3 90cv é pior a baixas, mas depois é ela por ela. Para mudar seria para o 110cv se queres mesmo um carro que ande mais..

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
                            Desculpa a sinceridade, mas não vejo nada de racional.
                            125 mil km num motor hoje em dia não é nada. Para além de ser um carro que conheces e que provavelmente ainda não amortizaste investimentos recentes em "grandes reparações".
                            Irias trocar para algo que não conheces e não sendo novo pode trazer dissabores e despesas que já fizeste no carro actual.

                            Já para não falar que podendo gastar esse dinheiro, metias a render um ano e já tinhas mais para comprar um novo daqui a um ano ou dois, ou então se irias comprar a credito, juntavas o dinheiro das mensalidades de um ano ou dois e tinhas um valente valor para dar de entrada e negociar um carro novo de outra maneira daqui a um ano ou dois.

                            Mas isto é o meu pensamento, com todo o respeito pelo teu.

                            São maneiras diferente de ver o mesmo problema. Em circunstancias normais da minha vida, será difícil algum dia comprar um carro em segunda mão... Prefiro um corsa novo que um astra com um ano e por ai fora (puro exemplo).

                            Abraço
                            percebo o que dizes e tem alguma lógica para quem é + conservador. penso que no teu raciocínio só falta considerares a desvalorização do meu carro actual numa futura retoma daqui a 1 ou 2 anos. será que é menor que o valor dos juros da aplicação a prazo?

                            habitualmente compro carros usados. não me tenho dado mal, mas acho que só mesmo por sorte. há sempre quem tente esconder mta coisa na venda de um carro. tb só equacionarei trocar agora se, de facto, achar que o futuro carro está mesmo em bom estado.

                            neste carro nunca fiz grandes reparações, a não ser 2 pneus para trás e agora recentemente 1 intervenção na Opel para resolver o problema dele se desligar em andamento, mas que, na verdade, não solucionou nada.

                            abraço

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                              ...
                              Atenção que o 1.6 HDI de 110cvs tem FAP e o de 92 salvo erro não tem (logo a manutenção da versão de 92cvs é mais acessível).
                              Nem todos os 110cv têem FAP ( o meu não tem!)
                              Agora, em 2008 possivelmente o de 110cv já teria FAP e de certeza que em 2010 o de 92cv tb já terá (isto não tenho a certeza).

                              Em termos de troca, nunca experimentei o 1.3 90cv, só de 70cv, e os hdi são superiores em agradabilidade.
                              Atenção que em AE o 1.3 90cv é reconhecidamente bom, por isso se for essa a estrada que fazes pode não fazer sentido trocar para o hdi...

                              Comentário


                                #16
                                O 1.3 Mjet de 90 CV é bastante instável em cidade, competente em EN, muito bom (para a cilindrada) em AE.

                                Eu tinha o 1.3 Mjet de 69 CV como motor mais redondo que este, mas isso por si não é tudo, e o Punto casa bem com esse motor.

                                O Punto tem um chassis muito comunicativo, uma direcção precisa e este motor pede "brincadeira"

                                O 1.6 HDi de 110 CV é um motor mais calmo, não sentes aquele vibrar todo, o C4 consegue ser um carro muito bem insonorizado e o HDi um motor silencioso, tem umas altas engraçadas e mesmo naquele "pico" de velocidade consegues ter uma conversa dentro do carro.

                                Como já disseram o 90 CV serve para a maior parte das vezes, o 110 CV é para quem faz mais AE.
                                Editado pela última vez por Fahrenheit; 17 June 2012, 00:52.

                                Comentário


                                  #17
                                  Temos os 2 motores aqui falados em 2 carrinhas na nossa empresa. Um Dobló 1.3 e uma Berlingo 1.6 92cv e ainda o fiesta 95cv.
                                  Por estranho que pareca, a 1.3 gosta é de AE. Chega a ser divertida. Mas atençao, com 5 passageiros, já puxa muito pelo motor.
                                  Em cidade é mais desgastante para manter o motor em bom regime.
                                  O 1.6 é mais cheio em baixas. Até mesmo que o de 110cv. O turbo de geometria fixa,é melhor em baixas. Mas a subir, para manter velocidade, o 110 é mais forte.
                                  Ainda temos uma 1.6 multijet 105cv. Não se nota assim muita diferença para a 1.3.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por peterjonas Ver Post
                                    percebo o que dizes e tem alguma lógica para quem é + conservador. penso que no teu raciocínio só falta considerares a desvalorização do meu carro actual numa futura retoma daqui a 1 ou 2 anos. será que é menor que o valor dos juros da aplicação a prazo?

                                    habitualmente compro carros usados. não me tenho dado mal, mas acho que só mesmo por sorte. há sempre quem tente esconder mta coisa na venda de um carro. tb só equacionarei trocar agora se, de facto, achar que o futuro carro está mesmo em bom estado.

                                    neste carro nunca fiz grandes reparações, a não ser 2 pneus para trás e agora recentemente 1 intervenção na Opel para resolver o problema dele se desligar em andamento, mas que, na verdade, não solucionou nada.

                                    abraço
                                    Provavelmente ao trocar com mais 2 anos em cima ainda apanhavas alguma promoção da marca similar aos incentivos do estado para o abate de carros velhos e ai o carro seria mais valorizado do que aquilo que realmente valeria com esses mais 2 anos, e nesses dois anos amortizavas esse investimento nos pneus e na reparação.

                                    Mas sim o carro valeria menos, mas no entanto poderá dar-se o caso de só ai teres tido o retorno do investimento total feito no carro. (compra mais reparações).

                                    Isto são manias que ganhei do meu cota, sou um gajo novo... O ano passado quando tive que trocar de carro ainda pensei ir buscar algo com um anito (e talvez superior, dependendo das mentalidades), mas o meu pragmatismo levo a melhor...
                                    Por exemplo, prefiro um C4 1.6HDI ou Megane 1.5dci com gps e alguns extras engraçados, que o 116 anunciado agora a custar 27.000€, sendo que esse C4 e esse megane terão potências equivalente e custaram mais ou menos o mesmo. Apenas um é bm e tens menos extras e os outros são franceses e tem mais alguns extras com esse preço...

                                    Comentário


                                      #19
                                      O 1.3 90cv nunca tive oportunidade de conduzir, tenho um 1.3 JTD 95cv, que embora seja muito diferente do de 90cv em baixas, dá pra tirar umas conclusões. Lembro-me que uma vez em despique com um DS3 1.6 90cv, o meu levou vantagem. Também conheço o 1.6 TDCI/HDI de 95cv de um Focus dos novos. Em baixas é mais agradável que o meu.

                                      Mas sinceramente, acho que não vale a pena trocares, pelo menos para já, só se te tiver a dar muita raia. A trocar e se queres melhor andamento, troca por um em que sintas bem a diferença de potencia.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                                        O 1.3 90cv nunca tive oportunidade de conduzir, tenho um 1.3 JTD 95cv, que embora seja muito diferente do de 90cv em baixas, dá pra tirar umas conclusões. Lembro-me que uma vez em despique com um DS3 1.6 90cv, o meu levou vantagem. Também conheço o 1.6 TDCI/HDI de 95cv de um Focus dos novos. Em baixas é mais agradável que o meu.

                                        Mas sinceramente, acho que não vale a pena trocares, pelo menos para já, só se te tiver a dar muita raia. A trocar e se queres melhor andamento, troca por um em que sintas bem a diferença de potencia.

                                        Exactamente a opinião/ideia que tenho!

                                        Em baixas, o Hdi é mais agradável, mas em altas o Mjet é mais aguerrido chega mesmo a impressionar!

                                        Conclusão? se for para andamentos pacatos, mais em cidade, o Hdi é melhor (90 Cvs), mas para andar a "esganar" o 1.3 Mjet é mais entusiasmante!

                                        Comentário


                                          #21
                                          O 1.3 90cv é superior acima das 2.000rpm ao 90cv 16v HDi. Acima das 3.500 a superioridade é mais notória.
                                          Em baixas o HDi é melhor, mas o 1.3 tem coisas melhores, aguenta melhor por exemplo ir apenas de embraiagem.

                                          No entanto os 1.3 na Opel andam ligeiramente menos e numa astra ainda será pior..

                                          Ainda hoje fiz AE a 160 com o GP e nunca precisei de ir a fundo mesmo em 6ª, claro que em subidas perdia um pouco, mas é um motor que se dá bem nestas condições..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                            O 1.3 90cv é superior acima das 2.000rpm ao 90cv 16v HDi. Acima das 3.500 a superioridade é mais notória.
                                            Em baixas o HDi é melhor, mas o 1.3 tem coisas melhores, aguenta melhor por exemplo ir apenas de embraiagem.

                                            No entanto os 1.3 na Opel andam ligeiramente menos e numa astra ainda será pior..

                                            Ainda hoje fiz AE a 160 com o GP e nunca precisei de ir a fundo mesmo em 6ª, claro que em subidas perdia um pouco, mas é um motor que se dá bem nestas condições..
                                            É a ideia exacta que tenho desse motor e das diferenças do 1.6 HDi Vs. 1.3 Mjet.

                                            A Opel continua a por 6 Velocidades em algumas versões do Corsa 1.3 CDTi 95 CV, não sei até que ponto isto é benéfico.

                                            É que nem acredito que melhore muito os consumos.

                                            Comentário


                                              #24
                                              experimentei hoje o c4 de 92 cv. não desilidui e tem uma significativa melhor performance em baixas face ao meu astra.

                                              o carro não desiludiu, tem apenas 22 mil kms e um preço +- acessível. a única desilusão foi o equipamento. o dono tinha-me dito que era o VTR Pack e afinal é só o VTR. ainda tem ac manual, não tem esp, não tem sensores estacionamento, chuva e luzes, etc.

                                              também equaciono o seat leon, vou continuando a procurar...

                                              obrigado

                                              Comentário


                                                #25
                                                Com a troca ficas a ganhar em conforto, performances, disponibilidade do motor e a perder: na carteira com a troca, IUC e possiveis problemas que um carro desconhecido possa ter

                                                Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                                                O 1.3 90cv nunca tive oportunidade de conduzir, tenho um 1.3 JTD 95cv, que embora seja muito diferente do de 90cv em baixas, dá pra tirar umas conclusões. Lembro-me que uma vez em despique com um DS3 1.6 90cv, o meu levou vantagem. Também conheço o 1.6 TDCI/HDI de 95cv de um Focus dos novos. Em baixas é mais agradável que o meu.

                                                Mas sinceramente, acho que não vale a pena trocares, pelo menos para já, só se te tiver a dar muita raia. A trocar e se queres melhor andamento, troca por um em que sintas bem a diferença de potencia.
                                                Devia ser um DS3 1.4 70cvs, porque o 1.6 90cvs anda mais que o MiTo 1.3 95cvs..
                                                o DS3 1.4 distingue-se por não ter leds

                                                Comentário


                                                  #26
                                                  Originalmente Colocado por ganancia Ver Post
                                                  Com a troca ficas a ganhar em conforto, performances, disponibilidade do motor e a perder: na carteira com a troca, IUC e possiveis problemas que um carro desconhecido possa ter



                                                  Devia ser um DS3 1.4 70cvs, porque o 1.6 90cvs anda mais que o MiTo 1.3 95cvs..
                                                  o DS3 1.4 distingue-se por não ter leds
                                                  Era um 1.6 hdi disso eu tenho a certeza, pois conseguiu acompanhar bem, embora ficando para traz aos poucos. O 1.4 não tinha pedalada para o meu.

                                                  Comentário


                                                    #27
                                                    Pela minha experiencia, um 1.6 HDI de 90cv é pior em baixas que o de 110cv, por isso se ha oportunidade para comprar o de 110cv força nisso.

                                                    Comentário


                                                      #28
                                                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                      Pela minha experiencia, um 1.6 HDI de 90cv é pior em baixas que o de 110cv, por isso se ha oportunidade para comprar o de 110cv força nisso.
                                                      Não é mal pensado porque a Citroën a dada altura oferecia vantagens na conjugação 1.6 HDi 110 e VTR Pack.

                                                      Isto por alturas de Julho de 2007 quando o meu amigo comprou o dele.

                                                      Já com A/C Bizona, ESP, Sensores de Luz e Chuva e mais alguns equipamentos, as jantes são 17''.

                                                      Os sensores de estacionamento penso que de série só no Exclusive, assim como outra coisa qualquer que não me recordo.

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        Originalmente Colocado por ganancia Ver Post
                                                        Com a troca ficas a ganhar em conforto, performances, disponibilidade do motor e a perder: na carteira com a troca, IUC e possiveis problemas que um carro desconhecido possa ter



                                                        Devia ser um DS3 1.4 70cvs, porque o 1.6 90cvs anda mais que o MiTo 1.3 95cvs..
                                                        o DS3 1.4 distingue-se por não ter leds

                                                        1.4 Hdi nem por sombras sequer acompanha coitado O 1.6 Hdi 90 Cv´s é muito competente, as diferenças são marginais para um 1.3 Mjet de 95, mas é sempre um motor mais disponível e mais fácil de conviver.

                                                        Comentário


                                                          #30
                                                          Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                          É a ideia exacta que tenho desse motor e das diferenças do 1.6 HDi Vs. 1.3 Mjet.

                                                          A Opel continua a por 6 Velocidades em algumas versões do Corsa 1.3 CDTi 95 CV, não sei até que ponto isto é benéfico.

                                                          É que nem acredito que melhore muito os consumos.
                                                          Pelo que li no Aveo esta caixa de 6 é melhor. Já é adequada ao motor.

                                                          A outra parecia que estava a trabalhar com um 1.9 ou assim.

                                                          Apesar do 1.3 90cv ter coisas em que é superior ao 1.6HDi prefiro o HDi no geral.

                                                          Não se deve esquecer é que o HDi leva mais oleo, paga mais selo para a mesma potencia e as revisões são anuais ou de 20.000 em 20.000. Enquanto o 1.3 é de 30.000 em 30.000 ou 2 anos.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X