Se houver necessidade de fazer mos uma travagem de emergência,mesmo para parar o carro,convêm desembraiar? nunca precisei mas... Obg.
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Travagem de emergência
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Acho q é irrelevante. Com a mudança engatada ou com a embraiagem a fundo a potência de travagem será a mesma. Mesmo no final da travagem, se for engatado, irá dar o solavanco para se ir abaixo, mas com as rodas todas travadas não significará maior distância de travagem. Já tive de o fazer numa manobra tipo teste do alce (para me desviar da carga q caiu do carro da frente e depois voltar logo para a minha faixa) e fi-lo com a embraiagem a fundo, mas isto num carro com ESP, ABS, EBD e mais uma cambada de siglas q basicamente significam "em caso de perigo carrega a fundo no travão e esquece o resto".
Já numa situação de travagem a fundo em linha recta num carro sem ABS sequer, ajudou bastante ter conseguido reduzir algumas mudanças para trabalhar com o travão de forma às rodas não bloquearem.
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O perfeito é usar o motor para auxiliar a travagem. Agora numa situação de emergência e que precisamos de parar o carro naquele momento, é o que tiver mais a mão, se um gajo só tiver cabeca para usar o travao que seja, se for abaixo liga-se a outra vez. Usar a embraiagem não é o mais indicado que o carro cria mais balanço e temos de exigir mais dos travoes.
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Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Postpor outro lado, se não carregares na embraiagem, o motor vai acelerar para não ir abaixo, possivelmente aumentando a distancia de travagem.
os travões são fortes que chegue para bloquearem, o ABS está lá para tentar maximizar a travagem.
Originalmente Colocado por bartotaveira Ver PostPara mim, uma travagem de emergência num carro moderno (ABS, ESP, etc...) é embraiagem e travão a fundo.
Não se poderá dar o caso de a distância de travagem aumentar porque o motor continua a puxar pelas rodas, quando não se pisa a embraiagem?
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostO que sei é que ao travar sem embraiagem, o motor vai ficar ''preso'' a uma rotaçao e so se vai desligar quando esta parado. Agora acelerar... nunca ouvi tal coisa
Quanto tiras o pé do acelerador, nao ha potencia nem nada enviado para as rodas. Agora, quando se carrega na embraiagem o carro embala, o que pode aumentar a distancia de travagem.
Eu acho que mesmo no ralenti o motor tem binário disponível, não sendo necessário pisar o acelerador... O motor vai "lutar" para não sei ir abaixo, imagina um diesel com bastante cilindrada.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostO que sei é que ao travar sem embraiagem, o motor vai ficar ''preso'' a uma rotaçao e so se vai desligar quando esta parado. Agora acelerar... nunca ouvi tal coisa
Quanto tiras o pé do acelerador, nao ha potencia nem nada enviado para as rodas.
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Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Postpor outro lado, se não carregares na embraiagem, o motor vai acelerar para não ir abaixo, possivelmente aumentando a distancia de travagem.
os travões são fortes que chegue para bloquearem, o ABS está lá para tentar maximizar a travagem.
Outra razão pela qual se deve desembraiar é que não o fazendo o carro pode ir abaixo, e por vezes pode dar jeito que o carro esteja a trabalhar para sair do sitio para se desviar de mais alguma coisa.
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Originalmente Colocado por RafaN Ver PostNão?
Então o que é para ti?
Se se tratar de uma questão de destreza, até compreendo...
Sobre este assunto já foi discutido aqui no fórum, curiosamente depois de o discutirmos por aqui li numa revista estilo AH ou AF uma daquelas reportagens que eles fazem sobre segurança e um dos quadros, recordo-me, falava sobre exactamente isto, travar ou não com o pé na embraiagem.
A conclusão que eles apresentavam é que em termos do desempenho de travagem era absolutamente indiferente, basicamente imaginemos ir em 5º a 100km/h se travarmos numa situação de emergência numa fracção de segundo o carro diminui de velocidade de forma suficiente para o motor deixar de ter qualquer tipo de efeito travão. Tenha o carro abs, ecb, cbc, dtc ou qualquer outra sigla ou não tendo nada pôr o pé na embraiagem numa travagem serve apenas para no fim o carro não ir abaixo, nada mais.
Eu já tive de fazer 5 ou 6 travagens verdadeiramente de emergência e instintivamente meto sempre os pés no travão e calco a embraiagem a fundo, sempre o fiz inconscientemente e de forma automática.
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Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Posta injecção electrónica acelera o motor se este não tiver RPM suficientes para manter o motor ligado. por isso é que se consegue fazer manobras (ou mesmo atingir velocidades perto dos 50 km/h) sem sequer tocar no acelerador. basta engrenar a(s) mudança(s) e tirar o pé da embraiagem.
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Eu já ouvi dizer que deixar a embraiagem em cima vai obrigar o motor a acelerar no momento final da travagem.
O instinto que tenho mais é mesmo o de meter os dois pés lá abaixo e fé na virgem.
Eu conduzo um carro sem abs e quando travo à animal, perco sempre a direcção, nada há a fazer para evitar isso.
Numa das vezes que tive que o fazer no 107 da minha rapariga, por total distracção minha, ia em 3º e experimentei a verdadeira vantagem do sistema: travar a fundo e ter que me desviar. Neste caso em concreto tive tempo e discernimento para reduzir para uma segunda e, se por um lado, tive sempre direcção, pois consegui desviar-me do obstáculo enquanto ia a travar, assim que fiz a redução (a curvar enquanto travava), e por motivos que desconheço, a traseira soltou-se.
Acabou por não ter grandes consequências devido à velocidade a que ia, mas a rabiagem esteve lá. Não sei é se é suposto acontecer sempre, ou seja: travagem a fundo, com abs, reduzir e desviar provoca sempre perda da traseira?
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Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver PostEu já ouvi dizer que deixar a embraiagem em cima vai obrigar o motor a acelerar no momento final da travagem.
O instinto que tenho mais é mesmo o de meter os dois pés lá abaixo e fé na virgem.
Eu conduzo um carro sem abs e quando travo à animal, perco sempre a direcção, nada há a fazer para evitar isso.
Numa das vezes que tive que o fazer no 107 da minha rapariga, por total distracção minha, ia em 3º e experimentei a verdadeira vantagem do sistema: travar a fundo e ter que me desviar. Neste caso em concreto tive tempo e discernimento para reduzir para uma segunda e, se por um lado, tive sempre direcção, pois consegui desviar-me do obstáculo enquanto ia a travar, assim que fiz a redução (a curvar enquanto travava), e por motivos que desconheço, a traseira soltou-se.
Acabou por não ter grandes consequências devido à velocidade a que ia, mas a rabiagem esteve lá. Não sei é se é suposto acontecer sempre, ou seja: travagem a fundo, com abs, reduzir e desviar provoca sempre perda da traseira?
Nesse caso a traseira soltou-se porque a força de travagem à frente foi maior e o carro fica "descompensado", especialmente em curva, porque a estrutura do veículo "vai a dar de si". Para fazer isso nem sequer precisas de travagens bruscas. Nestes casos concretos o EBD e o ESP (ou outros que fazem o mesmo) dão uma ajuda muito grande.
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Agora percebo porque existem tantos acidentes. Leio cada argumento...
Não sei quem ensinou isso de carregar a fundo os 2 pedais numa travagem de emergência, mas devia ser preso por tentativa de homicídio.
Um carro desembraiado perde com muita mais facilidade a estabilidade e a direcção e provoca o despiste em caso de mudança de direcção tenha ele ABS, ESP.
Então com o piso molhado, é a morte do artista.
Só se embraia o carro no ultimo momento para não "calar" o motor.
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Originalmente Colocado por Gabry Ver PostAgora percebo porque existem tantos acidentes. Leio cada argumento...
Não sei quem ensinou isso de carregar a fundo os 2 pedais numa travagem de emergência, mas devia ser preso por tentativa de homicídio.
Um carro desembraiado perde com muita mais facilidade a estabilidade e a direcção e provoca o despiste em caso de mudança de direcção tenha ele ABS, ESP.
Então com o piso molhado, é a morte do artista.
Só se embraia o carro no ultimo momento para não "calar" o motor.
Se for em cidade a 30 ou 40km/h se tiver que fazer um travagem de emergência, parar o carro, provavelmente irei travar a fundo e pisar de imediato a embraiagem. Agora se for na AE a 190 km/h e se se meter alguém a ultrapassar a 100km/h, claro que não vou travar a fundo nem pisar a embraiagem. Travo com alguma força e meto logo a quinta velocidade por exemplo...
Agora sendo travagem de emergência, imobilizar o carro o mais rápido possível de modo a evitar uma colisão, penso que não haverá duvidas que não pisar a embraiagem vai aumentar a distancia de travagem. Ok no caso dos 190km/h para os zero, não iria pisar a embraiagem logo nos 190...
Mas indo a uns 70 ou 80km/h, no momento de aflição provavelmente pisava logo a embraiagem...
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