Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compra de um carro de 60.000 euros - breve reflexão sobre os vendedores e as marcas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Compra de um carro de 60.000 euros - breve reflexão sobre os vendedores e as marcas

    Em 1º lugar, o carro já está comprado - é um Audi A6 2.0 tdi, multitronic, s line.

    Gostava de partilhar convosco o processo de compra deste carro porque acho que pode ser interessante.

    Depois de decidir vender o meu 120d coupe, comecei, há cerca de 1 mês a visitar stands para escolher o substituto. O orçamento era de 55-60.000 euros.

    A primeira escolha recaía na BMW por ser uma das minhas marcas de eleição e ter o modelo que mais me interessava - o 520d com pack M.

    Fui atendido por um vendedor muito simpático que me tentou fazer ver a mais valia de comprar o novo série 3 em vez do 5.
    Acabei por pedir propostas para os dois com a motorização 20d. Após uma troca simpática de mails em que enviei a minha config. definitiva para o 520d M, aguardo ainda, há cerca de 3semanas uma proposta da BMW.

    No entretanto pedi uma proposta à Mercedes (para o E250cdi coupe, uma vez que nao gosto do 4portas). Mais uma vez, atendimento impecável mas cerca de 2 semanas para ter uma proposta e com uma péssima valorização do 120d.

    Acabei por ir à Audi onde, numa semana, fiz testdrive e tive a proposta final para o A6 com um óptimo desconto sobre o preço de tabela e uma melhor valorizaçao do 120d.

    Mais do que simpatia, muito profissionalismo, o que fez fechar o negocio.

    Interessante

    #2
    Eu quando estive na altura de trocar de carro (2 meses para cá), fui à Renault, e o avaliador que estava a dar a cotação à minha viatura antiga era tão arrogante, que perdi logo a vontade de fazer negócio com aquela concessionária.. E um da Ford, até parecia que lhe estava a fazer o favor..

    Comentário


      #3
      A certa altura o "Português" perdeu objectividade, e esse é um caso entre muitos....

      Comentário


        #4
        Eu tinha um amigo meu que tinha um Astra GTC de 150 CV, e 3 anos depois de o comprar foi altura de o substituir, mudou-se de casa para viver sozinho com a namorada, nasceram filhos, etc... E ele foi saber preços de um... nem sei se foi 407, C5 ou algo do genero, era uma carrinha usada mas muito bem estimada, o homem do Stand virou-se para ele e disse:

        "Esse carro não tem grande valor comercial, dou-lhe 8.500 € de retoma"

        O meu amigo foi severo, tenho noção disso, mas caramba, há funcionarios de stand que pensam que podem tudo.

        Acabou por vender o GTC por 16.000 €, um negócio particular entre familiares, e comprou um 407 Sedan noutro stand.

        Comentário


          #5
          Ir vender carros a stands é perder tempo, pois as propostas nunca sobem o nível do ridiculo...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SrChambino Ver Post
            Ir vender carros a stands é perder tempo, pois as propostas nunca sobem o nível do ridiculo...
            Hoje-em-dia passa muito por aí, à 3 anos atrás não era assim, tu ias a um Stand e eles davam o valor por baixo do valor justo do carro.

            Comentário


              #7
              Quando troquei o Ibiza pelo Audi foi a loucura.
              Na Seat ofereciam menos 3000€ de retoma pelo Ibiza que na Audi. E não davam desconto.
              Fui à Audi e propuseram-me um valor que estava perfeitamente adequado com os valores de mercado. E ainda me deram desconto de 11% na viatura nova mais desconto de funcionário.
              Portanto não me admira que cada vez mais a marca dos 4 anéis venda mais e mais.
              Só não entreguei o veículo como retoma porque entretanto apareceu um particular que se chegou à frente com mais 1000€ que o valor de retoma e fiz negócio com o mesmo.
              No entanto este comportamento de barriga cheia, estarem-nos quase a fazer um "favor" é transversal a todas as marcas pois o primeiro stand dos 4 anéis que visitei também se comportou desta forma.
              Editado pela última vez por TommyPT; 18 June 2012, 20:31.

              Comentário


                #8
                À uns tempos e falando de valores semelhantes, posso dizer que ainda estamos à espera de proposta de um vendedor da Audi, que presumo que até já tenha sido despedido (eu pelo menos assim o faria, caso fosse meu funcionário).

                Como podes ver, aconteceu precisamente o contrário do que te aconteceu a ti, ou seja, numa primeira abordagem a stand's, aquele onde o antendimento foi pior, foi precisamente a Audi.

                No entanto, defendo que não devemos pautar a nossa escolha com base no atendimento num stand. O que não falta aí são stand's e muitas vezes, até dentro do mesmo stand, consegues ser melhor atendido, dependendo do vendedor que te calha na rifa.

                O que não acho razoável é condicionar a escolha de um carro com base no atendimento num só stand. Se efectivamente era mesmo o S5 que querias, eu teria procurado outros stand's e depois de confrontados também com uma proposta da Audi, dar-lhes a oportunidade de uma contra-proposta semelhante.

                Ainda recentemente, quando se trocou um carro de cá, já sabia qual a concessão em que iria efectuar negócio, mas fui consultar outras pois podia ter agradáveis surpresas. Em termos de atendimento não me posso queixar de nenhuma, já em propostas só me dava para rir. Desde avaliações por telefone, a outros que depois de marcar a avaliação reconheceram que estava de facto em muito bom estado e estimada e no final, avaliação inferior aos que faziam por telefone sem ver o carro.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                  Hoje-em-dia passa muito por aí, à 3 anos atrás não era assim, tu ias a um Stand e eles davam o valor por baixo do valor justo do carro.
                  Com base na minha experiência, não concordo.

                  Não se esqueçam de fazer contas. Por exemplo, na Audi à coisa de 2 anos uma pessoa "normal" tinha uns 500€ de desconto num A4 de 50.000€ e podiam valorizar bem a retoma. No entanto, com os descontos de hoje em dia, podem avaliar a retoma por uma valor inferior, mas no geral, conseguem-se melhores negócios devido aos descontos nos novos

                  Comentário


                    #10
                    ou valorizam a retoma ou descontam mais no novo, o que interessa é o preço final, não o que dão pelo nosso maquinão.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                      À uns tempos e falando de valores semelhantes, posso dizer que ainda estamos à espera de proposta de um vendedor da Audi, que presumo que até já tenha sido despedido (eu pelo menos assim o faria, caso fosse meu funcionário).

                      Como podes ver, aconteceu precisamente o contrário do que te aconteceu a ti, ou seja, numa primeira abordagem a stand's, aquele onde o antendimento foi pior, foi precisamente a Audi.

                      No entanto, defendo que não devemos pautar a nossa escolha com base no atendimento num stand. O que não falta aí são stand's e muitas vezes, até dentro do mesmo stand, consegues ser melhor atendido, dependendo do vendedor que te calha na rifa.

                      O que não acho razoável é condicionar a escolha de um carro com base no atendimento num só stand. Se efectivamente era mesmo o S5 que querias, eu teria procurado outros stand's e depois de confrontados também com uma proposta da Audi, dar-lhes a oportunidade de uma contra-proposta semelhante.

                      Ainda recentemente, quando se trocou um carro de cá, já sabia qual a concessão em que iria efectuar negócio, mas fui consultar outras pois podia ter agradáveis surpresas. Em termos de atendimento não me posso queixar de nenhuma, já em propostas só me dava para rir. Desde avaliações por telefone, a outros que depois de marcar a avaliação reconheceram que estava de facto em muito bom estado e estimada e no final, avaliação inferior aos que faziam por telefone sem ver o carro.
                      Fugindo ao assunto do tópico, acho este ponto importante

                      Eu nunca escolhia um carro com base no atendimento do stand

                      Quando comprei o Mercedes, não gostei do atendimento na Nasamotor, dirigi-me à C.Santos, mas depois de termos tomado uma decisão sobre qual seria o carro, não íamos voltar atrás só porque fomos mal atendidos

                      Comentário


                        #12
                        Nasamotor?

                        Ja houve mais gente que não gostou mto tb....

                        Grande blast from the past que me deste agora... obrigado

                        Comentário


                          #13
                          Neste caso, mais do que o atendimento, deve ter pesado o preço final/equipamento/retoma.

                          Por vezes os negócios que nos aparecem à frente, desviam um pouco a nossa ideia inicial e, sendo carros da mesma gama, eu também não tinha problema nenhum em mudar face a um melhor negócio.

                          Comentário


                            #14
                            Quando tive em vias de comprar um Giulietta novo fui muito bem recebido no concessionário , mas tiveram a lata de me oferecer 3750€ por um Saab 93 TID de 2005 . Argumentando ah isso é uma marca que já nao existe nao podemos dar mais ...


                            Por acaso acabei por comprar um usado e nao vendi o Saab mas ja tive ofertas do triplo e nao vendi.

                            Iam ganhar mais na venda do meu que na venda do Alfa novo.

                            Comentário


                              #15
                              Quando comprei o Volvo também dei de caras com um vendedor arrogante que me tratou como um saloio que queria ter um Volvo... Quando lá fui fazer a revisão do que comprei noutro stand, ficou de trombas e nem me cumprimentou .

                              Aconteceu o mesmo ao meu pai e ao meu irmão na BMW, iam mal vestidos para comprar um carro ali. Voltaram ao mesmo stand depois, falaram com outro vendedor e compraram um 318d e um 525d. O primeiro vendedor ficou de todo, mas por estupidez própria.

                              Comentário


                                #16
                                A ida a outros stands da BMW esteve sempre em cima da mesa mas a proposta da Audi juntamente com o facto de eu querer experimentar outras marcas fez com que deixasse o BMW de lado.

                                O concessionário da BMW que visitei foi o mesmo onde comprei o 120d por isso esperava outro tratamento. Por outro lado gostei bastante do Audi no TD e, tudo somado, optei por mudar de marca.

                                O que estranho é, apesar do tratamento simpático que tive, a aparente pouca vontade de vender carros da BMW e Mercedes. Para além disso, parece me pouco profissional nem sequer fazer uma proposta em tempo útil.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rmp Ver Post
                                  A ida a outros stands da BMW esteve sempre em cima da mesa mas a proposta da Audi juntamente com o facto de eu querer experimentar outras marcas fez com que deixasse o BMW de lado.

                                  O concessionário da BMW que visitei foi o mesmo onde comprei o 120d por isso esperava outro tratamento. Por outro lado gostei bastante do Audi no TD e, tudo somado, optei por mudar de marca.

                                  O que estranho é, apesar do tratamento simpático que tive, a aparente pouca vontade de vender carros da BMW e Mercedes. Para além disso, parece me pouco profissional nem sequer fazer uma proposta em tempo útil.
                                  Mas eu acho que isso acontece em todas as marcas.. também me aconteceu, por exemplo, dizerem que dizem na segunda, e só dizem passado duas ou três semanas.. e vêm com desculpas de reuniões e outras pouco credíveis

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rmp Ver Post
                                    A ida a outros stands da BMW esteve sempre em cima da mesa mas a proposta da Audi juntamente com o facto de eu querer experimentar outras marcas fez com que deixasse o BMW de lado.

                                    O concessionário da BMW que visitei foi o mesmo onde comprei o 120d por isso esperava outro tratamento. Por outro lado gostei bastante do Audi no TD e, tudo somado, optei por mudar de marca.

                                    O que estranho é, apesar do tratamento simpático que tive, a aparente pouca vontade de vender carros da BMW e Mercedes. Para além disso, parece me pouco profissional nem sequer fazer uma proposta em tempo útil.
                                    Os concessionários onde já somos clientes é onde nos tomam por garantidos.

                                    A sorte é que há muitos...

                                    Dei uma segunda oportunidade a um stand e não a aproveitou. Mudei de concessionário dentro dá marca e avisei-os logo. O barrete só me entra uma vez.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                      Quando tive em vias de comprar um Giulietta novo fui muito bem recebido no concessionário , mas tiveram a lata de me oferecer 3750€ por um Saab 93 TID de 2005 . Argumentando ah isso é uma marca que já nao existe nao podemos dar mais ...


                                      Por acaso acabei por comprar um usado e nao vendi o Saab mas ja tive ofertas do triplo e nao vendi.

                                      Iam ganhar mais na venda do meu que na venda do Alfa novo.

                                      É um carro muito engraçado, por esse valor é só mandar PM

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rmp Ver Post
                                        Depois de decidir vender o meu 120d coupe, comecei, há cerca de 1 mês a visitar stands para escolher o substituto. O orçamento era de 55-60.000 euros.


                                        (...)

                                        Acabei por ir à Audi onde, numa semana, fiz testdrive e tive a proposta final para o A6 com um óptimo desconto sobre o preço de tabela e uma melhor valorizaçao do 120d.

                                        Mais do que simpatia, muito profissionalismo, o que fez fechar o negocio.

                                        Interessante
                                        Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                        À uns tempos e falando de valores semelhantes, posso dizer que ainda estamos à espera de proposta de um vendedor da Audi, que presumo que até já tenha sido despedido (eu pelo menos assim o faria, caso fosse meu funcionário).

                                        Como podes ver, aconteceu precisamente o contrário do que te aconteceu a ti, ou seja, numa primeira abordagem a stand's, aquele onde o antendimento foi pior, foi precisamente a Audi.
                                        como podes verificar pelos posts seguintes, não é por ser um carro de 55 ou 60 mil que existem bons vendedores nem por ser um carro de 15 mil que existem maus. como o post do topspeed mostra, na audi ele foi mal atendido. na audi já estive no mesmo stand 2x e nem me dirigiram a palavra. o penúltimo carro do meu pai, um volvo, foi comprado novo há 11 anos e já nao o tem. na altura não foi mal atendido, até pelo contrário. o meu pai escolheu um carro simples a gasóleo, ainda não havia os motores 1600cc a diesel deles em parceria com a ford e psa, logo foi um 1900cc. com poucos extras, que o dinheiro não abundava por aí além - ele vinha de um zx 1100cc - o vendedor foi prestável e simpático. o meu pai pagou "a dinheiro" com o zx à porta. 11 meses depois o meu pai sofreu um acidente sem culpa, o carro foi prá sucata dado como perda total - dizem eles, mas parece que anda por felgueiras - e o meu pai ficou só com uns vidros no cabelo e uma pisadura na mão, do tamanho de uma unha. gostou tanto da segurança que comprou outro ao mesmo vendedor, com mais dois ou três extras, em que lhe ofereceram um deles, penso que os sensores, que em 2002 poucos carros tinham ainda. ou isso ou o teto de abrir, já não sei.

                                        já agora, o meu pai era bancário e havia lá pessoal da nota e que era tratado nas palminhas das mãos, sr. doutor isto e aquilo, senhor engenheiro e tal. havia outros pobres, coitados, empregados fabris e da cortiça. e havia os miseráveis, com calças de 5€, sapatos porcos, camisas quase rotas... e com 20 mil, 50 mil euros no banco. se fossem a um stand da audi certamente não durariam lá dentro 1min antes de serem escorraçados.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rmp Ver Post
                                          Em 1º lugar, o carro já está comprado - é um Audi A6 2.0 tdi, multitronic, s line.

                                          Gostava de partilhar convosco o processo de compra deste carro porque acho que pode ser interessante.

                                          Depois de decidir vender o meu 120d coupe, comecei, há cerca de 1 mês a visitar stands para escolher o substituto. O orçamento era de 55-60.000 euros.

                                          A primeira escolha recaía na BMW por ser uma das minhas marcas de eleição e ter o modelo que mais me interessava - o 520d com pack M.

                                          Fui atendido por um vendedor muito simpático que me tentou fazer ver a mais valia de comprar o novo série 3 em vez do 5.
                                          Acabei por pedir propostas para os dois com a motorização 20d. Após uma troca simpática de mails em que enviei a minha config. definitiva para o 520d M, aguardo ainda, há cerca de 3semanas uma proposta da BMW.

                                          No entretanto pedi uma proposta à Mercedes (para o E250cdi coupe, uma vez que nao gosto do 4portas). Mais uma vez, atendimento impecável mas cerca de 2 semanas para ter uma proposta e com uma péssima valorização do 120d.

                                          Acabei por ir à Audi onde, numa semana, fiz testdrive e tive a proposta final para o A6 com um óptimo desconto sobre o preço de tabela e uma melhor valorizaçao do 120d.

                                          Mais do que simpatia, muito profissionalismo, o que fez fechar o negocio.

                                          Interessante
                                          Parabens pela compra.
                                          No meu caso estou a namorar um 525d novo (2000cm3, 218cv) por 54.000 eur.

                                          E sim a simpatia e o atendimento é tudo. estou a pensar comprar a mais de 150km da area de residencia.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu no caso da Skoda Super fui a stands em Lisboa, Porto e Bragança. No final dado o melhor valor e pela simpatia do vendedor, fui para o de Bragança. O de Lisboa deu-me o preço de tabela nem menos 1 centimo, um do Porto foi quase a mesma coisa e um outro do Porto foi impecável e um bom preço, mas finalmente ganhou o de Bragança.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Experiência quase a fotocópia comigo em 2010.

                                              O importante aqui é não generalizar...

                                              Parabéns pela compra. Surpreendeu-te o novo 2.0 tdi com a multi de 8v? Que tal a dinâmica deste A6? Como a comparas com o F10?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                                Com base na minha experiência, não concordo.

                                                Não se esqueçam de fazer contas. Por exemplo, na Audi à coisa de 2 anos uma pessoa "normal" tinha uns 500€ de desconto num A4 de 50.000€ e podiam valorizar bem a retoma. No entanto, com os descontos de hoje em dia, podem avaliar a retoma por uma valor inferior, mas no geral, conseguem-se melhores negócios devido aos descontos nos novos
                                                Eu falei em experiência de compra de carros usados.

                                                E não sei até que ponto a desvalorização que eles fazem dos usados (- 3000 €) alguns já aplicam - 5000 € de valor de retoma, e já vi pior.

                                                Ir buscar essa desvalorização ao preço de novo nos carros mais vendidos? Seg. B, C?

                                                E mesmo o D...
                                                Editado pela última vez por Fahrenheit; 19 June 2012, 00:20.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  certo é que tenho amigos a fazerem dinheiro à conta dessas desvalorizações de carros em retomas....

                                                  há dias, um deles tinha um golf V de 2004, que estava a vender por 6000 euros e conhecendo-o como conheço deve-o ter comprado por uns 4000 mas no máximo dos máximos...

                                                  o mercado está bom para eles mais do que nunca, à conta dessa palavra crise!!!!

                                                  sobre o tópico: o vendedor dá a cara pelo stand!

                                                  quando troquei de carros já uns dois anos, em concessões diferentes da mesma marca havia uma diferença de 1000 euros (e estando a falar de um familar médio)... e assim ganhou o vendedor mais sério!
                                                  Editado pela última vez por raioxpantera; 19 June 2012, 12:21.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SrChambino Ver Post
                                                    Ir vender carros a stands é perder tempo, pois as propostas nunca sobem o nível do ridiculo...
                                                    O problema é as pessoas pensarem que o carro delas vale ouro, e não o valor que realmente vale para Retoma!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                      O problema é as pessoas pensarem que o carro delas vale ouro, e não o valor que realmente vale para Retoma!

                                                      True story, temos de compreender os vários factores que existem por parte do stand ao receber um carro de retoma. Não podem esperar que vos vá oferecer o valor que é comercializado no mercado. Levam sempre um corte de 25-30% ou até mais.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Greenzord Ver Post
                                                        True story, temos de compreender os vários factores que existem por parte do stand ao receber um carro de retoma. Não podem esperar que vos vá oferecer o valor que é comercializado no mercado. Levam sempre um corte de 25-30% ou até mais.

                                                        Como é óbvio. Têm de ter a margem de lucro, uma margem de preparação, e uma margem de garantia. Mais o medo de ficarem com o carro lá 2 anos parado para ser vendido.

                                                        Já agora rmp, quanto deram pelo 120d? Era de que ano e qtos km?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Depende sempre do profissional que apanhamos como em tudo.

                                                          A VW também já perdeu clientes por ter atendido mal os meus sogros.. é assim..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Greenzord Ver Post
                                                            True story, temos de compreender os vários factores que existem por parte do stand ao receber um carro de retoma. Não podem esperar que vos vá oferecer o valor que é comercializado no mercado. Levam sempre um corte de 25-30% ou até mais.
                                                            Mas isso é completamente normal.. por exemplo, o meu Focus anterior, deram de retoma 7000€, e neste momento está na internet à venda por 9500€

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X