Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Com garantia acresce mais x Euros! É legal?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] Com garantia acresce mais x Euros! É legal?

    Como todos sabem, os veículos usados adquiridos a um stand (de rua ou não) têm direito a 2 anos de garantia que pode ser reduzida para um ano, com acordo de ambas as partes. Já no caso dos particulares é mais complicado, mas esqueçamos lá isso e vamo-nos focar na aquisição de usados em stands.

    Este fds fui com um amigo que está para comprar carro e ele gostou de um carro de uma marca alemã (não interessa qual) que até está a um preço razoável (acho eu), mas disse-lhe o vendedor que o carro seria vendido sem garantia. Se quisesse garantia eram mais 1500€!

    Ele ainda discutiu com o vendedor que isso é ilegal, mas para evitar mais conversas acabámos por vir embora e ponto final, embora ele continue muito interessado naquele carro em particular, sobretudo pelo preço, livro de revisões e pela configuração ser rara e exatamente o que procura e estamos a falar de um carro que não é propriamente barato, embora já tenha 3 anos...

    Sei que situações destas são muito comuns, mas não estamos perante uma situação de ilegalidade? Se o meu amigo comprar o dito carro e ele avariar num período inferior a 12 meses é ou não responsabilidade do stand a reparação do bem?
    Pelo que o vendedor disse ao fechar o negócio e para "poupar" os ditos 1500€ da "garantia" teria que assinar um documento em que assumia ter "desistido" da garantia em troca de uma redução do preço. Não está aqui uma ilegalidade ou a fronteira é muito nebulosa e numa situação real iria arrastar-se nos tribunais?

    Conhecem mais casos destes? O que se pode fazer? Vale a pena fazer uma denúncia? Em caso afirmativo, a quem? Stands "oficiais" também fazem isto? O stand em causa é conhecido, mas não é representante de nenhuma marca!

    PS - caso seja repost, peço que coloquem cadeado e apresento as minhas desculpas

    #2
    É comum, mas ilegal.

    Só é legal se o vendedor aumentar a garantia mínima exigida na lei (2 anos em artigo novo, 1 ano se for negociado e acordado por ambas as partes).

    Garantias num minuto
    • As cláusulas de contrato ou acordos que limitem direitos são nulos.
    • As garantias da iniciativa do produtor ou vendedor prevalecem sobre a legal, desde que sejam mais completas ou tenham uma duração superior. Se receber uma garantia com mais de dois anos, peça um comprovativo. Assim, não terá dificuldade em provar a oferta se surgir um problema mais tarde.
    • Ao activar a garantia, não lhe poderão cobrar encargos, nem mesmo devido a “despesas de transporte”.
    • A contagem da garantia interrompe-se durante as reparações. Se, por exemplo, estiver privado do bem por duas semanas, peça para lhe prolongarem o prazo por esse período.
    • Se a avaria originar outros problemas, como, por exemplo, uma máquina de lavar roupa com fuga de água, reúna provas (relatórios de peritos, facturas com obras e testemunhos) e envie-as por carta registada com aviso de recepção. Estes prejuízos não estão cobertos pela garantia. Mas, nalguns casos, o fabricante pode ser responsabilizado.

    Fonte - Deco Proteste

    Comentário


      #3
      A garantia é obrigatória.
      Pode é existir um acordo entre as duas partes onde se prescinde de parte dela, sendo que podes prescindir de um ano (Artº 5º Ponto 2)... a troco de algo. Comum é ser o preço, com um desconto. Mas se isso não é discutido... o preço indicado tem por inerência a garantia associada por lei. O vendedor não pode, à posteriori, dizer que aquele preço não inclui garantia e que se o cliente a quiser terá de pagar mais! Isso é ilegal.A garantia é um direito, não é um extra...


      DL n.º 67/2003, de 08 de Abril
      VENDA DE BENS DE CONSUMO E DAS GARANTIAS A ELA RELATIVAS


      Artigo 4.º
      Direitos do consumidor

      1 - Em caso de falta de conformidade do bem com o contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta sem encargos, por meio de reparação ou de substituição, à redução adequada do preço ou à resolução do contrato.
      2 - Tratando-se de um bem imóvel, a reparação ou a substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável, tendo em conta a natureza do defeito, e tratando-se de um bem móvel, num prazo máximo de 30 dias, em ambos os casos sem grave inconveniente para o consumidor.
      3 - A expressão «sem encargos», utilizada no n.º 1, reporta-se às despesas necessárias para repor o bem em conformidade com o contrato, incluindo, designadamente, as despesas de transporte, de mão-de-obra e material.
      4 - Os direitos de resolução do contrato e de redução do preço podem ser exercidos mesmo que a coisa tenha perecido ou se tenha deteriorado por motivo não imputável ao comprador.
      5 - O consumidor pode exercer qualquer dos direitos referidos nos números anteriores, salvo se tal se manifestar impossível ou constituir abuso de direito, nos termos gerais.
      6 - Os direitos atribuídos pelo presente artigo transmitem-se a terceiro adquirente do bem.

      Artigo 5.º
      Prazo da garantia

      1 - O consumidor pode exercer os direitos previstos no artigo anterior quando a falta de conformidade se manifestar dentro de um prazo de dois ou de cinco anos a contar da entrega do bem, consoante se trate, respectivamente, de coisa móvel ou imóvel.
      2 - Tratando-se de coisa móvel usada, o prazo previsto no número anterior pode ser reduzido a um ano, por acordo das partes.
      3 - (Revogado pelo Decreto-Lei n.º 84/2008, de 21 de Maio.)
      4 - (Revogado pelo Decreto-Lei n.º 84/2008, de 21 de Maio.)
      5 - (Revogado pelo Decreto-Lei n.º 84/2008, de 21 de Maio.)
      6 - Havendo substituição do bem, o bem sucedâneo goza de um prazo de garantia de dois ou de cinco anos a contar da data da sua entrega, conforme se trate, respectivamente, de bem móvel ou imóvel.
      7 - O prazo referido no n.º 1 suspende-se, a partir da data da denúncia, durante o período em que o consumidor estiver privado do uso dos bens.

      Artigo 5.º-A
      Prazo para exercício de direitos

      1 - Os direitos atribuídos ao consumidor nos termos do artigo 4.º caducam no termo de qualquer dos prazos referidos no artigo anterior e na ausência de denúncia da desconformidade pelo consumidor, sem prejuízo do disposto nos números seguintes.
      2 - Para exercer os seus direitos, o consumidor deve denunciar ao vendedor a falta de conformidade num prazo de dois meses, caso se trate de bem móvel, ou de um ano, se se tratar de bem imóvel, a contar da data em que a tenha detectado.
      3 - Caso o consumidor tenha efectuado a denúncia da desconformidade, tratando-se de bem móvel, os direitos atribuídos ao consumidor nos termos do artigo 4.º caducam decorridos dois anos a contar da data da denúncia e, tratando-se de bem imóvel, no prazo de três anos a contar desta mesma data.
      4 - O prazo referido no número anterior suspende-se durante o período em que o consumidor estiver privado do uso dos bens com o objectivo de realização das operações de reparação ou substituição, bem como durante o período em que durar a tentativa de resolução extrajudicial do conflito de consumo que opõe o consumidor ao vendedor ou ao produtor, com excepção da arbitragem.
      5 - A tentativa de resolução extrajudicial do litígio inicia-se com a ocorrência de um dos seguintes factos:
      a) As partes acordem no sentido de submeter o conflito a mediação ou conciliação;
      b) A mediação ou a conciliação seja determinada no âmbito de processo judicial;
      c) Se constitua a obrigação de recorrer à mediação ou conciliação.

      Artigo 6.º
      Responsabilidade directa do produtor

      1 - Sem prejuízo dos direitos que lhe assistem perante o vendedor, o consumidor que tenha adquirido coisa defeituosa pode optar por exigir do produtor a sua reparação ou substituição, salvo se tal se manifestar impossível ou desproporcionado tendo em conta o valor que o bem teria se não existisse falta de conformidade, a importância desta e a possibilidade de a solução alternativa ser concretizada sem grave inconveniente para o consumidor.
      2 - O produtor pode opor-se ao exercício dos direitos pelo consumidor verificando-se qualquer dos seguintes factos:
      a) Resultar o defeito exclusivamente de declarações do vendedor sobre a coisa e sua utilização, ou de má utilização;
      b) Não ter colocado a coisa em circulação;
      c) Poder considerar-se, tendo em conta as circunstâncias, que o defeito não existia no momento em que colocou a coisa em circulação;
      d) Não ter fabricado a coisa nem para venda nem para qualquer outra forma de distribuição com fins lucrativos, ou não a ter fabricado ou distribuído no quadro da sua actividade profissional;
      e) Terem decorrido mais de 10 anos sobre a colocação da coisa em circulação.
      3 - O representante do produtor na zona de domicílio do consumidor é solidariamente responsável com o produtor perante o consumidor, sendo-lhe igualmente aplicável o n.º 2 do presente artigo.
      4 - (Revogado pelo Decreto-Lei n.º 84/2008, de 21 de Maio.)
      5 - (Revogado pelo Decreto-Lei n.º 84/2008, de 21 de Maio.)

      Artigo 9.º
      Garantias voluntárias

      1 - (Revogado pelo Decreto-Lei n.º 84/2008, de 21 de Maio.)
      2 - A declaração de garantia deve ser entregue ao consumidor por escrito ou em qualquer outro suporte duradouro a que aquele tenha acesso.
      3 - A garantia, que deve ser redigida de forma clara e concisa na língua portuguesa, contém obrigatoriamente as seguintes menções:
      a) Declaração de que o consumidor goza dos direitos previstos no presente decreto-lei, e na demais legislação aplicável, e de que tais direitos não são afectados pela garantia;
      b) A informação sobre o carácter gratuito ou oneroso da garantia e, neste último caso, a indicação dos encargos a suportar pelo consumidor;
      c) Os benefícios atribuídos ao consumidor por meio do exercício da garantia, bem como as condições para a atribuição destes benefícios, incluindo a enumeração de todos os encargos, nomeadamente aqueles relativos às despesas de transporte, de mão-de-obra e de material, e ainda os prazos e a forma de exercício da mesma;
      d) Duração e âmbito espacial da garantia;
      e) Firma ou nome e endereço postal, ou, se for o caso, electrónico, do autor da garantia que pode ser utilizado para o exercício desta.
      4 - Salvo declaração em contrário, os direitos resultantes da garantia transmitem-se para o adquirente da coisa.
      5 - A violação do disposto nos n.os 2 e 3 do presente artigo não afecta a validade da garantia, podendo o consumidor continuar a invocá-la e a exigir a sua aplicação.

      FONTE: ::: DL n.º 67/2003, de 08 de Abril

      Mais discussão aqui:

      http://forum.autohoje.com/forum-gera...os-usados.html
      http://forum.autohoje.com/forum-gera...em-usados.html
      http://forum.autohoje.com/forum-gera...-revisoes.html
      Editado pela última vez por DarkVeill; 19 June 2012, 16:20.

      Comentário


        #4
        Vê as coisas assim:

        São 20.5 k com garantia ou 19 k sem garantia.
        Simples.

        Comentário


          #5
          Se ele quer mesmo o carro ele que compre o carro. Uma semana depois volta lá e pede a declaração de DOIS anos de garantia.

          Quando eles recusarem pedir livro de reclamações e apresentar queixa.

          Assinar essa declaração faz apenas o carro ter automaticamente 2 anos.

          Comentário


            #6
            Mais simples ainda teria sido negociar com o vendedor em vez de entrar a matar com a ilegalidade.

            Comentário


              #7
              Esses papeis que se assinam não tem qualquer enquadramento legal. Nada como se fazer parvinho nesse aspecto e no fim se houver problemas, exigir a garantia.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por sardaukar Ver Post
                Vê as coisas assim:

                São 20.5 k com garantia ou 19 k sem garantia.
                Simples.
                Originalmente Colocado por Goncalotsf Ver Post
                Mais simples ainda teria sido negociar com o vendedor em vez de entrar a matar com a ilegalidade.
                Incrível que haja quem defenda, porque é o que está implícito, este tipo de comportamento por parte dos vendedores!
                Não tem nada de pagar mais 1.500 euros acima do preço marcado! A garantia não é um extra, meus caros!
                O preço marcado é o preço final... que por lei, tem a garantia de dois anos! Ponto final... e é isso que ele tem de exigir.
                Depois... ele não entrou a matar com a ilegalidade... quem o fez foi o vendedor, ao não cumprir a lei. O vendedor não pode exigir seja que valor for por algo que é obrigatório.

                Eu vejo um carro, num stand... tem o preço afixado de 12.000 euros! Não é preciso mais nada, pelo consagrado na lei, para ter direito à garantia. O máximo que pode acontecer é o vendedor oferecer um desconto, sobre o preço afixado, contra a garantia de um ano, em vez da de dois.
                Mais claro que isto...

                Comentário


                  #9
                  Por mais voltas que se dêem para contornar essa questão, a verdade é que é uma "boa" (leia-se: péssima) maneira de chamar clientes com jogo sujo: acena-se com um preço apetecível e no fim é que se fala da "ilegalidadezinha": com garantia é mais 1500€.

                  Perdem com isto os clientes e os anunciantes de boa fé que anunciam os preços finais com tudo incluído.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                    Esses papeis que se assinam não tem qualquer enquadramento legal. Nada como se fazer parvinho nesse aspecto e no fim se houver problemas, exigir a garantia.
                    O que consubstancia um abuso de direito. Se te aproveitaste de uma situação para conseguir um preço mais baixo e mais tarde te aproveitas dessa situação é um venire contra factum proprium (agir contra facto próprio).

                    Ser espertinho não é sempre tão fácil como se pensa.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por sardaukar Ver Post
                      Vê as coisas assim:

                      São 20.5 k com garantia ou 19 k sem garantia.
                      Simples.
                      Acho que nunca ninguém tinha visto isso por esse prisma...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por sardaukar Ver Post
                        Vê as coisas assim:

                        São 20.5 k com garantia ou 19 k sem garantia.
                        Simples.
                        Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
                        Acho que nunca ninguém tinha visto isso por esse prisma...
                        É o preço afixado... com garantia de dois anos!
                        Pode ser menos... com garantia de um ano! Por acordo mútuo...
                        Qualquer coisa fora disto... não tem enquadramento legal.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                          Incrível que haja quem defenda, porque é o que está implícito, este tipo de comportamento por parte dos vendedores!
                          Não tem nada de pagar mais 1.500 euros acima do preço marcado! A garantia não é um extra, meus caros!
                          O preço marcado é o preço final... que por lei, tem a garantia de dois anos! Ponto final... e é isso que ele tem de exigir.
                          Depois... ele não entrou a matar com a ilegalidade... quem o fez foi o vendedor, ao não cumprir a lei. O vendedor não pode exigir seja que valor for por algo que é obrigatório.

                          Eu vejo um carro, num stand... tem o preço afixado de 12.000 euros! Não é preciso mais nada, pelo consagrado na lei, para ter direito à garantia. O máximo que pode acontecer é o vendedor oferecer um desconto, sobre o preço afixado, contra a garantia de um ano, em vez da de dois.
                          Mais claro que isto...
                          Isso é tudo muito bonito mas é num mundo "perfeito". Como todos sabemos não existe tal coisa ainda por cima nos temos em que vivemos que anda toda a gente cheia de fome de trocos. A questão aqui é, se a pessoa está interessada negoceia com o vendedor de modo a chegar a acordo. Só quem não sabe negociar é que tem comentários destes ou acham que o vendedor não sabe que o que está a fazer é ilegal? Não precisa de ser lembrado!
                          Eu acho óptima esta prática assim dá para fugir deles, se te pedem 1000/1500/2000 euros por uma garantia, só significa uma coisa, o vendedor não têm confiança naquilo que está a vender .

                          Comentário


                            #14
                            Actualmente, podemos fazer um seguro semelhante à garantia e, eventualmente, ter condições mais benéficas do que via garantia do stand.
                            Por norma, os anúncios em questão são claros.
                            Se temos um benefício no preço...

                            Mas ok, o prisma de assinar um documento em que se prescinde de uma garantia, para depois a reclamar é que é bom.

                            Comentário


                              #15
                              Andasse eu a ver de carros para comprar e stand que me dissesse isso estava com a ASAE em cima.

                              Estas situações existem enquanto houver quem ouça estas barbaridades e nada faça e quem seja conivente com estas ilegalidades. Se cada badameco que tivesse este tipo de atitude fosse denunciado, se calhar não havia tantos a prejudicar quem faz as coisas de forma lícita.
                              Editado pela última vez por MrsX; 19 June 2012, 17:32.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                O que consubstancia um abuso de direito. Se te aproveitaste de uma situação para conseguir um preço mais baixo e mais tarde te aproveitas dessa situação é um venire contra factum proprium (agir contra facto próprio).

                                Ser espertinho não é sempre tão fácil como se pensa.
                                Um abuso de direito onde?

                                O vendedor faz o jogo dele, eu faço o meu. Ele tem a mania que é esperto e que está isente de qualquer garantia. Ele está-se a aproveitar da minha suposta ignorância e quem abusa sou eu?

                                Imagina que eu sou professor dos teus filhos e tu escreveste o seguinte papel: "Eu, Maraki, blá blá, declaro que TheWolfman, blá blá tem autorização para dar uma palmada aos meus filhos sempre que eles se portarem mal na escola." Assinamos os 2, mas a nível legal, este papel não vale de nada.

                                O mesmo se passa com esses papeis que os vendedores impigem os clientes a assinar. Tem tanta validade jurídica como um bocado de papel higiénico.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Goncalotsf Ver Post
                                  Isso é tudo muito bonito mas é num mundo "perfeito". Como todos sabemos não existe tal coisa ainda por cima nos temos em que vivemos que anda toda a gente cheia de fome de trocos. A questão aqui é, se a pessoa está interessada negoceia com o vendedor de modo a chegar a acordo. Só quem não sabe negociar é que tem comentários destes ou acham que o vendedor não sabe que o que está a fazer é ilegal? Não precisa de ser lembrado!
                                  Eu acho óptima esta prática assim dá para fugir deles, se te pedem 1000/1500/2000 euros por uma garantia, só significa uma coisa, o vendedor não têm confiança naquilo que está a vender .
                                  Quando eu tiver um stand... vou adorar ter clientes assim, como tu... resignados.
                                  Quer dizer... nunca exiges os teus direitos? Achas que os teus direitos não se aplicam? Só num mundo "perfeito"?
                                  Olha, então eu vivo num mundo... "perfeito".
                                  A questão aqui não é se a pessoa está interessada negoceia com o vendedor! Nem se põe essa questão, porque o comprador não precisou de negociar o preço. Não leste bem, é pena!
                                  A questão é que o vendedor exigiu 1.500 euros acima do preço afixado... para algo que está incluído no preço normal! É a mesma coisa que ires comprar um carro que custa 15.000 euros e o vendedor te exigir 2.000 pelas rodas... que estão incluídas por inerência. É absurdo e ilegal e só contece com frequência porque existem pessoas que aceitam e acham normal "negociar" algo que lhes assiste por direito! Não tem lógica!
                                  E dizes que só quem não sabe negociar é que diz o que digo? Deixa-me rir, a sério... quer dizer... sabes tu, negociar, queres ver? Enfim... nem comento mais essa tua barbaridade... a sério, tive de ler várias vezes o teu comentário..
                                  A MrsX tem razão... ASAE em cima deles... e siga.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Para além de tudo o que já foi referido, não esquecer a questão de que muitos stand's, supostamente estão a vender à consignação.

                                    Ou seja, a viatura não pertence ao stand (supostamente), mas ainda a um particular.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A ilegalidade é o comerciante querer vender o carro sem garantia.

                                      Se pede mais 1500€ por causa da garantia, porque está a chover ou porque Portugal perdeu com a Alemanha isso já é outra história. Não sei se os preços tabelados terão alguma validade.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ainda não percebi o celeuma.

                                        Se quer comprar na "legalidade" paga os 20.500€ e usufrui de um ano de garantia.

                                        Muitas vezes os próprios stands anunciam esses preços como preços de "revenda" sem "extras", ou seja, sem recondicionamento e sem garantia. O que poderá acontecer se for outro stand a comprar, digo eu.

                                        A discussão que estão aqui a ter é como ir à Makro e querer pagar os preços garrafais que estão afixados.

                                        O stand não está a obrigar o cliente a fazer um negócio pela ilegalidade, até porque não recusou a garantia.

                                        Mas o pessoal agarra-se ao preço afixado e nem quer saber das entrelinhas. Vão lá à Makro e depois contem como correu...

                                        Comentário


                                          #21
                                          As garantias nos carros usados tem muitos " ses " é bom que percebam que um carro usado é muito diferente de um carro novo , muita gente pensa que os usados têem 2 anos de garantia o que depois não se verifica na pratica . Quem quer garantia compra novo , quem compra usado sujeita-se a essas garantias virtuais , conheço vários processos em tribunal que não deram razão ao comprador. Quem vende alega sempre em tribunal que um veiculo novo se só tem 2 anos de garantia dada pela marca porque razão o carro usado que já terminou a garantia de fabrica tem de ser continuada por um vendedor que nada tem a ver com a sua produção do veiculo? O vendedor defende-se sempre desta forma .

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                            Quando eu tiver um stand... vou adorar ter clientes assim, como tu... resignados.
                                            Quer dizer... nunca exiges os teus direitos? Achas que os teus direitos não se aplicam? Só num mundo "perfeito"?
                                            Olha, então eu vivo num mundo... "perfeito".
                                            A questão aqui não é se a pessoa está interessada negoceia com o vendedor! Nem se põe essa questão, porque o comprador não precisou de negociar o preço. Não leste bem, é pena!
                                            A questão é que o vendedor exigiu 1.500 euros acima do preço afixado... para algo que está incluído no preço normal! É a mesma coisa que ires comprar um carro que custa 15.000 euros e o vendedor te exigir 2.000 pelas rodas... que estão incluídas por inerência. É absurdo e ilegal e só contece com frequência porque existem pessoas que aceitam e acham normal "negociar" algo que lhes assiste por direito! Não tem lógica!
                                            E dizes que só quem não sabe negociar é que diz o que digo? Deixa-me rir, a sério... quer dizer... sabes tu, negociar, queres ver? Enfim... nem comento mais essa tua barbaridade... a sério, tive de ler várias vezes o teu comentário..
                                            A MrsX tem razão... ASAE em cima deles... e siga.
                                            Quando vejo estes textos, penso sempre porque Portugal esta assim...


                                            Bom, quando ao carro é simples: valor real do carro é com garantia, esta marcado sem garantia para chamar pessoal a atençao mas isso o valor que interessa é o com garantia. Agora pode-se é chegar a um acordo, baixar o valor do carro com garantia um bocado por exemplo.

                                            O importante é ficar escrito que o valor pago é com garantia.
                                            Editado pela última vez por Drifter; 19 June 2012, 18:29.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                              Ainda não percebi o celeuma.

                                              Se quer comprar na "legalidade" paga os 20.500€ e usufrui de um ano de garantia.

                                              Muitas vezes os próprios stands anunciam esses preços como preços de "revenda" sem "extras", ou seja, sem recondicionamento e sem garantia. O que poderá acontecer se for outro stand a comprar, digo eu.

                                              A discussão que estão aqui a ter é como ir à Makro e querer pagar os preços garrafais que estão afixados.

                                              O stand não está a obrigar o cliente a fazer um negócio pela ilegalidade, até porque não recusou a garantia.

                                              Mas o pessoal agarra-se ao preço afixado e nem quer saber das entrelinhas. Vão lá à Makro e depois contem como correu...
                                              Estás a comparar coisas sem comparação... os preços na Makro estão afixados com dois valores, sem e com IVA.
                                              Depois... a Makro destina-se a quem tem cartão, a quem tem um negócio... vende, teoricamente, a preço de revenda!
                                              Um stand de automóveis vende a público. O preço afixado é o preço final, salvo qualquer indicação dentro do que está em conformidade. Não é o caso apresentado...
                                              Mais uma vez, parece difícil de entender... mas não é... uma garantia não é um extra! A garantia é algo que nos assiste legalmente e é, aliás... uma imposição legal! Repito, é uma imposição legal!
                                              Se o preço esta afixado... por exemplo, 19.000 euros... é esse o preço! O stand vende-te o carro e tem de, por imposição legal, fornecer a garantia de dois (2) anos! No máximo dos máximos... o stand pode propor um desconto de "x" e oferecer apenas um (1) ano de garantia! Algo que tem de ser de acordo mutuo.
                                              O stand está a cometer uma ilegalidade. Esta a querer cobrar mais 1.500 euros por algo que é inerente à transacção normal, isto é, o preço que esta afixado.
                                              E... as entrelinhas, que eventualmente possam existir... são como as clausulas num contrato... valem se estiverem de acordo com a lei, não estando... tornam o contrato nulo, vigorando a legislação em vigor de acordo com o contexto.
                                              Aconselho os que aqui opinam acerca disto... lerem os a legislação acima. Porque num estado de direito, como o nosso, é isso que conta... não a opinião de cada um, nem as entrelinhas e muito menos... comparações com preços de revenda numa qualquer Makro, com ou sem IVA.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                Quando vejo estes textos, penso sempre porque Portugal esta assim...


                                                Bom, quando ao carro é simples: valor real do carro é com garantia, esta marcado sem garantia para chamar pessoal a atençao mas isso o valor que interessa é o com garantia. Agora pode-se é chegar a um acordo, baixar o valor do carro com garantia um bocado por exemplo.

                                                O importante é ficar escrito que o valor pago é com garantia.
                                                Estás errado... o preço afixado é o preço final. Isso é o que está consagrado na lei.
                                                O resto, é a tua opinião e não passa disso.
                                                O "chico-espertismo" só existe porque existe quem ignore a legislação ou então quem tolere os abusos de vendedores destes.
                                                Tal como entrar num sitio e ter um produto com dois preços... o que impera é o mais baixo.
                                                O espírito que impera é sempre o mesmo... o consumidor não pode arcar com o erro do vendedor.
                                                Neste contexto... se entrarmos num stand, o carro marcar 19.000 euros. É esse o preço final, incluindo impostos e garantia. São imposições legais!
                                                Aliás... nos novos tem sempre a descrição dos valores que estão envolvidos no valor final... nos usados nem tanto, mas nunca têm a questão da garantia. Porquê? Porque não podem...
                                                O usado, por norma, é vendido como está... o seu preço não engloba adições ou subtracções de equipamentos extras. O preço afixado é, desde logo, o final. Porquê? Para evitar coisas como esta... ou então teríamos um carro por 19.000 euros e depois teríamos de negociar tudo o resto.
                                                O mercado está regulado, felizmente para o consumidor... e só não aproveita isso quem não sabe ou quem não quer.
                                                E não tem de ficar especificado que o preço inclui garantia... a garantia está incluída por inerência!
                                                Os termos da mesma é que podem vir em separado, para fins de consulta... mas tem de obedecer ao imposto legalmente.
                                                Editado pela última vez por DarkVeill; 19 June 2012, 18:44.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Legalmente, seja lá que voltas derem, eles têm de dar a garantia de 2 anos incluída no preço afixado - ponto final. Isto é; atenção - se o preço realmente estiver afixado, o que muitas vezes não é o caso.

                                                  Isto é, se chegares ao stand, o carro não tiver preço afixado e ele te vier com essa história, ele também tem defesa possível (é chato mas é verdade), porque basicamente o que o vendedor está a dizer é que sem garantia o carro custa X e com garantia custa Y. O acordo mutuo é legal, logo ele não está propriamente a cometer ilegalidade nenhuma, até porque ele indica os 2 preços.

                                                  Atenção que isto é so valido se o preço for negociado.
                                                  Se o preço está efectivamente afixado, não há voltas a dar - o preço TEM de incluir a garantia de 2 anos.

                                                  Isto acontece nos carros usados porque a maioria do pessoal já vai com um budget definido (na grande parte das vezes até é baixo, porque a malta tem a mania de pensar que o StandVirtual ou o OLX é um guia de preços), e é mais que óbvio que usam o preço como chamariz.
                                                  Isto não quer dizer que não tenham confiança no carro - se fosse esse o caso não pediam só 1,500 EUR acho eu.
                                                  O vendedor não confia é que o preço vá seduzir o comprador à primeira :D

                                                  Eu ja vou no sexto carro usado (so 2 tiveram a dita garantia legal tendo sido tudo em stands) e só tive problemas com a falta de garantia uma unica vez (sorte, claro) . Na altura para evitar problemas trocaram-me o carro por outro e acartaram com as despesas.

                                                  Por isso falar tambem ajuda. O vendedor quer que nós voltemos ao stand, e que os recomendemos aos nossos amigos.
                                                  Duvido que algum tenha a porta aberta para enganar o pessoal, era so entrar em despesas.

                                                  Os stands "certinhos" nestas coisas são os mais caros - grande parte das pessoas fogem disso (a tal treta do OLX ser um guia de precos).
                                                  O ultimo carro que comprei, que inclui garantia total de 2 anos é em alguns casos superior em 2,000EUR ao mesmo carro do mesmo ano em stands menos profissionais ou particulares - e tive muito conhecido a dizer "Ah foste enganado" -- mentalidade tipica do tuga e é esta mentalidade o catalizador destas coisas.

                                                  Eu compreendo porque antes também so olhava para o preço, mas fui aprendendo que em certos produtos como um automovel vale a pena pagar mais para estar descansado.

                                                  Por isso, são escolhas - eu pagaria essa garantia se pensasse ficar com o carro algum tempo.
                                                  Desde que eles a cumpram caso haja algum problema, tudo bem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                    Quando vejo estes textos, penso sempre porque Portugal esta assim...


                                                    Bom, quando ao carro é simples: valor real do carro é com garantia, esta marcado sem garantia para chamar pessoal a atençao mas isso o valor que interessa é o com garantia. Agora pode-se é chegar a um acordo, baixar o valor do carro com garantia um bocado por exemplo.

                                                    O importante é ficar escrito que o valor pago é com garantia.
                                                    Mas ainda não percebeste que o papel que tu assinas a dizer que prescindes do ano de garantia que te foi oferecido não tem qualquer valor legal? Podes escrever o documento em papel timbrado ou num bocado de papel onde estes embrulhada uma bola de Berlim, que o valor do documento é o mesmo. ZERO!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ja agora uma pergunta, o valor do carro, deve estar num papelinho junto com os dados do mesmo, junto ao preco nao tem nenhuma anotacao a letras miudinhas que o mesmo valor é sem garantia?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por KnifeHex Ver Post
                                                        Legalmente, seja lá que voltas derem, eles têm de dar a garantia de 2 anos incluída no preço afixado - ponto final. Isto é; atenção - se o preço realmente estiver afixado

                                                        Se o preço está efectivamente afixado, não há voltas a dar - o preço TEM de incluir a garantia de 2 anos.
                                                        É o que tenho estado aqui aqui a dizer... e que parecem não entender!
                                                        Uma garantia é algo inerente a um produto, por imperativo legal. Não é algo a ser pago!
                                                        Existem duas excepções:

                                                        - extensão da mesma... as marcas já oferecem algumas extensões bem atraentes.
                                                        - neste caso dos usados... por mutuo acordo, podem, mediante negociação, reduzir de dois (obrigatória) para um ano.

                                                        Mas, mediante um valor afixado de "x"... esse será o preço final. Incluindo impostos e garantia, que são inerentes ao preço final.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                                          É o que tenho estado aqui aqui a dizer... e que parecem não entender!
                                                          Uma garantia é algo inerente a um produto, por imperativo legal. Não é algo a ser pago!
                                                          Existem duas excepções:

                                                          - extensão da mesma... as marcas já oferecem algumas extensões bem atraentes.
                                                          - neste caso dos usados... por mutuo acordo, podem, mediante negociação, reduzir de dois (obrigatória) para um ano.

                                                          Mas, mediante um valor afixado de "x"... esse será o preço final. Incluindo impostos e garantia, que são inerentes ao preço final.
                                                          Yep, e tens razão.
                                                          Eu sei disto até porque cheguei a ver a DECO num programa de TV qualquer (ja nao me recordo onde) a esclarecer isto.
                                                          Se o preço está afixado seja no para brisas do carro ou num papel dentro do mesmo, o valor é aquele e inclui garantia.

                                                          Quando não tem nada, já sabem que têm de a negociar (seja ilegal ou não... os vendedores têm sempre a saída das coisas terem sido acordadas mutuamente, isto também não é o império Romano, as coisas são TODAS analisadas caso haja queixa de alguma parte, nenhuma autoridade vai assumir que la porque vende carros em segunda mao é logo o culpado).

                                                          Portanto, antes de pagar convem certificarem-se de que está tudo como querem.
                                                          Repito... Antes de pagar!
                                                          Editado pela última vez por KnifeHex; 19 June 2012, 19:04.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                                            Ja agora uma pergunta, o valor do carro, deve estar num papelinho junto com os dados do mesmo, junto ao preco nao tem nenhuma anotacao a letras miudinhas que o mesmo valor é sem garantia?
                                                            Não podem fazer isso. Se tiverem isso... arriscam-se a ser autuados pela ASAE... pois isso indiciaria que poderiam vender sem garantia, algo que não podem fazer!
                                                            O "papelinho" a que te referes costuma ter os preços do equipamento, dos impostos e depois o final... isso costuma acontecer nos novos, para diferenciar o preço de fábrica e o preço final, com os impostos do país.
                                                            Nos usados já não costuma acontecer isso... por norma. Costuma ter os dados do carro, cilindrada, motorização, equipamento, ano, etc. O preço é o final... e sendo final, inclui já os impostos e a garantia. Aliás... a garantia é algo que acompanha a viatura, não o preço!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X