Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que faz um stand para vender um automóvel ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O que faz um stand para vender um automóvel ?

    Tenho acompanhado as vicissitudes de um colega na compra de um carro que está no stand e que garantem estar disponivel.

    Por isso, sinalizou o carro e vai pagar a pronto, portanto sem eventual atraso de financiamento.

    Só que já vai na 2ª semana e matricula...nada. A ultima é que antes do fim do mês não haverá.

    Dão informações cruzadas, não conseguem dizer quando entregam e já não é a 1ª vez que tentam explicar que o problema tem a ver com plafonds !!! que há garantias dos bancos a libertar (?), etc...etc... não percebe ele, nem eu.

    Há cerca de 4 anos comprei um carro e a matricula foi em 24h. O problema não me parece esse.

    Será que atualmente o importador tem de pedir garantias bancárias para comprar os carros e depois tem de as libertar à medida que os vão vendendo ? mas gerir isto não deve ser nada fácil e só gera confusão.

    Além que, como se vê, se não venderem não recebem...confuso.

    Será que a história está mal contada e falta aqui algum detalhe ?

    Alguém sabe como a coisa funciona? terei de comprar outro carrrito pró ano e se agora for assim terei de contar com isso.

    #2
    Então mas ele não pagou a pronto? Não percebi a parte do financiamento

    Comentário


      #3
      Historia mal contada, cheguem ao pé do homem e peçam explicações detalhadas do que se passa para perceberem, senão livro de reclamações em cima.

      Comentário


        #4
        Há uma regra muito simples, quando eu quero algo e tenho os meios para ter esse algo e ofereço esses meios para conseguir algo e a "instituição" não é capaz de me oferecer esse algo, então procuro quem ofereça.

        Muitos stands estão bem mal por causa de coisas deste género.

        Comentário


          #5
          Sim, os stands precisam de ter dinheiro para vender carros e matriculá-los. O facto de estar no stand nem sempre significa que seja dele, há autorizações bancárias, tretas do género, pelo meio. Hoje em dias as concessões mais pequenas começam a ver-se em dificuldades.

          O que o teu amigo tem que fazer é exigir uma data de entrega por escrito (isto se não constar do contrato que assinou) e se voltarem a falhar, tem fundamentos para anular o negócio.
          Editado pela última vez por MrsX; 19 June 2012, 22:16.

          Comentário


            #6
            Se o carro estiver no stand, demora no máximo 1 semana, e isto com financiamento.. se for a pronto é capaz de demorar menos um pouco..
            Para as matrículas é 24 horas, aprovação de financiamento (se houver financiamento a realizar) são outras 24 horas, e depois é o tempo de preparação do carro, mais 24 horas

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
              Se o carro estiver no stand, demora no máximo 1 semana, e isto com financiamento.. se for a pronto é capaz de demorar menos um pouco..
              Para as matrículas é 24 horas, aprovação de financiamento (se houver financiamento a realizar) são outras 24 horas, e depois é o tempo de preparação do carro, mais 24 horas
              Isto se o stand tiver dinheiro para tratar de todos os procedimentos. É disso que se trata, aqui, pelo texto do autor do tópico.

              Comentário


                #8
                esta demora é estranha e não me parece que vá terminar muito bem se o teu amigo não pressionar.

                eu na sexta-feira á tarde decidi trocar de moto.

                fui á honda e deixei um sinal de 500€ e o resto seria a minha moto antiga como complemento do pagamento.

                esta tarde já andava na moto nova com matricula novinha XX-NA-XX.

                ele que não espere muito e, como já foi dito, que aperte com o vendedor ou contacte com o importador.

                boa sorte

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                  Isto se o stand tiver dinheiro para tratar de todos os procedimentos. É disso que se trata, aqui, pelo texto do autor do tópico.
                  Isso é completamente absurdo na minha opinião.. então o stand não tem fundo monetário para proceder às preparações, encomendas das matrículas e afins? Então a concessão que feche

                  Comentário


                    #10
                    Uma dúvida inteiramente relacionada com este assunto.

                    Que vos parece a ideia de, uma vez decidido o negócio e a ponto de se fechar, pedir ao vendedor um papel assinado em que se compromete a ter o carro pronto a entregar em tal dia?

                    Será que eles estão habituados a isto? E caso depois não cumpram, será que o cliente com ajuda de um advogado pode pedir algum tipo de compensação?

                    O mesmo para o equipamento da viatura. Já tenho lido por aí vários relatos de pessoal que por acordo verbal com o vendedor julgou pagar determinado equipamento que depois a viatura quando chegou da fábrica afinal não trazia. Com acordo verbal tudo depende da honra do vendedor, com um papel com a lista de equipamento detalhada e assinado pelo vendedor suponho que o cliente pode estar seguro no negócio.

                    O que acham? Isto parece-me muito importante para todos os que compram ou pensam um dia comprar viatura nova num stand, ou seja, a grande maioria dos utilizadores deste forum.

                    -

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Jack47 Ver Post
                      Uma dúvida inteiramente relacionada com este assunto.

                      Que vos parece a ideia de, uma vez decidido o negócio e a ponto de se fechar, pedir ao vendedor um papel assinado em que se compromete a ter o carro pronto a entregar em tal dia?

                      Será que eles estão habituados a isto? E caso depois não cumpram, será que o cliente com ajuda de um advogado pode pedir algum tipo de compensação?

                      O mesmo para o equipamento da viatura. Já tenho lido por aí vários relatos de pessoal que por acordo verbal com o vendedor julgou pagar determinado equipamento que depois a viatura quando chegou da fábrica afinal não trazia. Com acordo verbal tudo depende da honra do vendedor, com um papel com a lista de equipamento detalhada e assinado pelo vendedor suponho que o cliente pode estar seguro no negócio.

                      O que acham? Isto parece-me muito importante para todos os que compram ou pensam um dia comprar viatura nova num stand, ou seja, a grande maioria dos utilizadores deste forum.

                      -
                      O pessoal gosta de complicar, mesmo!

                      Sabes o que é um contrato promessa compra e venda? É o tal documento onde deverá vir a composição do preço, descrição do carro - incluindo extras (discriminados)- e eventuais ofertas, assim como o prazo de entrega.

                      Se há relatos de acordos verbais que correram mal é porque nenhuma das partes se preocupou em colocar por escrito algo de fundamental na concretização do negócio.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                        Isso é completamente absurdo na minha opinião.. então o stand não tem fundo monetário para proceder às preparações, encomendas das matrículas e afins? Então a concessão que feche
                        Sabes que na conjuntura actual, há muita concessão que está prestes a afogar-se e que ainda vai fazendo um esforço para resistir e dar uns fôlegos aqui e ali. Se por um lado concordo com o que dizes, por outro percebo as tentativas de sobrevivência.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                          Sabes que na conjuntura actual, há muita concessão que está prestes a afogar-se e que ainda vai fazendo um esforço para resistir e dar uns fôlegos aqui e ali. Se por um lado concordo com o que dizes, por outro percebo as tentativas de sobrevivência.
                          Eu entendo isso, mas nos dias de hoje um cliente não pode ficar prejudicado por essa razão. Se o cliente tem dinheiro para o carro e o sinalizou, e o stand não tem dinheiro para o desbloquear, só tem que assumir que não consegue e deixar o comprador ir a outro sítio. É pena que se tenha chegado a isto, mas é a verdade.

                          Eu na mesma posição não admitia e já tinha pedido o dinheiro do sinal de volta.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                            Eu entendo isso, mas nos dias de hoje um cliente não pode ficar prejudicado por essa razão. Se o cliente tem dinheiro para o carro e o sinalizou, e o stand não tem dinheiro para o desbloquear, só tem que assumir que não consegue e deixar o comprador ir a outro sítio. É pena que se tenha chegado a isto, mas é a verdade.

                            Eu na mesma posição não admitia e já tinha pedido o dinheiro do sinal de volta.
                            Atenção, o facto de perceber a situação (e até conhecer os meandros do que pode levar a isso), não quer dizer que concorde em prejudicar o cliente como consequência da incapacidade do stand. Daí já ter dito para o cliente apertar com o stand e exigir por escrito uma data de entrega final e definitiva, a partir da qual ele pode anular o negócio.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jack47 Ver Post
                              Uma dúvida inteiramente relacionada com este assunto.

                              Que vos parece a ideia de, uma vez decidido o negócio e a ponto de se fechar, pedir ao vendedor um papel assinado em que se compromete a ter o carro pronto a entregar em tal dia?

                              Será que eles estão habituados a isto? E caso depois não cumpram, será que o cliente com ajuda de um advogado pode pedir algum tipo de compensação?

                              O mesmo para o equipamento da viatura. Já tenho lido por aí vários relatos de pessoal que por acordo verbal com o vendedor julgou pagar determinado equipamento que depois a viatura quando chegou da fábrica afinal não trazia. Com acordo verbal tudo depende da honra do vendedor, com um papel com a lista de equipamento detalhada e assinado pelo vendedor suponho que o cliente pode estar seguro no negócio.

                              O que acham? Isto parece-me muito importante para todos os que compram ou pensam um dia comprar viatura nova num stand, ou seja, a grande maioria dos utilizadores deste forum.

                              -
                              Eu por acaso fiz uma coisa dessas, mas nem fui eu que insisti, por acaso até foi o vendedor

                              Comentário


                                #16
                                O meu pai comprou um Opel á pouco tempo num concessionário até bastante conhecido em Lisboa, houve demora na entrega do carro, senão era hoje era amanha e senão era amanha era no outro dia. Diziam que a culpa era do IMTT que não arranjava as matriculas, viemos a descobrir que a história estava mal contada, o que se passava era que o plafond que eles tinham no IMTT para matriculas estava a zero e enquanto eles não pusessem lá graveto não havia nada para ninguem. A solução passou por o stand arranjar-nos um carro de serviço enquanto a matricula não vinha.

                                Comentário


                                  #17
                                  Só agora pude voltar aqui e agradeço todos os contributos.

                                  Falando em nome próprio para facilitar e porque acompanho a par e passo a aventura do meu colega, o que posso dizer/responder em resumo das questões que foram colocadas e no final dar conta de alguns desenvolvimentos:

                                  - Mrsx, que fico com a ideia que percebe disto , deve ter tocado no ponto certo das dificuldades (financeiras) que estas empresas atravessam. E como gostava que conhecendo os meandros não possa explicar melhor os "mecanismos". Se calhar é por isso mesmo...

                                  - atenção não é um pequeno stand, mas sim um grupo...e grande (não digo o nome porque não seria apropriado, mas garanto)

                                  - porque agora é quase tudo multimarca, posso dizer que é um opel que está em causa

                                  - falei em financiamento porque muitos desconhecem o período de reflexão contratual (14 dias). Só após este prazo o banco emite a autorização entrega. Quem o disse nem sabia que era a pronto…não acertou…não deve ser habitual

                                  - como está no post inicial, o negocio foi a pronto mas foi só sinalizado (500 ou 1000€ não sei bem) e o impresso não terá valor de contrato, nem tem tempo de entrega previsto

                                  - desconhecia que havia contratos de compra e venda para carros, pelo menos à semelhança de uma casa, e duvido muito que assumam prazos de entrega, mas se MrsX o diz...é pq há

                                  - garantem que o carro é o que foi visto e não outro (o que seria indiferente, desde que com as mesmas opções), e que está disponivel para venda

                                  O que houve ontem/hoje:

                                  - confirmação que não podem entregar o carro antes do fim do mês, pelas tais razões de plafonds. A ideia (apenas isso) com que se fica pelo que tentaram explicar é a que o importador tem de obter garantias bancárias para comprar e depois para vender tem de juntar um conjunto de carros e libertar essas garantias e só então poder pedir as matriculas. Não será tanto os tais falados fundos no IMTT, mas não sei…Mrsx conta à gente...vá lá

                                  - face a toda a informação distorcida que foram dando e sobretudo por estas dificuldades não terem sido ditas na venda, exigiu e deram-lhe hoje carro de substituição, com algumas semellhanças do caso do louri.

                                  Finalmente, face a este ultimo ponto, considera que a necessidade fica satisfeita e o “brinquedo” pode esperar

                                  Nada na história está mal contado e responderei a todas as questões com o único objetivo de tentar perceber o que se passa neste negócio e porque vou precisar a curto prazo de me meter em algo idêntico.

                                  Mas que as coisas estão muito negras no setor, disso não tenhamos dúvidas. Fico até com a ideia que se fosse noutro lado seria parecido. Este será um exemplo talvez insignificante, mas bem elucidativo.
                                  Editado pela última vez por carlosmrs; 20 June 2012, 21:31.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não vou especificar grande coisa uma vez que não conheço a situação em particular, mas o IMTT nada tem a ver com estes casos. Tem sim a alfândega, uma vez que, quando se pede uma matrícula, se tem que pagar logo o IA, mesmo que o carro só seja vendido meses depois. Quem o paga é o importador (que depois o debita à concessão), mas para tal quer o concessionário, quer o importador têm que ter plafond para tal (e aqui tudo vai depender dos acordos que há entre estas duas entidades e os bancos que as medeiam e respectivas linhas de crédito).

                                    Essa história de juntar um x nº de carros para poder vender... nunca tal vi. Para comprar, ou seja, para haver afectação de carros a uma determinada concessão é necessário que esta tenha plafond disponível, mas para vender, se o carro já foi facturado à concessão, o importador já não deveria meter o bedelho, a não ser que ainda esteja à consignação e que o stand não tenha dinheiro para o pagar (algo que tem que fazer antes de o vender).

                                    Concluindo... sem conhecer a situação do stand em concreto, é complicado adiantar muito mais.

                                    Quanto ao contrato, não sei como é que vocês costumam fazer, mas sempre que comprei carro a stand assinei um contrato onde constavam os meus dados, os dados do carro a comprar, da retoma (caso houvesse), o preço e a data prevista de entrega. Aliás, onde trabalho não há carro que seja vendido (ou retomado) sem contrato. E stand que se preze deveria funcionar assim.
                                    Editado pela última vez por MrsX; 20 June 2012, 21:54.

                                    Comentário


                                      #19
                                      é que como falam em libertação de garantias bancárias, estas têm de garantir alguma coisa e ter a chamada contra-garantia oferecida, que nestes caos pensei poder ser os carros...

                                      de forma simples, e num exercicio especulativo, imagino que o importador para comprar tem de apresentar garantia bancária ao fabricante/marca.

                                      Por sua vez, o banco exige contra-garantia real que será os carros, ou seja, uma garantia de determinado valor tem um conjunto de carros bem identificados

                                      Para os poderem vender ao consumidor final, têm de pagar as garantias, de forma a libertar os carros para poder ser matriculado e só então receberem o dinheiro.

                                      Para terem menos custos têm de juntar o maior grupo de carros possivel para reduzir a garantia (plafond negociado com o banco), porque libertar à peça não deve ser exequivel ou ter custos ainda mais elevados.

                                      Quando falas em plafond o que é ? dinheiro...carros? atribuido em função de quê ?

                                      Claro que tudo isto será preciso porque estão com dificuldades financeiras graves, e ainda por cima, têm os custos das garantias que não devem ser meigos.

                                      Isto sou só eu a...delirar
                                      Editado pela última vez por carlosmrs; 20 June 2012, 22:15.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                        Quanto ao contrato, não sei como é que vocês costumam fazer, mas sempre que comprei carro a stand assinei um contrato onde constavam os meus dados, os dados do carro a comprar, da retoma (caso houvesse), o preço e a data prevista de entrega. Aliás, onde trabalho não há carro que seja vendido (ou retomado) sem contrato. E stand que se preze deveria funcionar assim.
                                        Ora nem mais, eu nos meus tempos de vendedor automóvel também assim era e ai do vendedor que se esquecesse de algo que o dono do stand era muito rigoroso com a papelada... Esperto foi ele que o ano passado quando viu a coisa a por-se de tal forma preta e logo na marca em questão(Mazda) fechou as portas e está a gozar a reforma.

                                        Comentário


                                          #21
                                          MrsX: Obrigado amig@!

                                          Não é tanto complicar mas mais prevenir para evitar complicações. E nesse sentido esclareceste-nos bem, obrigado. Fica então o pessoal avisado que caso o vendedor não tenha a iniciativa de colocar no contrato de compra e venda o prazo de entrega da viatura, a lista de equipamento de série e opcional pagos pelo cliente, etc, convém ser o cliente a exigi-lo. É que parecendo que não talvez se conseguisse evitar muito caso de não-respeito pelo cliente cujos relatos podemos ler constatemente neste e noutros forums.

                                          Fica uma última dúvida mais relacionada com o tópico, caso alguém que esteja informado queira ter a bondade de responder: se no contrato de compra e venda constar uma data para a entrega e esta não for cumprida, há algo que o cliente possa fazer ou é perder tempo para não ganhar grande coisa?

                                          Força aí Carlos, boa sorte para o teu amigo, é sem dúvida lamentável. Num mercado que está em crise acentuada seria de esperar um melhor atendimento ao cliente... Faz lembrar a restauração, andam quase todos a chorar mas mesmo com IVA a aumentar e a crise acentuar, os restaurantes em que realmente se trabalha e se faz um esforço por agradar o cliente seguramente estão muito longe ainda de fechar, os que vão fechando são os que já andavam na corda bamba há muito tempo na maioria dos casos por desleixe da gerência. Assim é e será com os stands e marcas. O que até tem um lado positivo, pois quem faz por merecer ficar de pé, só vai cair no fim.

                                          -

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Jack47 Ver Post
                                            Força aí Carlos, boa sorte para o teu amigo, é sem dúvida lamentável. Num mercado que está em crise acentuada seria de esperar um melhor atendimento ao cliente... Faz lembrar a restauração, andam quase todos a chorar mas mesmo com IVA a aumentar e a crise acentuar, os restaurantes em que realmente se trabalha e se faz um esforço por agradar o cliente seguramente estão muito longe ainda de fechar, os que vão fechando são os que já andavam na corda bamba há muito tempo na maioria dos casos por desleixe da gerência. Assim é e será com os stands e marcas. O que até tem um lado positivo, pois quem faz por merecer ficar de pé, só vai cair no fim.

                                            -
                                            é isso, obrigado.

                                            Ele já tem o carro de substituição, pelo que a espera é "só" do carro novo, com entrega não antes do final deste mês.

                                            mas atenção que estas situações estão generalizadas. Ainda hoje soube de outra muito idêntica, só que como não a acompanhei como a deste meu colega não a avanço aqui.
                                            é que o próximo vou ser eu. estou a tentar aproveitar esta história para me precaver...vamos ver.

                                            Todos os grupos do setor estão em situação financeira muito dificil e não se perspetiva melhoras nos proximos meses ou, se calhar, anos. Não me admira que haja falências, mas como a maioria já é multimarcas, o problema será mais ao nivel dos empregos do que da oferta das marcas, penso eu.

                                            A ideia do carro estar "ali" disponivel não é verdadeira atualmente. Para ser entregue, o stand tem de ter capacidade financeira para libertar garantias(plafonds) e outros custos e só depois matricular e receber do comprador. É um circulo vicioso que está muito dificil de romper.

                                            É neste cenário que não acredito (que me desculpe Mrsx) em datas de entrega contratualizadas. É que isso será impossivel cumprir. O vendedor não consegue ter essa informação. A entrega fica dependente do andamento do processo na retaguarda.

                                            Assisiti a conversas com o vendedor inacreditáveis do ponto de vista da desorientação e reconhecimento da impotência dele em responder ao cliente.
                                            Editado pela última vez por carlosmrs; 21 June 2012, 22:22.

                                            Comentário


                                              #23
                                              A pronto não tem nada que haver garantias.
                                              Faz-se o sinal pedido pela importadora e isso é a "garantia".
                                              Se o comprador depois não se chegar à frente, o stand não devolve o sinal.
                                              Quando ele chega e depois de estar matriculado é só levar o papelinho com a transferência bancária para a concessão e sair a rolar. Isto normalmente faz-se em 24h (carro chegar, ser preparado e matriculado) e depois é só o dono mostrar o comprovativo de pagamento.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                                A pronto não tem nada que haver garantias.
                                                para precisar: garantias bancárias vs plafonds que levam à libertação dos carros para matricular... como se tem dito.
                                                mas só para me situar, é um palpite ? ou é conhecimento concreto dos procedimentos/condicionantes atuais na venda de um automóvel ?
                                                a razão da pergunta julgo simples: sendo assim porque atrasam ? não querem receber o dinheiro ? será masoquismo ? claro que penso que não, ainda por cima quando garantem que é "aquele" o carro (ainda está no stand) .
                                                obrigado.

                                                edit: o "papelinho" da transf feita na atm foi deixado no momento.
                                                Editado pela última vez por carlosmrs; 22 June 2012, 08:10.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                                  A pronto não tem nada que haver garantias.
                                                  Faz-se o sinal pedido pela importadora e isso é a "garantia".
                                                  Se o comprador depois não se chegar à frente, o stand não devolve o sinal.
                                                  Quando ele chega e depois de estar matriculado é só levar o papelinho com a transferência bancária para a concessão e sair a rolar. Isto normalmente faz-se em 24h (carro chegar, ser preparado e matriculado) e depois é só o dono mostrar o comprovativo de pagamento.
                                                  Estás a misturar alhos com bugalhos.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X