Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual a melhor altura para trocar de caixa?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Qual a melhor altura para trocar de caixa?

    boas
    eu gostava de saber qual é a melhor r.p.m para mudar de mudança num carro a diesel.
    fazer isso sem gastar muito gasoleo.

    #2
    Altamente relativo, pois cada motor é um caso, mas a grosso modo, é nas zona de RPM´s onde se atinge o binário máximo.

    Comentário


      #3
      Se só dependesse do motor...

      Carga e perfil da estrada também têem de entrar na equação.

      Comentário


        #4
        Se queres gastar pouco, não leves as rotações até ao máximo.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
          Altamente relativo, pois cada motor é um caso, mas a grosso modo, é nas zona de RPM´s onde se atinge o binário máximo.
          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
          Se só dependesse do motor...

          Carga e perfil da estrada também têem de entrar na equação.
          Quanto peso estás a transportar etc etc etc...

          Comentário


            #6
            ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

            Comentário


              #7
              Como ja falaram ha diversos factores a ter em conta. Um dele é a caixa de velocidades se é de relação longa ou curta

              Comentário


                #8
                É as 4000

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                  Altamente relativo, pois cada motor é um caso, mas a grosso modo, é nas zona de RPM´s onde se atinge o binário máximo.
                  Se fizesse isso no Corsa o deposito ia num instante

                  Comentário


                    #10
                    Não varia de mudança para mudança?

                    Uma coisa é ir em 1ª e passar para 2ª, outra é ir em 5ª e passar para 6ª, não?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
                      Não varia de mudança para mudança?

                      Uma coisa é ir em 1ª e passar para 2ª, outra é ir em 5ª e passar para 6ª, não?
                      Varia de caixa para caixa, do tipo de estrada, de onde estiver o binario etc. Nao tenho uma faixa para mudar mudanças, num Diesel evito passar as 3000rpm numa conduçao normal, porque de resto, tanto meto uma as 1500rpm como as 2800rpm, depende da estrada, transito etc.

                      Pode-se fazer uma faixa etaria ''ideal'' para troca de mudanças, diria que a maioria usa:

                      - Diesel: 1800 as 3000rpm
                      - Otto: 2000rpm - 3500rpm

                      Comentário


                        #12
                        Quando começarem a saltar válvulas, porcas e parafusos pelo escape... Era um bocadinho mais cedo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                          Altamente relativo, pois cada motor é um caso, mas a grosso modo, é nas zona de RPM´s onde se atinge o binário máximo.
                          Isso é muito cedo, a maioria dos diesel tem o binario maximo às 2000 ou menos.

                          Sei que nos carros de corrida eles trocam a mudança de modo que a mudança seguinte caia no binário máximo, mas no dia a dia julgo que se deve aproveitar a zona do binário máximo +- 300 rpm, mas como tudo na vida, depende de muito factor

                          Comentário


                            #14
                            Isso muda-se de ouvido e não a olhar para o conta rotações.

                            Comentário


                              #15
                              Depende da caixa e se o motor aguenta ou não sem a rotação cair muito. Idealmente quererás manter o motor na faixa das 1500-2000rpm e próximo da carga máxima.

                              Comentário


                                #16
                                Já se tinha abordado o tema noutros tópicos.
                                Aqui fica um:

                                http://forum.autohoje.com/forum-gera...e-rotacao.html

                                Comentário


                                  #17
                                  Não há nada como conheceres o carro, fazeres uns depositos e veres umas médias e descobrires..

                                  Comentário


                                    #18
                                    eu conduzo um Citroen c3 1.4 hdi 16v
                                    em relação a peso anda sempre vazia
                                    eu troco todas a mudanças as 2000 r.p.m. tanto faz ser a subir com a plano, já a descer é as 1700 r.p.m
                                    gostava de saber se faço bem ou não?

                                    Comentário


                                      #19
                                      No meu caso eu faço as reduções e os aumentos por feeling, quando sinto que o carro está sem força reduzo, quando sinto o carro com rotações altas aumento as mudanças. É que nem pode ser de outra maneira, porque não tenho conta rotações de origem

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                        Depende da caixa e se o motor aguenta ou não sem a rotação cair muito. Idealmente quererás manter o motor na faixa das 1500-2000rpm e próximo da carga máxima.

                                        Muito bom, este gráfico.

                                        A escala do lado esquerdo é a pressão antes de queima (ou seja, aprox. a taxa de compressão do motor)?

                                        Ao que percebo, por compressão e rotação, isso refere-se a um determinado motor a gasóleo, certo?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por truck Ver Post
                                          eu conduzo um Citroen c3 1.4 hdi 16v
                                          em relação a peso anda sempre vazia
                                          eu troco todas a mudanças as 2000 r.p.m. tanto faz ser a subir com a plano, já a descer é as 1700 r.p.m
                                          gostava de saber se faço bem ou não?
                                          trocas sempre as 2000, quer seja de 4ª para 5ª ou de 4ª para 3ª?

                                          Comentário


                                            #22
                                            reduzo quando o motor começa a morrer mas todas as mudanças meto sempre as 2000.
                                            tento andar com o motor sempre entre as 1000 e as 2000, as vezes vou a subir e vou a menos de 1500.
                                            Editado pela última vez por truck; 22 June 2012, 13:10.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                              Isso muda-se de ouvido e não a olhar para o conta rotações.
                                              É isto. As mudanças trocam-se quando o motor as pede.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                Muito bom, este gráfico.

                                                A escala do lado esquerdo é a pressão antes de queima (ou seja, aprox. a taxa de compressão do motor)?

                                                Ao que percebo, por compressão e rotação, isso refere-se a um determinado motor a gasóleo, certo?
                                                A escala do lado esquerdo é a pressão média efectiva dentro dos cilindros. Basicamente a média (integrada) da pressão ao longo de todo o ciclo menos as perdas, mas para efeitos práticos pensa naquilo como a carga/posição do acelerador/binário do motor.

                                                O mapa é precisamente de um 1.9TDI, por isso há-de aplicar-se a muita gente (1.9~2.0TDs de outras marcas não terão um comportamento muito diferente).
                                                Editado pela última vez por SRLA; 22 June 2012, 13:24.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por truck Ver Post
                                                  reduzo quando o motor começa a morrer mas todas as mudanças meto sempre as 2000.
                                                  tento andar com o motor sempre entre as 1000 e as 2000, as vezes vou a subir e vou a menos de 1500.
                                                  na minha opinião andas mal, o motor anda em esforço, se vais a subir a menos de 1500 o carro não tem força nenhuma e está a prejudicar o motor. não é só em regimes altos que estraga o motor em regimes baixos também se estraga. o ideal é tentar andar sempre entre as 2000 e 2500 para mudar a relação, claro que em modo cruise não se verifica isto se fores nas 1800 a 90 Km/h não há problema.

                                                  eu no meu carro mudo as mudanças assim
                                                  em regime de aceleração
                                                  1ª até as 2500, vai cair nas 2000
                                                  2ª de 2500 até as 3000, vai cair entre as 2000 e as 2500
                                                  3ª igual a 2ª
                                                  4ª igual as anteriores
                                                  e a minha 5ª a 90; 100 anda à voltas das 1900 a 2200.

                                                  a travar só mudo abaixo das 2500, que é para a rotação não subir muito.

                                                  utilizo este sistema porque o binário máximo do meu carro se situa entre as 1800 e as 3000.

                                                  mais uma vez isto é a minha opinião.


                                                  já agora desculpa a pergunta, quanto tempo tens a carta?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                    Se fizesse isso no Corsa o deposito ia num instante
                                                    É a diesel? É que o tòpico fala em diesel...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                                      É a diesel? É que o tòpico fala em diesel...
                                                      Escapou-me esse ''pormenor''

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        para poupar, é trocar o mais cedo possível, desde que a "seguinte" tenha força suficiente para continuar a mover o carro sem soluçar... ehhe

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          tenho carta 2 anos
                                                          nesse regime não vai consumir muito gasóleo, eu acho que são rotações muito altas
                                                          mas também não sei quando tenho binário maximo

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por claxon Ver Post
                                                            para poupar, é trocar o mais cedo possível, desde que a "seguinte" tenha força suficiente para continuar a mover o carro sem soluçar... ehhe
                                                            Um carro gasta quando esta em esforço, ai é que ele gasta bem

                                                            Originalmente Colocado por truck Ver Post
                                                            tenho carta 2 anos
                                                            nesse regime não vai consumir muito gasóleo, eu acho que são rotações muito altas
                                                            mas também não sei quando tenho binário maximo
                                                            A quantidade de combustivel que sera injectado é controlada pelo acelerador, quando mais acelerares mais gastas. O que acontece é que 98% dos Diesel tem o binario acima das 2000rpm, se andas sempre entre as 1000 e 2000rpm andas praticamente com muito pouco binario que faz com que tenhas de acelerar mais para recuperar o carro (ainda mais num 1.4 HDI, apesar dos seus 90cv) e isso ira aumentar os consumo. Entre as 2000 e 3000rpm é basicamente o regime ideal para o carro, se fores em recta podes baixar das 2000rpm para baixar o ruido, mas recuperar abaixo disso é que nao convem e é sempre melhor meter uma abaixo para que tenhas o binario disponivel logo nao tenhas de acelerar tanto o carro.

                                                            Para alem das 3000rpm é que ja é um regime que colocar o motor algo em esforço, entao acima das 3500-3700rpm é de evitar (so quando queres puxar pelo carro ou tenhas necessidade de usares todo o motor para algum tipo de situaçao de transito)
                                                            Editado pela última vez por Drifter; 22 June 2012, 21:27.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X