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Tópico do motor Wankel (1957-...)

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    Tópico do motor Wankel (1957-...)

    Chega ao fim a história do motor Wankel - Jalopnik Brasil

    A partir de hoje, passei a gostar um bocadinho menos de carros
    Editado pela última vez por RicardoAndre; 17 March 2013, 10:32.

    #2
    Noticia estranha devido a noticias acerca do RX9

    2013 Mazda RX-9 Coupe - Top Speed

    Mazda RX-9 hybrid on its way | News | Auto Express

    Comentário


      #3
      Também acho um bocado estranho, mas como se sabe que a Mazda anda a atravessar por dificuldades, pode ser verdade.

      Comentário


        #4
        Apesar de ser um fim um pouco anunciado, devido à contínua incapacidade do motor wankel acompanhar o motor de pistons convencional em economia e emissões, é uma perda enorme para todos os amantes da engenharia e de automóveis em geral, o adeus do motor que em 1991 ganhou Le Mans contra todas as expectativas e no fim foi banido por ser "diferente"
        A ser verdade, hoje é um dia um pouco triste

        Comentário


          #5
          Um dia triste na história automóvel.

          Um simples 1.3 não aspirado a debitar 238 cv é qualquer coisa de extraordinário.

          Não sei se daqui a uns anos não se assistirá a um renascer das cinzas do motor wenkel, quando alguma tecnologia subjacente aos motores eléctricos e a hidrogénio evoluir.

          A conjugação de um pequeno motor Wenkel (500 de cilindrada por exemplo) com um motor eléctrico, funcionando o wenkel como "gerador" para o eléctrico permitiria obter grande potência e consumos mais comedidos.

          Comentário


            #6
            O Wankel já chegou ao fim há muito tempo agora o Rotary vamos ver.
            Quando a Ford pegou na gerencia da Mazda e cancelou o RX-7 com o complexo 13B REW um grupo de engenheiros tomou a iniciativa de desenvolver o Renesis, considerávelmente mais eficiente.
            Acho que mesmo tendo parado a produção, os apaixonados por este motor vão continuar a desenvolvê-lo e quem sabe possa voltar na nova encarnação do RX7.

            Comentário


              #7
              É a lei da sobrevivência a ditar o rumo dos acontecimentos...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                Não sei se daqui a uns anos não se assistirá a um renascer das cinzas do motor wenkel, quando alguma tecnologia subjacente aos motores eléctricos e a hidrogénio evoluir.
                O RX8 a hidrogénio ainda andou em testes, já o electrico li (já não sei onde nem encontro) que estava em desenvolvimento uma serie limitada de rotarys electricos que iriam ser usado por membro do governo.

                Comentário


                  #9
                  Calma! Os russos e ucranianos ainda fabricam.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                    Calma! Os russos e ucranianos ainda fabricam.
                    Em que ?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                      Em que ?
                      Nos carros domésticos. Ladas e afins...

                      Comentário


                        #12
                        Os vendedores de óleo devem estar todos tristes.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                          Os vendedores de óleo devem estar todos tristes.
                          Fosse o consumo de óleo algo exclusivo dos rotarys e havia muito mais donos de TDIs e afins satisfeitos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                            Fosse o consumo de óleo algo exclusivo dos rotarys e havia muito mais donos de TDIs e afins satisfeitos.
                            Lembro-me que alguns RX-8 consumiam mais óleo que gasolina.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                              Lembro-me que alguns RX-8 consumiam mais óleo que gasolina.
                              Isso também é difícil, pois os Wankel são conhecidos por apreciarem largamente "gasosa". Mais uma razão para o seu fracasso, aliás.
                              Editado pela última vez por LinoMarques; 28 June 2012, 16:38.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                Lembro-me que alguns RX-8 consumiam mais óleo que gasolina.
                                Estavam estragados, como estava estragado o A4 TDI de um vendedor que vinha do Porto a Peniche a para voltar pra cima tinha de acrescentar óleo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Pode ser que surja no futuro de uma maneira viavel..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                    Lembro-me que alguns RX-8 consumiam mais óleo que gasolina.
                                    Mais óleo que gasolina? Assim tipo, vá... o 1.4 a gasolina da VW?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                      Mais óleo que gasolina? Assim tipo, vá... o 1.4 a gasolina da VW?
                                      Nada de exageros...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Essa de consumir muito óleo é uma palhaçada.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                          Lembro-me que alguns RX-8 consumiam mais óleo que gasolina.
                                          Sim, diria mais, o dobro de óleo que gasolina ! Enfim.
                                          É normal ter um consumo de óleo atípico relativamente ao motor de pistons convencional, por uma questão de concepção.
                                          Para além disso, o motor de rotores é muito mais rotativo que o motor de pistons, excepto casos muito pontuais como o S2000, também é algo que não ajuda.
                                          O potencial do motores wankel no que toca à potencia especifica é algo que o motor de pistons a 4 tempos apenas pode sonhar, pelo que só detesta esta engenharia o hipotético possuidor de um TDI ou semelhante

                                          Projecto da Norton com a NRV 588, 2 rotores, 588 ccm, potencias na ordem dos 180 cavalos


                                          Comentário


                                            #22
                                            if thats rotary (is it ?) ,then im sure they will ban it from competing in any MotoGPs.
                                            sad that good technology gets banned, ..like the ol' 787b's case.

                                            vastenmielinen há 2 anos 41

                                            Já conhecia o video, no RX7Club e RotaryHeaven vês coisas giras de tempos a tempos.


                                            Podem ver aqui o motor por dentro e ter uma percepção fácil do bicho.



                                            Igualmente pode ser explicado o porquê de consumir mais óleo.
                                            - os selos de Apex (extremidades do rotor) têm de ser lubrificados senão será metal com metal o que provocaria desgaste e falta de isolamento entre as fases - garantia de motor até 100 mil Km's;
                                            - este óleo como não dá para ser reciclado, até porque viria com muitas impurezas, é queimado.

                                            A maior parte dos donos de RX7's muda o óleo entre os 1500 Km's e os 5000, depende do uso dado, se é apertado e viscosidade usada.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post


                                              Sim, diria mais, o dobro de óleo que gasolina ! Enfim.
                                              É normal ter um consumo de óleo atípico relativamente ao motor de pistons convencional, por uma questão de concepção.
                                              Para além disso, o motor de rotores é muito mais rotativo que o motor de pistons, excepto casos muito pontuais como o S2000, também é algo que não ajuda.
                                              O potencial do motores wankel no que toca à potencia especifica é algo que o motor de pistons a 4 tempos apenas pode sonhar, pelo que só detesta esta engenharia o hipotético possuidor de um TDI ou semelhante

                                              Projecto da Norton com a NRV 588, 2 rotores, 588 ccm, potencias na ordem dos 180 cavalos



                                              Como é óbvio estava a ser irónico e a brincar com a situação... Como é que pode consumir mais óleo que gasolina?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se usar gasóleo

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Rotary Ver Post
                                                  Se usar gasóleo

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Assim derrepente, e eu não sou especilista na matéria, 180 cavalos de um motor 500 a pistons, só um 2 tempos V4 com ordem de explosão screamer

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Rotary Ver Post
                                                      A maior parte dos donos de RX7's muda o óleo entre os 1500 Km's e os 5000, depende do uso dado, se é apertado e viscosidade usada.
                                                      Bem, pode não queimar óleo, mas lá que gasta muito óleo gasta (está sempre a trocá-lo). Não pensei que o intervalo fosse tão curto!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                        Bem, pode não queimar óleo, mas lá que gasta muito óleo gasta (está sempre a trocá-lo). Não pensei que o intervalo fosse tão curto!
                                                        É natural que a manutenção seja mais minuciosa, se não não teria sentido dizer-se (com o devido excesso) que bebe quase tanto óleo como gasolina, os marcas de óleo ficaram tristes, etc. Há um fundo de verdade no consumo atípico, mas que depois é exagerado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                          É natural que a manutenção seja mais minuciosa, se não não teria sentido dizer-se (com o devido excesso) que bebe quase tanto óleo como gasolina, os marcas de óleo ficaram tristes, etc. Há um fundo de verdade no consumo atípico, mas que depois é exagerado.
                                                          Sim, mas de tudo o que li sobre o Wankel fiquei sempre com a ideia que "consumo de óleo" se referia essencialmente a óleo queimado que, portanto, desaparecia do cárter. Pelos vistos esse gasto também pode ser associado à troca frequente (é outra forma de gastar óleo, pelo menos gasta bem na carteira). Mudar o óleo a cada 5.000km, pelo menos pelos padrões de hoje, é claramente muito.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O meu outro carro tem menos de 70 mil Km's, do ano 2000, e também troco de óleo a cada 5 mil Km's. O RX7 não é bom como carro do dia a dia, há quem use, mas sim como teres um carro de fim de semana, para passear e ocasionalmente encontrares um chico esperto na estrada, meteres a tua Troll face, não o deixares ir embora e ao fim "Problem friend?" ..

                                                            Esse intervalo que dei foi o mais visível quando perguntei no forum de quantos em quantos Km's seria recomendado mudar o óleo. Quem me respondeu a cada 1500 Km's gosta de apertar com o carro, logo a rotação aumenta, os rotores trabalham mais rápido, é injectado óleo para compensar. Os 5000 foi dito que poderia fazer a manutenção tendo em conta o clima, óleo que ia usar e o uso.

                                                            Há várias coisas a ter em conta, como qualquer carro.
                                                            Editado pela última vez por ; 06 July 2012, 14:50.

                                                            Comentário

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