Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Morreu este senhor eterno ! Sergio pininfarina

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Morreu este senhor eterno ! Sergio pininfarina

    Sergio Pininfarina morreu ontem à noite em Turim. Tinha 85 anos. Mantinha-se como presidente honorário da empresa onde criou o desenho do Ferrari Testarossa. Itália chama-lhe o artista dos automóveis.

    Pininfarina é sinónimo de design de automóveis. A ligação à Ferrari tem sido o expoente máximo desta empresa italiana, fundada por Battista Farina. Fundada em 1930, a Carrozzeria Pinin Farina começou como uma oficina de fabrico de carroçarias especiais que foi evoluindo.

    Mas veio a Guerra Mundial. A Carrozzeria Pinin Farina, segundo diz o "site" da empresa, ficou destruída, mas prosseguiu na produção do Lancia Aprilia Bilux. Como país perdedor da guerra, a empresa não foi autorizada a participação no Salão Automóvel de Paris, mas Battista e Sergio Farina guiaram dois modelos - Alfa Romeo 6C 2500 S e o Lancia Aprilia – até Paris, onde estacionaram em frente ao Grand Pallais, onde estava a decorrer a exposição de automóveis, para que todos os visitantes vissem. Tiveram sucesso.Nos anos 50 é plantada a semente da ligação com a Ferrari. Battista não queria ir ao terreno da Ferrari em Modena. Enzo Ferrari não queria ir a Turim, onde estava a Pinin Farina. Sergio resolve o assunto, marcando uma reunião em terreno neutro. E a ligação surge, ficando Sergio à frente desta parceria. Para a história ficam mais de 200 automóveis Ferrari "by Pininfarina", entre eles o desportivo Testarossa. Também concebeu carros para a Maserati, ligação que ressurgiu no ano 2000.

    Em 1961, a família consegue autorização legal para mudar o apelido para Peninfarina e já sob este nome Sergio, filho de Battista, assume a liderança da empresa como director-geral, assumindo a presidência em 1966 quando o pai morre. Ontem à noite, foi Sergio que morreu na sua casa em Turim. Tinha 85 anos. Não estava, já, à frente da empresa, mas mantinha-se como presidente honorário. Pelos méritos sociais foi nomeado Senador vitalício pela presidência italiana.

    Engenheiro de formação levou a Pininfarina à bolsa de Milão em 1986. Dois anos depois assume a presidência da confederação dos patrões, a Cofindustria, onde permaneceu até 92. Teve vários outros cargos.

    Em 2002, passou a direcção operacional ao filho Andrea, mas um acidente de viação em 2008 provoca-lhe a morte. O jornal "Il sole 24 ore" diz a notícia atirou Sergio para a sua casa, onde permaneceu até que ontem à noite faleceu, com a mulher Giorgia e os outros dois filhos, Lorenza e Paolo, ao seu lado.

    A crise na indústria automóvel nos anos recentes levou a que a Pininfarina se dedique hoje mais ao design, engenharia e investigação e desenvolvimento sobretudo de carros eléctricos. Em 2010, as ordens de produção da Ford e Alfa Romeo cessaram, pondo fim à actividade que durante muitos anos foi o principal negócio da empresa. E teve de ser operadora a reestruturação.
    o mundo automovel vai ter saudades ....

    #2
    Tópico sem dúvida relevante mas já existe um : http://forum.autohoje.com/forum-gera...ninfarina.html

    Comentário


      #3
      sem duvida peço desculpa apaguem isto pff nem tinha reparado
      ! :S

      Comentário


        #4
        Algum moderador que junte os tópicos. Penso que não é preciso apagar, pois a introdução está bastante completa!

        Comentário

        AD fim dos posts Desktop

        Collapse

        Ad Fim dos Posts Mobile

        Collapse
        Working...
        X