Em vários tópicos onde se discutem as compras de carros novos, é costume afirmar-se que os híbridos compensam para quem anda em cidade, mas que em AE os diesel gastam menos.
Nestas coisas tem de se ser preciso, e por isso desde já digo que não tendo dados sobre os Hondas, me vou restringir à minha experiência de híbridos, concretamente com o Prius da actual geração.
Na verdade, para utilizadores particulares, duvido que haja uma percentagem que não seja residual de pessoas que faça metade ou mais dos seus trajectos em AE. E a diferença de consumos em cidade é tão grande que mesmo correspondendo a uma fracção reduzida dos trajectos, as contas ficam logo ao contrário. Mas adiante.
No fim de semana passado tive de me deslocar a Lisboa e aproveitei para fazer uma viagem optimizada e tranquila.
O testemunho fotográfico abaixo corresponde ao trajecto entre o nó de Condeixa da A1 e as portagens de Alverca. Incluiu a travessia da Serra de Aire e dos Candeeiros, entre Leiria e a saída de Torres Novas. A velocidade média indicada é a real, sem o tradicional erro do velocímetro, o que é uma característica deste e de outros computadores de bordo. Corresponde a 110 km/h de ponteiro. Devido a alguns km de obras na zona do Carregado-Alverca, a velocidade média baixou um pouco em relação ao que trazia antes.
Dito isto, fico à espera de uma foto por parte de um diesel familar, com capacidade para 5 pessoas, mala com mais de 400 litros e na casa dos 120/140 cv de potência, que em trajecto semelhante e de acordo com o que se diz por aí nos vários tópicos, consiga arrasar este consumo. Boa sorte!
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Depois de mais de 20 páginas de discussão estéril, foi apenas levantado um ponto que carecia de resposta, correspondente a outro mito: o de que os híbridos só fazem bons consumos a pastar. O facto de o consumo anterior corresponder a um ritmo de 110/120 Km/h de velocímetro na autoestrada foi o que despoletou esta questão, por ser um ritmo menor do que o geralmente efectuado pela maioria das pessoas.
Não querendo que essa ideia possa ser assumida como verdade por quem leia este tópico, tirando partido de uma nova viagem, entre o Porto e Coimbra-Sul, fiz um novo teste a velocidade mais elevada, que aqui fica comprovado. Desta vez a velocidade média real foi de 116 km/h, a qual corresponde a 122/123 km/h de ponteiro. Com os inevitáveis abrandamentos de trânsito, para atingir esta média foi necessário fazer o percurso quase sempre entre os 125 e os 130 km/h, com algumas passagens por velocidades um pouco superiores. Ou seja, um ritmo no limite do legal. Na base do que por aqui se escreveu, deveria ter passado de 4,0 para 6,0 ou mais. Desiludam-se: o consumo apenas subiu 0,5 l/100. Bons consumos também!
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Nestas coisas tem de se ser preciso, e por isso desde já digo que não tendo dados sobre os Hondas, me vou restringir à minha experiência de híbridos, concretamente com o Prius da actual geração.
Na verdade, para utilizadores particulares, duvido que haja uma percentagem que não seja residual de pessoas que faça metade ou mais dos seus trajectos em AE. E a diferença de consumos em cidade é tão grande que mesmo correspondendo a uma fracção reduzida dos trajectos, as contas ficam logo ao contrário. Mas adiante.
No fim de semana passado tive de me deslocar a Lisboa e aproveitei para fazer uma viagem optimizada e tranquila.
O testemunho fotográfico abaixo corresponde ao trajecto entre o nó de Condeixa da A1 e as portagens de Alverca. Incluiu a travessia da Serra de Aire e dos Candeeiros, entre Leiria e a saída de Torres Novas. A velocidade média indicada é a real, sem o tradicional erro do velocímetro, o que é uma característica deste e de outros computadores de bordo. Corresponde a 110 km/h de ponteiro. Devido a alguns km de obras na zona do Carregado-Alverca, a velocidade média baixou um pouco em relação ao que trazia antes.
Dito isto, fico à espera de uma foto por parte de um diesel familar, com capacidade para 5 pessoas, mala com mais de 400 litros e na casa dos 120/140 cv de potência, que em trajecto semelhante e de acordo com o que se diz por aí nos vários tópicos, consiga arrasar este consumo. Boa sorte!
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Depois de mais de 20 páginas de discussão estéril, foi apenas levantado um ponto que carecia de resposta, correspondente a outro mito: o de que os híbridos só fazem bons consumos a pastar. O facto de o consumo anterior corresponder a um ritmo de 110/120 Km/h de velocímetro na autoestrada foi o que despoletou esta questão, por ser um ritmo menor do que o geralmente efectuado pela maioria das pessoas.
Não querendo que essa ideia possa ser assumida como verdade por quem leia este tópico, tirando partido de uma nova viagem, entre o Porto e Coimbra-Sul, fiz um novo teste a velocidade mais elevada, que aqui fica comprovado. Desta vez a velocidade média real foi de 116 km/h, a qual corresponde a 122/123 km/h de ponteiro. Com os inevitáveis abrandamentos de trânsito, para atingir esta média foi necessário fazer o percurso quase sempre entre os 125 e os 130 km/h, com algumas passagens por velocidades um pouco superiores. Ou seja, um ritmo no limite do legal. Na base do que por aqui se escreveu, deveria ter passado de 4,0 para 6,0 ou mais. Desiludam-se: o consumo apenas subiu 0,5 l/100. Bons consumos também!
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