Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Desafio aos fumarentos :-)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Desafio aos fumarentos :-)

    Em vários tópicos onde se discutem as compras de carros novos, é costume afirmar-se que os híbridos compensam para quem anda em cidade, mas que em AE os diesel gastam menos.

    Nestas coisas tem de se ser preciso, e por isso desde já digo que não tendo dados sobre os Hondas, me vou restringir à minha experiência de híbridos, concretamente com o Prius da actual geração.

    Na verdade, para utilizadores particulares, duvido que haja uma percentagem que não seja residual de pessoas que faça metade ou mais dos seus trajectos em AE. E a diferença de consumos em cidade é tão grande que mesmo correspondendo a uma fracção reduzida dos trajectos, as contas ficam logo ao contrário. Mas adiante.

    No fim de semana passado tive de me deslocar a Lisboa e aproveitei para fazer uma viagem optimizada e tranquila.

    O testemunho fotográfico abaixo corresponde ao trajecto entre o nó de Condeixa da A1 e as portagens de Alverca. Incluiu a travessia da Serra de Aire e dos Candeeiros, entre Leiria e a saída de Torres Novas. A velocidade média indicada é a real, sem o tradicional erro do velocímetro, o que é uma característica deste e de outros computadores de bordo. Corresponde a 110 km/h de ponteiro. Devido a alguns km de obras na zona do Carregado-Alverca, a velocidade média baixou um pouco em relação ao que trazia antes.

    Dito isto, fico à espera de uma foto por parte de um diesel familar, com capacidade para 5 pessoas, mala com mais de 400 litros e na casa dos 120/140 cv de potência, que em trajecto semelhante e de acordo com o que se diz por aí nos vários tópicos, consiga arrasar este consumo. Boa sorte!



    IMAG0255.jpg

    Depois de mais de 20 páginas de discussão estéril, foi apenas levantado um ponto que carecia de resposta, correspondente a outro mito: o de que os híbridos só fazem bons consumos a pastar. O facto de o consumo anterior corresponder a um ritmo de 110/120 Km/h de velocímetro na autoestrada foi o que despoletou esta questão, por ser um ritmo menor do que o geralmente efectuado pela maioria das pessoas.

    Não querendo que essa ideia possa ser assumida como verdade por quem leia este tópico, tirando partido de uma nova viagem, entre o Porto e Coimbra-Sul, fiz um novo teste a velocidade mais elevada, que aqui fica comprovado. Desta vez a velocidade média real foi de 116 km/h, a qual corresponde a 122/123 km/h de ponteiro. Com os inevitáveis abrandamentos de trânsito, para atingir esta média foi necessário fazer o percurso quase sempre entre os 125 e os 130 km/h, com algumas passagens por velocidades um pouco superiores. Ou seja, um ritmo no limite do legal. Na base do que por aqui se escreveu, deveria ter passado de 4,0 para 6,0 ou mais. Desiludam-se: o consumo apenas subiu 0,5 l/100. Bons consumos também!



    IMAG0264.jpg
    Editado pela última vez por RLTsport; 15 July 2012, 21:02.

    #2
    Já agora como bónus deixo o resultado do percurso entre a zona do aeroporto, segunda circular, e a paragem no parque do fórum Almada, passando pelo eixo norte-sul e ponte 25 de Abril. Os híbridos em cidade são mesmo danados, não é?


    Comentário


      #3
      E para terminar, o resultado de uma voltas entre o forum, o Cristo-Rei, Cacilhas, Almada, Costa da Caparica e Porto Brandão, com o respectivo sobe e desce, e incluindo as tradicionais filas de regresso a Lisboa ao fim da tarde.



      IMAG0257.jpg

      Comentário


        #4
        Experimenta fazer o pais Norte a Sul com um só depósito e mais, depois comparamos médias e tempo.

        Comentário


          #5
          Já vem ai a malta das ibizas e afins que fizeram repro e agora bebem 2.5 ah pois é!!! Andam muito e nasce gasoil

          Comentário


            #6
            Nao tenho nada contra os Diesel (tirando os modificados que c##am fumo às postas) nem contra os Hibridos... mas se é um topico para fanatismo e para o mais baixo é o maior, ora aqui vai:

            Volkswagen Passat percorre 2.464km apenas com um depsito - Autoportal

            E nao encontrei a recente, onde o actual Passat fez 2.6L de media.



            Falando mais a serio, ja vi Diesel com essas medias, e ja Hibridos com medias de 3.3 misto, depende sempre das condiçoes e onde o carro anda, certamente que fizeste uma conduçao poupada, como diz o outro, assim tambem eu

            PS: Ja se viu varios topicos a louvar aos Hibridos... acabam sempre fechados, just saying.
            Editado pela última vez por Drifter; 07 July 2012, 01:23.

            Comentário


              #7
              Eh pah lá estão vocês sempre a pensar que o país se resume às AE´s do litoral com zonas planas de centenas de kms...

              METE O RAIO DO TEU ELECTRODOMÉSTICO A SUBIR NA A24 OU NA A7 E DEPOIS COLOCA AQUI FOTOS... E JÁ AGORA TEM A DIGNIDADE DE PELO MENOS CUMPRIRES UMA VELOCIDADE À HOMEM DE 120KM/H!!

              DASSE!

              O meu C 270cdi com 11 anos, se fizer a A1 Porto-Lisboa em 6a a 110km/h CC ON < 2000rpm faz esse consumo...

              TEM 11 ANOS E É UM FUMARENTO COMO GOSTAS DE LHE CHAMAR!

              Comentário


                #8
                O trajecto percorrido está perfeitamente identificado, para não haver margem de dúvida, bem como a velocidade média percorrida. Aguardo as provas das vossas miraculosas afirmações, e já agora, não quero incendiar nada. Que eu saiba, fumaranto ou fumarolas é uma designação consagrada e até algo carinhosa. Se alguém fica ofendido eu retiro.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver Post
                  Eh pah lá estão vocês sempre a pensar que o país se resume às AE´s do litoral com zonas planas de centenas de kms...
                  Era bom ao menos leres o que as pessoas escrevem.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                    O trajecto percorrido está perfeitamente identificado, para não haver margem de dúvida, bem como a velocidade média percorrida. Aguardo as provas das vossas miraculosas afirmações, e já agora, não quero incendiar nada. Que eu saiba, fumaranto ou fumarolas é uma designação consagrada e até algo carinhosa. Se alguém fica ofendido eu retiro.
                    na boa...

                    mas como é evidente continuarei a chamar electrodoméstico ao teu carro... carinhosamente claro!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                      O trajecto percorrido está perfeitamente identificado, para não haver margem de dúvida, bem como a velocidade média percorrida. Aguardo as provas das vossas miraculosas afirmações, e já agora, não quero incendiar nada. Que eu saiba, fumaranto ou fumarolas é uma designação consagrada e até algo carinhosa. Se alguém fica ofendido eu retiro.
                      Qualquer diesel de última geração bem mais potente que o teu carro, consegue esse valor facilmente nas mesmas circunstâncias...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver Post
                        Qualquer diesel de última geração bem mais potente que o teu carro, consegue esse valor facilmente nas mesmas circunstâncias...
                        Fico à espera das fotos...

                        Comentário


                          #13
                          O que eu gostava de ver, era os consumos do teu híbrido em esforço e não a 110km/h em plano... e depois comparar com os diesel de última geração nas mesma circunstâncias...

                          Faz isto, mantém os mesmo 110km/h... mas carrega o carro com 5 pessoas e respectivas bagagens e segue caminho na A24...

                          Depois vem cá colocar os consumos... aposto que um segmento E premium diesel de última geração com os seus 1600kg de peso, consegue melhores consumos que tu...

                          Por isso não vale a pena abrires tópicos para postares disparates...

                          4.0L é um óptimo consumo... no teu e em qualquer outro carro.

                          Mas não é necessário conduzir um híbrido para o conseguir.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver Post

                            METE O RAIO DO TEU ELECTRODOMÉSTICO A SUBIR NA A24 OU NA A7 E DEPOIS COLOCA AQUI FOTOS... E JÁ AGORA TEM A DIGNIDADE DE PELO MENOS CUMPRIRES UMA VELOCIDADE À HOMEM DE 120KM/H!!
                            Não é para embirrar, mas aqui quero fazer um comentário sobre esta ideia que me parece muito generalizada. As pessoas andam um bom bocado a 120 ou 130 de ponteiro e acham que fizeram essa média. Esquecem-se do efeito que tem sobre a média geral de uma viagem o mais pequeno abrandamento, e esquecem-se do exagero do velocímetro. Já fiz muitas viagens de AE quase sempre entre os 120 e os 130, para no final ter médias reais de 105 ou 110. Nesta por acaso a maior parte do tempo andei entre os 110 e os 120...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                              Fico à espera das fotos...
                              ESTÃO AQUI MILHARES DE FOTOS A COMPROVAR O QUE ACABEI DE ESCREVER!

                              http://forum.autohoje.com/forum-gera...os-carros.html

                              Comentário


                                #16
                                Pois, concordo que em AE e em plano não se tira grandes conclusões.

                                Para quem vive no interior e tem de andar por percursos como A24, ou IP4, só 2 exemplos, em que faço sempre a abrir com um diesel tractor, vulgo 1.9 TDI, a fazer menos de 5L, e não é em plano!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver Post
                                  ESTÃO AQUI MILHARES DE FOTOS A COMPROVAR O QUE ACABEI DE ESCREVER!

                                  http://forum.autohoje.com/forum-gera...os-carros.html
                                  Milhares?

                                  Não me lembro de nehuma, mas prometo que vou verificar quando tiver paciência.

                                  p.s - Vistas as primeiras 30 páginas e últimas 20, no total de 50, nem uma foto.
                                  Editado pela última vez por RLTsport; 07 July 2012, 02:49.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Nenhum Diesel consegue esses consumos, só se for com técnicas avançadas de Hypermiling

                                    O tópico tem umas horas e já notei muita dor do coto

                                    MeloAntunes coloca aí umas fotos dos consumos dos teus carros a Diesel, é que já vi muita treta mas NEM UMA prova.

                                    Fui-me embora, não patenteio fanatismos.
                                    Editado pela última vez por Fahrenheit; 07 July 2012, 09:32. Razão: Adição da 3ª linha.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se quiseres passa no DB do meu 320d f30, tens lá várias fotos de várias situações distintas, e links para a minha pag do Spritmonitor. Mesmo que os meus consumos sejam ligeiramente superiores não podemos negligenciar os encargos adicionais que vais ter quando tiveres que pagar baterias novas, o que te vai elevar e muito o teu preço por Km.

                                      Os valores de cidade é que são inalcançáveis, mas isso é expectável, uma vez que deves conseguir fazer alguns kms em modo só elétrico

                                      Que fique claro, que não tenho nada contra hibridos, muito pelo contrário, pondero mesmo vir a comprar um, mais tarde.

                                      Também te digo, que no futuro cada vez mais vamos ver os hibridos, mas com motores a gasóleo, penso que o teu é a gasolina, não é?

                                      http://forum.autohoje.com/diario-de-...g-13-a-13.html

                                      Acrescento ainda que os 320d f30 ED conseguem melhorar estes meus registos e não é pouco

                                      Vê este,

                                      http://www.spritmonitor.de/en/detail/500269.html

                                      Repara num abastecimento de Abril, 1350km com 54,97l, média de 4,07

                                      Mas tens mais

                                      http://www.spritmonitor.de/en/overvi...70&powerunit=2

                                      E falamos de carros com 184cv ( o meu ) e 163cv ( os ED ), qualquer um capaz de superar os 230km/h
                                      Editado pela última vez por fjp335i; 07 July 2012, 11:33.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                        Já vem ai a malta das ibizas e afins que fizeram repro e agora bebem 2.5 ah pois é!!! Andam muito e nasce gasoil
                                        Porra tu deves ter um grande problema com os Ibizas 90% dos teus posts tens de os evocar

                                        Comentário


                                          #21
                                          Fazer esses consumos num hibrido já ultrapassa o que se pode falar de uma condução normal.
                                          Gastam pouco, sim, mas é necessário saber conduzir de uma forma diferente, que na maioria dos casos exige uma paciência enervante.
                                          Um diesel acaba por gastar menos nas mesmas condições, e isso já foi mais que provado. Se a paciência for a mesma para ambos os condutores, claro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            A andar em plano consigo fazer consumos desses.

                                            Agora mete o teu híbrido numa A7, A3, A11 e anda cá gabar-te com os consumos.

                                            Andar em estradas mais ou menos planas e a 120 km/h, em 6ª as rotações vão por volta das 2000 rpm, e faz consumos ridículos.

                                            Mas 1º eu não tenho paciência para andar assim, e 2º os cavalos precisam de correr e não de andar a trote.

                                            Mesmo com médias de velocidade de 140-150 km/h conseguem-se consumos de 6-7 L/100km. Faz lá isso com o teu híbrido, a essa velocidade já vai prai nas 4 mil rotações e a consumir bem.

                                            Bons consumos todos conseguem fazer. Para mim um híbrido até faria algum sentido se pensar "Ora de minha casa ao trabalho é sempre a descer, carrego a bateria, para cá é sempre a subir gasto a bateria. No final gasto pouca gasolina".

                                            Talvez até conseguisse poupar algum, mas para a minha condução, prefiro de longe um motor turbo, seja ele diesel ou otto.

                                            Bem, fica a posta, daqui a pouco vem a cavalaria, vou buscar uns tremoços.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                              A andar em plano consigo fazer consumos desses.

                                              Agora mete o teu híbrido numa A7, A3, A11 e anda cá gabar-te com os consumos.

                                              Andar em estradas mais ou menos planas e a 120 km/h, em 6ª as rotações vão por volta das 2000 rpm, e faz consumos ridículos.

                                              Mas 1º eu não tenho paciência para andar assim, e 2º os cavalos precisam de correr e não de andar a trote.

                                              Mesmo com médias de velocidade de 140-150 km/h conseguem-se consumos de 6-7 L/100km. Faz lá isso com o teu híbrido, a essa velocidade já vai prai nas 4 mil rotações e a consumir bem.

                                              Bons consumos todos conseguem fazer. Para mim um híbrido até faria algum sentido se pensar "Ora de minha casa ao trabalho é sempre a descer, carrego a bateria, para cá é sempre a subir gasto a bateria. No final gasto pouca gasolina".

                                              Talvez até conseguisse poupar algum, mas para a minha condução, prefiro de longe um motor turbo, seja ele diesel ou otto.

                                              Bem, fica a posta, daqui a pouco vem a cavalaria, vou buscar uns tremoços.
                                              Para fazeres uma viagem com essa média de velocidade, vais ter de circular muitas vezes perto e acima dos 170Kmh...
                                              Duvido muito dos tais 6-7...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                Para fazeres uma viagem com essa média de velocidade, vais ter de circular muitas vezes perto e acima dos 170Kmh...
                                                Duvido muito dos tais 6-7...
                                                Não consegues fazer uma viagem sempre a 140 km/h. Principalmente se viajares sempre de noite consegues na boa.

                                                Além disso a noite, o motor (parece-me) que tem um melhor desempenho, certamente devido ao ar mais fresco que entra na admissão e ao motor que vai com temperaturas mais baixas devido ao arrefecimento dos componentes provocados pelo "ar da noite".

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mas está tudo doido? Agora querem bons consumos a andar sempre acima de 120?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por WARXYU Ver Post
                                                    Pois, concordo que em AE e em plano não se tira grandes conclusões.

                                                    Para quem vive no interior e tem de andar por percursos como A24, ou IP4, só 2 exemplos, em que faço sempre a abrir com um diesel tractor, vulgo 1.9 TDI, a fazer menos de 5L, e não é em plano!
                                                    A definição de andar sempre a abrir deve ser das coisas mais discutíveis que se pode dizer... o que é a abrir para um pode ser a pastar para outro...

                                                    Só mesmo quem anda a comer gelados com a testa é que acredita que se faz media inferior a 5 L/100 a andar a abrir...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Estes tópicos para mim valem zero.

                                                      Isto porque depende sempre do tipo de condução, carga, AC, estrada, trânsito, etc.

                                                      Depois andam por aqui a comparar consumos, mas com carros diferentes ou condutores diferentes ou em cidades e estradas diferentes.

                                                      E todas estas coisas diferem muito.

                                                      Desde quando o mesmo carro com o mesmo condutor irá fazer o mesmo consumo quer na baixa lisboeta e 7 colinas, quer em tavira ? Nunca na vida.
                                                      Editado pela última vez por EscapeLivre; 07 July 2012, 13:19.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Acho que a velocidade é interessante, é a cumprir as regras...

                                                        quanto ao comparativo em si a Autohoje por exemplo fez medições..

                                                        http://www.autohoje.com/images/stori...AH_1153_46.pdf

                                                        http://www.autohoje.com/images/stori...AH_1137_50.pdf


                                                        O passat 1.6 tdi por exemplo... e ainda á que contar que o gasoleo é mais barato que a gasolina.

                                                        Mas a marca do hibrido é excelente.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                                          O testemunho fotográfico abaixo corresponde ao trajecto entre o nó de Condeixa da A1 e as portagens de Alverca. Incluiu a travessia da Serra de Aire e dos Candeeiros, entre Leiria e a saída de Torres Novas. A velocidade média indicada é a real, sem o tradicional erro do velocímetro, o que é uma característica deste e de outros computadores de bordo. Corresponde a 110 km/h de ponteiro. Devido a alguns km de obras na zona do Carregado-Alverca, a velocidade média baixou um pouco em relação ao que trazia antes.

                                                          Dito isto, fico à espera de uma foto por parte de um diesel familar, com capacidade para 5 pessoas, mala com mais de 400 litros e pelo menos 130/140 cv de potência, que em trajecto semelhante e de acordo com o que se diz por aí nos vários tópicos, consiga arrasar este consumo. Boa sorte!
                                                          Ou seja, nesse percurso gastaste uma média de 0,8 litros por pessoa e por cada 100 km. Ok !

                                                          Eu no mesmo percurso faço bem melhor, com CC ligado e tudo, com 420 cv, com uma aerodinâmica de tijolo. Faço 30 litrinhos de gasóleo (e não uso os 26 a 28 litros para não te envergonhar mais...). Mas levo 55 pessoas, o que dá um gasto de 0,545 litros aos 100 por pessoa. E com muito mais bagagens.

                                                          Ou seja, levo o mesmo que 11 Prius e ainda gasto menos.

                                                          Aqui está a minha máquina:




                                                          Como podes ver, é tudo muito relativo isso dos bons consumos...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Para fazer esse tempo de viagem vou de comboio...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X