Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ford Focus 1.6 tdci 109cv 12/2008 - consumos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ford Focus 1.6 tdci 109cv 12/2008 - consumos

    Boas sou novo neste forum, adquiri um ford focus 1.6tdci 109cv titanium de 12/2008 com 84000km's a cerca de 15 dias.
    A minha questão esta relacionada com os consumos.
    Em auto-estrada fiz cerca de 250km's na casa dos 150km/h e media foi de 6,9, baixei para casa dos 130km/h e fiz cerca de 150km's e media foi de 6,7.
    Agora em cidade que é onde ando principalmente e onde faço cerca de 20km por dia inicialmente puxei um poco por ele a media foi para casa dos 8,5 - 8,7, neste momento anda casa 7,3 mas é andar abaixo das 2000 - 2200 mil rotaçoes em 4ª ou 5ª velocidade (ou seja mesmo nas calmas).
    Queria opinião ou comparação uma vez há pessoal que diz faz medias nestes carros de 5,5 - 6,0.

    #2
    Tenho esse motor (mas de 90 cvs) no meu 307 e faço médias de 4,6 de CB. Com uma condução despreocupada.

    Faço alguma "estrada de serra", muita nacional e alguma AE. E na AE tanto posso ir calmamente a 110 como a 170.

    Portanto acho esses consumos algo altos.

    Comentário


      #3
      Esses consumos estão algo altos, mas não te podes guiar propriamente por tudo o que lês...

      A média depende de muita coisa... transito que apanhas, tipo de estradas, estilo de condução, pressão dos pneus, enfim muita coisa...

      Os consumos em AE, dependem também da relação de caixa dessa focus. Desconheço se são longas ou não..

      Comentário


        #4
        Esse carro está reprogramado... "tás f#### mas tão f#####!"

        Comentário


          #5
          Vai ver a pressão dos pneus

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver Post
            Esse carro está reprogramado... "tás f#### mas tão f#####!"
            Como é que concluíste isso?

            Comentário


              #7
              Um carro com 80 000km e 4 anos não tem os filtros entupidos ao ponto de aumentar os consumos em cerca 2-3L...

              Porquê?

              Tu "daqui" consegues concluir algo mais?

              Comentário


                #8
                É assim pelos documentos que tenho das revisoes elas foram todas feitas na ford de 20 em 20mil km's logo nao esta reprogramado.
                Essa questao dos pneus ja me ocorreu mas nao acredito que faça tanta diferença de medias de 5.5 6 para os meus 7.3.
                Em relação caixa é de 5 velocidades.

                Alguem pode dizer se estas medias de consumos estao ligados algum problema mecanico.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por janeiro13 Ver Post
                  É assim pelos documentos que tenho das revisoes elas foram todas feitas na ford de 20 em 20mil km's logo nao esta reprogramado.
                  Essa questao dos pneus ja me ocorreu mas nao acredito que faça tanta diferença de medias de 5.5 6 para os meus 7.3.
                  Em relação caixa é de 5 velocidades.

                  Alguem pode dizer se estas medias de consumos estao ligados algum problema mecanico.
                  tem um problema mecânico... é uma peça atrás do volante...

                  começa a levantar o pezinho que isso passa... cumps

                  Comentário


                    #10
                    Com 84000kms é muito cedo para FAP, logo não pode ser isso de certeza..
                    Eu tinha uma com o mesmo motor, de 05/2006, e fazia uma média de 6.9 só em cidade, às vezes é que dava um puxão na auto-estrada, mas muito raramente, só em altura de férias.
                    Que tipo de condução fazes? A que rpm fazes troca de mudança? Esforças muito o carro?
                    É que 8.5 em cidade é MUITO para um carro desses e motor desses respectivamente.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver Post
                      tem um problema mecânico... é uma peça atrás do volante...

                      começa a levantar o pezinho que isso passa... cumps
                      Só não percebo porque há utilizadores que já foram banidos por menos, essa azia é 24h por dia?!


                      Ao OP digo-te por experiência que esse carro tem consumos na ordem dos 5 a 6.5. Os 5 são para uma condução hipermiling, os 6.5 para uma condução já despreocupadíssima.

                      Comentário


                        #12
                        Faço cerca de 20km por dia 12 em cidade e 8 em serra, não ultrapasso 70 -80km/h e em relação trocas de mudanças troco na casa das 2000mil 2200mil rpm.
                        Chego a ir em 4ª mudança a 60km/h com 1500mil 1800mil rpm.
                        Troquei para carro gasoleo por causa dos consumos mais baixos mas na verdade este esta fazer medias iguais ou mais elevadas que o meu carro anterior 1400 gasolina no mesmo percurso.

                        Comentário


                          #13
                          Se esses 8km forem a subir pode ser a causa, mas também tens que os descer...
                          Verifica bem isso pois é estranho.
                          Esse motor garantidamente faz consumos de 5.5/6 em cidade.
                          Claro que depende da maneira como conduzes, arranques rápidos, pontos de embraiagem e afins.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por janeiro13 Ver Post
                            Faço cerca de 20km por dia 12 em cidade e 8 em serra, não ultrapasso 70 -80km/h e em relação trocas de mudanças troco na casa das 2000mil 2200mil rpm.
                            Chego a ir em 4ª mudança a 60km/h com 1500mil 1800mil rpm.
                            Troquei para carro gasoleo por causa dos consumos mais baixos mas na verdade este esta fazer medias iguais ou mais elevadas que o meu carro anterior 1400 gasolina no mesmo percurso.
                            Mesmo se for sempre a subir, as médias não disparam para esses valores.. O consumo instantâneo pode ir aos 10l, mas a média nunca é essa..
                            Já falaste com algum mecânico especializado na Ford por exemplo?

                            Comentário


                              #15
                              4ª a 60km\h? Mete a 3ª e vais ver que gastas menos. Aliás, coloca o CB a mostrar o consumo instantaneo e vais ver como às vezes mais vale reduzir 1 mudança. Se andas muito em serra é normal que gaste mais.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                Se esses 8km forem a subir pode ser a causa, mas também tens que os descer...
                                Verifica bem isso pois é estranho.
                                Esse motor garantidamente faz consumos de 5.5/6 em cidade.
                                Claro que depende da maneira como conduzes, arranques rápidos, pontos de embraiagem e afins.
                                Consumos bastante optimistas
                                Exclusivamente em cidade, conta com 6.5 até 7l

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                  4ª a 60km\h? Mete a 3ª e vais ver que gastas menos. Aliás, coloca o CB a mostrar o consumo instantaneo e vais ver como às vezes mais vale reduzir 1 mudança. Se andas muito em serra é normal que gaste mais.
                                  O rapaz passou de um gasolinas para um diesel... ainda não lhe apanhou o jeito...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu tento ter uma condução mais soft possivel para ver se há alguma diferença consumos, o turbo liga por volta das 2000mil rpm eu troco mudança por volta dessas rpm.

                                    Recordo que no inicio a puxar por ele mas nada do outro mundo até 3000mil rpm (red line 4200mil rpm) medias eram de 8,4, com mudar de estilo condução baixaram para 7,3, mas não vejo mais como melhorar condução para baixar consumo.................... so se for empurra-lo

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver Post
                                      Um carro com 80 000km e 4 anos não tem os filtros entupidos ao ponto de aumentar os consumos em cerca 2-3L...

                                      Porquê?

                                      Tu "daqui" consegues concluir algo mais?
                                      Que o rapaz esta a conduzir mal a carrinha, simples. Trocar as 2000rpm, 2200 naquele motor é quer consumos altos, as baixas nao sao propriamente boas, principalmente abaixo das 1700rpm (onde ele vai estar a maior parte do tempo) e o mais certo é recuperar nessa faixa de rotaçao.

                                      Conselho, o motor nao vai partir, logo é usar mais a faixa de rotaçao de forma a quando da troca a rotaçao nao caia excessivamente, andar entre as 1700 e as 2300rpm que é a faixa ideal para bons consumos, usar a caixa de modo a nao haver recuperaçoes abaixo das 2000rpm. E nunca esquecer, quanto mais acelerar mais se gasta, logo é usar o binario de modo que quando tenhamos de fazer uma aceleraçao, usar o minimo de acelerador disponivel. O motor em cidade, é bastante competente, eu mal uso 30% do mesmo, ha é que ter em atençao que é um 1.6 logo baixas principalmente abaixo das 1700rpm ele nao ira ser eficiente e isso faz aumentar bastante os consumos, mais vale usar uma mudança mais baixa e ter o motor com o binario disponivel que usar as baixas e recuperar as 1500rpm que isso é quer medias de 8.5L (fogo, nem a puxar a minha registei medias dessas).

                                      A minha em cidade, com varias subidas, semaforos, rotundas, velocidade media de 27km/h e o CB acusa 6.6 de media nos ultimos 1300km. O que faço é simples, usar a caixa o maximo possivel para que nunca tenha de fazer recuperaçoes a baixas rotaçoes, ler bem a estrada (aproveitar descidas para nao acelerar, nao embraiar quando vejo um semaforo etc). O motor ate se esta a revelar poupado para um circuito de 90% urbano. Em misto entao... quando tive a morar no Algarve, fazer 30km todos os dias na 125 nas calmas, anda com 5.3 de media.

                                      Se esses consumos se mantiverem, pode bem ser um problema no motor, MAF ou algo do genero. 8.5 em cidade so o Qashqai ca de casa com um 2.0. 7.3 nao é anormal, mas tambem nao é nada uma media boa
                                      Editado pela última vez por Drifter; 07 July 2012, 22:14.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por janeiro13 Ver Post
                                        Eu tento ter uma condução mais soft possivel para ver se há alguma diferença consumos, o turbo liga por volta das 2000mil rpm eu troco mudança por volta dessas rpm.

                                        Recordo que no inicio a puxar por ele mas nada do outro mundo até 3000mil rpm (red line 4200mil rpm) medias eram de 8,4, com mudar de estilo condução baixaram para 7,3, mas não vejo mais como melhorar condução para baixar consumo.................... so se for empurra-lo
                                        O Turbo liga as 900rpm, tens um Turbo de Geometria variavel, ou seja, ele vai enchendo e as 2000rpm é quando ele tem a pressao maxima programada, mas nao liga as 2000rpm. Quando o turbo tem a pressao maxima é na mesma altura que tens o binario maximo, logo se trocas as 2000rpm nunca andas com o binario maximo ao teu dispor, tens de acelerar mais logo gastar mais. Em vez de andares com 4 e 5, anda com uma mudança abaixo, ele a 80 em 4ª vai as 2000rpm ou pouco mais, logo estas com o binario disponivel e a consumir pouco porque vais acelerar pouco.

                                        Como ja disseram, mete o CB nos consumos instantaneos, e vais ver que quanto menos acelerar, menos ele vai consumir, e se baixares uma mudanças e andares acima das 2000rpm, ele vai consumir menos
                                        Editado pela última vez por Drifter; 07 July 2012, 22:11.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                                          Consumos bastante optimistas Exclusivamente em cidade, conta com 6.5 até 7l
                                          Cidade, não pára-arranca.Andei com um Focus, esse motor, por 600KM e aquando cidade situava-se nos 5.7 se bem me recordo.Já agora 6.6 faz a minha viatura com mais peso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                            Cidade, não pára-arranca.Andei com um Focus, esse motor, por 600KM e aquando cidade situava-se nos 5.7 se bem me recordo.Já agora 6.6 faz a minha viatura com mais peso.
                                            O meio citadino se bem me recordo contém pára arranca.. Tu conduziste 600kms, eu conduzi 140000kms
                                            Só fazia/faço cidade, mais de 90% do percurso citadino (Maia) e o consumo era de 6.8/6.9.. Agora está nos 6.5l com o novo Focus

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                                              O meio citadino se bem me recordo contém pára arranca.. Tu conduziste 600kms, eu conduzi 140000kms
                                              Só fazia/faço cidade, mais de 90% do percurso citadino (Maia) e o consumo era de 6.8/6.9.. Agora está nos 6.5l com o novo Focus
                                              Claro claro, não contrario isso, óbvio que é mais fiável a 100% o teu relato de consumo.
                                              Mas acho estranho consumir um pouco mais que o meu!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                                Claro claro, não contrario isso, óbvio que é mais fiável a 100% o teu relato de consumo.
                                                Mas acho estranho consumir um pouco mais que o meu!
                                                Tudo depende do pé do condutor Eu não faço propriamente uma condução para agradar a Greenpiece
                                                Os carros não vão ao limite, mas também não morrem..
                                                Quanto ao teu consumo, não quis de qualquer modo ofender-te, é sempre bom haver mais opiniões.. se conduzíssemos todos de igual maneira era uma seca

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tenho um focus com esse motor mas de 2010, em cidade faço 5.7 / 5.8, em estrada 5.2 / 5.3.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    ahahah! Mas eu nem sempre conduzo devagar, mas sim quase sempre nos limites.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boas
                                                      Segui conselhos aqui apresentados, vi pressão dos pneus estavam 2.8bar baixei para 2.4bar que é pressão normal que eles aconselham para 205/55 jante 16', elevei rotação troca de mudanças para andar sempre ali casa 2000 2200mil rpm para ter sempre maximo de binario disponivel e não usar tanto o acelerador, fiz reset CB.
                                                      Dois dias assim com condução despreocupada e a puxar por ele e medias situa-se agora 6.6 6,8, em percurso 90% citadino, medias que me agradam mais e que se encontram dentro dos parametros aqui ditos.
                                                      Vamos ver como se porta daqui em diante.
                                                      Obrigado pelas dicas.
                                                      Cumps.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                                        ahahah! Mas eu nem sempre conduzo devagar, mas sim quase sempre nos limites.
                                                        Gostei do quase

                                                        janeiro13
                                                        Boas
                                                        Segui conselhos aqui apresentados, vi pressão dos pneus estavam 2.8bar baixei para 2.4bar que é pressão normal que eles aconselham para 205/55 jante 16', elevei rotação troca de mudanças para andar sempre ali casa 2000 2200mil rpm para ter sempre maximo de binario disponivel e não usar tanto o acelerador, fiz reset CB.
                                                        Dois dias assim com condução despreocupada e a puxar por ele e medias situa-se agora 6.6 6,8, em percurso 90% citadino, medias que me agradam mais e que se encontram dentro dos parametros aqui ditos.
                                                        Vamos ver como se porta daqui em diante.
                                                        Obrigado pelas dicas.
                                                        Cumps.


                                                        Isso agora vai ao sítio

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Vamos por partes para que a matemática não falhe!

                                                          Que percursos fazes e em que condições os fazes para obter esses consumos?

                                                          Se andares entre os 90 e os 120 também bebe isso?

                                                          Reparei que disseste que a fazeres 250KMs em AE em determinadas alturas ias a mais alta velocidade e o carro fazia média de 6.9, e posteriormente ao baixares de velocidade baixou para 6.7, mas não te esqueças que esse consumo é uma ponderação média do percurso todo, se fizeres 150kms a 170 e 100kms a 120 a média não será calculada (nem podia ser) com base nos 120 km/h.

                                                          Mas voltando às minhas questões, o porquê das mesmas?

                                                          Vou exemplificar - eu tenho um Auris 1.4 D-4D com o qual realizava deslocações diárias de 15 kms para cada lado a velocidades na ordem dos 80-100km/h, fazendo médias na casa dos 5. Agora faço 2 kms diários para cada lado e bebe seguramente 7.2 a 7.6 e honestamente não me choca dado o percurso que percorre. É perfeitamente natural que o mesmo carro possa beber 4 ou 8 dependendo dos factores que combinados resultam numa média ponderada mais ou menos aceitável

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por janeiro13 Ver Post
                                                            Boas
                                                            Segui conselhos aqui apresentados, vi pressão dos pneus estavam 2.8bar baixei para 2.4bar que é pressão normal que eles aconselham para 205/55 jante 16', elevei rotação troca de mudanças para andar sempre ali casa 2000 2200mil rpm para ter sempre maximo de binario disponivel e não usar tanto o acelerador, fiz reset CB.
                                                            Dois dias assim com condução despreocupada e a puxar por ele e medias situa-se agora 6.6 6,8, em percurso 90% citadino, medias que me agradam mais e que se encontram dentro dos parametros aqui ditos.
                                                            Vamos ver como se porta daqui em diante.
                                                            Obrigado pelas dicas.
                                                            Cumps.

                                                            Pois, estas com a minha media, que numa conduçao despreocupada em meio urbano nao é mau de todo.

                                                            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                                            Vamos por partes para que a matemática não falhe!

                                                            Que percursos fazes e em que condições os fazes para obter esses consumos?

                                                            Se andares entre os 90 e os 120 também bebe isso?

                                                            Reparei que disseste que a fazeres 250KMs em AE em determinadas alturas ias a mais alta velocidade e o carro fazia média de 6.9, e posteriormente ao baixares de velocidade baixou para 6.7, mas não te esqueças que esse consumo é uma ponderação média do percurso todo, se fizeres 150kms a 170 e 100kms a 120 a média não será calculada (nem podia ser) com base nos 120 km/h.

                                                            Mas voltando às minhas questões, o porquê das mesmas?

                                                            Vou exemplificar - eu tenho um Auris 1.4 D-4D com o qual realizava deslocações diárias de 15 kms para cada lado a velocidades na ordem dos 80-100km/h, fazendo médias na casa dos 5. Agora faço 2 kms diários para cada lado e bebe seguramente 7.2 a 7.6 e honestamente não me choca dado o percurso que percorre. É perfeitamente natural que o mesmo carro possa beber 4 ou 8 dependendo dos factores que combinados resultam numa média ponderada mais ou menos aceitável
                                                            O user disse que faz muita cidade, ora 8L em cidade so pé na tabua ou recuperaçoes em baixas rotaçoes. Se eu com conduçao despreocupada em cidade faço 6.6-6.8 (o mesmo que ele esta a fazer agora), 8L nao era algo normal neste motor.
                                                            Editado pela última vez por Drifter; 09 July 2012, 23:39.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X