Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Renault motor 1.5 DCI 105cv vs 110cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Renault motor 1.5 DCI 105cv vs 110cv

    Boas.

    Queria colocar a seguinte questão.

    Motor 1.5 DCI 105cv

    Motor 1.5 DCI 110cv

    Já conduzi um Clio 1.5 DCI 105cv durante muitos KM, bem como um Megane 1.5 DCI 110

    Mas acontece que nem parece ser o mesmo motor ! O 105cv é muito mole em baixas e em 2ª e 3ª não é nada de especial mesmo a partir das 2000 rpm. Somente nos arranques a fundo em 1ª ou em 5ª e 6ª no AE é que se mexe bem.

    Já o 110cv é muito redondo e responde bem logo em qualquer mudança , a partir das 1000 e poucas RPM.


    Haveria algum defeito no 105cv que andei, ou, realmente o 110 está muito melhorado ?

    É que em baixas RPM prefiro o dci 70cv a um 105

    #2
    è normal que não pareça... não é o mesmo motor.

    Comentário


      #3
      Os motores estão programados de modo diferente e a caixa do 110 cv é, decerto, mais curta.

      Comentário


        #4
        Não é o mesmo motor ? Pensava que sim.

        Quanto à caixa, não consegui perceber se é ou não mais longa no clio mas tenho ideia que é parecida

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
          Não é o mesmo motor ? Pensava que sim.

          Quanto à caixa, não consegui perceber se é ou não mais longa no clio mas tenho ideia que é parecida
          Em princípio é o mesmo bloco, mas com outra centralina e, possivelmente, melhoramentos físicos na injecção e um turbo mais eficaz.

          Comentário


            #6
            Em baixas realmente o dCi 105 é um bocado amorfo mas nada de especial.

            Esse motor sofre um pouco do mesmo "problema" do 1.3 Mjet de 90 CV, em AE é que se sente bem.

            Agora é assim o 110 CV não é nenhuma especialidade nem é dos meus motores de baixa cilindrada Diesel de eleição.

            Há melhoramentos e pioramentos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
              Em baixas realmente o dCi 105 é um bocado amorfo mas nada de especial.

              Esse motor sofre um pouco do mesmo "problema" do 1.3 Mjet de 90 CV, em AE é que se sente bem.

              Agora é assim o 110 CV não é nenhuma especialidade nem é dos meus motores de baixa cilindrada Diesel de eleição.

              Há melhoramentos e pioramentos.
              Por mim, nem o 105 nem o 110 são referências.

              Prefiro um 2.0 TDI 110cv, ou , um que arrasa completamente esses todos : 1.6 M-jet 120cv ! Este sim é muito interessante.

              Agora motores 1.5 DCI para mim só é interessante o 1.5 DCI 70cv pela sua linearidade, consumos, e até performance pois tem muita força tendo em conta os 70cv

              Comentário


                #8
                Já experimentas-te o 1.5 dCi num... Sei lá... Clio II comercial?

                Não ias querer outra coisa

                Agora a sério, tanto o 80 como o 85 como o 90 têm linearidade, andamento, consumos e capacidade de resposta "perfeitas" para o Clio.

                2.0 TDi de 110 CV? Aquele... Aquele... Eh pá... Não por favor... Para isso venha o velhinho 1.9 PD105 ou o recente 1.6 CR105, todos eles muito melhores que esse 2.0.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                  Já experimentas-te o 1.5 dCi num... Sei lá... Clio II comercial?

                  Não ias querer outra coisa

                  Agora a sério, tanto o 80 como o 85 como o 90 têm linearidade, andamento, consumos e capacidade de resposta "perfeitas" para o Clio.

                  2.0 TDi de 110 CV? Aquele... Aquele... Eh pá... Não por favor... Para isso venha o velhinho 1.9 PD105 ou o recente 1.6 CR105, todos eles muito melhores que esse 2.0.
                  Eu experimentei o 2.0 TDI 110cv num golf e achei-o muito bom, com consumos muito baixos. Já vi relatos de pessoas a preferirem este a um 1.6 TDI 105cv. O antigo 1.9 TDI faz demasado barulho.

                  Bom mas para mim, prefiro muito mais o 2.0 TDI ( apesar de saber que não é nada mais do que 110cv sem surpresas ) a um 1.5 DCI 110

                  Nunca andei num clio II, apenas Clio III

                  Comentário


                    #10
                    Eu já tive um Clio II comercial 1.5DCI de 65cv e gosto mais do meu 1.3 Mjet 75cv.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      Por mim, nem o 105 nem o 110 são referências.

                      Prefiro um 2.0 TDI 110cv, ou , um que arrasa completamente esses todos : 1.6 M-jet 120cv ! Este sim é muito interessante.

                      Agora motores 1.5 DCI para mim só é interessante o 1.5 DCI 70cv pela sua linearidade, consumos, e até performance pois tem muita força tendo em conta os 70cv
                      O dci 110 tem mais 20 Nm de binario que o dci 105 e ainda por cima o binario entra mais cedo tem que ser melhor....

                      o multijet tem mais binario ainda que o dci 110 e tambem que o 1.6 tdi... tambem é normal que seja mais poderoso..

                      Agora com o 2.0 110 cv é que a coisa pia mais fino...

                      Comentário


                        #12
                        É muita parra para pouca uva como costumam dizer.

                        2.0 TDi, gosto muito do CR140 no Scirocco e do CR170 no CC, assim falamos bem, apesar de só ter experimentado o primeiro exemplo.

                        O 1.6 TDi é um motor diferente, não só a nível de manutenções e de impostos como também da própria refinação do mesmo.

                        E claro a questão da insonorização e conforto também são sempre importantes.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                          É muita parra para pouca uva como costumam dizer.

                          2.0 TDi, gosto muito do CR140 no Scirocco e do CR170 no CC, assim falamos bem, apesar de só ter experimentado o primeiro exemplo.

                          O 1.6 TDi é um motor diferente, não só a nível de manutenções e de impostos como também da própria refinação do mesmo.

                          E claro a questão da insonorização e conforto também são sempre importantes.

                          Desculpa la Fahrenheit mas tava se a falar aqui em um ser melhor que o outro a nivel de motorizaçoes , e de binarios e afins , e vens com " paga menos imposto " ou " manutençoes " ??

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                            Desculpa la Fahrenheit mas tava se a falar aqui em um ser melhor que o outro a nivel de motorizaçoes , e de binarios e afins , e vens com " paga menos imposto " ou " manutençoes " ??
                            Um motor não é uma medição dos 0-100 Km/h nem tão pouco números de performance para condutor de secretária analisar.

                            Um motor é parte integrante de um carro, um motor é um compromisso.

                            O binário máximo do 1.5 dCi de 110 CV é de 260 Nm o 1.6 TDi de 105 é de 250 Nm.

                            A velocidade máxima em ambos é de 190 Km/h.

                            É que nem é importante estar a falar disso com valores tão idênticos, "é que nem é bom" como diz o meu tio.

                            Comentário


                              #15
                              Nunca conduzi o de 110cv, mas fiz umas poucas dezenas de Kms numa carrinha megane de 105cv (é parca a experiência, eu sei), mas não fiquei com a sensação que fosse amorfo em baixas, aliás até considerei que respondesse bem nesse regime.

                              Acho que deve estar relacionado com os padrões de cada um. Na altura tinha um otto atmosférico, às tantas foi por isso que achei o dci interessante em baixas (também não é nenhum canhão).

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                Nunca conduzi o de 110cv, mas fiz umas poucas dezenas de Kms numa carrinha megane de 105cv (é parca a experiência, eu sei), mas não fiquei com a sensação que fosse amorfo em baixas, aliás até considerei que respondesse bem nesse regime.

                                Acho que deve estar relacionado com os padrões de cada um. Na altura tinha um otto atmosférico, às tantas foi por isso que achei o dci interessante em baixas (também não é nenhum canhão).
                                Eu tenho um Citroën C1 1.0 vvt-i e acho-o melhor em baixas do que um Clio 1.5 DCI 105cv.

                                Agora um clio 1.5 DCI 70cv, é muito, mas muito mais solícito em baixas que um 105cv, e claro que perde em altas RPM mas pronto.....para mim o 105cv só ganha em AE, coisa que não deveria acontecer. Apesar disto, faz excelentes consumos

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Eu tenho um Citroën C1 1.0 vvt-i e acho-o melhor em baixas do que um Clio 1.5 DCI 105cv.

                                  Agora um clio 1.5 DCI 70cv, é muito, mas muito mais solícito em baixas que um 105cv, e claro que perde em altas RPM mas pronto.....para mim o 105cv só ganha em AE, coisa que não deveria acontecer. Apesar disto, faz excelentes consumos
                                  É como estava a dizer, acaba por estar relacionado com as comparações que temos. Entendo que um C1 (leve) e rotativo, possa ser melhor em biaxas que o dci de 105 numa megane break, sem mesmo o ter comprovado.

                                  O otto que falava era um toledo 1.6 de 100cv, com um peso semelhante à megane e nem é um carro mau de baixas, mas a megane pareceu-me superior.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                    É como estava a dizer, acaba por estar relacionado com as comparações que temos. Entendo que um C1 (leve) e rotativo, possa ser melhor em biaxas que o dci de 105 numa megane break, sem mesmo o ter comprovado.

                                    O otto que falava era um toledo 1.6 de 100cv, com um peso semelhante à megane e nem é um carro mau de baixas, mas a megane pareceu-me superior.
                                    Pois exacto. E o C1 também só pesa 940 Kg e tem pneus 155 / 65 R14 , e isso deve ajudar

                                    Comentário


                                      #19
                                      Nunca conduzi o dci 110, quanto ao dci 105 ja o conduzi muitas vezes numa megane break e acho que casa bem com o carro, comparando com o 1.6 hdi 110 cv que ando todos os dias tem menos fulgor em baixas é verdade mas acho que é suficiente para o carro.

                                      A comparação com o dci 70... anda num clio dci 105 e depois diz alguma coisa...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Oi
                                        Conduzi um megane 1.5 dci de 110 cv durante 15 dias, pois o meu Delta 1.6 multijet 120 cv esteve na oficina depois de um acidente, não teem comparação possivel.
                                        Agora uma coisa, este 1.5 dci de 110 cv é um motor ( na minha opinião) bastante agradavel de conduzir, tem as suas limitações é certo mas como se custuma dizer "desenrrasca-se bem".

                                        Comentário


                                          #21
                                          O clio está avariado....tenho uma megane de 105 e lido e perto com uma de 110 e são muito parecidos para não dizer que numa utilização normal é mesma coisa. Prefiro a de 110 porque faz as revisões de 30.000 em 30.000km

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                            Nunca conduzi o dci 110, quanto ao dci 105 ja o conduzi muitas vezes numa megane break e acho que casa bem com o carro, comparando com o 1.6 hdi 110 cv que ando todos os dias tem menos fulgor em baixas é verdade mas acho que é suficiente para o carro.

                                            A comparação com o dci 70... anda num clio dci 105 e depois diz alguma coisa...
                                            Não sei se leste.

                                            Mas fiz alguns milhares de KM com um Clio III 1.5 DCI 70cv, e com um Clio III 1.5 DCI 105cv.

                                            E em 1ª, 2ª, 3ª e 4ª a puxar a partir das 1200 RPM até as 2500, o DCI 70cv safa-se melhor.....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                              O clio está avariado....tenho uma megane de 105 e lido e perto com uma de 110 e são muito parecidos para não dizer que numa utilização normal é mesma coisa. Prefiro a de 110 porque faz as revisões de 30.000 em 30.000km
                                              Ou será que no megane este motor tem uma gestão diferente ?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por maquedas Ver Post
                                                Oi
                                                Conduzi um megane 1.5 dci de 110 cv durante 15 dias, pois o meu Delta 1.6 multijet 120 cv esteve na oficina depois de um acidente, não teem comparação possivel.
                                                Agora uma coisa, este 1.5 dci de 110 cv é um motor ( na minha opinião) bastante agradavel de conduzir, tem as suas limitações é certo mas como se custuma dizer "desenrrasca-se bem".
                                                Sim, não há comparação possível mesmo, embora o 1.5 DCI 110 seja competente.

                                                Mas o 1.6 Mjet 120 é outro mundo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Nunca andei com ambos motores, mas posso dizer que a Astra de 130cv com que ando nestas ultimas semanas, pega-me uns sustos...
                                                  Imaginem: na cidade, eixo norte/sul em Lisboa a querer ultrpassar... Tou nas 1800rpm, ponho o meu pé a fundo e não acontece nada. esse motor só puxa depois das 2000/2200 rotações.
                                                  Enquanto que no 180cdi de 120cv da minha "maria", nas mesmas condições não tenho problemas em ganhar velocidade.
                                                  Tudo depende da gestão do motor.

                                                  Nesse caso, o motor até pode ser igual, e a caixa também ( o que duvido ), mas é a centralina que muda. Não são esses 5cv que fazer toda a diferença.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MB180CDI Ver Post
                                                    Nunca andei com ambos motores, mas posso dizer que a Astra de 130cv com que ando nestas ultimas semanas, pega-me uns sustos...
                                                    Imaginem: na cidade, eixo norte/sul em Lisboa a querer ultrpassar... Tou nas 1800rpm, ponho o meu pé a fundo e não acontece nada. esse motor só puxa depois das 2000/2200 rotações.
                                                    Enquanto que no 180cdi de 120cv da minha "maria", nas mesmas condições não tenho problemas em ganhar velocidade.
                                                    Tudo depende da gestão do motor.

                                                    Nesse caso, o motor até pode ser igual, e a caixa também ( o que duvido ), mas é a centralina que muda. Não são esses 5cv que fazer toda a diferença.
                                                    com aquela maneta que tens do lado direito experimenta meter uma abaixo que já não apanhas sustos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MB180CDI Ver Post
                                                      Nunca andei com ambos motores, mas posso dizer que a Astra de 130cv com que ando nestas ultimas semanas, pega-me uns sustos...
                                                      Imaginem: na cidade, eixo norte/sul em Lisboa a querer ultrpassar... Tou nas 1800rpm, ponho o meu pé a fundo e não acontece nada. esse motor só puxa depois das 2000/2200 rotações.
                                                      Enquanto que no 180cdi de 120cv da minha "maria", nas mesmas condições não tenho problemas em ganhar velocidade.
                                                      Tudo depende da gestão do motor.

                                                      Nesse caso, o motor até pode ser igual, e a caixa também ( o que duvido ), mas é a centralina que muda. Não são esses 5cv que fazer toda a diferença.
                                                      Confirmo (tenho esse bloco montado numa caravan H e de 110cv) e dito isto é sempre bom lembrar que conhecer o carro que se tem, é muito importante para a utilização que se quer dar. De facto este motor, como que acorda mais tarde que a maioria da concorrência e depois até é algo bruto a entregar a potência. Há quem goste, há quem não goste, gostos não se discutem. Para mim é apenas uma questão de hábito, até se saber qual o melhor regime de utilização para cada uma das situações do dia-a-dia.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                                        com aquela maneta que tens do lado direito experimenta meter uma abaixo que já não apanhas sustos
                                                        Essa é uma hipótese ou então esperar 2 segundos até se atingir o regime "mais favorável" para a ultrapassagem.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sim mas ter um diesel para ter um foço antes de X RPM, não vale a pena...

                                                          Pelo menos para mim o mais importante num TD é a linearidade e não a potência máxima.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por maquedas Ver Post
                                                            Oi
                                                            Conduzi um megane 1.5 dci de 110 cv durante 15 dias, pois o meu Delta 1.6 multijet 120 cv esteve na oficina depois de um acidente, não teem comparação possivel.
                                                            Agora uma coisa, este 1.5 dci de 110 cv é um motor ( na minha opinião) bastante agradavel de conduzir, tem as suas limitações é certo mas como se custuma dizer "desenrrasca-se bem".
                                                            Já agora, na vossa opinião qual dos 2 é que tem melhores consumos, neste caso, em particular visto ser o mesmo condutor e a mesma utilização (percurso)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X