Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Conservação do Turbo e Mecanismo Start Stop

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Conservação do Turbo e Mecanismo Start Stop

    Tema para Debate!

    Actualmente não há carro novo que não tenha o Mecanismo Start Stop.

    Actualmente também não há carro Diesel - e cada vez mais a gasolina - que não tenha Turbo.

    Como sabemos, desligar o carro imediatamente depois de um grande percurso a média ou altas rotações não conserva o Turbo, antes pelo contrário.

    Para obviar a isto podemos desligar o Mecanismo Start Stop (pelo menos no caso da KIA que eu tenho).

    E no pára arranca citadino ou em percursos mais curtos?

    Qual é a vossa opinião sobre a boa conservação do Turbo vs o uso do Mecanismo Start Stop?

    ndr - Não refiro aqui Motor de Arranque ou Bateria, porque estes já vêm preparados.

    #2
    Um tema bem pertinente.

    Acho que daqui a uns milhares de kms os turbos se vão ressentir do S&S e depois as marcas vão corrigir isso...

    Até lá vamos ser todos umas cobaias...

    Assim como os motores de arranque... ok, já sei que são motores mais potentes e robustos que os convencionais e bla bla... é esperar para ver.

    As marcas também têm de facturar peças de substituição, não pode ser só vender carros novos...
    Editado pela última vez por MeloAntunes; 07 July 2012, 23:25.

    Comentário


      #3
      Um tema pertinente e que já foi discutido num ou mais tópicos.


      http://forum.autohoje.com/boxes/6966...tart-stop.html


      http://forum.autohoje.com/boxes/1083...tart-stop.html

      Comentário


        #4
        Ora aqui ficam tópicos que já falam do mesmo :


        Arrefecimento do turbo vs start & go

        BMW Auto Start Stop

        http://forum.autohoje.com/boxes/1083...tart-stop.html




        P.S: Já vi que enquanto fui fazer a busca, o BEF1FAN adiantou-se.

        Comentário


          #5
          Estive a ler e não encontrei uma resposta taxativa para a questão

          E no pára arranca citadino ou em percursos mais curtos?

          É que eu em AE desligo mas no uso citadino o que devemos fazer?

          Há desgaste desnecessário do Turbo?

          E caso de andar com o Mecanismo Start Stop desligado, o facto de ter o motor muito tempo ao ralenti também não prejudicará, pelo simples facto de o motor e a sua electrónica não estão preparados para funcionar ao ralenti?

          Comentário


            #6
            Em AE ou em estrada deve-se circular com o s/s desligado para em caso de paragem subita o motor não desligar.
            Deve-se sempre deixar o carro a trabalhar, quando se para, de modo a fazer baixar a temperatura do turbo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por marques73 Ver Post

              E no pára arranca citadino ou em percursos mais curtos?

              É que eu em AE desligo mas no uso citadino o que devemos fazer?
              Eu até sou dos que confia bastante no sistema e que este foi suficientemente testado sendo que os engenheiros competentes não se iam esquecer de precaver certas situações básicas.
              Além disso existem certas situações em que o motor não se desliga, sendo uma delas temperaturas muito elevadas ou muito reduzidas (refiro-me a temperaturas exteriores). Relativamente ao motor, se este estiver muito frio, ou caso se tenha acabado de arrancar também não desliga. Quando se tira o cinto ou se tem a porta aberta também não desliga o motor, entre outras situações relacionada com o AC e afins. Claro que isto depende de sistema para sistema e carro para carro, os primeiros start stop que remontam a 2007/2008 não são tão "inteligentes" e bem trabalhados como os actuais. A tecnologia já evoluiu bastante.

              Posto isto, a regra que sigo são só duas:
              -Em cidade desligo o Start/stop até o motor estar na temperatura ideal e quando tal acontecer volto a activar.
              -Em AE desligo quando inicio viagem ou antes de parar no destino/estação de serviço.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por U89 Ver Post
                Em AE ou em estrada deve-se circular com o s/s desligado para em caso de paragem subita o motor não desligar.
                Deve-se sempre deixar o carro a trabalhar, quando se para, de modo a fazer baixar a temperatura do turbo.
                Principalmente em AE onde o Turbo vai a trabalhar mais arduamente... mete-me alta confusao ver carros que vao a velocidades consideraveis, depois quando param na area de serviço, desligam logo o carro.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                  Principalmente em AE onde o Turbo vai a trabalhar mais arduamente... mete-me alta confusao ver carros que vao a velocidades consideraveis, depois quando param na area de serviço, desligam logo o carro.
                  Por isso é que comprar carros usados é um tiro no escuro.....

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    Por isso é que comprar carros usados é um tiro no escuro.....
                    É um tiro no escuro por causa do turbo? Um turbo muda-se e pronto... assim como a embraiagem...

                    O pior são as reduções às 3 pancadas, os arranques a esganar o motor ainda frio... enfim... mas quem compra usado tem de se sujeitar...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver Post
                      É um tiro no escuro por causa do turbo? Um turbo muda-se e pronto... assim como a embraiagem...

                      O pior são as reduções às 3 pancadas, os arranques a esganar o motor ainda frio... enfim... mas quem compra usado tem de se sujeitar...
                      Sim claro , é como dizes, mas acrescento que o turbo é sensivel e se o carro fizer muita AE e quando pára desliga logo o motor...é arriscado.

                      Comentário


                        #12
                        O que os vendedores de "lata" não nos dizem,é que o que estamos a poupar em combustivel com o maravilhoso sistema Start Stop,não nos vai chegar para pagar mais tarde em manutenção e reparação de motores de arranque,e afins,(a não ser que troquem de carro ao fim de 2 ou três anos)e não me venham com a conversa da treta de que está tudo estudado e reforçado,e blá blá blá,que isto é a paranóia da ecologia e da poupânça no seu pior.

                        Comentário


                          #13
                          Tenho a mesma opnião que o PEDROM: o que se poupa em combutivel não dá para pagar a manutenção e as peças associadas ao sitema. Corrijam-me se estiver errado, mas tenho ideia de ter visto uma bateria start-stop que custava 250€?? Se as restantes peças de "desgaste" tiverem a mesma linha de preço, duvido muito que compense por muito alto que esteja o preço do litro de combustivel.

                          Comentário


                            #14
                            No meu celebre Punto TD de 1997 que conta com 325000 kms desde que o tenho sempre fiz isso nunca desliguei logo o carro após ter puxado por ele e sempre que fiz viagens grandes!!! Deixar dois ou três minutos a trabalhar ao relanti e depois desligar!!!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por acca Ver Post
                              Tenho a mesma opnião que o PEDROM: o que se poupa em combutivel não dá para pagar a manutenção e as peças associadas ao sitema. Corrijam-me se estiver errado, mas tenho ideia de ter visto uma bateria start-stop que custava 250€?? Se as restantes peças de "desgaste" tiverem a mesma linha de preço, duvido muito que compense por muito alto que esteja o preço do litro de combustivel.
                              Compensa,se trocares de carro de três em três anos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por marques73 Ver Post
                                Tema para Debate!

                                Actualmente não há carro novo que não tenha o Mecanismo Start Stop.

                                Actualmente também não há carro Diesel - e cada vez mais a gasolina - que não tenha Turbo.

                                Como sabemos, desligar o carro imediatamente depois de um grande percurso a média ou altas rotações não conserva o Turbo, antes pelo contrário.

                                Para obviar a isto podemos desligar o Mecanismo Start Stop (pelo menos no caso da KIA que eu tenho).

                                E no pára arranca citadino ou em percursos mais curtos?

                                Qual é a vossa opinião sobre a boa conservação do Turbo vs o uso do Mecanismo Start Stop?

                                ndr - Não refiro aqui Motor de Arranque ou Bateria, porque estes já vêm preparados.
                                Realmente bom tema...
                                Parabens

                                Comentário


                                  #17
                                  A meu ver, os Start-stop deviam ter em atenção o Turbo e temperatura dos fluidos... Depois de uns bons kms a "assapar" tive de parar na portagem porque o carro não tinha VV e, para minha surpresa, aquilo desligou o carro. Como nessa mesma viagem parei várias vezes em estações de serviço, desliguei o sistema e deixei o carro ligado algum tempo, como é recomendável fazer.

                                  Já em trânsito citadino, não percebo muito bem o funcionamento. Ainda neste modelo, a arrancar do mesmo sítio e parar no mesmo smaforo, numa das vezes o start-stop desliga o carro e numa outra vez, não desliga. Não consigo tirar grandes conclusões porque foram situações exactamente iguais, praticamente o mesmo tempo imobilizado e a temperatura de funcionamento era baixa (não os 90º ideais).

                                  Para mim, é equipamento que não convence, pois em alguns modelos necessita de aperfeiçoamentos óbvios, tanto que não estou a lembrar-me de nenhum que tenha funcionamento ideal.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pois deixem-me falar-vos da minha experiência. Tenho um 118d LCI DE 2007 - o primeiro Efficient Dynamics - que conta com 235.000 km, sem qualquer problema relacionado com os que estão a prever acontecer em automóveis com S&S.
                                    Como é óbvio, muitos destes Kms forma percorridos em AE, IP e alguns (15 a 20 %) em cidade. Também não vos escondo, que, da mesma forma que fazia com os meus carros anteriores (tb turbo diesel), mantenho as cautelas normais, aguardar 1 ou 2 minutos ao ralenti, depois de grandes tiradas em AE, não esforçar o motor a frio, etc, etc.
                                    A principio incomodava-me um pouco o facto de o S&S atuar quando lhe apetecia, mas com o tempo fui ganhando confiança nos critérios que ele usa para atuar - a maioria deles já aqui foram referidos!

                                    Em resumo, acredito que o S&S não se resume a um sistema para deixar satisfeitos os "verdes". Serve para poupar combustível, emitir menos partículas e CO2, e ainda assim, conservar a fiabilidade dos motores.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                      Principalmente em AE onde o Turbo vai a trabalhar mais arduamente... mete-me alta confusao ver carros que vao a velocidades consideraveis, depois quando param na area de serviço, desligam logo o carro.
                                      O grande problema é o caracol ficar a girar sem lubrificação, de resto o turbo como o bloco foram feitos para funcionar a alta temperatura.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Os S/S estão (minimamente) bem pensados, não se preocupem muito com isso

                                        Mas, por descarte de consciência, façam como eu, ando com aquilo maioritariamente desligado e pronto

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver Post
                                          Um tema bem pertinente.

                                          Acho que daqui a uns milhares de kms os turbos se vão ressentir do S&S e depois as marcas vão corrigir isso...

                                          Até lá vamos ser todos umas cobaias...

                                          Assim como os motores de arranque... ok, já sei que são motores mais potentes e robustos que os convencionais e bla bla... é esperar para ver.

                                          As marcas também têm de facturar peças de substituição, não pode ser só vender carros novos...
                                          ate fui ver a data do post porque as vezes podia ser um topico ai de 2006, mas vi que era de 2012 e não entendo como se continua com essas duvidas, ja não ha cobaias, alguns carros ja tem perto de 7 anos com este sistema e devem ter muitos kms

                                          Comentário


                                            #22
                                            Havia pela net um vídeo que demonstrava que mesmo desligando o carro com o turbo em funcionamento, a lubrificação era assegurada até ele parar.

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X