Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mercedes E 290 TD de 1997 ??? Ajuda

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mercedes E 290 TD de 1997 ??? Ajuda

    Boas a todos, gostaria de saber mais sobre este carro e problemas mais frequentes e consumos reais!!
    Estou interessdo em um de 1997 com uum unico proprietário com cerca de 205 mil km.
    Que acham deste carro é fiável?
    Ei já tive um 300TD de 1996 e foi uma verdadeira dor de cabeça!!
    Desde já obrigado a todos.

    #2
    300 TD de 1996, isso era um quê ? S124 ? É que os motores 300 Turbo Diesel no classe E saíram em 1997 parece-me, até lá presumo que tenham sido apenas E220 D, E250 D, E300D e E290 Turbo Diesel.
    Tenho em conta que esse motor era fiável, fruto da sua elevada cilindrada e pouca potência; porém teve pouco sucesso pois andava pouco para aquilo que bebia e creio que tenha sido substituido em 1997 pelo E250 turbo diesel 150 cv, e que aí sim apareceu o E300 Turbodiesel de 177 cv !
    Cumps

    Comentário


      #3
      Por acaso o E 290 TD oferecia (quase) as mesmas prestações que o 300 TD, com a vantagem dos consumos e de poder ser associado a uma caixa manual ou automática (apenas e só caixa auto no E300 TD).

      Cuidado com a bomba injectora que se pode revelar pouco durável. E verifica o estado da caixa de velocidades, dado que os rolamentos desgastam-se.

      Comentário


        #4
        Visto

        Boas, eu já fui ver o carro, apenas ver e pareceu-me ser todo original e só tem um proprietário. Não tem nada de extras, a não ser o essencial tip, AC, tecto de abrir, CX auto, vidros espelhos electricos.
        Não tem jantes grandes o que me agrada pois na hora de trocar os pneus é mt mais barato. O painel não tem rachadelas e o interior está todo ok tirando a manete do cruise control, que já me informei na mercedes que custa a volta dos 150 euros com IVA.
        Na 5 feira vou dar uma volta no carro, e por estar parado já algum tempo fechado numa garagem, vamos ver como está o barulho do motor.
        Muito obrigado pelas respostas.

        Comentário


          #5
          o 290 TD é de injeção direta e não foi muito bem recebido pela fraca potencia ( algo em torno dos 130 cv ).

          era muito suave ( 5 cilindros ) gastava pouco ( 7 lts/100 ) mas pouco passava dos 200.

          só andei com um por uns kms e gostei, hoje é um carro lento ( não muito ) e um 220 cdi faz menos 1.5 lt, mas não se compara em termos de suavidade.

          se andas com calma é o carro ideal para estrada e cidade, em AE pode deixar a desejar se quiseres rodar acima dos 170 com ele carregado, mas até ai ainda vai sem esforço.

          boa sorte e exprimenta muito bem o carro antes de o comprares.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
            o 290 TD é de injeção direta e não foi muito bem recebido pela fraca potencia ( algo em torno dos 130 cv ).

            era muito suave ( 5 cilindros ) gastava pouco ( 7 lts/100 ) mas pouco passava dos 200.

            só andei com um por uns kms e gostei, hoje é um carro lento ( não muito ) e um 220 cdi faz menos 1.5 lt, mas não se compara em termos de suavidade.

            se andas com calma é o carro ideal para estrada e cidade, em AE pode deixar a desejar se quiseres rodar acima dos 170 com ele carregado, mas até ai ainda vai sem esforço.

            boa sorte e exprimenta muito bem o carro antes de o comprares.
            Antes de mais tenho ideia que o 290 TD é de injecção indirecta.

            Há um na família que já ultrapassou a barreira dos 400 mil km.

            O único problema até hoje foi precisar de uma limpeza dos injectores, do resto nada assinalável.

            O motor respira saúde, e tem muita força.

            Cola ponteiro nos 220 km/h, não percebo essa do ser lento, o motor puxa mesmo muito bem, apenas não tem as baixas de um motor moderno.

            Consumos tudo depende do pé, mas o do meu familiar anda a fazer consumos em torno dos 6,5 L/100km, com uma condução suave e sem acelerações bruscas.

            Em auto estrada é que é o habitat natural dele, confortável e silencioso, mete-se a 5ª e lá vai ele até ao fim do mundo.

            Um bom carro e motor.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
              Por acaso o E 290 TD oferecia (quase) as mesmas prestações que o 300 TD, com a vantagem dos consumos e de poder ser associado a uma caixa manual ou automática (apenas e só caixa auto no E300 TD).

              Cuidado com a bomba injectora que se pode revelar pouco durável. E verifica o estado da caixa de velocidades, dado que os rolamentos desgastam-se.
              Olha que não. O 290TD tem 129cv, o 300TD tem 177cv, nem de perto nem de longe têm as mesmas performances.

              Comentário


                #8
                Em 1.º lugar, o motor "290" é de injecção directa, sim!

                Em relação a performances e valores de binário e potência (e já agora consumos "oficiais"), era assim:

                E 290 Turbodiesel (para evitar a confusão que o "TD" sempre faz na Mercedes):

                129 CV às 4000 rpm
                300 Nm às 1800 rpm
                0-100 km/h: 11,5 seg.
                200 km/h
                6,8 L/100 km
                Preço na Alemanha (1997): 59915 DEM


                E 300 Diesel

                136 CV às 5000 rpm
                210 Nm às 2200 rpm
                0-100 km/h: 13,0 seg.
                205 km/h
                8,6 L/100 km
                Preço na Alemanha (1997): 62388 DEM


                E 300 Turbodiesel

                177 CV às 4400 rpm
                330 Nm às 1600 rpm
                0-100 km/h: 8,9 seg.
                220 km/h
                7,9 L/100 km
                Preço na Alemanha (1998): 68080 DEM

                Comentário


                  #9
                  Tivemos em casa uma Sprinter 212D/30 com esse motor e o única despesa que deu fora da manutenção normal foi o potenciómetro do acelerador electrónico que "morreu" e custou na altura em torno dos 80 contos já montado.

                  Na Sprinter tinha 122CV's e 30kg/m de binário às 1200 rpm. Adorei o motor, sempre muito suave, com um ralenti super estavel, a frio, a quente, no meio do trânsito ou no fim duma tirada a fundo o mesmo trabalhar certo e sereno (algo raro nos diesel da altura).
                  Em termos de funcionamento a melhor palavra que encontro para o definir é electrico: uma força constante em toda a gama de rotações (limitada às 4000 rpm's na Sprinter), sem poços ou picos de potência.
                  Nas palavras de vários mecânicos que trabalhavam nas concessões Mercedes oned fazíamos as revisões, um dos melhores Turbodiesel Mercedes de sempre.
                  Tanto que quando o meu pai falou com o vendedor para trocar a nossa por uma das recém-saídas Sprinter CDI a resposta do vendedor foi: "Não se meta nisso!"

                  Quanto a consumos, tendo em conta que nunca foram uma prioridade, que era uma carrinha que andava regularmente carregada e com uma aerodinâmica pouco melhor que um tijolo, os 9L/100km de média global não estavam nada mal.

                  Comentário


                    #10
                    caro amigo,


                    o bloco original era de injeção indireta, neste caso passou a ser direta enquanto o 24V do 300 TD estava a ser testado, aliás este notor serviu á ssangyong e muitas carrinhas comerciais da marca.

                    pode colar os 220 no ponteiro, mas acima dos 200 tem muita dificuldade e velocidade real não passa dos 205~ou pouco mais.

                    exprimenta ir a 180 e tenta ganhar velocidade com ele carregado.

                    estamos a falar de um motor antigo e essas limitações são normais.

                    eu tive alguns 300 TD de 177cv e achava o carro rápido ( embora muito suave ), quando exprimentei o primeiro 320 CDI nunca mais disse o mesmo.

                    no entanto é uma boa motorização para quem não aprecia altas velocidades.

                    de resto estamos de acordo, se estiver bom é uma boa opção.

                    cumprimentos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                      caro amigo,


                      o bloco original era de injeção indireta, neste caso passou a ser direta enquanto o 24V do 300 TD estava a ser testado, aliás este notor serviu á ssangyong e muitas carrinhas comerciais da marca.

                      pode colar os 220 no ponteiro, mas acima dos 200 tem muita dificuldade e velocidade real não passa dos 205~ou pouco mais.

                      exprimenta ir a 180 e tenta ganhar velocidade com ele carregado.

                      estamos a falar de um motor antigo e essas limitações são normais.

                      eu tive alguns 300 TD de 177cv e achava o carro rápido ( embora muito suave ), quando exprimentei o primeiro 320 CDI nunca mais disse o mesmo.

                      no entanto é uma boa motorização para quem não aprecia altas velocidades.

                      de resto estamos de acordo, se estiver bom é uma boa opção.

                      cumprimentos.
                      Claro que estou a falar de velocidade de ponteiro. Mas encosta ponteiro nos 220km/h, testado e re-testado.

                      Além disso, aguenta os 160km/h em qualquer subida, daí que chamar-lhe lento é errado, o que se dirá da maioria da frota Portuguesa?

                      Quanto ao 300 TD é outro mundo, 6 cilindros, um turbo maior, anda mais, é inegável. A caixa automática é um senão na minha humilde opinião.

                      Em bom estado é um boa compra.

                      Comentário


                        #12
                        de facto tens razão, lento ou rápido é muito subjetivo.

                        tudo depende da habituação, para mim um carro que não faça dos 0~100 em 8 seg ou menos é lento, mas isso sou eu.

                        a cx auto é outra das opções que acho imprescidivel.

                        por isso é que existem vários tipos de transmissão e motores, cada um escolhe o que gosta ( ou pode ) mais.

                        a ver vamos se o negócio se concretiza e o novo dono realiza o que pretende.

                        no fundo é ele quem vai dar a sua opinião, e estando feliz é isso que importa no fim.

                        um abraço.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                          Por acaso o E 290 TD oferecia (quase) as mesmas prestações que o 300 TD, com a vantagem dos consumos e de poder ser associado a uma caixa manual ou automática (apenas e só caixa auto no E300 TD).

                          Cuidado com a bomba injectora que se pode revelar pouco durável. E verifica o estado da caixa de velocidades, dado que os rolamentos desgastam-se.
                          Nunca na vida as pretações do E290 TD são idênticas às do 300 TD !!

                          Um tem 129 cv, e outro 177 é uma diferença grande ainda e são 5 cilindros para 6 !

                          O problema base do E290 TD é ter pouca potência para a cilindrada que tem, não tenho experiência a conduzir nenhum mas pelo que leio os consumos não são muito amigáveis, ficando a perder para o 250 turbodiesel que tinha 150cv, se bem que com calma tudo se consegue. Não estamos a falar de um carro a gasolina a fazer 10, logo considero este carro até económico.

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X