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[DISCUSSÃO] Muita oferta para pouco poder de compra

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    [DISCUSSÃO] Muita oferta para pouco poder de compra

    Todos os dias se ouve nos canais generalistas sobre o nosso ente mais querido: a crise.
    A crise que estamos a atravessar tem-se revelado um verdadeiro quebra-cabeças, pois como consequências da crise, surgem fenómenos como desemprego, congelamento e/ou diminuição dos salários, "extinção" dos subsídios de férias, entre outros. Com estes acontecimentos, as pessoas deixam de adquirir coisa supérfluas, como os automóveis.
    É certo e sabido que a venda de automóveis tem vindo a ter uma queda acentuada no nosso país, e por toda a Europa, como a renunciação do contacto por parte do director da Opel por maus resultados ou o despedimento de 8000 funcionários da PSA Peugeot Citroen em França.
    Mas também tem vindo a ser constante o lançamento de novos modelos: o Opel Adam, Volvo V40 ou o Opel Mokka.
    A pergunta é: será que com toda esta oferta, as marcas não se vão dar mal? Será que estes lançamentos não vão custar o emprego a muitos funcionários?

    #2
    Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
    Todos os dias se ouve nos canais generalistas sobre o nosso ente mais querido: a crise.
    A crise que estamos a atravessar tem-se revelado um verdadeiro quebra-cabeças, pois como consequências da crise, surgem fenómenos como desemprego, congelamento e/ou diminuição dos salários, "extinção" dos subsídios de férias, entre outros. Com estes acontecimentos, as pessoas deixam de adquirir coisa supérfluas, como os automóveis.
    É certo e sabido que a venda de automóveis tem vindo a ter uma queda acentuada no nosso país, e por toda a Europa, como a renunciação do contacto por parte do director da Opel por maus resultados ou o despedimento de 8000 funcionários da PSA Peugeot Citroen em França.
    Mas também tem vindo a ser constante o lançamento de novos modelos: o Opel Adam, Volvo V40 ou o Opel Mokka.
    A pergunta é: será que com toda esta oferta, as marcas não se vão dar mal? Será que estes lançamentos não vão custar o emprego a muitos funcionários?
    Sem produtos realmente apelativos é que não há vendas.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Bullit68 Ver Post
      Sem produtos realmente apelativos é que não há vendas.
      Mas a vida também não está para vendas..
      Os bancos estão até ao pescoço com automóveis e imóveis penhorados, pelo que agora não fornecem créditos a torto e a direito como era há uns anos

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        #4
        Novos lançamentos é sinal de novos postos de trabalho [Irony]

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          #5
          Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
          Novos lançamentos é sinal de novos postos de trabalho [Irony]
          Pois.. a ironia funciona bem neste caso

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            #6
            O povo nao tem poder de compra.
            Sem isso nao se vai meter a comprar.
            Dantes muitas pessoas trocavam de carro de 5 em 5 anos, com créditos á mistura e assim, mas nao é esse o ponto.
            Agora mantem se o carro por 10 ou mais anos e o principal é que o carro nao dê problemas.
            O principal problema é que as pessoas nao têm dinheiro, e sem dinheiro nao se compra nada, é obvio que as vendas vao descer, alias se subissem é que era de admirar.

            Ainda agora li isto;
            Vendas de carros novos caíram 41,9% em junho - JN

            Esperavam o quê?
            Cortam ordenados, subsidios, muitas pessoas desempregadas, e esperam que um carro se compre como se compra um melao?
            O povo é o principal consumidor.

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              #7
              Não há poder de compra aqui, há noutro sitio.

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                #8
                Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                Não há poder de compra aqui, há noutro sitio.
                Como assim?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                  Não há poder de compra aqui, há noutro sitio.
                  A mais pura das verdades!

                  Quando ficamos sem € alguém fica com ele.

                  Comentário


                    #10
                    Acho que vocês acham que o mundo é a União Europeia. Na União Europeia existem 500 milhões de habitantes - centro da crise.

                    Os EUA também têm 300 milhões - periferia da crise.

                    Brasil têm 190 milhões - economia emergente
                    Rússia têm 140 milhões - economia emergente
                    India têm 1.200 milhões (ou seja mais de um bilião, supera 2 vezes a Europa toda) - não há crise
                    China têm 1.300 milhões - (ou seja mais de um bilião, supera 2 vezes a Europa toda) - não há crise

                    Claro que a compra reduz e as marcas têm que se adaptar, mas não significa que vá morrer a venda de carros. Há muita gente a ganhar para ter carro em outros locais do globo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                      Como assim?
                      Não há falta de dinheiro no mundo. Não há dinheiro é no nosso mundo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                        Acho que vocês acham que o mundo é a União Europeia. Na União Europeia existem 500 milhões de habitantes - centro da crise.

                        Os EUA também têm 300 milhões - periferia da crise.

                        Brasil têm 190 milhões - economia emergente
                        Rússia têm 140 milhões - economia emergente
                        India têm 1.200 milhões (ou seja mais de um bilião, supera 2 vezes a Europa toda) - não há crise
                        China têm 1.300 milhões - (ou seja mais de um bilião, supera 2 vezes a Europa toda) - não há crise

                        Claro que a compra reduz e as marcas têm que se adaptar, mas não significa que vá morrer a venda de carros. Há muita gente a ganhar para ter carro em outros locais do globo.
                        Sabes que a India não é só o Taj Mahal..
                        Já viste bem as condições miseráveis daquele país? Pode não haver crise (como no nosso país) para os mais endinheirados, agora para os que estão no fundo..

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                          Sabes que a India não é só o Taj Mahal..
                          Já viste bem as condições miseráveis daquele país? Pode não haver crise (como no nosso país) para os mais endinheirados, agora para os que estão no fundo..
                          A verdade é que as marcas tipicamente Europeias têm vendido muito bem nos mercados emergeentes.

                          E quando falo em marcas Europeias, falo em:

                          A Audi, marca de automóveis de luxo do grupo Volkswagen, informou hoje que as vendas de veículos na China aumentaram 44% em abril, na comparação com o mesmo período de 2011. No período, foram comercializadas 34,221 mil unidades.

                          Leia mais em:

                          Vendas da Audi na China sobem 44% em abril | Valor Econômico

                          Comentário


                            #14
                            deleted

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                              #15
                              Esquecem-se que na Europa do Norte, as noticias de crise, são no sul da Europa, Islândia e Irlanda.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                                Sabes que a India não é só o Taj Mahal..
                                Já viste bem as condições miseráveis daquele país? Pode não haver crise (como no nosso país) para os mais endinheirados, agora para os que estão no fundo..
                                Eu sei que sim, e também sei que na China o mesmo acontece. Mas tens que ver que, apesar do PIB não representar de forma directa o IDH e a riqueza da população, estes países apresentam PIB elevados = produção, emprego, exportação, actividade económica e industrial -> mais consumo.

                                Aquilo que tens que pensar é o seguinte, e a título de exemplo:
                                Imagina que na Europa, há 3 anos, 50% da população tinha poder de compra suficiente para adquirir carros novos e efectivamente adquiria. Isto equivale a 250 milhões de veículos novos. Hoje em dia, essa perecentagem baixou, imagine-se para 40% (redução de 10%). Equivale a uma redução de vendas de 50 milhões de veículos.

                                Agora, imagina que nos BRIC (ignore-se os EUA, os Emirados e países africanos em crescimento como Angola e Moçambique), tratando-se de economias emergentes, houve um ligeiro aumento de vendas porque as pessoas começam a ter mais poder de compra. Para te mostrar o efeito brutal do aumento de vendas em percentagens mínimas nestes países, até digo que o crescimento de vendas aumentou em média apenas 3% (de certeza que foi mais):
                                190 + 140 + 1.200 + 1.300 = 2.830

                                2.830 x 3% = + ou - 85 milhões de veículos a mais.

                                Ou seja, o saldo até é positivo em 35 milhões

                                Comentário


                                  #17
                                  deleted

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                                    #18
                                    Uma das razões e que acaba por ser também efeito da crise é realmente a sobreprodução!
                                    Ao ritmo a que são lançados novos modelos e o facto de a Europa ter uma sociedade motorizada só pode significar que não se consegue escoar a enorme quantidade de carros produzidos.
                                    Quanto aos países do Norte da Europa, ao contrário do que se pensa, não têm carros assim tão bons quanto os ordenados mais altos possam supôr. Conheço um casal de Suecos (ambos professores) que compraram o primeiro carro novo da vida deles (Fabia 1.2 SW) depois de anos de Volvos 240 usados. Fazem poucos km e querem apenas um veículo de transporte, o carro não é de todo a extensão peniana deles. Trocam de carro quando está velho, ponto.
                                    Mais, o apertar das malhas ambientais e a crescente preocupação individual com os danos que os combustíveis fósseis causam no ambiente, aliadas à introdução de pequenos veículos urbanos e ao incentivo ao uso da bicicleta e transportes públicos bem como ao preço crescente dos combustíveis estão a contribuir para que as vendas caiam.
                                    Sinceramente, acho que é um sector que irá reduzir-se nos próximos anos e não vejo como sinal de decadência da Europa mas antes um sinal de evolução...

                                    É claro que nas economias emergentes as pessoas querem ter o que se tem no Ocidente: carros, telemóveis, férias, etc. e por isso é natural que as vendas estejam de vento em popa!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por - Ver Post
                                      E falando de pensar em rentabilizar/optimizar custos a MQB irá fazer milagres com a VAG, sinceramente parece ser o grupo de longe mais bem preparado para o mercado global (e eles bem que estão de olho na posição nº1!)
                                      Agora todas as marcas fazem optimização de custos com as plataformas..
                                      O Fiat 500L usa a plataforma do Punto, o Dacia Sandero usa a plataforma do Clio II, a Infiniti usa a plataforma MFA da Mercedes, a plataforma MLB que é usada nos Audis A4, A5, Q5 e afins, e muitos mais exemplos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                                        Agora todas as marcas fazem optimização de custos com as plataformas..
                                        O Fiat 500L usa a plataforma do Punto, o Dacia Sandero usa a plataforma do Clio II, a Infiniti usa a plataforma MFA da Mercedes, a plataforma MLB que é usada nos Audis A4, A5, Q5 e afins, e muitos mais exemplos
                                        A plataforma "Mini" foi estreada com o concept car "Ecobasic" em 1999, o tal que estreou o 1.3 Mjet e que tinha como "target" o Lupo 3L.
                                        A partir dai foi a plataforma dos Seg. A da Fiat, primeiro Panda, depois 500 e respectivo Rebadge Ford Ka, entretanto também apareceu o novo Lancia Ypsilon III sob a mesma plataforma, mas com dimensões diferentes.
                                        Ou seja, tudo isto para dizer que... Fiat Punto não usa plataforma do 500.

                                        O Punto partilha plataforma com Corsa, Meriva, Linea, AR Mito, etc...

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                          A plataforma "Mini" foi estreada com o concept car "Ecobasic" em 1999, o tal que estreou o 1.3 Mjet e que tinha como "target" o Lupo 3L.
                                          A partir dai foi a plataforma dos Seg. A da Fiat, primeiro Panda, depois 500 e respectivo Rebadge Ford Ka, entretanto também apareceu o novo Lancia Ypsilon III sob a mesma plataforma, mas com dimensões diferentes.
                                          Ou seja, tudo isto para dizer que... Fiat Punto não usa plataforma do 500.

                                          O Punto partilha plataforma com Corsa, Meriva, Linea, AR Mito, etc...
                                          Eu também não disse que usava a plataforma do 500, disse que o novo 500L usa a plataforma do Punto

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                                            Eu também não disse que usava a plataforma do 500, disse que o novo 500L usa a plataforma do Punto
                                            Ah isso confere, cabeça no ar

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                              Ah isso confere, cabeça no ar
                                              Mas mesmo o que tu disseste está totalmente correcto
                                              A economia destas marcas aquando da partilha de plataformas é surreal.. o dinheiro que a Opel não poupa com a plataforma do Punto? Equipa dois modelos de uma cajadada só, quer dizer, três, agora com o novo Opel Adam.. ah, e já me esquecia do Opel Mokka

                                              Comentário


                                                #24
                                                Plataforma do Punto na Opel dá para Corsa, Meriva e a nova Combo que não é mais que um Rebadge da Fiat Doblo.

                                                Opel Adam, Opel Mokka são derivados da plataforma "Gamma" que não é mais que a base do Chevrolet Spark e Aveo.

                                                São duas plataformas semelhantes, a unica diferença está que a Plataforma do Punto é GM/Fiat e a Gamma é GM apenas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pode não haver poder de compra em certos mercados mas existe em outros e como tal é importante a renovação das propostas. Estagnar o lançamento de modelos não é de todo a solução.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                    Plataforma do Punto na Opel dá para Corsa, Meriva e a nova Combo que não é mais que um Rebadge da Fiat Doblo.

                                                    Opel Adam, Opel Mokka são derivados da plataforma "Gamma" que não é mais que a base do Chevrolet Spark e Aveo.

                                                    São duas plataformas semelhantes, a unica diferença está que a Plataforma do Punto é GM/Fiat e a Gamma é GM apenas.
                                                    A plataforma GM/Fiat é a SCSS
                                                    Segundo o que li, a Opel Mokka usa a plataforma do Corsa (li na Autohoje) Se quiseres deixo uma foto
                                                    Estive também a pesquisar, e o Opel Adam usa a Gamma II, que é a do Chevrolet Aveo, conforme tinhas dito

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                                                      Todos os dias se ouve nos canais generalistas sobre o nosso ente mais querido: a crise.
                                                      A crise que estamos a atravessar tem-se revelado um verdadeiro quebra-cabeças, pois como consequências da crise, surgem fenómenos como desemprego, congelamento e/ou diminuição dos salários, "extinção" dos subsídios de férias, entre outros. Com estes acontecimentos, as pessoas deixam de adquirir coisa supérfluas, como os automóveis.
                                                      É certo e sabido que a venda de automóveis tem vindo a ter uma queda acentuada no nosso país, e por toda a Europa, como a renunciação do contacto por parte do director da Opel por maus resultados ou o despedimento de 8000 funcionários da PSA Peugeot Citroen em França.
                                                      Mas também tem vindo a ser constante o lançamento de novos modelos: o Opel Adam, Volvo V40 ou o Opel Mokka.
                                                      A pergunta é: será que com toda esta oferta, as marcas não se vão dar mal? Será que estes lançamentos não vão custar o emprego a muitos funcionários?
                                                      Quando há muita caça os predadores toleram-se uns aos outros e não entram em competição! Quando a caça diminui e a fome aperta competem entre si por cada peça e até se comem uns aos outros! Basicamente é isto!

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Seneca Ver Post
                                                        Quando há muita caça os predadores toleram-se uns aos outros e não entram em competição! Quando a caça diminui e a fome aperta competem entre si por cada peça e até se comem uns aos outros! Basicamente é isto!
                                                        Infelizmente a caça tem vindo a diminuir (pelo menos no nosso país, e muito), o que leva as Marcas a fazerem campanhas e mais campanhas

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                          A plataforma "Mini" foi estreada com o concept car "Ecobasic" em 1999, o tal que estreou o 1.3 Mjet e que tinha como "target" o Lupo 3L.
                                                          A partir dai foi a plataforma dos Seg. A da Fiat, primeiro Panda, depois 500 e respectivo Rebadge Ford Ka, entretanto também apareceu o novo Lancia Ypsilon III sob a mesma plataforma, mas com dimensões diferentes.
                                                          Ou seja, tudo isto para dizer que... Fiat Punto não usa plataforma do 500.

                                                          O Punto partilha plataforma com Corsa, Meriva, Linea, AR Mito, etc...
                                                          O Idea partilhava a plataforma com o Punto certo?

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                                                            Agora todas as marcas fazem optimização de custos com as plataformas..

                                                            O Fiat 500L usa a plataforma do Punto, o Dacia Sandero usa a plataforma do Clio II, a Infiniti usa a plataforma MFA da Mercedes, a plataforma MLB que é usada nos Audis A4, A5, Q5 e afins, e muitos mais exemplos
                                                            Todos os Dacia recorrem a uma derivação da plataforma do Clio III. Basicamente pegaram numa boa base e tornaram-na pior.
                                                            O Twingo é que recorre à plataforma do Clio II.

                                                            A Infiniti usará a plataforma MFA da Mercedes, mas ainda não existe nenhum modelo Infiniti em produção com a mesma.

                                                            Originalmente Colocado por -
                                                            E falando de pensar em rentabilizar/optimizar custos a MQB irá fazer milagres com a VAG, sinceramente parece ser o grupo de longe mais bem preparado para o mercado global (e eles bem que estão de olho na posição nº1!)
                                                            Sem dúvida, a MQB deverá ter como consequência a médio prazo, aumento generalizado das margens de rentabilidade por modelo dentro do grupo. O que é factor determinante, mesmo num cenário de queda de vendas. Outra vantagem do grupo VW é não depender excessivamente do mercado europeu, tendo verdadeira presença global.
                                                            E a flexibilidade extra ou mais acessivel da MQB, não só permitirá "sacar" dela carros de segmento B até segmento D/E, como as tipologias mais diversas, e permite uso de módulos distintos dentro das próprias gamas, como temos visto no caso das suspensões traseiras dos novos A3 / Leon, que recorrem a eixos semi-rigidos nas versões mais acessiveis, permitindo margens mais apeteciveis no acesso a esta gama de modelos.

                                                            Não significa que antes não pudesse ser feito, mas a razão custo/beneficio dessa especificidade do hardware dependendo da versão, talvez não fosse tão rentável como fosse desejado.

                                                            O problema que antevejo neste tipo de soluções, é que efectivamente contribuirá para um empobrecimento real da diversidade automóvel.
                                                            Sim, permite diversas tipologias e dimensões, mas não permite sair de determinados pârametros a nivel de engenharia e design. Haverá sempre hard-points, impossiveis de contornar, o que poderá obrigar a certos compromissos tendo em conta a tipologia escolhida (já como acontece agora). A nivel de arquitectura e packaging, o resultado tenderá para a estagnação, como também esse cenário pode ser aplicado a motorizações ou soluções ao nivel da dinâmica.

                                                            Deixa de haver espaço para criar soluções verdadeiramente novas ou optimizadas para determinado veículo/tipologia.

                                                            Receio que a eficácia industrial/comercial da solução do grupo VW na construção por módulos acabe por ser o caminho a seguir por todos os outros construtores, pois permite aproveitar o que já existe ao nivel da produção (maquinaria, robots, bla, bla, bla), e reduzir custos através de um aumento da standardização a um nivel mais estrutural, onde a diferença entre modelos estará cada vez mais reduzida a uma pele, um simbolo e uma suspensão mais mole ou riginha. No entanto, a experiência de condução será cada vez mais algo uniforme.

                                                            Se por um lado, acho soluções como a MQB excelentes, pois permite ao construtor uma maior optimização dos seus recursos, por outro lado, o preço a pagar poderá ser uma série de modelos tecnicamente virtualmente idênticos, apenas com fatos diferentes.

                                                            Não querendo ser pessimista, já que este mundo está em constante evolução. E os avanços a que se assiste na viabilidade industrial de novos materiais e alternativas aos processos produtivos que ainda recorremos na indústria, têm a possibilidade de tornar o "conceito" plataforma obsoleto.

                                                            Pode é levar algum tempo...
                                                            Por exemplo, um gigante como o grupo VW mudar de um dia para o outro de paradigma industrial provavelmente levaria-o à falência dado os custos de transição.
                                                            Imagine-se só... Esta nova plataforma MQB poderá dar origem facilmente até 3 dezenas dos mais variados veículos, de diferentes segmentos, tipologias, marcas. Implica uma série de fábricas espalhadas pelo mundo.
                                                            Só os custos de re-adaptação de unidade produtiva para uma nova geração de modelo custa uns bons milhõezitos. Mudança de paradigma industrial em todas as suas unidades produtivas seria incomportável.
                                                            Por isso, se queremos ver coisas realmente novas e excitantes, convém ver o que os "pequeninos" andam a fazer.

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