Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Veículos importados com isenção de IA terão matríc

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Veículos importados com isenção de IA terão matríc

    E agora que vai acontecer?

    Veículos importados com isenção de IA terão matrículas diferentes
    Facilitar a fiscalização destes automóveis, por parte das forças policiais, é um dos objectivos desta medida.
    Os automóveis importados com isenção de Imposto Automóvel (IA) pertencentes a deficientes portugueses que regressem de um país terceiro ou a cidadãos que transfiram residência de outro Estado da União Europeia vão passar a ter matrículas diferenciadas.
    Esta alteração, avançada pelo «Jornal de Notícias», resulta da publicação em Diário da República de um Decreto-Lei de 5 de Junho, que prevê o estabelecimento de um sistema autónomo de matrículas para veículos importados com isenção de IA.
    Esta resolução destina-se a facilitar a fiscalização pelas forças policiais, especificamente, quanto ao estacionamento em lugares destinados a deficientes, bem como a identidade dos condutores, dado que estes veículos não podem ser conduzidos por terceiros.
    O Ministério da Administração Interna (MAI) ainda não especificou de que maneira estas matrículas diferenciar-se-ão das demais. Por explicar, está também o modo como será facilitada a fiscalização de automóveis de deficientes, isentos de IA, mas que não são importados.

    #2
    Enquanto não andarmos com o rendimento médio anual na matricula não descansam. Va-se lá perceber a real utilidade dessas medidas, é mais burocracia e um pouco de discriminação, para nenhum tipo de beneficio técnico ou social.

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por foo

      Enquanto não andarmos com o rendimento médio anual na matricula não descansam. Va-se lá perceber a real utilidade dessas medidas, é mais burocracia e um pouco de discriminação, para nenhum tipo de beneficio técnico ou social.
      para mim tem o beneficio de identificar, sem margem para duvidas, um carro importado e em segunda mao! aplaudo a iniciativa!

      discriminaçao pk? pk o identificas logo????? e depois???? nao é esse o objectivo???? deve haver milhares de stands que adoram vender gato por lebre por ai...[}]

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por João Mendes

        citação:Originalmente colocada por foo

        Enquanto não andarmos com o rendimento médio anual na matricula não descansam. Va-se lá perceber a real utilidade dessas medidas, é mais burocracia e um pouco de discriminação, para nenhum tipo de beneficio técnico ou social.
        para mim tem o beneficio de identificar, sem margem para duvidas, um carro importado e em segunda mao! aplaudo a iniciativa!

        discriminaçao pk? pk o identificas logo????? e depois???? nao é esse o objectivo???? deve haver milhares de stands que adoram vender gato por lebre por ai...[}]
        Mas não identifica osimportados pelos stands, identifica APENAS os importados isentos de IA, que são um punhado de casos especiais. E se realmente querem identificar inequivocamente os importados "usados" basta acrescentar esse campo no livrete do carro. É isto e os comerciais terem que andar com o 90 colado na traseira, e os recem encartados terem de andar de ovo estrelado.. se não vivesse por cá até tinha piada.

        Comentário


          #5
          O que eu acho bem é logo identificar quer está mal nolugar dos invalidos.
          Há pessoal que estanciona neste lugar de proposito, mesmo com os normais livres, porque nestes, alem de mais perto das entradas, são mais largos e têm menos possibilidade do carro ficar riscado com as portas dos outros. [8]
          Assim esses gajos levam na corneta.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Nightwisher

            O que eu acho bem é logo identificar quer está mal nolugar dos invalidos.
            Há pessoal que estanciona neste lugar de proposito, mesmo com os normais livres, porque nestes, alem de mais perto das entradas, são mais largos e têm menos possibilidade do carro ficar riscado com as portas dos outros. [8]
            Assim esses gajos levam na corneta.
            concordo.

            Comentário


              #7
              Os carros importados usados, já têm no livrete a primeira matrícula e o país.

              Comentário


                #8
                eu se apanho algum num sitio pa deficiente que eu vejo nitidamente o tipo a levantar-se e a sair do carro na maior, falar ao telemovel e companhia (nitidamente não deficiente, noa hã vestigios de distico no carro).... MANDO-LHE UM ALTO RISCO NO CARRO, NAO ESCAPA NADA;)

                agora a sério... costumo deixar um papelinho no parabrisas com uma mensagem... depende do dia

                Comentário


                  #9
                  E o distico de estacionamento para deficientes serve para que?!? É com cada solução maravilha, então voces concordam porque vai ajudar punir quem estaciona indevidamente nos lugares reservados.. e o que é que impede a policia de o fazer agora? Só mesmo a falta de vontade.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Manuel87

                    eu se apanho algum num sitio pa deficiente que eu vejo nitidamente o tipo a levantar-se e a sair do carro na maior, falar ao telemovel e companhia (nitidamente não deficiente, noa hã vestigios de distico no carro).... MANDO-LHE UM ALTO RISCO NO CARRO, NAO ESCAPA NADA;)

                    agora a sério... costumo deixar um papelinho no parabrisas com uma mensagem... depende do dia
                    Olha que isso pode acontecer e a pessoa pode ser deficiente, conheço um caso em que olhas para a pessoa e nem imaginas que lhe falta uma perna.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por fmsantos

                      citação:Originalmente colocada por Manuel87

                      eu se apanho algum num sitio pa deficiente que eu vejo nitidamente o tipo a levantar-se e a sair do carro na maior, falar ao telemovel e companhia (nitidamente não deficiente, noa hã vestigios de distico no carro).... MANDO-LHE UM ALTO RISCO NO CARRO, NAO ESCAPA NADA;)

                      agora a sério... costumo deixar um papelinho no parabrisas com uma mensagem... depende do dia
                      Olha que isso pode acontecer e a pessoa pode ser deficiente, conheço um caso em que olhas para a pessoa e nem imaginas que lhe falta uma perna.
                      num tem distico pois nao? entao nao tem nada que estacionar ali. Ainda no outro dia no carrefou presenciei uma situação destas... um belo de um ca(ra)melo com a sua audi a6 num sei das quantas parou a ocupar não 1 mas 2 lugares de deficiente (assim mesmo à patrão)... quando voltei po carro vi um outro veiculo identificado com distico à procura de lugar..... è bem....

                      Num tem distico tou-me a "c*g*r" leva com um papelinho (mais ou menos bem disposto)

                      Comentário


                        #12
                        eu conheço um deficiente (que o é) mas cujo dístico tem a matricula errada...

                        Comentário


                          #13
                          Mais uma coisa para o Teodoro fiscalizar....

                          1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

                          Comentário


                            #14
                            Compreendo a medida, mas é um "tanto ou quanto" discriminatória. O dístico não é/era um factor diferenciados suficiente?

                            Comentário


                              #15
                              há muito que não vejo carros com distico... só um papelinho por vezes deixado no tablier. para o carro ser controlado, tem de ir um policia procurar o papel... sempre que vir lá um carro parado.

                              Comentário


                                #16
                                se a ideia é por causa dos parques e identificaçao dos condutores, porque é que so abrange os importados?.......

                                Comentário


                                  #17
                                  Acho a medida pouco abonatória, e até um pouco descriminatória.

                                  Normalmente onde há abuso nos estacioanamentos é em grandes superficies comerciais, e vai continuar a haver! Os seguranças de empresas privadas gostam mesmo é de dar umas voltitas de moto, e implicar com o que não devem.

                                  Várias vezes os confronto, porque vejo sair pessoas sem aparente deficiência (procuro identificação no carro e nada), e a atitude é sempre a mesma, não podemos fazer nada!

                                  Pelo que me dá a entender, esta medida visa sobretudo ajudar os nossos amigos agentes da autoridade a fiscalizar, ou seja, fazer com que seja mais fácil identificar as referidas viaturas para confrontar se o condutor é mesmo a pessoa que possuí a desvalorização que lhe permite comprar a viatura com as regalias inerentes.

                                  Eu sempre fui contra esta medida (apenas o propietário poder conduzir), isto porque um filho de um deficiente deve ter os mesmos direitos que um filho de uma pessoa dita normal, ou seja poder conduzir o carro do pai. Isto para dar um exemplo, muitos mais poderiam ser dados...

                                  Por tudo isto, vejo nesta medida mais uma descriminação de quem quer ter o menos trabalho possível, e aumentar as receitas da máquina fiscal à conta do maior contribuinte de sempre, o automobilista!


                                  Cump.

                                  Comentário


                                    #18
                                    mais uma tentativa de discriminação, entao para identificar os deficientes....e os carros comprados CA por deficientes, no bem da igualdade tb deveriam ter uma matrícula diferenciada n?

                                    Enfim, IMHO burocracia, um "come back" da mania dos "K´s" mas matrículas importadas, ou seja, se alguém se keixar (e tal é garantido) o estado terá de voltar atrás pois n pode discriminar assim.

                                    Embora para mim seja igual ao litro, qdo passa por mim um carrito q sei importado (seja pelo K seja pela matricula n coincidir com a data) tenho é pena, pois eu paguei o mm ou mais por um carrito inferior.....

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                      se a ideia é por causa dos parques e identificaçao dos condutores, porque é que so abrange os importados?.......

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por João Mendes

                                        citação:Originalmente colocada por foo

                                        Enquanto não andarmos com o rendimento médio anual na matricula não descansam. Va-se lá perceber a real utilidade dessas medidas, é mais burocracia e um pouco de discriminação, para nenhum tipo de beneficio técnico ou social.
                                        para mim tem o beneficio de identificar, sem margem para duvidas, um carro importado e em segunda mao! aplaudo a iniciativa!

                                        discriminaçao pk? pk o identificas logo????? e depois???? nao é esse o objectivo???? deve haver milhares de stands que adoram vender gato por lebre por ai...[}]
                                        Uma coisa não implica a outra.;) Pode ser comprado novo no estrangeiro e ser legalizado cá pela mesma pessoa.

                                        Também não percebi o porquê de ser aplicada só aos importados.[8)] (embora já me pareça só de si um ideia idiota[8])

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                          se a ideia é por causa dos parques e identificaçao dos condutores, porque é que so abrange os importados?.......
                                          ... até porque eles (os deficientes) não têem necessidade de recorer ao mercado de importação... penso eu...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Aplaudo, na medida em que quem não deve não teme, e facilita a identificação de abusos por parte de utilizadores destes automoveis, bem como por parte de comerciantes dos referidos veiculos.

                                            Uma medida que na minha opinião deveria ser tomada, era a LIMITAÇÃO da cilindrada, ou potencia ou tipo de carroceria passivel de ser comprada pelos deficientes sem impostos.

                                            Um dos motivos é que um carro adaptado para deficientes, não é o mesmo que um carro projectado para deficientes, logo as capacidades de controlo da maquina não são as mesmas, logo por uma questão de segurança propria e de outros, a cilindrada/potencia devia ser limiotada.

                                            Outro dos motivos é o tipo de carroceria, não tem jeito nenhum roadsters adaptados para deficientes, dado o grau de dificuldade de acesso e de adaptalção aos mesmos, dificuldade de manobra , reduzida visibilidade etc....

                                            Claro que o cidadadão deficiente tem o direitod e comprar o carro que entender, mas para benificiar das condições especiais para a sua situação, esses benificios fiscais deveriam ser limitados a determinadas caracteristicas automovies.


                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Foliv


                                              Uma medida que na minha opinião deveria ser tomada, era a LIMITAÇÃO da cilindrada, ou potencia ou tipo de carroceria passivel de ser comprada pelos deficientes sem impostos.
                                              Curiosidade: O unico imposto que NÃO tem limite é o IVA... o IA tem um tecto de cerca de 7700 euros (que digamos que para carros acima de 1.6 de cilindrada não resulta em muito) apartir do qual terás de pagar o excedente.


                                              Um exemplo que tive recente foi o facto da minha mãe (deficiente fisica de 65%) querer comprar um carro novo (ter uma Zafira 1.8 mamona é mau pro bolso) e o carro em questão (Classe B 200CDI) ter um extra de 2000 euros que era o excedente de IA.


                                              Já agora, o carro mais potente que vi um deficiente fisico a conduzir foi um E 270CDI :D

                                              Comentário


                                                #24
                                                Houve uma parte da notícia que não foi focada:

                                                "DGV substitui as câmaras

                                                As matrículas emitidas pelas câmaras municipais, a veículos com motores até 50 centímetros cúbicos, vão ser canceladas e substituídas por outras, que serão atribuídas pela Direcção-Geral de Viação.

                                                A medida consta do Decreto-lei n.º 128/2006, de 5 de Julho, e entra em prática a partir deste ano. Por requerimento dos interessados, a substituição das matrículas e respectivos livretes deve ser requerida já em 2006, à Direcção-Geral de Viação, quando se trate de veículos matriculados até 31 de Dezembro de 1989.

                                                No próximo ano, é a vez dos proprietários de veículos matriculados entre 1990 e 1999. No caso dos que foram registados entre 2000 e 2005, a substituição deve ser feita em 2008.

                                                As novas matrículas serão da série geral da Direcção-Geral de Viação. Quanto à emissão de novo livrete, o decreto-lei estabelece que ela não carece de pagamento de taxa pelos proprietários do veículo. A não ser que ocorra fora dos prazos referidos.

                                                Esta alteração vai abranger vários milhares de motociclos que até agora eram matriculados directamente pelos municípios, mas também os "mini-carros" que por terem uma cilindrada inferior a 50 centímetros cúbicos também eram registados junto das Câmaras."


                                                http://jn.sapo.pt/2006/07/31/naciona...ais_para_.html

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Foliv

                                                  Aplaudo, na medida em que quem não deve não teme, e facilita a identificação de abusos por parte de utilizadores destes automoveis, bem como por parte de comerciantes dos referidos veiculos.

                                                  Uma medida que na minha opinião deveria ser tomada, era a LIMITAÇÃO da cilindrada, ou potencia ou tipo de carroceria passivel de ser comprada pelos deficientes sem impostos.

                                                  Um dos motivos é que um carro adaptado para deficientes, não é o mesmo que um carro projectado para deficientes, logo as capacidades de controlo da maquina não são as mesmas, logo por uma questão de segurança propria e de outros, a cilindrada/potencia devia ser limiotada.

                                                  Outro dos motivos é o tipo de carroceria, não tem jeito nenhum roadsters adaptados para deficientes, dado o grau de dificuldade de acesso e de adaptalção aos mesmos, dificuldade de manobra , reduzida visibilidade etc....

                                                  Claro que o cidadadão deficiente tem o direitod e comprar o carro que entender, mas para benificiar das condições especiais para a sua situação, esses benificios fiscais deveriam ser limitados a determinadas caracteristicas automovies.


                                                  Quem não deve não teme mas nos paises civilizados e não orwelianos ainda há uma coisa que se chama privacidade. Há quem preze isso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por foo

                                                    Quem não deve não teme mas nos paises civilizados e não orwelianos ainda há uma coisa que se chama privacidade. Há quem preze isso.
                                                    É verdade, e não tarda nada estamos como os EUA.

                                                    Ainda criam uma para quem sofre de incontinência urinária, ou para quem tem caspa. :D

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A medida não seria necessaria, se não se tivesse verificado inumeras situações de abuso porque não tem o direito de usufruir de determinadas vantagens.

                                                      A policia tambem não seria necessaria se toda a gente fosse honesta, e por ai fora....

                                                      Infelizmente esta medida é necessaria, e pesando os pros e os contras, os p´ros são claramente superiores.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Foliv

                                                        A medida não seria necessaria, se não se tivesse verificado inumeras situações de abuso porque não tem o direito de usufruir de determinadas vantagens.

                                                        A policia tambem não seria necessaria se toda a gente fosse honesta, e por ai fora....

                                                        Infelizmente esta medida é necessaria, e pesando os pros e os contras, os p´ros são claramente superiores.
                                                        São? Mas se eles já podem fiscalizar estas situações e não o fazem porque não querem, quais são exactamente os pros? É fiscalizar estas matriculas por videovigilancia? :D

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já agora proponho algo deste género:



                                                          :D

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Acho esta medida altamente descriminatória! [8]

                                                            Só mesmo este governo de ***** para ter estas ideias infelizes![8]

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X