Cuidados na compra de Mini Cooper/CooperS

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Título: Cuidados na compra de Mini Cooper/CooperS

  1. #1
    Piloto de Testes Nikofreitas's Avatar
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    Por Defeito Cuidados na compra de Mini Cooper/CooperS

    Conforme o titulo indica, caso avance com a ideia de comprar um Cooper ou um CooperS, a que coisas tenho que ter especial atenção?
    Já li que os primeiros Cooper S davam problema grave de motor (conheço duas pessoas que partiu mesmo o dito). Já me disseram que os primeiros Cooper S era melhor esquecer por isto mesmo e pelo turbo/compressor.
    Após isto, estou a ver Cooper dos primeiros e Cooper S dos mais recentes.
    Além do que mencionei acima, que outros cuidados/problemas crónicos têm estes modelos?


  2. #2
    Banido SLAB's Avatar
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    Por Defeito

    o pior é estarem escafiados

  3. #3
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    O anterior Cooper S não tinha turbo, tinha apenas compressor. Era um motor de origem Chrysler. Não conheço problemas de maior, desde que seja bem tratado.

    Ainda assim, o actual Cooper S é mais carro, tem melhor motor, melhor construção, etc. Enquanto "brinquedo" está ao nível do anterior.

  4. #4
    Piloto de Troféu Scutar's Avatar
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    Excelente brinquedo a bom preço atualmente, ja pensei neste modelo muitas vezes...

  5. #5
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    Citação Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
    o pior é estarem escafiados
    Pois, este é mesmo o meu maior receio... Quem compra um carro destes, normalmente é para lhe dar "bom uso" e provavelmente, escafiado.
    É procurar com muita calma e ver tudinho muito bem visto.


  6. #6
    Piloto de Troféu DonJuanZ's Avatar
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    O motor inicial não é tão redondo como o actual e é mais gastador, por outro lado é um motor mais carismático e quem valorize isso e sabia apreciar isso é um motor a ter em conta, até porque também são certamente os cooper S mais baratos.

  7. #7
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    Se já tiveres algum em mente informa-te muito bem no fórum da marca.

    Pegas na matrícula e pedes ajuda sem a divulgar em público.

    É que há por aí muito S escafiadinho de todo, principalmente carros de serviço e demonstração que nem com a garantia "como novo" os queria.

  8. #8
    Banido Gonzas's Avatar
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    4ever? Mas o que é isto, hum??
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    Citação Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
    O motor inicial não é tão redondo como o actual e é mais gastador, por outro lado é um motor mais carismático e quem valorize isso e sabia apreciar isso é um motor a ter em conta, até porque também são certamente os cooper S mais baratos.
    Fiquei curioso, porquê?

    E essa historia de escafiado é o quê mesmo?

  9. #9
    Piloto de Testes Nikofreitas's Avatar
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    Normalmente, quem compra um Mini, ou é uma pessoa de meia idade que teve um em jovem, e quis voltar a ter um ou então é alguém como eu, que simplesmente adora o carro e a condução do mesmo.
    Depois tens os que se englobam na segunda categoria, que não têm cuidados nenhuns e fazem o que eu já vi, andarem a fundo com um Cooper S, pararem à porta dum bar e desligarem imediatamente o motor, sem deixarem o motor/compressor "acalmar" a rotação sequer.
    Também há casos de pesosas que adoram mesmo o Mini e o estimam acima de tudo... Era mesmo um desses que eu procurava.

  10. #10
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    Os Minis têm algumas questões que é preciso ter em atenção.

    - São caros, e estão na sua grande maioria demasiado valorizados.
    - Muitos deles já estão bem rodados
    - Os primeiros com compressor deram alguns problemas, e são mais gastadores.
    - São péssimos para viagens, ruidoso, duros e sem espaço nenhum
    - Estão na sua grande maioria mal equipados.

    Ultrapassados estes pontos. É um brinquedo com pinta.
    Última edição por SilverArrow : 24-07-12 às 11:28:52

  11. #11
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    Por ai...atras de ti !!
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    O que é gastores?

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
    O que é gastores?
    Era gastadores. Obrigado pelo reparo.

  13. #13
    nto
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    Onde tu mais querias estar!!!
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    Não esquecer a questão da bomba da direcção, que é um problema referênciado nos Minis.

    Sendo que somente em meados/fim de 2004, com novo tipo de bomba, foi solucionado.
    Última edição por nto : 25-07-12 às 11:04:45

  14. #14
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    Por ai...atras de ti !!
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    Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    Era gastadores. Obrigado pelo reparo.
    Sabes bem que era na desportiva

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
    Fiquei curioso, porquê?

    E essa historia de escafiado é o quê mesmo?
    O motor turbo actual tem melhores números em tudo (ou quase tudo) mas esconde mais as sensações do processo de aceleração. É pena o motor inicial com compressor, consumir em andamento normal, mais 1 a 2 litros do que o turbo equivalente em potência. Para esta geração que está a crescer com os novos motores turbo, eventualmente esta questão do "carisma" do motor, vale pouco. Também valerá menos a própria sonoridade típica de um motor com compressor e se calhar o "boom" dos escapes da versão turbo (e creio que algumas versões metem uns rateres!!! à mistura) é mais apreciado.
    Gonzas gosta disto.

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
    O motor turbo actual tem melhores números em tudo (ou quase tudo) mas esconde mais as sensações do processo de aceleração. É pena o motor inicial com compressor, consumir em andamento normal, mais 1 a 2 litros do que o turbo equivalente em potência. Para esta geração que está a crescer com os novos motores turbo, eventualmente esta questão do "carisma" do motor, vale pouco. Também valerá menos a própria sonoridade típica de um motor com compressor e se calhar o "boom" dos escapes da versão turbo (e creio que algumas versões metem uns rateres!!! à mistura) é mais apreciado.
    Ou seja, é melhor esperar mais um pouco e esticar mais os cordões e ir buscar um da segunda geração? Variação dos tais R55 para o R56?

  17. #17
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    Quanto pensas em gastar?

  18. #18
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    Tem tudo a ver com o valor de retoma do meu iQ. O Altea não posso vender, porque preciso dum carro "maior" para as viagens/férias.

  19. #19
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    Mas não me queria esticar muito. Aliás, daí ter falado no Cooper também. Sei bem que a diferença do S para o normal é bastante em termos de andamento, mas também o é em termos de valores.
    Vi um cooper como gosto, num stand, vermelho com capota branca com muito bom aspecto, mas já se mandava para os 151 mil kms, coisa que para um 1.6i de 115 cv considero demasiado.

  20. #20
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    E encontrei outro Cooper com muito bom aspecto, com kit John Cooper Works para 126cv com certificado de autenticidade e factura da montagem, com 126 mil...
    Este tenho mesmo de ir ver, já que está aqui perto de mim... Os 126 mil é que não sei não...

  21. #21
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    Preferia ir para um cooper S de origem do que ir para um Cooper já mexido ... mas é só a minha opinião ... para alem que um Cooper S vai sempre ter mais valor futuro.

  22. #22
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    Compreendo a ideia, SPV, mas se for comprar o Mini, não é nunca com a intenção de o vender mais tarde.
    Estou cansado de ter carros como meio de transporte. Agora queria arranjar um brinquedo para estimar e mimar.

  23. #23
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  24. #24
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    vou deixar algumas impressões.

    cooper dos primeiros esquece. é deitar dinheiro á rua.

    se pensas gasolina avança para cooper S.


    dá uma volta num de compressor e depois num R56 turbo.

    são carros completamente diferentes. só assim podes "orientar-te" na escolha.

    em termos de manutenção os R53 são mais chatos, estão sempre a pedir qualquer coisa e estamos a falar de carros com 7 anos na melhor da hipóteses, por isso não há milagres.

    Neste caso reserva algum orçamento para uma revisão a sério+ manutenção preventiva.

    os R56 são menos problemáticos, mas quando dão chatisses é por problemas mais graves (distribuição, colt start, bomba de gasolina,etc)

    o resto do carro é mais fiável e robusto (como seria de esperar)

  25. #25
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    Um Mini Cooper D com Kit JCW não gostas? Fica bem engraçado peca de facto pelo motor a gasoleo mas com uns "toques" consegues meter com a cavalagem aprox. do S. Apesar que o Motor do Cooper S vai ser sempre melhor e mais engraçado.

    Por ex este :

    MINI Cooper Diesel JCW BritishRacingGreen, € 17.950, Alfena - Standvirtual

    Bem Bonito

    e este :

    MINI Cooper John Cooper Works, € 16.500, Boa Vista - Standvirtual

  26. #26
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    E encontrei outro Cooper com muito bom aspecto, com kit John Cooper Works para 126cv com certificado de autenticidade e factura da montagem, com 126 mil...
    Este tenho mesmo de ir ver, já que está aqui perto de mim... Os 126 mil é que não sei não...
    Não sei qual o problema de comprar um cooper 115cv com 126000km!

    Estamos a falar de um motor que era usado pela BMW à muitos anos, com provas dadas em fiabilidade.

    Eu tive um e nunca me deu um único problema...grande máquina!

    Que saudades!

  27. #27
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    Greenzord, esse que mostraste são engraçados sim, mas como é para segundo carro e "curtir" um bocado, não quero gastar tantos euros.
    ManymilesR, então este que mostrei acima, com o kit JCW, parece-te bom?
    Com certificados de autenticidade e facturas e tal, parece-me que era de alguém que sabia o que tinha e estimava-o bem.
    Tenho que lá ir ver este...

  28. #28
    nto
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    Já agora, deixo isto:

    AutoMotor - Mini Cooper
    Nikofreitas gosta disto.

  29. #29
    nto
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Não esquecer a questão da bomba da direcção, que é um problema referênciado nos Minis.

    Sendo que somente em meados/fim de 2004, com novo tipo de bomba, foi solucionado.


    Em complemento ao que tinha referido, fica indicação e DIY de como reparar:

    http://miniressource.free.fr/docs/MR82-da.pdf

    Mini Cooper S (R53): Power Steering Pump/Fan/Duct Installation




    Fóruns em que questão é tratada e referido que é um problema recorrente:


    BBC - Watchdog: Mini power steering failures

    Power Steering Pump DIY - MINI Cooper Forum - MINI2 Mini Cooper Forums

    Power Steering Pump replacement - Forums

    Bruit de pompe d'assistance de direction - Mini Cooper - FORUM Mini - FORUM Marques

    [ mini cooper 1,6 an 2003 ] probleme de direction assistée

    pompe direction assistée - Mécanique / Electronique Mini - FORUM Mécanique / Electronique - FORUM Technique
    Última edição por nto : 25-07-12 às 11:05:02

  30. #30
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    Um é este:
    MINI Cooper 1.6i KIT John Cooper Works, € 9.900, Corroios - Standvirtual



    Estes dois estão em sítios onde os vejo ao passar de carro.
    Gastou 3.500€ para passar de 115cv a 126cv?

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