Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Túnel do Marquês abre ao público em Março de 2007

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Túnel do Marquês abre ao público em Março de 2007

    O túnel do Marquês, em Lisboa, deverá abrir ao público até ao final de Março do próximo ano, prevendo-se que as obras à superfície fiquem prontas até 22 de Dezembro, anunciou hoje o presidente da Câmara, Carmona Rodrigues.

    O autarca falava aos jornalistas durante uma visita ao túnel do Marquês, com a participação dos vereadores da oposição na Câmara Municipal e de deputados da comissão de urbanismo e mobilidade da Assembleia Municipal de Lisboa.

    O novo prazo para a conclusão da obra, que começou em Agosto de 2003, representa um atraso de mais de dois anos face à data inicialmente prevista. Na altura, a autarquia lisboeta previa que as obras estivessem concluídas no prazo de um ano e meio.

    Também os custos vão ser superiores ao previsto (cerca de 19 milhões de euros), já que a paragem das obras durante sete meses devido à providência cautelar interposta por José Sá Fernandes, vereador do Bloco de Esquerda, acarretará o custo de cerca de quatro milhões de euros, para além de despesas decorrentes de obras que não estavam previstas. Uma das ausências hoje notadas foi precisamente a de Sá Fernandes, actual vereador na autarquia eleito pelo Bloco de Esquerda, partido que se fez representar por um arquitecto do gabinete municipal.

    "Actualmente, 80 por cento da obra está concluída", afirmou David Damião, responsável pela obra.
    Falta concluir o troço do túnel que passa junto à galeria da Linha Amarela do metro, sob a Avenida Fontes Pereira de Melo, junto ao Sana Hotel, que necessitará de obras de reparação das fissuras.

    Cerqueira Baptista, director das infra-estruturas do Metropolitano de Lisboa, explicou que o projecto "está a ser finalizado", depois de uma primeira versão ter sido "optimizada" por recomendação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). De acordo com o responsável, em Setembro ou Outubro será lançado concurso e escolhido o empreiteiro, estimando-se que a intervenção na estrutura do Metro se prolongue por "três ou quatro meses".

    Após este trabalho, a Câmara de Lisboa estima que este troço do Túnel do Marquês na Fontes Pereira de Melo fique concluído em dois meses.

    Durante a visita, Carmona Rodrigues e os responsáveis municipais pela obra preocuparam-se sobretudo em apresentar argumentos para garantir a segurança da infra-estrutura, nomeadamente quanto à inclinação, ventilação, procedimentos em caso de emergência e estabilidade.

    "Esta infra-estrutura vai ficar na história por vários motivos, até pela densidade de atenção que mereceu", afirmou o presidente da autarquia, que sublinhou que, em termos de engenharia, "é uma obra relativamente simples". Carmona Rodrigues manifestou o desejo de que a obra continue a decorrer, como até agora, sem acidentes de trabalho. "Cem por cento seguro, é esse o lema", destacou o autarca.

    In Público Online, 31 de Julho de 2006

    Finalmente o tão malfadado túnel vai abrir.

    #2
    vamos la ver se abre mesmo.Lembram-se que supostamente era para abrir em março deste ano as entradas da Av. Joaquim A. Aguiar

    Comentário


      #3
      O que é aquilo? Um comboio ou uma luz ao fundo do túnel?

      Agora parece que é de vêz!
      [^]

      Comentário


        #4
        À superficie as coisas estão bem melhores.

        Penso que é uma obra que vai dar muito jeito na cidade de lisboa.

        Ficam a faltar mais umas obras importantes. A ligação do Metro ao Aeroporto por exemplo.

        Comentário


          #5
          mais do que o metro ao aeroporto, falta o prolongamento das linhas amarela e vermelha ate estrela e alcantara. e mais zonas "multimodais" onde se possa fazer a transição automovel,transporte publico, para não falar do aumento de linhas de metro transversais as existentes. Que é o que realmente faz falta a cidade de Lisboa.

          Comentário


            #6
            Será que eles metem lá o ferry boat a tempo antes das primeiras chuvas de Dezembro?
            Ia ser complicado ter que andar a remar....

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por SilverArrow
              Ficam a faltar mais umas obras importantes. A ligação do Metro ao Aeroporto por exemplo.
              Se vão fazer a OTA, isso seria uma ainda maior parvoíce dado que aquilo vai dar em condomínios...

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por André

                citação:Originalmente colocada por SilverArrow
                Ficam a faltar mais umas obras importantes. A ligação do Metro ao Aeroporto por exemplo.
                Se vão fazer a OTA, isso seria uma ainda maior parvoíce dado que aquilo vai dar em condomínios...
                Mas parece que eles querem mesmo fazer!

                Comentário


                  #9
                  Parece que é desta.

                  O Túnel do Marquês abre amanhã ao tráfego a partir das 20.00, depois de uma cerimónia que vai permitir à população de Lisboa inaugurar a obra a pé. Na estreia do túnel vão estar presentes todos os vereadores eleitos da Câmara de Lisboa, além dos deputados municipais e de ex-autarcas da capital, nomeadamente Pedro Santana Lopes.

                  Antes dos automóveis começarem a circular na nova via de Lisboa, a população poderá percorrer os 1725 metros de túnel a pé, entre as 16.30 e as 19.30, e perceber as características e regras de segurança do túnel. Às 20.00 os automóveis entram pela primeira vez na infra-estrutura.

                  Hoje realiza-se a última visita organizada pela autarquia, com todos os agentes de mobilidade de Lisboa, como o Metro, Refer, CP, Carris, associações de táxis e ACP. Ontem, a câmara lançou uma iniciativa junto da população para explicar as questões de segurança da obra através da distribuição de panfletos, como explicou ao DN fonte do gabinete do vereador Pedro Feist.

                  Em destaque estão as normas dos sistemas de vigilância e de iluminação. O túnel tem bocas de incêndio a cada 50 metros e várias saídas de emergência claramente identificadas. Os postos de emergência, a cada 200 metros, têm extintores, botões de alarme e telefones ligados à sala de controlo do túnel, que está em funcionamento 24 horas/dia com 40 câmaras de vigilância apontadas para todos os sectores. A sala tem ainda câmaras apontadas para todos os sectores.

                  São ainda referidos alguns conselhos aos automobilistas: a autarquia pede para que estes liguem os rádios, porque "poderão ser difundidas mensagens de tráfego" pelo sistema RDS, e pede ainda para desligarem os motores das viaturas em caso de tráfego excessivo.

                  Para ajudar os condutores, o túnel tem 66 conjuntos de painéis de mensagem variável, de controlo de via e de limite de velocidade. Esta será estará limitada a 50 quilómetros por hora, controlados por radar.

                  A obra foi uma promessa eleitoral de Pedro Santana Lopes (PSD), na corrida para a Câmara de Lisboa em 2001. Seis meses depois, Santana Lopes anunciava a conclusão da obra em 33 meses, com um custo de 15 milhões de euros.

                  No total, demorou 43 meses a fazer-se, com um investimento de 18 749 milhões de euros, a que se somam ainda os sete meses de paragem dos trabalhos devido à providência cautelar interposta pelo advogado José Sá Fernandes (agora vereador independente eleito pelo BE), que reclamava um estudo de impacte ambiental da obra.


                  http://dn.sapo.pt/2007/04/24/cidades...ra_tunel_.html

                  Comentário


                    #10
                    O meu sogro é que está a tratar do sistema de bombagem de água...
                    Segundo ele me diz, é um caudal brutal

                    Comentário


                      #11
                      Associação Nacional de Bombeiros dá parecer negativo ao túnel do Marquês

                      A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) defendeu hoje que o túnel do Marquês de Pombal, em Lisboa, não deve abrir ao trânsito já amanhã, como está previsto, apontando falhas de segurança e falta de planos de emergência.

                      Num documento hoje divulgado e enviado ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, os bombeiros afirmam dar parecer negativo sobre a segurança na estrutura, sublinhando que "não foram cumpridas regras de segurança" que consideram "vitais para a abertura de tão importante circuito rodoviário".

                      O presidente da ANBP, Fernando Curto, adianta que o parecer da direcção daquela associação teve como base a "análise sumária por parte do Regimento de Sapadores Bombeiros (técnicos devidamente credenciados)".

                      De acordo com Fernando Curto, dirigentes da associação são chefes dos Sapadores Bombeiros, pelo que eles próprios participaram em acções do regimento no túnel do Marquês.

                      ANBP: "Há coisas extremamente graves"

                      "Há coisas extremamente graves", alertou hoje o presidente da ANBP, em declarações à Lusa, defendendo que o comandante do Regimento de Sapadores Bombeiros, António Antunes, "no próximo mês, supervisione a correcção das lacunas", por recear que, "após a inauguração, se instale o desleixo, podendo colocar em causa a segurança contra o risco de incêndio, viaturas ou outra".

                      Entre as críticas apontadas, a associação de bombeiros afirma existirem "dúvidas na capacidade de gestão da equipa que vai efectuar a supervisão do túnel, desconhecendo-se se esta já está ou não constituída".

                      Por outro lado, os bombeiros alertam que a gestão do tráfego deve ser uma "prioridade", nomeadamente em caso de saturação (mil automóveis ou mais).

                      ANBP: "Se não há caminhos de evacuação, como é que faz?"

                      No documento agora divulgado, a ANBP aponta várias questões relacionadas com "falta de segurança e normas indefinidas", entre as quais a inexistência de um passeio pedonal com a medida mínima de 90 centímetros, que deve ser, defende, "uma prioridade".

                      "Um túnel com aquele declive não tem um espaço de evacuação com pelo menos 90 centímetros. Se um bombeiro quer retirar pessoas com macas e se não há caminhos de evacuação, como é que faz?", questionou Fernando Curto.

                      Também não existe "um plano prévio de intervenção nem um plano de emergência apresentado pela entidade exploradora do túnel" e que deve ser "terminado e testado durante o próximo mês e com a circulação de veículos para que seja mais fácil detectar as correcções que devem ser efectuadas".

                      Câmara: "Temos os nossos técnicos e confiamos neles"

                      Contactada pela Lusa, fonte do gabinete do vereador responsável pelas Obras Municipais, Pedro Feist, afirmou que o Regimento de Sapadores Bombeiros "tem estado sempre a acompanhar a obra" e que, enquanto "parceiro" da Câmara de Lisboa, "já realizou várias vistorias" ao túnel.

                      "Temos os nossos técnicos e confiamos neles. Estamos confiantes na segurança e é por isso que vamos abrir" o túnel do Marquês, disse a mesma fonte, referindo que o gabinete de Pedro Feist não recebeu qualquer contacto da ANBP.

                      Em declarações à Lusa, uma fonte do Regimento de Sapadores Bombeiros afirmou que o comandante "não presta declarações" sobre o túnel.

                      Sobre o comunicado da ANBP, a mesma fonte disse que se trata de "uma instituição sócio-profissional" e que o seu "parecer não é vinculativo".

                      http://www.publico.clix.pt/shownews....063&idCanal=76

                      Comentário


                        #12
                        Quem é que se vai arriscar hoje por lá?


                        Será necessário levar o caiaque e o escafandro?

                        Comentário


                          #13
                          na quinta-feira logo vos digo se esta M€RDA toda de anos de trânsito caótico e de milhões gastos fizeram alguma coisa para a entrada na capital pela A5...

                          Não sei porquê estou meio céptico.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                            na quinta-feira logo vos digo se esta M€RDA toda de anos de trânsito caótico e de milhões gastos fizeram alguma coisa para a entrada na capital pela A5...

                            Não sei porquê estou meio céptico.
                            Cheira-me que o transito agora ao invés de parar na subida para as amoreiras, começa agora parar mais á frente dentro do tunel...


                            ( espero que esteja enganado!! )

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por André Ver Post
                              Se vão fazer a OTA, isso seria uma ainda maior parvoíce dado que aquilo vai dar em condomínios...
                              Já está em construção

                              Comentário


                                #16
                                vou passar lá amanhã.... isto é.... se chegar a abrir

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                  Cheira-me que o transito agora ao invés de parar na subida para as amoreiras, começa agora parar mais á frente dentro do tunel...


                                  ( espero que esteja enganado!! )
                                  Ñ sejam tão péssimistas, a mim que sou motorista de autocarros e aos contribuintes que utilizam os transportes públicos vem ajudar bastante com certeza (pode ser que seja um incentivo para os usarem mais) e já podia tar ao nosso serviço há mt tempo e poupado alguns milhões sñ fosse aquele palerma liríco do sá fernandes que só sabe é fazer barulho e empatar! O túnel se for usado com civismo e consciencia é uma mais valia para tds! Cpts

                                  Comentário


                                    #18
                                    daqui a bocado vou passar no túnel do marquês. Ok, confesso, não vou lá de propósito, mas confesso que vou fazer um ligeiro desvio para o experimentar...o que não é nada comparado com o que fizeram com a Ponte Vasco da Gama.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Quando vi agora no Telejornal o Presidente da tão afamada associação A-CAM só me apteceu dar-lhe um tiro. "Aqui vão morrer pessoas, mais cedo ou mais tarde", é por causa de pessoas como estas que o Portugal é tão burocrático e tão atrasado.

                                      Alguem explica a este senhor que eu e muita gente, que vamos usufruir do Tunel nao temos culpa do que lhe aconteceu na vida. Lamento profundamente mas acidentes acontecem e acontecerão sempre!Há quem morra a ver um jogo de futebol, quanto mais a conduzir um automovel...

                                      Falta de segurança?LOL Se a este tunel é questionada a segurança, o que direi de todos os outros na cidade de Lisboa, nomeadamente o bastante recente tunel ali em Cabo Ruivo no cruzamento do Staples que vem uma chuvinha e escoar a agua ta quieto...fica ali um lençol...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                        Quando vi agora no Telejornal o Presidente da tão afamada associação A-CAM só me apteceu dar-lhe um tiro. "Aqui vão morrer pessoas, mais cedo ou mais tarde", é por causa de pessoas como estas que o Portugal é tão burocrático e tão atrasado.

                                        Alguem explica a este senhor que eu e muita gente, que vamos usufruir do Tunel nao temos culpa do que lhe aconteceu na vida. Lamento profundamente mas acidentes acontecem e acontecerão sempre!Há quem morra a ver um jogo de futebol, quanto mais a conduzir um automovel...

                                        Falta de segurança?LOL Se a este tunel é questionada a segurança, o que direi de todos os outros na cidade de Lisboa, nomeadamente o bastante recente tunel ali em Cabo Ruivo no cruzamento do Staples que vem uma chuvinha e escoar a agua ta quieto...fica ali um lençol...
                                        Tu para tares a dizer isso suponho que saibas o porque de nao haver perigo. Eles sao bombeiros e têm uma vasta experiencia nessa area, acho que estao mais habilitados a falar do que tu. Enfim.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A inauguração já foi

                                          Ora vê aqui:

                                          http://forum.autohoje.com/showthread...94#post1258394

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Rafaluzo Ver Post
                                            Tu para tares a dizer isso suponho que saibas o porque de nao haver perigo. Eles sao bombeiros e têm uma vasta experiencia nessa area, acho que estao mais habilitados a falar do que tu. Enfim.
                                            Onde ouviste falar em falta de segurança por parte dos bombeiros?Eu ouvi que eles reclamam a realização de um simulacro...isso não implica que seja inseguro, apenas não está provada a sua total segurança como nunca estará...Só quando as tragedias acontecem é que o sabemos!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Esta questão dos bombeiros, protecção civil e planos de emergência tem muito que se lhe diga.....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Portugal deve ser dos poucos países em q se gabam as obras q furam as regras de segurança. Paizinho de ***** do terceiro mundo...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                                                  Esta questão dos bombeiros, protecção civil e planos de emergência tem muito que se lhe diga.....
                                                  podias concretizar? realmente acho estranho pois o responsável dos sapadores de Lisboa diz que está tudo bom, e o presidente da liga dos bombeiros profissionais diz que não, o que é estranho porque os sapadores são profissionais.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    bem já lá passei. fiz o sentido fontes pereira de melo, amoreiras e realmente fiquei admirado com a rapidez que fiz aquele troço... até a subida que tanto falam não existe, o tunel está super bem iluminado (parece dia), bem sinalizado, tem radar de velocidade, apenas achei as faixas de rodagem um pouco estreitas mas tendo em conta que ali nao vao passar pesados, e a velocidade maxima de 50km/h é para cumprir, não deve haver problema... uma grande obra que se quer numa cidade moderna...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Atenção que na descida a velocidade maxima é de 40km/h.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                        Cheira-me que o transito agora ao invés de parar na subida para as amoreiras, começa agora parar mais á frente dentro do tunel...


                                                        ( espero que esteja enganado!! )

                                                        Se assim fôr e porque viro para a saído do Rato: OBRIGADO SANTANA!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por jbranco Ver Post
                                                          Atenção que na descida a velocidade maxima é de 40km/h.
                                                          de manhã na rádio estavam a dizer que o flash do radar mais parecia uma luz psicadélica, tantas foram as vezes que aquilo disparou....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            5 anos depois, fica concluído e é aberto ao público o troço que dá acesso à Av. António Augusto Aguiar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X