Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reflexão: Eficácia vs. Diversão - Toyota GT86

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Reflexão: Eficácia vs. Diversão - Toyota GT86

    Ontem saiu um artigo na AH sobre o novo Toyota GT86 que vai muito de encontro ao que penso e aqui defendo.

    Logo de inicio lança-se o mote: "...existem desportivos mais potentes, mais eficazes e até mais rápidos mas nenhum possui a pureza, inspiração e intimidade proporcionadas pelo GT86"

    O autor do mesmo, Pedro Silva, defende a questão do baixo peso - a possibilidade (via uma espiral inversa ou pescadinha de rabo na boca) de reverter o cada vez maior tamanho e maior peso dos carros, poupando com isto a necessidade de mais pneu e mais potência, logo menos peso, logo menos suspensão/molas duras, logo menos necessidade de travões, logo menos peso, logo menos potência...menor consumo, mais conforto (molas e chassis menos rígidos), maior feedback dos comandos...

    Ainda por cima isto trás como colateral um maior feeling da condução e um maior prazer da mesma, maior agilidade, menores consumos, etc, etc.

    1200kgs. para 200cvs. Motor 2.0 super-quadrado (86 por 86 mm), ainda por cima boxer, com injecção directa e indirecta (menores consumos e melhor distribuição do binário), sem turbos a estragar?

    Já andei e já conduzi este carro e devo dizer que concordo a 100% com o que é afirmado naquele artigo. Houvessem 40mil euros.


    O que acham desta aproximação? Preferem o feeling e o prazer de condução ou para vocês tudo são números? Em síntese, são mais pela eficácia ou diversão?

    #2
    Só experimentando. Claro que os números me deixam um pouco céptico em relação ao feeling de condução de um veículo que se pretende que tenha salsa e pimenta, mas se a relação peso/potência for boa, se o chassis ajudar pode ser uma bela surpresa.

    Vai daí que prefiro o feeling e o prazer de condução independentemente dos números que estejam por trás.

    Comentário


      #3
      Por acaso era a ideia que tinha. Que há outros mais potentes, dentro da mesma gama de preços, mas que podem não proporcionar as sensações que este proporciona. Estou deveras ansioso de colocar o "rabiosque" no posto de pilotagem deste carro.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
        Ontem saiu um artigo na AH sobre o novo Toyota GT86 que vai muito de encontro ao que penso e aqui defendo.

        Logo de inicio lança-se o mote: "...existem desportivos mais potentes, mais eficazes e até mais rápidos mas nenhum possui a pureza, inspiração e intimidade proporcionadas pelo GT86"

        O autor do mesmo, Pedro Silva, defende a questão do baixo peso - a possibilidade (via uma espiral inversa ou pescadinha de rabo na boca) de reverter o cada vez maior tamanho e maior peso dos carros, poupando com isto a necessidade de mais pneu e mais potência, logo menos peso, logo menos suspensão/molas duras, logo menos necessidade de travões, logo menos peso, logo menos potência...menor consumo, mais conforto (molas e chassis menos rígidos), maior feedback dos comandos...

        Ainda por cima isto trás como colateral um maior feeling da condução e um maior prazer da mesma, maior agilidade, menores consumos, etc, etc.

        1200kgs. para 200cvs. Motor 2.0 super-quadrado (86 por 86 mm), ainda por cima boxer, com injecção directa e indirecta (menores consumos e melhor distribuição do binário), sem turbos a estragar?

        Já andei e já conduzi este carro e devo dizer que concordo a 100% com o que é afirmado naquele artigo. Houvessem 40mil euros.


        O que acham desta aproximação? Preferem o feeling e o prazer de condução ou para vocês tudo são números? Em síntese, são mais pela eficácia ou diversão?
        Concordo, mas racionalmente é um carro que não funciona para o nosso mercado, muito por culpa dos impostos. 40.000€ é um absurdo quando o mesmo carro custa em outros países cerca de 20.000€ novo.

        E depois existe a desvalorização nestes carros, que é assustadora

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
          Ontem saiu um artigo na AH sobre o novo Toyota GT86 que vai muito de encontro ao que penso e aqui defendo.

          Logo de inicio lança-se o mote: "...existem desportivos mais potentes, mais eficazes e até mais rápidos mas nenhum possui a pureza, inspiração e intimidade proporcionadas pelo GT86"

          O autor do mesmo, Pedro Silva, defende a questão do baixo peso - a possibilidade (via uma espiral inversa ou pescadinha de rabo na boca) de reverter o cada vez maior tamanho e maior peso dos carros, poupando com isto a necessidade de mais pneu e mais potência, logo menos peso, logo menos suspensão/molas duras, logo menos necessidade de travões, logo menos peso, logo menos potência...menor consumo, mais conforto (molas e chassis menos rígidos), maior feedback dos comandos...

          Ainda por cima isto trás como colateral um maior feeling da condução e um maior prazer da mesma, maior agilidade, menores consumos, etc, etc.

          1200kgs. para 200cvs. Motor 2.0 super-quadrado (86 por 86 mm), ainda por cima boxer, com injecção directa e indirecta (menores consumos e melhor distribuição do binário), sem turbos a estragar?

          Já andei e já conduzi este carro e devo dizer que concordo a 100% com o que é afirmado naquele artigo. Houvessem 40mil euros.


          O que acham desta aproximação? Preferem o feeling e o prazer de condução ou para vocês tudo são números? Em síntese, são mais pela eficácia ou diversão?
          E o que dizes se tivesse jante de 16? Qual a tua opinião? (já li que seria o tamanho ideal do ponto de vista da condução).
          E achas que uma solução via compressor volumétrico será uma boa opção da marca para um upgrade futuro? (a outra solução apresentada no artigo, ainda que goste, pareceu-me demasiado para pedir a uma marca, para um carro deste preço...imagino que ficaria bem mais caro...).
          Eu gostei particularmente do artigo. Quanto ao carro, já me habituei ao menor impacto visual face ao concept e gosto de como está.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Proactiv Ver Post
            Concordo, mas racionalmente é um carro que não funciona para o nosso mercado, muito por culpa dos impostos. 40.000€ é um absurdo quando o mesmo carro custa em outros países cerca de 20.000€ novo.

            E depois existe a desvalorização nestes carros, que é assustadora
            Dei como exemplo o GT86 e o artigo de ontem do Pedro Silva porque tudo o que lá escreve é algo com que eu me identifico e assim vejo o automóvel.

            Mas queria uma discussão mais abstracta. Menos focada no preço do carro e o nosso mercado. Podem dar outros exemplos de carros.

            Aqui além da eficácia vs. diversão ainda juntava o que lá é denominado Espiral Inversa do baixo peso - a procura do baixo peso nos carros, tão pouco em voga nos dias de hoje.

            É uma tendência que a mim me agradaria mais do que o aumento do tamanho, do equipamento e portanto do peso.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Proactiv Ver Post
              Concordo, mas racionalmente é um carro que não funciona para o nosso mercado, muito por culpa dos impostos. 40.000€ é um absurdo quando o mesmo carro custa em outros países cerca de 20.000€ novo.

              E depois existe a desvalorização nestes carros, que é assustadora
              Diversão sempre!!!
              Nunca conduzi de crono na mão

              A desvalorização é relativa... Depende da marca... Do carro e do sucesso comercial do mesmo.
              Tens o exemplo Scirocco/Golf GTI... Não desvalorizam assim tanto!

              Comentário


                #8

                Comentário


                  #9
                  O GT86 é daqueles carros quase perfeitos a nível de ingredientes.

                  Pegar no melhor dos queijos, massa e molho de tomate e fazer dali uma má Pizza não seria fácil. O problema é que estes ingredientes pagam-se caro e geralmente só estão disponíveis em carros bastante caros. A forte do GT86 será em disponibilizar isto tudo a um preço mais acessivel.

                  A concorrência que adapta carros familiares estará à partida limitada a nível dinamico pelo que para concorrer com coisas do género do GT86 só o poderá fazer pelo lado do motor.

                  Isto leva à questão do tópico. Se preferem um carro mais rápido, com numeros mais bonitos ou algo pensado de raiz como um desportivo?
                  É uma questão muito pessoal que dependerá muito do estilo de condução de cada um, regra geral, para mim, venham os puros.

                  Comentário


                    #10
                    E um printzinho do artigo?

                    Sem nunca o ter conduzido, concordo com as transcrições do 1º post. Principalmente com: "Defende a questão do baixo peso - a possibilidade (via uma espiral inversa ou pescadinha de rabo na boca) de reverter o cada vez maior tamanho e maior peso dos carros, poupando com isto a necessidade de mais pneu e mais potência, logo menos peso, logo menos suspensão/molas duras, logo menos necessidade de travões, logo menos peso, logo menos potência...menor consumo, mais conforto (molas e chassis menos rígidos), maior feedback dos comandos..."

                    Embora isto seja tipo uma verdade universal.


                    Eu já vi umas 6 reviews estrangeiras ao carro e quase todas chegam à mesma conclusão, para ser um carro próximo da perfeição só lhe falta mesmo mais cavalos.

                    Comentário


                      #11
                      este um coupe desenvolvido pela Subaru/Toyota tinha tudo para ter sucesso na Europa caso tivesse a versao diesel com o motor 2.0 diesel boxer da Subaru ou o motor 2.2 d4d 177cv nao percebo so haver a versao a gasolina quando a Europa quer coupes a diesel , alguem sabe explicar isso? e depois dizem que nao vendem.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
                        E o que dizes se tivesse jante de 16? Qual a tua opinião? (já li que seria o tamanho ideal do ponto de vista da condução).
                        E achas que uma solução via compressor volumétrico será uma boa opção da marca para um upgrade futuro? (a outra solução apresentada no artigo, ainda que goste, pareceu-me demasiado para pedir a uma marca, para um carro deste preço...imagino que ficaria bem mais caro...).
                        Eu gostei particularmente do artigo. Quanto ao carro, já me habituei ao menor impacto visual face ao concept e gosto de como está.
                        Não faço ideia do impacto da alteração de jantes. Isto como sempre leva a um tradeoff entre aspecto e feeling de condução - 16" dado o tamanho do carro e dos arcos das rodas era capaz de ficar mais feio. 215/45R17 parece-me um bom compromisso...e nem são pneus desportivos - Michelin Primacy HP

                        As soluções de tuning irão haver, tal como é apanágio na marca...e o que falam da versão TRD não é mais do que isso. Um compressor volumétrico será melhor que um turbo e poderá dar mais algum pulmão ao motor...não sei se não irá descompensar o restante carro. Para mim 200cvs. já são mais do que suficientes. Mas isto sou eu que não me preocupo com as medições (a TRD é mais do que aumento de potência, tem mais travões e um autoblocante mais agressivo)

                        Quanto ao impacto visual, é o que menos gosto no carro. Mesmo este já acho que tem demais...tem um aspecto muito azeite na traseira - faróis transparentes e o plástico todo do deflector. Só vi nesta cor laranja. Gosto de algo mais discreto, e talvez numa cor diferente resulte melhor - dizem-me que o azul é melhor...e mudaria-lhe os faróis traseiros para uns escurecidos também.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pedrolimma Ver Post
                          este um coupe desenvolvido pela Subaru/Toyota tinha tudo para ter sucesso na Europa caso tivesse a versao diesel com o motor 2.0 diesel boxer da Subaru ou o motor 2.2 d4d 177cv nao percebo so haver a versao a gasolina quando a Europa quer coupes a diesel , alguem sabe explicar isso? e depois dizem que nao vendem.
                          A europa quer coupes a diesel?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pedrolimma Ver Post
                            este um coupe desenvolvido pela Subaru/Toyota tinha tudo para ter sucesso na Europa caso tivesse a versao diesel com o motor 2.0 diesel boxer da Subaru ou o motor 2.2 d4d 177cv nao percebo so haver a versao a gasolina quando a Europa quer coupes a diesel , alguem sabe explicar isso? e depois dizem que nao vendem.
                            Isto é precisamente o oposto do que a marca pretendeu...e bem quanto a mim.

                            Então vamos desenvolver um carro de raiz pensado para a condução...não é um chassis de um hatchback ali metido à pressão com um tecto a descer e 4 portas para fingir e agradar a meio mundo como outras marcas - ver trio alemão.

                            E iam colocar um motor existente?! Ainda por cima um diesel?! E ainda por cima turbo?! Vai contra toda a filosofia do carro.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                              E um printzinho do artigo?

                              Eu já vi umas 6 reviews estrangeiras ao carro e quase todas chegam à mesma conclusão, para ser um carro próximo da perfeição só lhe falta mesmo mais cavalos.
                              Está em qualquer banca perto de ti

                              A sério, para mim vale a pena...houvesse sempre todas as semanas um artigo (pelo menos um, já que sabemos que para vender é preciso testar fumarentos e electricos já que é o que o mercado procura mais) escrito com paixão desta forma.

                              Em pista notei que falta-lhe potência...mas isto é numa pista grande e larga. No dia-a-dia para mim cheira-me que chega perfeitamente - é que mais potência e obriga a inverter a tal espiral E lá vêm todos os contras da maior potência...potência não é tudo, e pode mesmo ser má! (isto num carro com compromissos, como é o preço - claro que se utilizar carbono e tal e tal...)

                              Quanto a ser uma verdade universal...se o é, porque é que cada vez mais e mais se faz o oposto. Mais peso?

                              Porque o mercado quer e é o que vende. Sem dúvida.

                              Mas e para nós aqui que falamos num fórum automóvel? Quero é saber o que queremos...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                Isto é precisamente o oposto do que a marca pretendeu...e bem quanto a mim.

                                Então vamos desenvolver um carro de raiz pensado para a condução...não é um chassis de um hatchback ali metido à pressão com um tecto a descer e 4 portas para fingir e agradar a meio mundo como outras marcas - ver trio alemão.

                                E iam colocar um motor existente?! Ainda por cima um diesel?! E ainda por cima turbo?! Vai contra toda a filosofia do carro.
                                O que não invalida que não tivesse vendas razoáveis.

                                Mas concordo contigo, o GT86 é um carro demasiado focado para ir por aí.
                                É como se a Toyota tivesse ido a um fórum entusiasta automóvel e perguntasse a um grupo especifico de apaixonados pela condução como queriam que o GT86 fosse.

                                Comentário


                                  #17
                                  já que colocaram o vídeo do mégane rs, eu deixo aqui uma questão, em qual dos 2 é que os limites são mais facilmente atingiveis na via pública/velocidades razoáveis?

                                  outra coisa, fwd qualquer marca faz (ver toda a oferta de hot hatches)

                                  Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                  É como se a Toyota tivesse ido a um fórum entusiasta automóvel e perguntasse a um grupo especifico de apaixonados pela condução como queriam que o GT86 fosse.
                                  e isso é mau? finalmente algo desenvolvido de raiz para ser um desportivo em vez de algo sem sal que depois é aproveitado para outras coisas
                                  Editado pela última vez por Phaster; 27 July 2012, 15:14.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                    já que colocaram o vídeo do mégane rs, eu deixo aqui uma questão, em qual dos 2 é que os limites são mais facilmente atingiveis na via pública/velocidades razoáveis?
                                    outra coisa, fwd qualquer marca faz (ver toda a oferta de hot hatches)
                                    e isso é mau? finalmente algo desenvolvido de raiz para ser um desportivo em vez de algo sem sal que depois é aproveitado para outras coisas
                                    Claro que não é mau, é optimo, um carro que responde ás nossas preces.

                                    Comentário


                                      #19
                                      [QUOTE=Phaster;1066746223]já que colocaram o vídeo do mégane rs, eu deixo aqui uma questão, em qual dos 2 é que os limites são mais facilmente atingiveis na via pública/velocidades razoáveis?

                                      outra coisa, fwd qualquer marca faz (ver toda a oferta de hot hatches)

                                      Tens razão que fwd qualquer marca faz, fazer um excelente é que nenhuma conseguiu fazer à excepção da Renault.
                                      Por ex. nos 13s deste video um astra opc fwd...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Um dos comparativos que tinha em mente colocar era precisamente esse...com o Megane RS. Dizem que o Megane é muito mais eficaz e que em pista seria muito mais rápido - o que acredito.

                                        Mas para mim isso não vale tanto. Começa pelo facto do Megane ser isso mesmo...um Megane. Também os há DCI Claro que é muito melhor e blablabla...mas partiu de uma base com outros compromissos.

                                        Eu gosto do tal foco, o construir algo do nada sempre tendo uma única filosofia de base, claro que sem perder a necessidade de haver compromissos por forma a chegar a comum dos mortais...ou acabamos com um Veyron.

                                        Este tem tracção traseira, tem autoblocante à séria, tem suspensões de duplos triângulos invertidos, tem um motor aspirado e super-quadrado, arquitectura boxer a baixar-lhe o centro de gravidade, pouco peso em coisas dispensáveis (tecto e vidros leves) e "altas", sem perder o minimo dos confortos como é o AC automático ou uns bancos em pele.

                                        Para mim só é pena não ter mais 2 cilindros e mais 1.000 de cilindrada. Mas nesse caso o preço e o peso disparavam...e lá volta o tal compromisso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não conduzi um, mas falei com um amigo meu que lhe colocou as unhas em cima ontem de manhã.

                                          Pontos positivos: posição de condução tipo kart, volante tem pouca inclinação, curva que se desunha.

                                          Pontos negativos: preço, motor com comportamento muito idêntico ao 1.8 vvti (aparece apartir das 5000/6000rpm - em termos de prestações parecem idênticos). Para aquelas brincadeiras em piso seco com mais à vontade, provavelmente +30/40cv fariam uma diferença significativa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                            Está em qualquer banca perto de ti
                                            ...Obrigado...

                                            Comentário


                                              #23
                                              AutohojeTV: videos de carros, de todo-o-terreno e desporto automóvel
                                              Editado pela última vez por Nightlord; 27 July 2012, 15:32.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                Um dos comparativos que tinha em mente colocar era precisamente esse...com o Megane RS. Dizem que o Megane é muito mais eficaz e que em pista seria muito mais rápido - o que acredito.

                                                Mas para mim isso não vale tanto. Começa pelo facto do Megane ser isso mesmo...um Megane. Também os há DCI Claro que é muito melhor e blablabla...mas partiu de uma base com outros compromissos.

                                                Eu gosto do tal foco, o construir algo do nada sempre tendo uma única filosofia de base, claro que sem perder a necessidade de haver compromissos por forma a chegar a comum dos mortais...ou acabamos com um Veyron.

                                                Este tem tracção traseira, tem autoblocante à séria, tem suspensões de duplos triângulos invertidos, tem um motor aspirado e super-quadrado, arquitectura boxer a baixar-lhe o centro de gravidade, pouco peso em coisas dispensáveis (tecto e vidros leves) e "altas", sem perder o minimo dos confortos como é o AC automático ou uns bancos em pele.

                                                Para mim só é pena não ter mais 2 cilindros e mais 1.000 de cilindrada. Mas nesse caso o preço e o peso disparavam...e lá volta o tal compromisso.
                                                O RS é muuuuuito fun...
                                                Não é por arrancar bons tempos em pista que deixa de ser divertido em estrada
                                                O Mégane também tem autoblocante à séria, tem é a tracção no eixo errado, mas mesmo assim permite momentos muito divertidos, embora de forma diversa do Toy!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ainda não conduzi o Toyota nem o Subaru. O Megane RS já experimentei em circuito e só o facto de bater toda a concorrência (alguns com motores e potencias superiores) e alguns de gamas acima diz muito da maquina que é!
                                                  Vamos ver se esta "aliança" Toyota/Subaru não será um flop...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                                                    http://www.youtube.com/watch?v=BGqLcbCn79U[/video]
                                                    estamos em 2012, vamos ver se o mégane não é destronado pelo astra

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                      ...Obrigado...
                                                      Penso que gostarias de continuar a ter fórum, correcto? Sendo assim convém que alguém o pague, correcto? Sendo assim convém que a editora que o paga, e que por acaso editou aquele artigo (e pagou ao jornalista que o escreveu)...continue a existir.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Alto e pára o bailarico ! Mas aquela ***** é Toyota ou Subaru? Eu devo estar todo comido, mas no video diz Subaru Brz, mas eu vejo o .... Toyota GT86.

                                                        Alguma gaffe? Ou sou eu mesmo que tou a ver mal?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                                                          Alto e pára o bailarico ! Mas aquela ***** é Toyota ou Subaru? Eu devo estar todo comido, mas no video diz Subaru Brz, mas eu vejo o .... Toyota GT86.

                                                          Alguma gaffe? Ou sou eu mesmo que tou a ver mal?
                                                          Não há "gaffe" nenhuma... A única coisa que muda nos carros são pormenores e a marca claro!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                                            estamos em 2012, vamos ver se o mégane não é destronado pelo astra
                                                            Acho que ainda vai demorar algum tempo até algum carro de tracção dianteira bater o Megane em Nurburgring ou em qualquer pista...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X