Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Enganado em Km do carro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Enganado em Km do carro

    Bem, como o título do tópico diz fui enganado nos Km que o carro tinha quando o comprei e tive um grande problema no motor devido a isso!

    Comprei o carro em Dezembro de 2010, não foi a Stand mas sim a um daqueles gajos que compra e vende carros para ganhar dinheiro. O carro é um Mégane II 1.5cc 105cv de 2006 e tinha 97000km quando o comprei.

    O problema que tive é que aos 143000 tive o tão famoso problema dos bronzes e da cambota! Mas segundo a Renault a mudança deste material apenas é aconselhada aos 150000km.

    Ora o gajo da Renault quando viu que o carro tinha menos que os 150000km disse que se o carro tivesse todas as revisões na Renault que eles assumiam o arranjo, foram então verificar o histórico e encontraram uma revisão nos finais de 2009 ou inicio de 2010 (já não me recordo bem) em que o carro tem 140000km.

    Eu tenho todas as provas que a alteração foi feita entre o ano 2010 antes de o comprar porque tenho a prova na revisão da Renault em que o carro tem 140000km e posso procurar agora no centro de inspecções a que levei o carro em 2011 que na folha anterior (referente a 2010 quando o carro estava no antigo dono) tinha cerca de 90000km, ou seja a alteração foi entre aquela revisão e a inspecção.

    A minha dúvida é, consigo agora fazer algo contra o antigo dono tendo em conta que a compra do carro já foi à 1 ano e meio? É que eu nem me importava se não fosse a avaria devido a não saber os Km reais!

    É que neste momento tenho o carro na Renault para arranjar e um arranjo de 3000€ para pagar, tudo porque o anterior dono lhe mudou os Km e eu não pude mudar os bronzes na altura certa!!

    #2
    Queixa na polícia por burla e falsificação, e podes avançar judicialmente. Cuidado que o carro pode ficar imobilizado o tempo todo...

    Comentário


      #3
      Mas o facto da compra do carro já ter sido feita à algum tempo não pode fazer com que isto não dê em nada? E no que poderá dar isto, posso pedir que assuma o arranjo do carro ou algo assim? É que lá está, não quero devolver o carro porque ele está excelente, apenas estou chateado porque tive a avaria devido à alteração dos km porque caso contrário agora na próxima revisão os bronzes eram mudados!!

      Obrigado pela resposta!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
        Queixa na polícia por burla e falsificação, e podes avançar judicialmente. Cuidado que o carro pode ficar imobilizado o tempo todo...

        Burla ainda vá.

        Agora a questão de falsificação de notação téncica, é que já não é linear.

        Tanto mais, que há Acordãos nesse sentido, de não considerar as dados dos contas quilómetros, como elemento de notação técnica.

        Já agora:

        Acórdão do Tribunal da Relação de Guimarães

        Acórdão do Tribunal da Relação do Porto

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nto Ver Post
          Burla ainda vá.

          Agora a questão de falsificação de notação téncica, é que já não é linear.

          Tanto mais, que há Acordãos nesse sentido, de não considerar as dados dos contas quilómetros, como elemento de notação técnica.

          Já agora:

          Acórdão do Tribunal da Relação de Guimarães

          Acórdão do Tribunal da Relação do Porto
          Mas neste caso é diferente, aí diz isto:
          IV – Efectivamente, quer na falsificação de documento, quer na falsificação de notação técnica, o que está em causa é a função probatória relativamente a facto juridicamente relevante, sendo certo que o número de quilómetros já percorridos por um automóvel nenhuma relevância tem, por si só, para o direito.

          Aqui o número de Km percorridos tem relevância devido à avaria que se deveu ao número de Km ter sido alterado pois não foi mudada uma peça que deveria ter sido mudada e devido a isso o carro avariou!!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post
            Mas neste caso é diferente, aí diz isto:
            IV – Efectivamente, quer na falsificação de documento, quer na falsificação de notação técnica, o que está em causa é a função probatória relativamente a facto juridicamente relevante, sendo certo que o número de quilómetros já percorridos por um automóvel nenhuma relevância tem, por si só, para o direito.

            Aqui o número de Km percorridos tem relevância devido à avaria que se deveu ao número de Km ter sido alterado pois não foi mudada uma peça que deveria ter sido mudada e devido a isso o carro avariou!!

            Claro. A ser assim, terá de tal ser demonstrado/provado em Tribunal.

            Mas, podes sempre tentar entrar em contacto com vendedor e o confrontar com isso.

            Comentário


              #7
              O problema é que o vendedor não me atende o telemóvel, e mesmo assim não foi ele que fez a alteração visto que ele apenas teve o carro nas suas mãos 2 semanas em Dezembro e a alteração teve que ser feita no máximo até Maio (antes da inspecção do carro). Mas sim antes de tudo vou continuar a tentar ligar-lhe e entrar em contacto com ele!!

              Comentário


                #8
                Um diesel comprado na rua a um cigano, sem garantia e com os kilómetros alterados? Realmente isto está cada vez pior.

                Comentário


                  #9
                  Ainda noutro topico andava-se a discutir um assunto relacionado com os km, em que defendo que mais vale um carro com 200.000km que 90.000km nestas condiçoes... mas sem criticar o user, provavelmente se o carro tivesse marcado os 140.000km nao tinha olhado muitas vezes para ele


                  Mas tiagooliveira20, um conselho que te dou é meteres o caso num advogado, reune tudo o que tiveres do vendedor do carro, e seguir com o devido processo para pagamento do arranjo, quanto mais rapido melhor

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                    Ainda noutro topico andava-se a discutir um assunto relacionado com os km, em que defendo que mais vale um carro com 200.000km que 90.000km nestas condiçoes... mas sem criticar o user, provavelmente se o carro tivesse marcado os 140.000km


                    Mas tiagooliveira20, um conselho que te dou é meteres o caso num advogado, reune tudo o que tiveres do vendedor do carro, e seguir com o devido processo para pagamento do arranjo, quanto mais rapido melhor
                    mas o de 200 mil tambem pode ter 300 mil

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                      mas o de 200 mil tambem pode ter 300 mil
                      Mas as probabilidades sao menores

                      Ca em PT sabe-se que um carro com menos de 100.000km sao facilmente vendidos, acima disso...

                      Comentário


                        #12
                        Na Inglaterra, nos EUA, etc. não há esse problema. Lá, só acima dos 160.000 km é que já não prestam!

                        Boa sorte na resolução do caso. Hoje em dia não se pode confiar em ninguém.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                          Ainda noutro topico andava-se a discutir um assunto relacionado com os km, em que defendo que mais vale um carro com 200.000km que 90.000km nestas condiçoes... mas sem criticar o user, provavelmente se o carro tivesse marcado os 140.000km nao tinha olhado muitas vezes para ele


                          Mas tiagooliveira20, um conselho que te dou é meteres o caso num advogado, reune tudo o que tiveres do vendedor do carro, e seguir com o devido processo para pagamento do arranjo, quanto mais rapido melhor
                          Dependia do valor, pelo valor que dei não olhava para ele porque comprava mais barato com esses Km, agora para este valor quis comprar um carro com poucos Km com o objectivo de ficar com ele nas minhas mãos por muitos anos.

                          Mas se o carro estivesse mais barato até o teria ponderado se tivesse 140mil porque ele estava em excelente estado exterior interior e de motor (tanto que o único problema foi mesmo este que é normal neste motor).

                          Eu agora vou falar com um advogado e ver o que me aconselha, ver se isto tem grandes hipóteses de ganhar ou não, etc, se for um caso difícil de ganhar se calhar não avanço porque depois ainda acumulo os honorários do advogado ao arranjo do carro e neste momento não tenho hipótese para isso!

                          Mas primeiro antes de avançar com alguma coisa ainda vou tentar falar com o vendedor, ver se consigo que me atenda o telemóvel (até porque a minha primeira tentativa de lhe ligar foi com um número diferente de quando lhe comprei o carro para ele não saber que sou eu e não me evitar, ainda tenho esperanças que venha a atender), e vou tentar resolver com ele e com o gajo que lhe vendeu a ele o carro!
                          É que caso eles comecem a querer não pagar aí sim ameaço com o tribunal e aperto com eles porque segundo vi nesses acórdãos em cima isto pode dar 3 anos de prisão, pode ser que a coisa se dê amigavelmente!!

                          Comentário


                            #14
                            Ora ai esta, compraste um carro de 140.000km ao preço de um de 90.000km, logo esta no teu direito de pedir uma indemnização ao vendedor pelo valor a mais que deste, depois o vendedor vai ter que pagar os estragos ja que devido aos km sempre tiveste em mente a troca dos bronze aos 150.000km quando na realidade foi feita aos 190.000km, para alem de poderes pedir uma indemnizaçao pelos dias que iras estar sem carro e o transtorno que isso te pode causar e os gastos que tiveres com o processo.

                            Fala com o vendedor amigavelmente, tudo certo, ele ate pode assumir os estragos, mas isso nao te devolve o dinheiro que deste a mais por algo que devias ter pago a um preço mais acessivel, nem o transtorno que isso te esta a causar. Se ele nao assumir, ou nao o conseguires contactar, eu seguia para tribunal acusando de Burla Qualificada e pedia indemnizaçoes por tudo e mais alguma coisa.

                            Ja agora, compraste o carro em Braga? O senhor tem algum stand ou tenha expostas as viaturas? Se tiver expoem o nome que pode servir de aviso para mais pessoas

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post
                              Mas neste caso é diferente, aí diz isto:
                              IV – Efectivamente, quer na falsificação de documento, quer na falsificação de notação técnica, o que está em causa é a função probatória relativamente a facto juridicamente relevante, sendo certo que o número de quilómetros já percorridos por um automóvel nenhuma relevância tem, por si só, para o direito.

                              Aqui o número de Km percorridos tem relevância devido à avaria que se deveu ao número de Km ter sido alterado pois não foi mudada uma peça que deveria ter sido mudada e devido a isso o carro avariou!!
                              Tens de ter atenção a uma coisa: A mudança dos bronzes não é uma intervenção que venha referida no manual de manutenção programada do carro!

                              Portanto, tens provas que os Kms do carro foram alterados, mas quanto à substituição dos bronzes a única coisa que tens é um bate boca da oficina.

                              Duvido muito (mesmo muito) que a Renault te passe alguma declaração com valor juridico atestando que estas peças têm de ser mudadas aos 150000 Km, até porque este é um problema que tem afectado muitos 1.5dCi e a Renault nem sempre comparticipa a reparação (muitas vezes descarta-se), não pode vir agora assumir isto de forma oficial...

                              Comentário


                                #16
                                Mas a Renault só assume quando tens todas as revisões na marca, e se isso acontecer antes dos 150000km, o que já não é assim tão normal! E basta arranjares um mecânico que lá vá explicar o erro do motor e que fale que não é obrigatório mas aconselhável a mudança, caso contrário pode ocorrer a avaria devido a isso.

                                É uma avaria provocada pela não mudança logo tem causa directa com os km alterados!!

                                Mas lá está, tenho que falar primeiro com um advogado e esclarecer bem isto se vale a pena avançar!

                                Comentário


                                  #17
                                  Olha, como fui vitima de burla igual, vou dar-te o minha experiência, que se baseia em inúmeras opiniões, desde PSP conhecidos, advogados amigos, vendedores de carros que conheço, e até "por aqui". Espero ajudar-te e não defraudar-te as expectativas, mas posso dizer-te que tudo o que te vou dizer é de muito valor (não sei se toda a gente irá concordar, mas só tu é poderás fazer essa avaliação e agir em conformidade). E se precisares de alguma coisa mais, seja por aqui em "aberto" ou por MP, estou disponivel para esclarecer:

                                  1. Advogados está fora de questão, por diversos motivos: demora muito tempo, gastas muito dinheiro, e o tribunal não é a melhor forma de pressionares quem te fez a "marosca".
                                  2. Fazeres queixa na PSP é sempre uma hipótese e aqui sim, estes tipos sentem-se pressionados, já que com dizes, dá cadeia e costumam ser mais diligentes que o tribunal. Mas tens que ter atenção a algumas coisa: convém fazeres uma queixa contra desconhecidos, porque não sabes quem a fez (se o antigo dono, se o vendedor, ou até se outro intermediário qualquer) e como não tens provas contra ninguém, só poderás fazer prova da adulteração (espero ter-me feito entender); depois, e se calhar ainda mais importante, deverás estar preparado para ficares sem carro, porque o carro é a prova do crime e pode ficar apreendido até o processo terminar, mas também há a hipótese de isso não acontecer, ficando alguém (tu) como o fiel depositário, mas essa questão fica à decisão do juíz que ficar responsável pela queixa. É tramado.
                                  3. Pressiona o vendedor, mas na boa, sem stress (é o melhor) e dizes (repito, na boa) que vais fazer queixa na PSP contra desconhecidos e que tens toda a despesa de reparação a teu cargo, além da desvalorização normal de um carro que tem mais Kms do que o marcado no quadrante. Se tiver sido ele, é possivel que tenhas uma surpresa agradável, mas não a esperes de imediato, já que irá pensar na implicações que terá para ele (nunca te irá admitir nada pelo telefone, e nem penses que, se o fizer, será na tua 1ª conversa com ele).
                                  4. O meu caso passou-se dessa forma (felizmente tenho o carro impecável e ainda não tive avaria nenhuma, mas já tive peças de desgaste normal da idade, devido aos Kms). O vendedor nada assumiu em nenhuma circunstância, mas disse que não queria problemas com ninguém e pagou o tal arranjo da peça de desgaste (foi quando descobri a cena) e ainda me deu uma indeminização a compensar o "martelanço". Levou cerca de 3 meses entre o 1º telefonema e até a "solução" dele, e depois mais 1 mês para o pagamento, com a compensação para o lado dele, de uma declaração em como fui devidamente indeminizado e que sei dos Kms.

                                  Já te perguntaram, onde foi? Com quem foi? É importante nós sabermos para não cairmos no mesmo erro (nós outra vez). E ainda não percebi se a Renault não te disse quais os Kms reais, é só fazer uma leitura à centralina. Foi o que fizeram comigo. Deves ter cerca de 220 mil Kms (mais 10mil menos 10mil).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Depois da compra, o veículo foi sempre assistido na Renault ?

                                    Parece-me que não o tenha sido, pois caso contrário a mesma tinha informado o cliente da dia alteração.

                                    Assim sendo, será que fora da marca, o material usado / colocado no carro foi o exigido pela marca ?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                      Depois da compra, o veículo foi sempre assistido na Renault ?

                                      Parece-me que não o tenha sido, pois caso contrário a mesma tinha informado o cliente da dia alteração.

                                      Assim sendo, será que fora da marca, o material usado / colocado no carro foi o exigido pela marca ?

                                      Questões que poderão ser colocadas e deitar por terra, toda uma argumentação.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por betel Ver Post
                                        Tens de ter atenção a uma coisa: A mudança dos bronzes não é uma intervenção que venha referida no manual de manutenção programada do carro!

                                        Portanto, tens provas que os Kms do carro foram alterados, mas quanto à substituição dos bronzes a única coisa que tens é um bate boca da oficina.

                                        Duvido muito (mesmo muito) que a Renault te passe alguma declaração com valor juridico atestando que estas peças têm de ser mudadas aos 150000 Km, até porque este é um problema que tem afectado muitos 1.5dCi e a Renault nem sempre comparticipa a reparação (muitas vezes descarta-se), não pode vir agora assumir isto de forma oficial...

                                        Entao deixem-me ver se percebo, a mudança de bronzes é uma falha do motor que é assumida/comparticipada pela Renault se o veiculo fizer todas as revisoes na marca certo? Portanto, o user comprou um carro que a ultima revisao foi feita na Renault em finais de 2009 principios de 2010, e ate hoje, nunca mais la fez nenhuma correcto? Agora, a marca nao assume o arranjo ou a mudança e pede 3000€. Mas afinal a intervençao é para mudar os bronzes ou o carro teve alguma avaria relacionada com o problema dos bronze?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Olá
                                          É sempre um risco que se corre em relação aos verdadeiros km quando se compram carros usados. Acredita-se na boa fé das pessoas mas ......
                                          Ao ler a esta história fiquei um pouco apreensivo, porque dei à poucas semanas dado o valor de entrada por um carro importado usado, de 60.000 km (espero eu que assim seja), e aguardo a sua chegada ás minhas mãos no final do verão.
                                          Sendo eu um completo ignorante sobre automóveis, existe alguma forma de uma pessoa se precaver contra este tipo de situações relatadas sobre aumento de km´s.??? O que fazer?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SHAKYL Ver Post
                                            Olá
                                            É sempre um risco que se corre em relação aos verdadeiros km quando se compram carros usados. Acredita-se na boa fé das pessoas mas ......
                                            Ao ler a esta história fiquei um pouco apreensivo, porque dei à poucas semanas dado o valor de entrada por um carro importado usado, de 60.000 km (espero eu que assim seja), e aguardo a sua chegada ás minhas mãos no final do verão.
                                            Sendo eu um completo ignorante sobre automóveis, existe alguma forma de uma pessoa se precaver contra este tipo de situações relatadas sobre aumento de km´s.??? O que fazer?
                                            É encontrares uma oficina que consiga fazer a leitura de Kms directamente na centralina, só assim se poderá confirmar sem sombra de dúvidas os Kms reais. Se falares com o vendedor e dizeres que queres confirmar isso, logo vês a reacção dele, mas independentemente disso, eu fazia essa verificação na mesma (essa e outras, já agora) e só depois avançava para a compra definitiva do carro. Gato escaldado, de água fria tem medo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              Olha, como fui vitima de burla igual, vou dar-te o minha experiência, que se baseia em inúmeras opiniões, desde PSP conhecidos, advogados amigos, vendedores de carros que conheço, e até "por aqui". Espero ajudar-te e não defraudar-te as expectativas, mas posso dizer-te que tudo o que te vou dizer é de muito valor (não sei se toda a gente irá concordar, mas só tu é poderás fazer essa avaliação e agir em conformidade). E se precisares de alguma coisa mais, seja por aqui em "aberto" ou por MP, estou disponivel para esclarecer:

                                              1. Advogados está fora de questão, por diversos motivos: demora muito tempo, gastas muito dinheiro, e o tribunal não é a melhor forma de pressionares quem te fez a "marosca".
                                              2. Fazeres queixa na PSP é sempre uma hipótese e aqui sim, estes tipos sentem-se pressionados, já que com dizes, dá cadeia e costumam ser mais diligentes que o tribunal. Mas tens que ter atenção a algumas coisa: convém fazeres uma queixa contra desconhecidos, porque não sabes quem a fez (se o antigo dono, se o vendedor, ou até se outro intermediário qualquer) e como não tens provas contra ninguém, só poderás fazer prova da adulteração (espero ter-me feito entender); depois, e se calhar ainda mais importante, deverás estar preparado para ficares sem carro, porque o carro é a prova do crime e pode ficar apreendido até o processo terminar, mas também há a hipótese de isso não acontecer, ficando alguém (tu) como o fiel depositário, mas essa questão fica à decisão do juíz que ficar responsável pela queixa. É tramado.
                                              3. Pressiona o vendedor, mas na boa, sem stress (é o melhor) e dizes (repito, na boa) que vais fazer queixa na PSP contra desconhecidos e que tens toda a despesa de reparação a teu cargo, além da desvalorização normal de um carro que tem mais Kms do que o marcado no quadrante. Se tiver sido ele, é possivel que tenhas uma surpresa agradável, mas não a esperes de imediato, já que irá pensar na implicações que terá para ele (nunca te irá admitir nada pelo telefone, e nem penses que, se o fizer, será na tua 1ª conversa com ele).
                                              4. O meu caso passou-se dessa forma (felizmente tenho o carro impecável e ainda não tive avaria nenhuma, mas já tive peças de desgaste normal da idade, devido aos Kms). O vendedor nada assumiu em nenhuma circunstância, mas disse que não queria problemas com ninguém e pagou o tal arranjo da peça de desgaste (foi quando descobri a cena) e ainda me deu uma indeminização a compensar o "martelanço". Levou cerca de 3 meses entre o 1º telefonema e até a "solução" dele, e depois mais 1 mês para o pagamento, com a compensação para o lado dele, de uma declaração em como fui devidamente indeminizado e que sei dos Kms.

                                              Já te perguntaram, onde foi? Com quem foi? É importante nós sabermos para não cairmos no mesmo erro (nós outra vez). E ainda não percebi se a Renault não te disse quais os Kms reais, é só fazer uma leitura à centralina. Foi o que fizeram comigo. Deves ter cerca de 220 mil Kms (mais 10mil menos 10mil).
                                              Onde é que pensas que a queixa é processada e o restante processo se desenvolve? Na PSP?
                                              Na PSP só é recebida... depois, quando for altura de prestar declarações e avançar... será com o MP e o Tribunal! Aliás... a investigação é ordenada pelo MP...
                                              Portanto, não faz sentido dizer que o Tribunal não é a forma de os pressionar, sendo a PSP a solução. Nada de mais errado!
                                              E o que dá cadeia é a legislação, através dos... pois, dos tribunais! A PSP não julga ninguém.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SHAKYL Ver Post
                                                Olá
                                                É sempre um risco que se corre em relação aos verdadeiros km quando se compram carros usados. Acredita-se na boa fé das pessoas mas ......
                                                Ao ler a esta história fiquei um pouco apreensivo, porque dei à poucas semanas dado o valor de entrada por um carro importado usado, de 60.000 km (espero eu que assim seja), e aguardo a sua chegada ás minhas mãos no final do verão.
                                                Sendo eu um completo ignorante sobre automóveis, existe alguma forma de uma pessoa se precaver contra este tipo de situações relatadas sobre aumento de km´s.??? O que fazer?

                                                Uma das formas, será tentar comprar a viatura a um stand oficial da marca.

                                                Mas claro, que isso não impede mesmo assim, que possa haver adulteração.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                  É encontrares uma oficina que consiga fazer a leitura de Kms directamente na centralina, só assim se poderá confirmar sem sombra de dúvidas os Kms reais.
                                                  Não faço ideia de como isto funciona mas fiquei com uma dúvida.

                                                  Da onde é que vem a valor dos km que aparece no computador de bordo? Sempre pensei que estes dados fossem guardados na centralina. Ou existe um outro dispositivo a fazer esta monitorização? Parece-me um pouco redundante.

                                                  Se for esta segunda opção, porque não mudar também o registo na centralina? Sempre se corria menos riscos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                    Entao deixem-me ver se percebo, a mudança de bronzes é uma falha do motor que é assumida/comparticipada pela Renault se o veiculo fizer todas as revisoes na marca certo? Portanto, o user comprou um carro que a ultima revisao foi feita na Renault em finais de 2009 principios de 2010, e ate hoje, nunca mais la fez nenhuma correcto? Agora, a marca nao assume o arranjo ou a mudança e pede 3000€. Mas afinal a intervençao é para mudar os bronzes ou o carro teve alguma avaria relacionada com o problema dos bronze?
                                                    A melhor pessoa para te responder a isso será o autor do tópico, e não eu...

                                                    Mas pelo que percebi, o carro teve uma avaria grave relacionada com os bronzes, e pede 3000€ pelo conserto. E terá sido nesta altura que se aperceberam dos Kms martelados...

                                                    Agora, quando o motor avaria devido aos problemas com os bronzes, os custos têm sido assumidos pela Renault se:
                                                    1- A manutenção foi sempre feita na marca (e parece que não é esse o caso)
                                                    2- O carro tiver no máximo 150.000Km

                                                    Trocar os bronzes antes dos 150.000Km é um "bate boca" que se ouve muito em foruns da marca e em várias oficinas da Renault, mas tal nunca foi assumido pela marca nem consta nas operações de manutenção programada destes motores. É uma operação que se faz apenas a pedido do dono do carro, tal como fariam qualquer outra que o dono do carro pedisse (obviamente, numa mudança dos bronzes a pedido a Renault não comparticipa nada!).

                                                    Há casos de problemas antes dos 150.000, há casos de problemas depois dos 150.000 e há muitos outros casos de pessoas que nunca tiveram qualquer problema... Pela quantidade de 1.5dCi que se venderam (e ainda vendem), o racio de motores com problemas não é maior nem menor que o racio de problemas em motores de outra marca qualquer.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                                      Onde é que pensas que a queixa é processada e o restante processo se desenvolve? Na PSP?
                                                      Na PSP só é recebida... depois, quando for altura de prestar declarações e avançar... será com o MP e o Tribunal! Aliás... a investigação é ordenada pelo MP...
                                                      Portanto, não faz sentido dizer que o Tribunal não é a forma de os pressionar, sendo a PSP a solução. Nada de mais errado!
                                                      E o que dá cadeia é a legislação, através dos... pois, dos tribunais! A PSP não julga ninguém.

                                                      Não sei se me fiz entender, e provavelmente a escrita toldou o raciocinio. O que queria dizer é que com o advogado a enviar cartas registadas com ameaça de ir a tribunal, estes tipos não ligam nenhuma, até porque, sabem que muitas vezes é bluff e o burlado não quer gastar mais dinheiro em tribunais e advogados. Ao invés, ao fazer uma queixa na PSP, as diligências devem começar por procurar o "rasto" do carro e certo ponto, vão bater à porta do vendedor. E aí começam a ficar preocupados. Bem sei que todo o processo segue depois em comum, com o MP, mas a abordagem é muito importante.

                                                      De notar que no meu 1º telefonema eu disse que ía falar com um advogado amigo, e não parece ter surtido qualquer tipo de efeito. Mais tarde, depois de vários conselhos, disse-lhe que me tinham aconselhado ir à PSP, e nem 2 semanas depois, telefonou-me preocupado a perguntar se já tinha feito a queixa na PSP e queria encontrar uma solução "boa" para ambos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Evil0ne Ver Post
                                                        Não faço ideia de como isto funciona mas fiquei com uma dúvida.

                                                        Da onde é que vem a valor dos km que aparece no computador de bordo? Sempre pensei que estes dados fossem guardados na centralina. Ou existe um outro dispositivo a fazer esta monitorização? Parece-me um pouco redundante.

                                                        Se for esta segunda opção, porque não mudar também o registo na centralina? Sempre se corria menos riscos.
                                                        Enfim, não sendo o mais entendido nessa matéria, julgo que não é possivel alterar os Kms na centralina, sendo que os do quadrante já não será bem o caso. Aliás, até posso dizer que muitas vezes os Kms do quadrante e da centralina divergem (pouco), o que me faz crer que um não é a leitura do outro, e se o cálculo é realizado por vias diferentes, então a vai sempre haver um nº de Kms com alguma discrepância, ainda que pouca.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por betel Ver Post
                                                          A melhor pessoa para te responder a isso será o autor do tópico, e não eu...

                                                          Mas pelo que percebi, o carro teve uma avaria grave relacionada com os bronzes, e pede 3000€ pelo conserto. E terá sido nesta altura que se aperceberam dos Kms martelados...

                                                          Agora, quando o motor avaria devido aos problemas com os bronzes, os custos têm sido assumidos pela Renault se:
                                                          1- A manutenção foi sempre feita na marca (e parece que não é esse o caso)
                                                          2- O carro tiver no máximo 150.000Km

                                                          Trocar os bronzes antes dos 150.000Km é um "bate boca" que se ouve muito em foruns da marca e em várias oficinas da Renault, mas tal nunca foi assumido pela marca nem consta nas operações de manutenção programada destes motores. É uma operação que se faz apenas a pedido do dono do carro, tal como fariam qualquer outra que o dono do carro pedisse (obviamente, numa mudança dos bronzes a pedido a Renault não comparticipa nada!).

                                                          Há casos de problemas antes dos 150.000, há casos de problemas depois dos 150.000 e há muitos outros casos de pessoas que nunca tiveram qualquer problema... Pela quantidade de 1.5dCi que se venderam (e ainda vendem), o racio de motores com problemas não é maior nem menor que o racio de problemas em motores de outra marca qualquer.
                                                          Acho que o post está bem conseguido naquilo a que o Drifter perguntava (pelo menos é o que eu acho também).

                                                          Já esta frase (que eu tenho ouvido muito em relação a este problema nos dcis e outros problemas noutros motores) só tenho uma coisa a dizer:
                                                          o problema não é a ocorrência de problemas neste motor em comparação com os outros da concorrência, porque como já se disse várias vezes, todos os motores têm os seus "qs", uns mais que outros, mas todos têm. Para mim, a verdadeira questão é o tipo de avaria que é e o custo que lhe está associado, e isso não tem comparação na concorrência (pelo menos que eu saiba, corrijam-me se estou errado).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                            Acho que o post está bem conseguido naquilo a que o Drifter perguntava (pelo menos é o que eu acho também).

                                                            Já esta frase (que eu tenho ouvido muito em relação a este problema nos dcis e outros problemas noutros motores) só tenho uma coisa a dizer:
                                                            o problema não é a ocorrência de problemas neste motor em comparação com os outros da concorrência, porque como já se disse várias vezes, todos os motores têm os seus "qs", uns mais que outros, mas todos têm. Para mim, a verdadeira questão é o tipo de avaria que é e o custo que lhe está associado, e isso não tem comparação na concorrência (pelo menos que eu saiba, corrijam-me se estou errado).
                                                            Sim, tens toda a razão, mas eu não me estava a referir à gravidade do problema, mas ao problema em si.

                                                            Fazendo as contas pelo relatado pelo autor do tópico, terão tirado há volta de 45.000 a 50.000 Km ao carro. O que eu queria salientar é que não é por causa do carro ter 193.000 (em vez dos 143.000 que marca actualmente) que este problema dos bronzes lhe ia acontecer de certeza absoluta, nem é certo que se o carro marcasse os Kms reais o user fosse a correr fazer a mudança dos bronzes (ou fazia essa mudança baseado apenas no que se lê pela Net e ouve nalgumas oficinas, ou o mais certo era só pensar nisso quando tivesse o mesmo problema que teve agora).

                                                            Estatisticamente, as probabilidades de ser afectado são baixas e são semelhantes às probabilidades de ter problemas noutra marca qualquer (o tal rácio que falei). Mas lá está, a estatística é o que é... a velha história do comi um frango inteiro, tu não comes nada, mas fazendo a média tu não tens fome.


                                                            EDIT: Para clarificar melhor ainda... Se o rácio de problemas fosse de, por exemplo, 20%, para mim isso significaria que se justificava mandar trocar os bronzes antes dos 150.000 Km. Só que não é de 20%, nem perto.
                                                            Editado pela última vez por betel; 29 July 2012, 18:45.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X