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VW Tiguan 2,0 TDI com problema no fap

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    VW Tiguan 2,0 TDI com problema no fap

    Tenho um tiguan ( da esposa ) com 2.0 tdi e cx auto.

    É um 4motion e tem FAP.

    O problema é que a luz de avaria no motor acendeu há cerca de um mês e quando levei o carro á máquina foi detectado entupimento no fap.

    Foi feito o reset e fiz quase 100 kms em AE tal como recomendado.

    Ontem voltou a acender e a luz do filtro de partículas acendeu também.

    Hoje apenas estava ligada a luz do motor.

    O carro faz cerca de 10 kms por dia e tem apenas 26000 kms.

    Acredito que o pouco uso esteja a causar esta anomalia.

    Pretendo remover o FAP e eliminar este problema de uma vez para sempre, caso contrário terei de vender o carro e procurar um carro a gasolina.

    Existe algum especialista na zona de Lisboa que faça este serviço? Será que a marca aceita fazer?

    Sei que existem carros sem o FAP pelo que não deve ser muito complicado, digo eu.

    Grato pela ajuda.

    #2
    José,

    Não te sei responder à questão que colocas, no entanto, tenho outra questão que considero relevante... tirando o FAP não vai alterar significativamente o nível de CO2 libertado? Isso não se vai notar na IPO?

    Comentário


      #3
      10 KM´s por dia?? Estás tramado...Literalmente

      Queres um grande conselho? Vende o carro e compra um gasolina...

      Esquece isso de anulares o FAP, só te vai trazer ainda mais dissabores!

      Devias era não ter comprado um carro a diesel, com tão poucos KM´s diários

      Comentário


        #4
        Tens diversas casas de reprogramações na zona de Lisboa para fazerem esse serviço. A única desvantagem é ser uma alteração algo dispendiosa.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
          10 KM´s por dia?? Estás tramado...Literalmente

          Queres um grande conselho? Vende o carro e compra um gasolina...

          Esquece isso de anulares o FAP, só te vai trazer ainda mais dissabores!

          Devias era não ter comprado um carro a diesel, com tão poucos KM´s diários
          Não será bem assim... O D3 do meu XC está sujeito a um dia a dia similar (aprox. 20kms por dia) há cerca de 9 meses e terá feito uma regeneração durante este períogo e o FAP (ainda) não deu qq problema.

          Comentário


            #6
            10 km por dia? Ora ai está um caso em que um carro eléctrico ou híbrido se encaixava porque mesmo a gasolina o motor nem chega a aquecer.

            E 10 km nem chega a utilizar combustível num híbrido a uma velocidade moderada.

            Renault Fluence ZE Dynamique, € 24.500, Vila Nova De Gaia - Standvirtual

            Honda Civic 1.3 DSI i-VTEC Hybrid EC Navi, € 12.900, Coruche - Standvirtual

            Apenas exemplos.

            Comentário


              #7
              eu acho que, quando o tiguan saiu não trazia FAP, portanto não deve ser complicado.

              Comentário


                #8
                10 Km não chega para aquecer um motor a diesel como deve ser, daí os problemas.

                O meu vai pelo mesmo caminho, comecei a fazer poucos KM diários e a luz da FAP lá acende de vez em quando.
                Nada a fazer.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DuQ Ver Post
                  10 km por dia? Ora ai está um caso em que um carro eléctrico ou híbrido se encaixava porque mesmo a gasolina o motor nem chega a aquecer.

                  E 10 km nem chega a utilizar combustível num híbrido a uma velocidade moderada.

                  Renault Fluence ZE Dynamique, € 24.500, Vila Nova De Gaia - Standvirtual

                  Honda Civic 1.3 DSI i-VTEC Hybrid EC Navi, € 12.900, Coruche - Standvirtual

                  Apenas exemplos.
                  Se não estou em erro, o Tiguan veio substituir um Auris HSD, certo José?!

                  José, dá mas é uma olhadela nos hibridos da Lexus... E se a "cena" é mesmo SUV porque não um usado? Os da Lexus desvalorizam e bem!

                  Comentário


                    #10
                    está só ligada a luz de motor? para ires apagando as luzes e os erros é mais facil e barato comprares um scanner OBDII do que eliminar o FAP

                    Comentário


                      #11
                      Minha sugestao: Mantem o carro, ao fim de semana, faz um bocado de AE, nao é preciso muito, 30km chegam, acima dos 80km/h e ja nao tens problemas com o FAP, informa-te tambem se o mesmo se muda ao fim de determinado km, pelo que a sua vida pode encurtar.

                      O Qashqai ca de casa, fim-de-semana sim, fim-de-semana nao, la vai ele esticar as pernas como digo, e ate hoje so tivemos o problema da luz do FAP ligada 1 vez

                      Comentário


                        #12
                        O problema é nem todos podermos fazer isso, por tempo ou mesmo gastos.
                        Infelizmente o autor do tópico se calhar comprou o veículo com um propósito mas na realidade acabou por ser para outro.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                          O problema é nem todos podermos fazer isso, por tempo ou mesmo gastos.
                          Infelizmente o autor do tópico se calhar comprou o veículo com um propósito mas na realidade acabou por ser para outro.
                          Se calhar comprou com a mania do diesel for all

                          Comentário


                            #14
                            Pois, pode ter acontecido isso também.
                            Eu comprei um Diesel pois fazia quase 2000KM/mês, mas agora nem 1000 faço...

                            Comentário


                              #15
                              caro jose, eu também tenho um 2.0tdi 170 com fap e infelizmente faço apenas 11km por dia no trajecto casa trabalho.
                              solução:
                              deixo o caro parado toda a semana na garagem e ando noutro.
                              em 5 anos nunca tive problemas com o fap e já tenho 70mil km feitos.
                              o meu tornou-se num carro de fim de semana e quando anda é apenas para andar em AE a fundo, de preferência.

                              remover o fap:
                              é possível sim e custa 900eur com o devido ajuste ao ficheiro.
                              o motor gasta menos e faz um nadinha de fumo a mais mas não é nada de preocupante.

                              lado negativo:
                              perca total de qualquer garantia que tenha.
                              em IPO, se apanhar um inspector sabichão e ele reparar que os 3 sensores estão apenas a fazer de dummies, chumba com grau 2 directo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                                caro jose, eu também tenho um 2.0tdi 170 com fap e infelizmente faço apenas 11km por dia no trajecto casa trabalho.
                                solução:
                                deixo o caro parado toda a semana na garagem e ando noutro.
                                em 5 anos nunca tive problemas com o fap e já tenho 70mil km feitos.
                                o meu tornou-se num carro de fim de semana e quando anda é apenas para andar em AE a fundo, de preferência.

                                remover o fap:
                                é possível sim e custa 900eur com o devido ajuste ao ficheiro.
                                o motor gasta menos e faz um nadinha de fumo a mais mas não é nada de preocupante.

                                lado negativo:
                                perca total de qualquer garantia que tenha.
                                em IPO, se apanhar um inspector sabichão e ele reparar que os 3 sensores estão apenas a fazer de dummies, chumba com grau 2 directo.
                                Boa resposta em relação ao FAP, e válida para muitas marcas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                  José,

                                  Não te sei responder à questão que colocas, no entanto, tenho outra questão que considero relevante... tirando o FAP não vai alterar significativamente o nível de CO2 libertado? Isso não se vai notar na IPO?
                                  Caro amigo,

                                  Pode ser um problema, mas como existem carros iguais sem fap acho que não deve ser complicado.

                                  Um abraço

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                                    está só ligada a luz de motor? para ires apagando as luzes e os erros é mais facil e barato comprares um scanner OBDII do que eliminar o FAP
                                    Ora aqui está uma boa ideia também.

                                    Sabes onde posso comprar uma?

                                    Obrigado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                      O problema é nem todos podermos fazer isso, por tempo ou mesmo gastos.
                                      Infelizmente o autor do tópico se calhar comprou o veículo com um propósito mas na realidade acabou por ser para outro.
                                      Na realidade o carro foi comprado para fazer trajetos curtos, ir buscar os miúdos á escola e uma vez por semana vai ás compras.

                                      O carro é da minha esposa e veio substituir um auris hsd que tinha comprado no ano passado.

                                      A mania dos suv e o facto de estar disponível este carro na altura foi determinante para a compra.

                                      Vou ponderar e se não tiver solução terei de comprar por um a gasolina.

                                      Um abraço

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                                        Se calhar comprou com a mania do diesel for all
                                        Se calhar comprei pela mania da cx automática, apenas isso.

                                        Com tão poucos kms / mês um carro a gasolina custava muito menos mas não existe em Portugal o tiguan a gasolina com cx auto.

                                        Cumpts

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se o custo da alteração for esse vou avançar ou compro a tal máquina para ir apagando os erros.

                                          Falei com a esposa e ela prefere manter o carro, e infelizmente sai todos os dias com ele.

                                          Já vi um Q5 a gasolina e se o negocio for bom para os dois faço a troca.

                                          Como ela gosta do audi e é da mesma cor não vai haver confusão

                                          Não quero ouvir bocas em casa por casa de um carro.

                                          Obrigado



                                          Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                                          caro jose, eu também tenho um 2.0tdi 170 com fap e infelizmente faço apenas 11km por dia no trajecto casa trabalho.
                                          solução:
                                          deixo o caro parado toda a semana na garagem e ando noutro.
                                          em 5 anos nunca tive problemas com o fap e já tenho 70mil km feitos.
                                          o meu tornou-se num carro de fim de semana e quando anda é apenas para andar em AE a fundo, de preferência.

                                          remover o fap:
                                          é possível sim e custa 900eur com o devido ajuste ao ficheiro.
                                          o motor gasta menos e faz um nadinha de fumo a mais mas não é nada de preocupante.

                                          lado negativo:
                                          perca total de qualquer garantia que tenha.
                                          em IPO, se apanhar um inspector sabichão e ele reparar que os 3 sensores estão apenas a fazer de dummies, chumba com grau 2 directo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            o que me aborrece mais nisto tudo, é que os fabricantes têm de colocar carros no mercado que não tenham estas limitações idiotas.

                                            de uma vez por todas

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                              Ora aqui está uma boa ideia também.

                                              Sabes onde posso comprar uma?

                                              Obrigado.

                                              no Ebay há varios e com varios preços,há alguns que não dão para os modelos mais recentes como é o caso do U281(modelo laranja),mas por ex o VS450 (azul)acho que já dá para o tiguan(no entanto não custa nada perguntar ao vendedor se é compativel) e custa á volta dos 50€,procura por VW scanner no Ebay e vês os preços e portes,depois aquilo é muito simples de usar:
                                              ligar á ficha OBDII do carro
                                              têm menus com:engine,airbag,etc..
                                              procura-se por erros dentro do menu.
                                              e apaga-se.
                                              Editado pela última vez por joaobras; 05 August 2012, 22:01.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Vou te dizer eu tenho um 1.6 tdi com FAP e ando quê 2, 3 km e desligo e grande parte dos dias está arrumado, e até agora 0 problemas, em 8000km fiz para ai 2 ou 3 vezes regeneração, contrapartida noto o carro muito preso, que penso eu dever-se ao FAP...

                                                Quanto ao FAP podes remover, agora na garantia não fazia isso, pois eles não aceitam.
                                                Depois vais ter um outro inconveniente que é nas inspecções o carro vai acusar mais gases, mas podes sempre deixar um envelope no banco, e podes até pedir onde fizeres o trabalho para apenas remover o miolo do filtro em si e deixar lá a carcaça, penso que é assim.

                                                Agora trocar de carro de propósito é absurdo!

                                                EDIT: Quanto ao tirar a FAP tenho visto no caso dos seat ibiza, que é pelo fórum que ando anda na casa dos 400€/500€ com reprogramção incluída, por isso acho esses 900€ que o outro user disse um bocado exagerado.
                                                Quanto ao FAP tens tido atenção em relação ás rotações? é que se em ponto morto tiver acima do normal, não deves desligar o motor, nem que vás acelerar em seco na casa das 2000rpm para queimar um bocado, porque o FAP quando é activado supostamente injecta um liquido no motor que o faz aquecer mais que o normal, quando acabas tens o carro com o motor a escaldar, por isso não é muito recomendado estar parado a fazer isto...
                                                Editado pela última vez por bacm8; 05 August 2012, 22:13.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu também sou da opinião de um carro a gasolina ou hibrido, mas isso é outro assunto.

                                                  A eliminação do FAP não deve ser simples, mas também não é impossivel. Mas é dispendiosa e, como já te disseram, se apanham a "marosca" na IPO, terás uma dor de cabeça para resolver. Agora, não estou a ver a marca a fazer isso, só mesmo oficinas "cá fora". A questão fisica é fácil de resolver, o problema é a electrónica que tem que ser toda bem vistoriada para se eliminar essas luzes, que estão relacionadas com o FAP.

                                                  Ao contrário da opinião de alguns users, a minha é de que o percurso ao fim-de-semana para "limpar" o FAP não é suficiente para uma longa e saudável vida do mesmo, sem te dar chatices. Isto pela simples razão dos trajectos curtos, não há o devido aquecimento e o FAP não funciona dentro dos parâmetros ideais. E posso adiantar mais e pior......são as chamadas regenerações abortadas. Com toda a certeza, com essa utilização, já foi desligado o motor várias vezes, quando o FAP estava a fazer o seu ciclo. E isto é um problema que se manifesta rapidamente (como aconteceu contigo). Em suma, é melhor fazer a tal volta ao fim-de-semana (e mais importante que a velocidade, são mesmo as rpms, que devem estar acima das 2000 para uma regeneração optimizada) do que não a fazer, mas não invalida a "agressão" que lhe vão fazendo no quotidiano.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                    o que me aborrece mais nisto tudo, é que os fabricantes têm de colocar carros no mercado que não tenham estas limitações idiotas.

                                                    de uma vez por todas
                                                    Pelo que sei em regeneração a quantidade de "lixo" que sai é quase o mesmo que se não tivesse o fap.

                                                    Tretas que só fazem sentido durante a homologação e depois no dia a dia não funcionam tão bem assim.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                                      Pelo que sei em regeneração a quantidade de "lixo" que sai é quase o mesmo que se não tivesse o fap.

                                                      Tretas que só fazem sentido durante a homologação e depois no dia a dia não funcionam tão bem assim.
                                                      A sério que achas isso? Os carros com FAP são "ecológicos" e não deitam fumo. Quando um FAP regenera (quando satura o filtro), existe uma queima das particulas "nocivas para o ambiente" a uma temperatura de umas boas centenas de graus. Este processo demora entre 5 a 30minutos (depende das condições de velocidade, rpms, marca, etc) e o produto final é inócuo (já ouvi que seria H20, mas não o confirmei).

                                                      O grande inconveniente que eu vejo, é mesmo o custo da sua substituição e parece que queimam mais velas (por causa da temperatura atingida pelo ciclo) que os carros sem FAP.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                                        Pelo que sei em regeneração a quantidade de "lixo" que sai é quase o mesmo que se não tivesse o fap.

                                                        Tretas que só fazem sentido durante a homologação e depois no dia a dia não funcionam tão bem assim.
                                                        Não é bem assim, o que é queimado já são gases transformados, sem serem tão ou mesmo não nocivos, como os provenientes directamente.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Partindo do principio que existiram tiguan tdi sem fap o pessoal das inspecoes não pode chatea, digo eu.

                                                          O custo da alteração é algo que acabei de pedir a um técnico da marca e que trabalha por fora.

                                                          Vai confirmar se é possível e se tem algum risco adicional, eu acho que não.

                                                          Claro que do ponto de vista ambiental os danos são maiores e este ponto é sensível e complicado.

                                                          Quanto ao resto estou de acordo e acredito que o carro seja desligado muitas vezes.

                                                          Tenho três opções na mesa

                                                          O aparelho de diagnostico em casa
                                                          Retirada do fap
                                                          Troca do carro

                                                          Um abraço

                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          Eu também sou da opinião de um carro a gasolina ou hibrido, mas isso é outro assunto.

                                                          A eliminação do FAP não deve ser simples, mas também não é impossivel. Mas é dispendiosa e, como já te disseram, se apanham a "marosca" na IPO, terás uma dor de cabeça para resolver. Agora, não estou a ver a marca a fazer isso, só mesmo oficinas "cá fora". A questão fisica é fácil de resolver, o problema é a electrónica que tem que ser toda bem vistoriada para se eliminar essas luzes, que estão relacionadas com o FAP.

                                                          Ao contrário da opinião de alguns users, a minha é de que o percurso ao fim-de-semana para "limpar" o FAP não é suficiente para uma longa e saudável vida do mesmo, sem te dar chatices. Isto pela simples razão dos trajectos curtos, não há o devido aquecimento e o FAP não funciona dentro dos parâmetros ideais. E posso adiantar mais e pior......são as chamadas regenerações abortadas. Com toda a certeza, com essa utilização, já foi desligado o motor várias vezes, quando o FAP estava a fazer o seu ciclo. E isto é um problema que se manifesta rapidamente (como aconteceu contigo). Em suma, é melhor fazer a tal volta ao fim-de-semana (e mais importante que a velocidade, são mesmo as rpms, que devem estar acima das 2000 para uma regeneração optimizada) do que não a fazer, mas não invalida a "agressão" que lhe vão fazendo no quotidiano.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Sem dúvida essas mini-viagens requerem um híbrido.

                                                            Comentário

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