Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiabilidade motor 1.6 120cv's (gasolina) da Alfa Romeo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fiabilidade motor 1.6 120cv's (gasolina) da Alfa Romeo

    Quão fiável é o motor em questão? Pelo que sei é utilizado à bastante tempo e gostava de saber se são fiáveis, se tiveram problemas e afins.

    Por exemplo Alfa Romeo 156 2 Anos de Garantia 82.000 Kms, € 5.000, Lisboa - Standvirtual (2002) - Alfa Romeo 147 1.6 TS Sport Nacional, € 8.500, Barcarena - Standvirtual (2007)

    O motor é "exatamente" o mesmo certo?
    Editado pela última vez por felyzardo; 05 August 2012, 22:13.

    #2
    Há uns tempos vi as specs deste motor e achei que eram más. O consumo anunciado era acima da média e as prestações não eram as melhores, abaixo da média, aliás. Isto no papel, na realidade não sei

    Comentário


      #3
      Esse Ts tem um som engraçado e pouco mais. Tem uma potência jeitosa, mas só no papel. Tem muita carroceria para puxar, o que o faz beber bem. A manutenção também não é das mais baratas. 8 velas, correia de distribuição de 60 em 60 mil km (acho eu) e alguma fragilidade do variador de fase... E não é um motor que se dê bem com GPL, infelizmente...

      Comentário


        #4
        Tem manutenção um pouco elevada sendo que se feita atempadamente, é um motor bastante fiável. Os consumos em circuito urbano, são algo elevados.

        Comentário


          #5
          Eish, pensei que para por GPL fosse quase perfeito.
          Fora de questão então.
          Obrigado pelas respostas.

          Comentário


            #6
            É um motor com resposta para 120cv, nem mais, nem menos.

            É nervoso e com uma sonoridade acima da média.

            Contudo não é um motor que aceita qualquer coisa que lhe deem e, infelizmente, ao longo dos anos a manutenção que lhes dão é precária para o que necessita.
            Gosta de muito bons óleos, ao nível do tipo Selénia 20K.

            A avaria do variador de fase é recorrente e outra infelicidade derivada também do uso de maus óleos.

            Não é, de todo, um motor para quem tem fobia de andar à volta do carro.
            É daqueles motores que recompensam bem o dono se este estiver disposto a ter sempre uma nota na carteira para qualquer eventualidade.

            Isto porque nunca se sabe de onde vêm e como vêm estes carros.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
              Eish, pensei que para por GPL fosse quase perfeito.
              Fora de questão então.
              Obrigado pelas respostas.
              Quem te disse que não dá para colocar a GPL não sabe do que fala.

              Conheço (e é até daqui do forum) quem tenha um 156 a GPL e até hoje 5 estrelas.

              Este motor é de facto temperamental mas no que concerne a GPL desconheço quem tenha tido problemas.

              Comentário


                #8
                Esqueci-me no entanto de referir, que o motor "casa" muito bem com GPL.

                Comentário


                  #9
                  Hummmmm...
                  O objetivo da viatura com esse motor seriam quase 30KM diários e de vez em quando (1 x de 3 em 3 meses) uns 400KM seguidos.
                  Não seria para colocar logo GPL, mas sim posteriormente daqui a um ano ou dois.

                  Mas sinceramente já não recomendarei o motor.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                    Quem te disse que não dá para colocar a GPL não sabe do que fala.

                    Conheço (e é até daqui do forum) quem tenha um 156 a GPL e até hoje 5 estrelas.

                    Este motor é de facto temperamental mas no que concerne a GPL desconheço quem tenha tido problemas.
                    Eu troquei 2 motores desses em carros distintos por causa do GPL... E a própria marca desaconselha. Num dos casos, em garantia, descartou-se alegando que o motor não tinha sido projectado para funcionar com outro combustível a não ser gasolina. Não tinham estudos que garantiam que a transformação para GPL nesse motor não viesse a dar problemas... Não quero com isto afirmar que todos vão dar problemas, muito menos incendiar, até porque vou montar GPL na minha carroça. Mas neste motor em concreto, e com os casos que já vi e se tivesse um carro com esse motor, não arriscaria a transformação. Preferia trocar de carro, ou, no caso do user, procurava um carro diferente.

                    Comentário


                      #11
                      Trocaste 2 motores "por causa" do GPL? Explica lá isso...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Rapport Ver Post
                        Trocaste 2 motores "por causa" do GPL? Explica lá isso...
                        Segundo o relatório da AR os motores partiram devido ao uso de "combustível que não o adequado ao regular funcionamento do motor"... Não fui eu que disse.

                        Comentário


                          #13
                          Se puderes passar a explicar, por onde os motores "partiram" seria uma grande ajuda.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Rapport Ver Post
                            Se puderes passar a explicar, por onde os motores "partiram" seria uma grande ajuda.
                            Em ambos os casos furaram pistons... Não foi o "partir" tradicional. Partir foi forma de por as coisas, foram com o galheiro...

                            Comentário


                              #15
                              Ok, agradeço desde já o esclarecimento, pois conheço alguns Ts a GPL, e é a 1ª vez que oiço falar em motores "partidos".

                              Comentário


                                #16
                                Tem cuidado com as capas das bielas! Se ele anteriormente não levou com manutenção como deve de ser a tempo e horas (Óleo Selenia, que é o recomendado) poderá dar problemas!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
                                  Eu troquei 2 motores desses em carros distintos por causa do GPL... E a própria marca desaconselha. Num dos casos, em garantia, descartou-se alegando que o motor não tinha sido projectado para funcionar com outro combustível a não ser gasolina. Não tinham estudos que garantiam que a transformação para GPL nesse motor não viesse a dar problemas... Não quero com isto afirmar que todos vão dar problemas, muito menos incendiar, até porque vou montar GPL na minha carroça. Mas neste motor em concreto, e com os casos que já vi e se tivesse um carro com esse motor, não arriscaria a transformação. Preferia trocar de carro, ou, no caso do user, procurava um carro diferente.
                                  Qualquer marca desaconselha, seja Alfa Romeo seja Mercedes-Benz.
                                  Quando um individuo chega à oficina da marca com o carro convertido a GPL eles torcem sempre o nariz pelo que não me parece que isso deva ser tido em conta.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
                                    Segundo o relatório da AR os motores partiram devido ao uso de "combustível que não o adequado ao regular funcionamento do motor"... Não fui eu que disse.

                                    Então foste levado por "lorpa" como se costuma dizer.
                                    Nenhum motor parte por causa de uma conversão a GPL.

                                    PS - mesmo por pistões picados

                                    PS2 - repetindo, as marcas sempre que têm um carro para reparar na sua oficina que seja a GPL, descartam sempre os problemas para o mesmo. E até é fácil de verificar esta realidade: basta perguntar a qualquer utilizador de GPL e dirá que tal situação é verdadeira.
                                    Editado pela última vez por MadDragon; 06 August 2012, 10:15.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Daí eu ter perguntado, qual o sentido dos motores partidos, pois conheço seguramente mais de 10 TS a GPL, alguns deles com 200 e muitos mil Kms em cima, e nenhum deles partiu.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
                                        Esse Ts tem um som engraçado e pouco mais. Tem uma potência jeitosa, mas só no papel. Tem muita carroceria para puxar, o que o faz beber bem. A manutenção também não é das mais baratas. 8 velas, correia de distribuição de 60 em 60 mil km (acho eu) e alguma fragilidade do variador de fase... E não é um motor que se dê bem com GPL, infelizmente...
                                        eu tenho 2 1.6 TS, um a GPL, eles não se dão bem com GPL quando o instalador não sabe o que faz e o proprietario também não se interessa com isso, a correia aos 60.000 realmente é um handicap, tal como as 8 velas, no entanto as velas custam 90 eur (sem ser na marca) e duram cerca de 100.000, o variador pode durar duas trocas de correia, não é o carro mais perfomante do mundo, mas lado a lado com o resto dos 1.6 aspirados quero ver quem lhe passa a perna na boa, existirão alguns é certo mas não serão muitos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Penso que algumas unidades do motor 1.6 TwinSpark partiam a correia de distribuição antes do tempo previsto pela marca, de facto é um motor pouco consensual a nível de fiabilidade, a sonoridade sim é muito agradável.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                            Há uns tempos vi as specs deste motor e achei que eram más. O consumo anunciado era acima da média e as prestações não eram as melhores, abaixo da média, aliás. Isto no papel, na realidade não sei

                                            Que média é essa ? Tanto o 147 como o 156 1.6 TS, fazem 10.5 segundos dos 0-100.

                                            A média para os 1.6 da época era abaixo dos 10 segundos ?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                              Que média é essa ? Tanto o 147 como o 156 1.6 TS, fazem 10.5 segundos dos 0-100.

                                              A média para os 1.6 da época era abaixo dos 10 segundos ?
                                              Certamente não, mas havia pelo menos um que fazia abaixo dos 8...

                                              Comentário


                                                #24
                                                O da Honda ? Equipava o Civic e o Accord não era ?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                                  O da Honda ? Equipava o Civic e o Accord não era ?
                                                  se é o 1595cc 160cv dos vti só equipava o civic e crx

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                                                    se é o 1595cc 160cv dos vti só equipava o civic e crx

                                                    Sim, se estiveres a falar do Del Sol, levava-o dos 0 aos 100 em 7,6 segundos, B16A2 de 160 cavalos.
                                                    O Accord nunca montou
                                                    Editado pela última vez por RicardoAndre; 07 August 2012, 00:40.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Esse motor é um bocado com um gaja boa, mas complicada de sustentar:

                                                      Pode dar-te muito prazer, mas vai requerer mais mimos e cuidados, ou seja, vai entrar-te no bolso mais que outras gajas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        É, de facto o calcanhar de Aquiles deste motor, é mesmo a mudança de distribuição a cada 60.000 Kms, ou 3 anos. Operação que pode chegar aos 900€ na marca, num 2.0 TS. Consegue-se fazer por menos (cá fora) mas contam-se pelos dedos de uma mão, os mecânicos que conseguem tratar por "tu" estes motores.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Entao mais vale os motores do aço , vti de 160 e os brutos psa 1.6 e 120cvs , estes estao sempre na escafia e aguentam se bem

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            mete o motor do vti ou do 106 GTI num carro com 1300kgs e depois falamos. já para não falarmos que não conheço nenhum psa com mais de 200 000kms, mas até podem haver.

                                                            Quanto a fiabilidade dos TS, e da minha experiencia:

                                                            A marca deu um tiro ENORME no pé ao ter que passar os intervalos da correia de distribuição de 120 000 para 60 000. Ou seja, é um custo que duplica ao longo dos anos. E não há desculpas para isso. Quanto aos custos, no meu 2.0TS, paguei cerca de 500€, na mudança do kit de distribuição, óleo e filtros. O variador de fase, que deveria durar a vida util do carro, e por causa de não montarem a porcaria de uma válvula que resolvia o problema, é aquilo que se sabe. Em relação ao GPL, fez esta semana 100 000kms que instalei no meu, e até a data tem-se portado lindamente. (Tem 180 000kms). Tive um problema na bomba de água, que foi trocada aos 150 000kms.

                                                            Agora, aquilo que não cumpro o que está descrito na marca:

                                                            Oleo, a marca manda mudar em cada 20 000kms, mudo a cada 10 000kms. Filtro de oleo mudado em cada muda. Ñão sei como se iria aguentar se deixasse o óleo 20 000kms lá dentro, até podia ter uma agradavel surpresa, mas não gosto de arriscar.

                                                            Velas, a marca manda mudar em cada 100 000kms, as primeiras realmente duraram os 100 000kms, aguentaram cerca de 60 000kms. (Mas também eram de iridium, que duram menos) Vamos ver estas agora.

                                                            Correias de distribuição, mudo a cada 60 000kms. Concordo, é uma estupidez da marca!!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X