Anúncio

Collapse
No announcement yet.

França alerta UE para a importação de automóveis Sul-Coreanos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    França alerta UE para a importação de automóveis Sul-Coreanos

    França pede à UE vigilância das importações de automóveis sul-coreanos







    A Comissão Europeia está a examinar um pedido feito pelo governo francês que pretende que a Coreia do Sul envie informações prévias sobre a quantidade de carros que pretende exportar para a União Europeia. Este parece um primeiro passo para uma possível re-introdução de taxas anuais depois da entrada em vigor de um acordo de livre comércio com aquele país asiático.

    Ao contrário do que acontece com algumas marcas de automóveis europeias, as vendas de carros sul-coreanos na Europa cresceu 24% no ano passado. No caso das marcas francesas, estas têm-se ressentido da concorrência vinda das marcas sul-coreanas Hyundai e Kia.

    “A Comissão Europeia confirma que recebeu uma nota das autoridades francesas pedindo ... medidas de vigilância prévia para as importações de automóveis sul-coreanas,” referiu num comunicado o porta-voz do Comércio da UE John Clancy. “A Comissão está a rever cautelosamente este pedido.”
    Se este pedido vier a ser aceite pode significar que as autoridades podem requerer um documento que acompanhe os produtos que serão exportados para União Europeia. A vantagem desta medida estaria no conhecimento do tipo e do número de produtos com destino ao mercado europeu.
    O acordo de comércio livre entre a União Europeia e a Coreia do Sul foi introduzido a 1 de julho do ano passado mas o tratado incluiu uma cláusula de salvaguarda que permite a Bruxelas a re-introdução de taxas se os produtores de indústrias importantes forem prejudicadas pelo um forte aumento das importações.
    Apesar do aumento para 345,000 de veículos nas exportações de carros sul-coreanos para a Europa, este valor continua ainda longe das 640,000 exportadas em 2007. A diferença é que entretanto as marcas sul-coreanas começaram a apostar na produção de modelos específicos para a comercialização na Europa, local onde também são produzidos.
    Aliás Andreas Brozat, porta-voz da Hyundai, confirma que no primeiro semestre de 2012 menos de 12 por cento dos 232,454 carros da marca sul-coreana foram produzidos na Coreia do Sul, enquanto que 70 por cento foram produzidos na Europa.
    França pede à UE vigilância das importações de automóveis sul-coreanos :: Notícias :: autoviva.sapo.pt
    Ficheiros anexados
    Editado pela última vez por HVELOS; 07 August 2012, 18:14.

    #2
    Paris pede protecção de Bruxelas contra carros sul-coreanos


    O novo executivo francês mostrou ontem tiques proteccionistas para resgatar a indústria automóvel do país.



    Na hora de identificar os culpados pelo declínio das marcas francesas, Paris esqueceu a crise da dívida europeia para apontar o dedo à ameaça asiática, em particular a Coreia do Sul.
    "Actos de concorrência desleal" é como o ministro da Indústria, Arnaud Montebourg, classifica o facto das fabricantes sul-coreanas terem aumentado em 40% as exportações para a Europa, depois da assinatura do acordo de livre comércio em 2010. "Somos forçados a exigir à Comissão Europeia medidas de vigilância [contra a Coreia do Sul] que nos permitam eventualmente avançar com uma cláusula de protecção", avançou o governante durante a apresentação do novo plano de incentivos ao sector automóvel.
    "Não vamos abandonar a indústria automóvel", reiterou o primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault , que recorda medidas idênticas tomadas no passado contra o aço dos EUA e Rússia. Paris tem sinais de alerta para sustentar actos proteccionistas. A França produziu 2,2 milhões de carros no ano passado, contra os 3,5 milhões em 2005. E o emprego no sector caiu 30% nos últimos dez anos, para os 800 mil em 2011. Um cenário que se pode agravar tendo em conta que a PSA já anunciou o corte de milhares de postos de trabalho, quando o desemprego, divulgado ontem, subiu para os 2,94 milhões em Junho.


    Paris pede protecção de Bruxelas contra carros sul-coreanos | Económico

    Comentário


      #3
      O problema será de quem? Fiquei a pensar neste assunto e sinceramente em que mundo é que "ainda" vivemos...

      Comentário


        #4
        Já que querem fazer as coisas como deve ser, deviam era pedir à UE para fechar as fronteiras a produtos chineses produzidos por criancinhas de 6 anos. Isso sim, é concorrência desleal para com os produtores europeus e um atentado aos direitos humanos do qual beneficiamos todos os dias.

        Como nos dá jeito ter Ipad's e Iphone's baratos (entre MUITAS outras coisas), fecha-se os olhos.

        Em relação aos carros sul coreanos. Tenho ideia que entraram no mercado europeu de forma justa e fazem concorrência leal, mas como a PSA já sofre de asma financeira, os sul coreanos são um bom bote expiatório.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
          Como nos dá jeito ter Ipad's e Iphone's baratos (entre MUITAS outras coisas), fecha-se os olhos.
          De tantos exemplos de produtos baratos made in China foste buscar um que vai lá vai, Apple e barato does not compute

          Comentário


            #6
            Eu fazia como os americanos e brasileiros, se querem vender carros, façam-nos cá.

            Comentário


              #7
              Se calhar muitos dos users já não são do tempo em que havia a contingentação, que é exactamente o que a França pretende.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                De tantos exemplos de produtos baratos made in China foste buscar um que vai lá vai, Apple e barato does not compute


                Sim, bem que podia ter usado outra marca, mas dá para perceber o ponto de vista. E um nome associado à Apple torna o post mais polémico.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                  Eu fazia como os americanos e brasileiros, se querem vender carros, façam-nos cá.
                  Sabes que um carro fabricado no Brasil é MUITO mais barato na Argentina que no próprio Brasil? Pois....

                  Comentário


                    #10
                    É engraçado ver a França a ir contra aquilo que produz na Coreia do Sul...

                    Comentário


                      #11
                      Sejam quais forem as razões... mais dia menos dia, o fim da UE, num futuro próximo... poderá começar com actos destes, dentro de portas (UE).
                      Já faltou mais...

                      Comentário


                        #12
                        Em meados da década de 90,quando a Coreia sofreu uma grave crise economica,em que teve que pedir ajuda ao FMI,foram muito mais longe!
                        As importações foram limitadas e chegaram ao ponto de apredejar e destruir carros importados!
                        Ver pessoas dentro de carros japoneses a serem insultados e apedrejados,enfim,triste mesmo.
                        Com certeza que eles agora compreendem a nossa situação

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                          Eu fazia como os americanos e brasileiros, se querem vender carros, façam-nos cá.
                          Não leste bem a notícia...

                          Originalmente Colocado por HVELOS Ver Post
                          Aliás Andreas Brozat, porta-voz da Hyundai, confirma que no primeiro semestre de 2012 menos de 12 por cento dos 232,454 carros da marca sul-coreana foram produzidos na Coreia do Sul, enquanto que 70 por cento foram produzidos na Europa.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por HVELOS Ver Post
                            Não leste bem a notícia...
                            Mas a notícia fala apenas dos carros importados e não dos construídos na UE.

                            Comentário


                              #15
                              E que tal preocuparem-se em fazer carros em condições???

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                É engraçado ver a França a ir contra aquilo que produz na Coreia do Sul...
                                Por acaso é o mais paradoxal disto tudo quando a Renault mete cá com o seu badge os Samsung SM5 e QM5

                                Comentário


                                  #17
                                  Os "franciús" deviam era tentar perceber o porquê de se venderem mais autotomóveis sul coreanos do que franceses...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
                                    Os "franciús" deviam era tentar perceber o porquê de se venderem mais autotomóveis sul coreanos do que franceses...
                                    PSA + Renault > Kia/Hyundai

                                    Comentário


                                      #19
                                      Os coreanos têm feito um rombo considerável nos segmentos chave dos carros franceses. A Hyundai e a Kia juntas vendem quase tanto como a Citroen, coisa impensável há 5 anos atrás.

                                      Comentário


                                        #20
                                        ou seja eles querem vender aviões e quase pedem por favor, ou seja querem exportar, mas depois ficam ofendidos porque se andam a importar carros estrangeiros

                                        Comentário


                                          #21
                                          è complicado porque a kia/Hyundai não vendem chinesices vendem produtos de qualidade e colocam uma garantia longa a comprovar essa qualidade, se juntarmos a isso o preço muito competitivo e um design muito apelativo... temos os PSA renault em apuros... e com eles muita industria em PT que fabrica para eles.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                            Já que querem fazer as coisas como deve ser, deviam era pedir à UE para fechar as fronteiras a produtos chineses produzidos por criancinhas de 6 anos. Isso sim, é concorrência desleal para com os produtores europeus e um atentado aos direitos humanos do qual beneficiamos todos os dias.

                                            Como nos dá jeito ter Ipad's e Iphone's baratos (entre MUITAS outras coisas), fecha-se os olhos.

                                            Em relação aos carros sul coreanos. Tenho ideia que entraram no mercado europeu de forma justa e fazem concorrência leal, mas como a PSA já sofre de asma financeira, os sul coreanos são um bom bote expiatório.
                                            Querias dizer:

                                            Como dá jeito fabricar muito mais barato e vender ao mesmo preço...

                                            De resto estou de acordo.

                                            Andaram a deslocalizar as produções, e agora querem que as pessoas desempregadas, continuem a comprar carros e outros produtos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                              Se calhar muitos dos users já não são do tempo em que havia a contingentação, que é exactamente o que a França pretende.
                                              Isso era terrível.

                                              Pena o Miterand não estar vivo para contar como ele e o seu amigo Mário fizeram da Régie des Usines Renault a marca Nacional Portuguesa, enquanto a lei permitiu.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                E que tal preocuparem-se em fazer carros em condições???
                                                É uma ironia certo ?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Vem aí mais uma guerra comercial!

                                                  Com a Europa a definhar (a indústria automóvel francesa é um bom exemplo) e outros a crescer que nem loucos (caso da Coreia do Sul) estão a criar-se as condições para mais um episódio a que já estamos habituados!

                                                  Tenho apenas 40 anos e já vi isto acontecer uma série de vezes e em várias partes do globo! Se pensarmos então na totalidade do século XX a coisa assume outros contornos!

                                                  A parte mais curiosa e preocupante, quanto a mim, é que a Europa sai cada vez mais perdedora!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A Europa sai perdedora porque está a lutar com uma mão atada.

                                                    Os asiáticos trabalham por uns trocos enquanto os europeus precisam de salários e condições de trabalho decentes. A Europa tem duas opções: ou limitar a importação e promover a economia interna, ou reduzir drasticamente ao nível de vida e condições de trabalho da sua população.

                                                    E vendo por este prisma que se lixem os Kias que eu não faço intenções nenhumas de competir com os chineses ou coreanos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                      É uma ironia certo ?
                                                      Nem por isso...

                                                      Quando se tem um "bom" produto, a concorrência não mete tanto medo... a questão aqui é que eles estão enrascados, e querem arranjar maneira de encarecer os concorrentes.

                                                      Nota: com "bom" quero dizer fiável, bonito, barato, agradável, económico, etc

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A PSA que trate de fazer carros melhores que os seus concorrentes coreanos.

                                                        Nos EUA estão com um problema parecido, pois a KIA e a Hyundai tem "roubado" uma enorme parte da fatia de vendas aos construtores americanos. Isto já para não falar da Toyota e da Honda...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já se falava nisto há algum tempo.

                                                          Os Coreanos apontaram "armas" para o mercado Europeu, e a História recente tem demonstrado que onde eles (Coreanos) se metem (com dinheiro no bolso) conseguem resultados.

                                                          Tivemos esse exemplo na electrónica de consumo, com uma (outrora reles) Samsung a ter mais de 50% do mercado de TV, e pondo o 'gigante' Sony de cócoras, não fazendo muito diferentes noutras áreas como os telemóveis, onde a Nokia e outros... ...enfim!

                                                          Os Franceses eram precisamente os alvos mais frágeis, embora seja uma realidade para (quase) todo o mercado generalista.

                                                          As marcas que têm um posicionamento um pouco mais elevado costumam sentir muito menos os efeitos da concorrência deste tipo de marcas.
                                                          Um Clio/Megane/C3/C4/208/308 (...) são veículos tradicionamente racionais e que apelam à compra racional, e essa compra racional deixa menos espaço para o lado emotivo.

                                                          Os Coreanos estão com um design apelativo, com um nível de equipamento interessante, um bom preço e garantias longas - logo está aqui a receita de sucesso num mercado que apela à racionalidade (até pelo momento da economia).
                                                          A receita não tem nada de novo.

                                                          No entanto, não vejo uma Fiat ou Seat em melhores lençóis (a Fiat tem o 500 e a Alfa como mais valia, mas o resto...).

                                                          Considero que nestas alturas vem ao de cima a imagem de marca que se conseguiu (ou não) "capitalizar".

                                                          Não sei se uma VW estará tão exposta ao mesmo problema (embora também o esteja), sendo pouco provável que as marcas premium o estejam.

                                                          Goste-se ou não dos posicionamentos premium, e tendo a Apple como exemplo (que é um ícone de coisas boas e más), do iPod ao iPad, passando pelo iPhone, criaram produtos que são vendidos por preços elevados, e nos quais a concorrência dificilmente consegue competir - mesmo quando faz um produto globalmente melhor.
                                                          Não importa se o produto sai da China a 'meia-dúzia de tostões' para chegar cá caríssimo, deixando uma migalha de margem de lucro à loja que os vende (isto se estiverem dispostos a aceder às suas exigências para que possam ser dignos de ser fornecidos).

                                                          O facto é que venderam bem a marca e imagem, que levou à venda de produtos - algo que uma marca que venda preço nunca consegue fazer.

                                                          A Citroen (entre outros) passaram uns bons anos a vender bons preços e descontos (mesmo quando alguns produtos eram interessantes), e é nessa guerra que estão agora.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                            Nos EUA estão com um problema parecido, pois a KIA e a Hyundai tem "roubado" uma enorme parte da fatia de vendas aos construtores americanos. Isto já para não falar da Toyota e da Honda...
                                                            Os Japoneses são alvos fáceis para os Coreanos.

                                                            Na base existem conceitos similares (custo baixo, fiabilidade 'garantida' por muitos anos), só que os Japoneses passaram a última década (no mínimo) a ser profundamente aborrecidos.
                                                            Sendo eu alguém que admirou tanto os Japoneses, olho hoje para a linha da Honda sem interesse nenhum (aliás, parece que estão cada vez pior), e os enfadonhos (mas de ar sólido) Toyotas do passado (Corolla, Avensis, etc) deram lugar a umas linhas mais jovens (menos velhas), mas que não me transmitem uma grande sensação de qualidade.

                                                            Se algo aconteceu a estas duas marcas foi terem perdido identidade, muito em especial a Honda.
                                                            A Toyota lá vai tendo muito sucesso em alguns mercados enormes com o Prius, ainda que não me pareça que em imagem de marca seja uma grande mais-valia (em Hollywood o Prius é muito utilizado em comédias como forma de gozo...).

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X