Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vale a pena comprar carros potentes hoje em dia?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vale a pena comprar carros potentes hoje em dia?

    Tenho andado por criar este tópico há uns tempos, mas tenho pensado se vale a pena, mas hoje decidi criar

    Sou um amante do mundo dos carros, e agora nos últimos 2 anos, após a compra da minha primeria mota, adoro ainda mais o mundo das duas rodas!!
    Como amante deste mundo é lógico que goste de potência, acelerações, curvas e velocidade. Não sou nenhum piloto, mas de vez enquando gosto de fazer o gosto e empenhar-me mais na condução.
    Como só fui uma vez a um track day e foi no banco do lado do condutor, faço o gosto ao pé em estradas públicas (assassino?!)
    Tenho notado que cada vez é mais complicado ter estes pequenos prazeres, com o aumento da fiscalização nas estradas, com o aumento dos carros a circular, isto tirando o preço dos combustiveis que não vou aqui falar.

    Então pergunto aqui à malta do forum, acham que vale a pena em termos de uso comprar um carro potente? Tipo megane RS, Opel astra OPC, ou mesmo num patamar acima um Porsche, ou um M3?

    Não estou em falar em termos de status, nem em termos de preços dos combustíveis, tou mesmo a falar em termos de prazer de condução?

    Eu com a mota ainda vou tendo alguma oportunidade, com o carro um civic 1.8 que até com 140cv nem tenho muitas oportunidades para puxar por eles.
    Gosto mais de acelerações e estradas com curvas que andar a grandes velocidades. Aliás em AE não ando a mais de 150kmh. Mesmo em AE qualquer carro com 100cv consegue fazer a viagem a ritmos pertos dos 200 kmh por isso ai não é necessário muita potência.

    PS: Agradecia que a comunidade moralista do forum não espalhasse a palavra aqui.

    #2
    Vale, para quem gosta disto vale, mas dificilmente se tira o potencial todo do carro porque nem todos temos possibilidades de ir para pista, e na estrada pública excepto lugares muito particulares, procuro não o fazer.
    Editado pela última vez por RicardoAndre; 08 August 2012, 23:40.

    Comentário


      #3
      Essa dúvida aconteceu-me quando comprei umas lâmpadas XPTO maravilha para o bogas. Depois de as meter é que reparei que ando quase sempre em sítios iluminados.

      Com carros potentes é a mesma coisa, locais onde se possa fazer uso das suas capacidades são escassos.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
        Então pergunto aqui à malta do forum, acham que vale a pena em termos de uso comprar um carro potente? Tipo megane RS, Opel astra OPC, ou mesmo num patamar acima um Porsche, ou um M3?
        Presumo que, quem tenha a possibilidade de comprar este tipo de viaturas, também tenha para fazer dois ou três TD's por ano

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por TSport Ver Post
          Presumo que, quem tenha a possibilidade de comprar este tipo de viaturas, também tenha para fazer dois ou três TD's por ano
          Mesmo que vá 3 ou 4 vezes por ano a um track day, o resto do ano anda ai nas estradas a gastar gasolina a mais que os outros, ou no caso dos 335d a gastar gasoleo, sem dar uso ao carro que tem.
          Nestas coisas de carros tenho uma visão muito pragmática, só acho que vale o esforço/investimento se vale a pena. Não era capaz de comprar um carro deste tipo só por ter.

          Comentário


            #6
            Então mas abres um tópico destes no dia em que andei a namorar um 530i?

            Compreendo o que dizes e até tenho sido sempre humilde na potência dos veículos cá de casa. Mas há um dia que a paixão vai-me ganhar à razão.

            Comentário


              #7
              Basta pensar na quantidade de 250CDI e 20d que por aí andam, se realmente as potências próximas dos 200cv são utilizadas mais do que 5% do tempo...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                Então mas abres um tópico destes no dia em que andei a namorar um 530i?

                Compreendo o que dizes e até tenho sido sempre humilde na potência dos veículos cá de casa. Mas há um dia que a paixão vai-me ganhar à razão.
                Eu também ando nessa onda gostava de comprar muito brevemente um carro com o coração, mas estas questões acho que são importantes. Por exemplo, no caso do 530i, já reparaste que vais ter muita dificuldade em dar uso ao motor que tens, e que vais andar na maioria do tempo a rolar de uma forma que um carro com 100cv faz de uma forma igualmente pacifica? E depois a gastar metade?

                Dá que pensar

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
                  Eu também ando nessa onda gostava de comprar muito brevemente um carro com o coração, mas estas questões acho que são importantes. Por exemplo, no caso do 530i, já reparaste que vais ter muita dificuldade em dar uso ao motor que tens, e que vais andar na maioria do tempo a rolar de uma forma que um carro com 100cv faz de uma forma igualmente pacifica? E depois a gastar metade?

                  Dá que pensar
                  Mas quando precisares dele, estará lá! ;)

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Fatalit14 Ver Post
                    Mas quando precisares dele, estará lá! ;)
                    A questão é mesmo essa, quando é que se precisa dele?

                    Comentário


                      #11
                      Sempre defendi que o verdadeiro luxo é termos também acesso permanente aquilo que (muito) raramente necessitamos/usamos.

                      Neste sentido, a potência nunca é demais... está lá usas quando e se precisares dela.

                      Rídiculo sim, é ver por essas estradas foras muito pseudo "petrol head" a rolar a 80kmh para não gastar octanas...

                      Os meus carros, tenham 50 ou 200cvs dão smp tudo o que têm para dar e acho que assim é que faz sentido...

                      Comentário


                        #12
                        Ate hoje só participei num TD, do resto tenho usufruído de verdadeiras bombas mas só na cidade e AE.Eu sou daqueles que a paixão fala mais alto

                        Acredito que valha a pena ser houver paixão e €€€.Conheço n pessoas que possuem carros com 500 ou mais CV e nunca passaram dos 250 km/h.Outros que nem sequer dão uso aos carros.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
                          Eu também ando nessa onda gostava de comprar muito brevemente um carro com o coração, mas estas questões acho que são importantes. Por exemplo, no caso do 530i, já reparaste que vais ter muita dificuldade em dar uso ao motor que tens, e que vais andar na maioria do tempo a rolar de uma forma que um carro com 100cv faz de uma forma igualmente pacifica? E depois a gastar metade?

                          Dá que pensar
                          Pronto. Está visto que os 100cvs que tenho servem perfeitamente. Consigo andar sempre acima dos limites.

                          Se calhar viro-me para uma mota. Os cvs sempre são mais baratos. Lol

                          Comentário


                            #14
                            Mais importante do que apenas a potência é a relação peso/potência. Esta permite a carros com 100cv ter uma performance bastante satisfatória sem consumos exagerados, algo ainda mais notável nas duas rodas. Não se vai com luxo à volta mas acho que compensa.
                            Ambos os meus veículos possuem ~100cv mas relações peso potência relativamente baixas, um à volta dos 8kg/cv e outro abaixo dos 3kg/cv. Não permitem andar a 300km/h mas os 250 a mim chegam-me.
                            Editado pela última vez por mELIANTE; 09 August 2012, 00:40.

                            Comentário


                              #15
                              A minha Gpunto 1.3 com 75cv chega e sobra para as encomendas. Ultrapassa bem, ganha relativamente bem velocidade...nunca me deixa mal. É claro que nao dá para picos com BMW's e afins..mas isso já é outra história.

                              Comentário


                                #16
                                Eu tenho um carro com 200 cv e normalmente deixo a maioria a descansar, por não ter estrada para os usar, ou então deixo algum espaço para o carro da frente, e dou umas aceleradelas.
                                Geralmente faço uma condução muito descontraída.
                                Acho que puxava mais quando tinha um carro menos potente, do que agora, também pelo facto de num menos potente se poder acelerar durante mais tempo até estar em cima do carro da frente.
                                Mas quando me apetece puxar por eles, geralmente opto por percursos menos movimentados, ou resolvo ir dar uma volta fora de horas.

                                Já me aconteceu sair de Aveiro e ir curtir até ao Caramulo as 2 da manha.

                                A grande mais valia da potencia é mesmo ter disponível quando se precisa dela, seja para diversão, seja para resolver uma ultrapassagem com segurança.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                  Sempre defendi que o verdadeiro luxo é termos também acesso permanente aquilo que (muito) raramente necessitamos/usamos.

                                  Neste sentido, a potência nunca é demais... está lá usas quando e se precisares dela.

                                  Rídiculo sim, é ver por essas estradas foras muito pseudo "petrol head" a rolar a 80kmh para não gastar octanas...

                                  Os meus carros, tenham 50 ou 200cvs dão smp tudo o que têm para dar e acho que assim é que faz sentido...

                                  Tenho um amigo assim. Tem um mégane RS e gaba-se de apresentar uma média de consumo no CB de 8 aos 100.
                                  O meu irmão diz que já o encontrou umas quantas vezes a fazer transito

                                  O meu carro tem andado pouco ultimamente, uma média de 600km/ mês, mas em comparação a média no CB tem vindo a subir ;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Para mim vale, pois gosto disso. O meu próximo carro terá de ter mais pulmão que o actual, no mínimo 130cv, se pudesse chegar-me para os 200cv melhor ainda. O meu actual chega para o gasto, mas está longe de ser performate, como eu gostava que fosse.

                                    A questão é que cada vez mais Portugal não é um país para pessoal que gosta de carros, somos demasiado penalizados em tudo o que mexa com carros, como o povo Português é um agarrado ao carro, o estado aproveita-se e vai buscar muito dinheiro aos automóveis, pois o TUGA nem que pague gasolina a 2€ deixa de ir de carro para todo o lado. É o IUC, as SCUT's a pagar, as portagens a subir, os combustíveis a um nível de preço nojento, as operações STOP em todo o lado, a qualidade de algumas estradas, enfim... Acho mesmo difícil ter um carro potente a gasolina em Portugal, eu no outro dia meti-me a ver quanto custaria sustentar um Civic Type-R (e nem sequer estamos a falar de um desportivo caro, nem de grandes motores, ou grandes níveis de potência, apenas e só um carro desportivo "humilde" mas que deve dar carradas de gozo) e vi logo que tem um custo de ~15€/100km, isto só em SC95... Falta o resto, nem sei quanto paga um FN2 de IUC mas menos de 200€ anuais não deve ser...

                                    Felizmente começam a surgir coisas como o actual 125d que deve ser uma grande malha e com bons consumos...

                                    Resumindo, o chamado Petrol Head em Portugal é uma espécie em vias de extinção.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Nao me preocupo com a potencia sou sincero, mais de 70cv para mim chega, alias no meu caso ja que o kit de unhas é baixo, prefiro algo leve e agil que propriamente potente. Gosto mais de um carro que curve bem e que me meta um sorriso no rosto depois de umas boa estrada de serra que propriamente ter 200-300-400cv.

                                      Tiro mais prazer de conduçao no Corsa que no Qashqai que tem o dobro da potencia por exemplo.

                                      Acho que tudo depende dos gostos e das necessidades, para um carro de estrada e que seja para fazer muita AE quanto mais potente melhor, se falarmo do segmento E claro. Para um carro que dê gozo em conduçao, a potencia nao é o factor mais importante... veja-se o GT86.

                                      Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                      Resumindo, o chamado Petrol Head em Portugal é uma espécie em vias de extinção.
                                      Tambem sejamos sinceros... nunca existiu muito ca em Portugal
                                      Editado pela última vez por Drifter; 09 August 2012, 01:05.

                                      Comentário


                                        #20
                                        No nosso país não podemos tirar partido da potência acima de 150cvs, porque não temos estradas e meios para isso.. Para track days, vale a pena ter um carro destes, mas nem assim temos pistas para isso, como a conhecida Nurburgring..

                                        Comentário


                                          #21
                                          engano

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                            Para mim vale, pois gosto disso. O meu próximo carro terá de ter mais pulmão que o actual, no mínimo 130cv, se pudesse chegar-me para os 200cv melhor ainda. O meu actual chega para o gasto, mas está longe de ser performate, como eu gostava que fosse.

                                            A questão é que cada vez mais Portugal não é um país para pessoal que gosta de carros, somos demasiado penalizados em tudo o que mexa com carros, como o povo Português é um agarrado ao carro, o estado aproveita-se e vai buscar muito dinheiro aos automóveis, pois o TUGA nem que pague gasolina a 2€ deixa de ir de carro para todo o lado. É o IUC, as SCUT's a pagar, as portagens a subir, os combustíveis a um nível de preço nojento, as operações STOP em todo o lado, a qualidade de algumas estradas, enfim... Acho mesmo difícil ter um carro potente a gasolina em Portugal, eu no outro dia meti-me a ver quanto custaria sustentar um Civic Type-R (e nem sequer estamos a falar de um desportivo caro, nem de grandes motores, ou grandes níveis de potência, apenas e só um carro desportivo "humilde" mas que deve dar carradas de gozo) e vi logo que tem um custo de ~15€/100km, isto só em SC95... Falta o resto, nem sei quanto paga um FN2 de IUC mas menos de 200€ anuais não deve ser...

                                            Felizmente começam a surgir coisas como o actual 125d que deve ser uma grande malha e com bons consumos...

                                            Resumindo, o chamado Petrol Head em Portugal é uma espécie em vias de extinção.
                                            Muito bom post!

                                            Comentário


                                              #23
                                              O que entendem por Petrol Head?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Igual hoje ou há 30 anos.

                                                Quem gosta de automóveis ou dá importância a isso que tente comprar o que lhe mais lhe enche as medidas, o que mais anda, o que melhor sensações lhe transmite, o que melhores números tem. E aqui a potência, ou a relação peso/potência, conta muito.

                                                Quem não vive absolutamente nada isto, que tente arranjar o melhor negocio, o mais espaçoso, poupado, equipado, enfim, o que fizer falta na altura. E não é preciso grande coisa no que toca a motorização para que um carro normal, guiado por uma pessoa normal, cumpra a sua função em percursos e condução normais.

                                                O factor decisivo, como sempre, é dinheiro. Em qualquer caso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post

                                                  Tambem sejamos sinceros... nunca existiu muito ca em Portugal
                                                  Também sejamos sinceros... nunca deram condições para tal.

                                                  Que é que existe automóvel em Portugal? Uns Track-Days de vez em quando para o pessoal do tuning ir puxar pelo TDi ou pelo VTEC, arranques em Braga e Santarém para ver os TDi's e os VTEC a fazerem 400 metros, outras provas oficiais no Estoril e Algarve pagas a peso de ouro para ver, etc...
                                                  Imprensa Automóvel é o quê? Gajos a falarem do espaço da última fila de bancos de uma Grand Scenic? Programas de Televisão para lerem a ficha técnica do carro? Epá... Mas eu compreendo, é o que vende, as revistas querem é vender...
                                                  As marcas, fazem o quê? Querem vender (logicamente, é a actividade delas), mas fazem uns FDS de portas abertas e mais umas coisas e uns concursos pomposos no facebook e tá a andar. Tive na apresentação do actual SLK na Sttutcar Palmela e vieram-me oferecer Cocktails e Sushi?? Epá e oferecerem um TD e dar uma breve palestra do carro (afinal estamos a falar de um carro desportivo!)?? Não, ofereciam Cocktails, Champagne, Sushi e um ramo de flores às senhoras, resultado? Aquilo era só pessoal 50+ abastado que compraram lá grandes carros E/S/CLS/ML/GLK e receberam o convite em casa e foram lá dar 2 palavrinhas com o vendedor, este cenário na apresentação do SLK.
                                                  Existem excepções disto, como o BMW Experience, o Automotor Speed Day, mas que gostava de saber como ter acesso a este tipo de eventos, pois devem ser mais que restritos.
                                                  Existem ainda outras palhaçadas, como o pack Vida é Bela que muita gente já comprou para ir experimentar o F430 ao Estoril, mas depois chegam lá e não podem passar das 6000rpm ou lá o que é e não podem puxar como deve ser na recta da meta, pah, andam a gozar? LOL...
                                                  Temos um salão automóvel que não aparece há 4 anos e não há perspectivas de aparecer, já foi marcado e posteriormente desmarcado por 2 vezes, ridículo. Como gajo que gosta de carros, meti-me no carro e fui a Madrid ao Salão, onde pude ver algumas novidades que me interessavam.

                                                  Etc etc etc... Dava para ficar aqui o resto da noite.
                                                  Editado pela última vez por Gmigas; 09 August 2012, 01:24.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                    Sempre defendi que o verdadeiro luxo é termos também acesso permanente aquilo que (muito) raramente necessitamos/usamos.

                                                    Neste sentido, a potência nunca é demais... está lá usas quando e se precisares dela.

                                                    Rídiculo sim, é ver por essas estradas foras muito pseudo "petrol head" a rolar a 80kmh para não gastar octanas...

                                                    Os meus carros, tenham 50 ou 200cvs dão smp tudo o que têm para dar e acho que assim é que faz sentido...
                                                    Ia pôr "gosto" mas ou não entendi a 2º metade ou há aí uma contradição qualquer.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Vale a pena ter um carro que transmita gozo de condução, não tem necessáriamente "potente".

                                                      O gostar de conduzir e o carro focado na condução nunca irá desaparecer. Acho que a industria começa a caminhar nesse sentido, as marcas já perceberam que é algo universal e que não passará de moda.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                        A questão é mesmo essa, quando é que se precisa dele?
                                                        Em ultrapassagens, por exemplo, como já foi referido aqui. Ter uma reserva de potência pode ser a diferença crucial entre uma ultrapassagem bem sucedida e um choque frontal.

                                                        Pessoalmente acho que o factor mais importante *normalmente* associado à potência de um carro é a sua maior segurança. Um carro de elevada potência tem que ser construido de raiz para suportar bem altas velocidades e as suas possiveis consequências: tem que ter bons travões, uma boa suspensão, o habitáculo tem que estar bem protegido, ter boa segurança activa e passiva, etc...

                                                        Tudo isto faz com que este tipo de carros se comporte muito melhor numa situação de emergência que um 'casquinha de noz' - o que nos pode salvar a vida, tal como já me aconteceu.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                          Também sejamos sinceros... nunca deram condições para tal.

                                                          E que razão haveria para promover tal coisa ou dar condições?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
                                                            Tenho andado por criar este tópico há uns tempos, mas tenho pensado se vale a pena, mas hoje decidi criar

                                                            Sou um amante do mundo dos carros, e agora nos últimos 2 anos, após a compra da minha primeria mota, adoro ainda mais o mundo das duas rodas!!
                                                            Como amante deste mundo é lógico que goste de potência, acelerações, curvas e velocidade. Não sou nenhum piloto, mas de vez enquando gosto de fazer o gosto e empenhar-me mais na condução.
                                                            Como só fui uma vez a um track day e foi no banco do lado do condutor, faço o gosto ao pé em estradas públicas (assassino?!)
                                                            Tenho notado que cada vez é mais complicado ter estes pequenos prazeres, com o aumento da fiscalização nas estradas, com o aumento dos carros a circular, isto tirando o preço dos combustiveis que não vou aqui falar.

                                                            Então pergunto aqui à malta do forum, acham que vale a pena em termos de uso comprar um carro potente? Tipo megane RS, Opel astra OPC, ou mesmo num patamar acima um Porsche, ou um M3?

                                                            Não estou em falar em termos de status, nem em termos de preços dos combustíveis, tou mesmo a falar em termos de prazer de condução?

                                                            Eu com a mota ainda vou tendo alguma oportunidade, com o carro um civic 1.8 que até com 140cv nem tenho muitas oportunidades para puxar por eles.
                                                            Gosto mais de acelerações e estradas com curvas que andar a grandes velocidades. Aliás em AE não ando a mais de 150kmh. Mesmo em AE qualquer carro com 100cv consegue fazer a viagem a ritmos pertos dos 200 kmh por isso ai não é necessário muita potência.

                                                            PS: Agradecia que a comunidade moralista do forum não espalhasse a palavra aqui.
                                                            Qual é a diferença entre andar em excesso de velocidade num TDI ou num desses carros que referiste ?


                                                            Se tens dinheiro para o manter e alimentar, mais vale fazê-lo num carro preparado para isso e que consiga travar/desviar-se em situações de aperto para te safar o coiro...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X