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    Jeep Cherokee 2013

    A nova geração do Cherokee será apresentada já em Paris ou em LA no mês seguinte.
    Irá ter um design mais moderno e apelativo com muito mais tecnologia e motores mais eficientes.
    Chrysler prepara já a sua fábrica de Toledo para fabricar um novo SUV

    El Jeep Liberty muere este mes de agosto. Su planta en Ohio, la de Toledo, donde se fabricaba este SUV, parará la producción el próximo día 16 para adaptar su línea a la fabricación de un nuevo modelo, basado en la plataforma compacta del Grupo Fiat, la misma del Dart, derivada del Giulietta, denominada internamente como CUSW.

    Este nuevo Jeep, de cuyo nombre todavía no tenemos información alguna, será un SUV compacto, primo hermano del futuro Alfa Romeo SUV del mismo segmento, que también se fabricará, con mucha probabilidad, en esa misma planta. Nosotros apostamos porque en Europa se conservará el nombre de Cherokee, y volverá a ser importado (este año ya no se comercializaba), con los motores CRD ya conocidos en el resto de la gama de Jeep.

    El nuevo modelo tendrá mejores capacidades todoterreno, será más ligero y tendrá un habitáculo y un sistema telemático más en línea con las actuales tendencias. La duda es si se presentará en el Salón de París o se reservará para el de Los Ángeles.

    #2
    Não é igual mas espero que tenham corrigido!

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      #3
      1ª imagem do Jeep Cherokee.
      Será construído sobre a plataforma alargada do Dodge Dart, esperando-se que venha a ser apresentado no Salão de Detroit em janeiro ou 3 meses mais tarde no Salão de Nova Iorque (a apresentação europeia deverá acontecer ou em Genebra ou em Frankfurt).

      Terá motores diesel e a gasolina de origem FIAT e do outro lado do Atlântico, desde o V6 de 3,2 litros, até ao 2.4 e 1.4 turbo.
      Sabe-se que disponibilizará a caixa automática ZF.

      Começará a ser produzido em maio com a possibilidade de vir a ser comercializado na Europa ainda em 2013.
      Não tenho mais informação.
      Fonte: http://auto.blog.rs/blog/auto/top-se...berty-cherokee

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        #4

        Comentário


          #5
          Segundo Marchionne, o Liberty (para o EUA) será apresentado em menos de 3 meses (devendo recair sobre o Salão de Nova Iorque).
          Pelas fotos, nota-se que deverá ter um aspecto mais imponente e musculado.
          Estreará a nova caixa automática de dupla embraiagem de 9 velocidades da ZF.
          A apresentação europeia do europeu Cherokee deverá acontecer em Frankfurt a 18 de setembro.

          AutoWeek

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            #6
            Foto do interior de onde se destaca o enorme ecrã táctil.

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              #7








              Editado pela última vez por reckoner00; 22 February 2013, 16:53.

              Comentário


                #8
                Don't like it

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                  #9
                  Que frente mais esquisita!!!!

                  Parece um chinês, desculpem não quero ofender ninguém mas é a primeira coisa que penso quando vejo isto...

                  Não estou a gostar destes novos desenhos do grupo Chrysler, ainda por cima agora que são "italianos" não têm desculpa.

                  Comentário


                    #10
                    Mas isto vai sair assim ?

                    Comentário


                      #11
                      Gosto muito. Original
                      Parece o cruzamento do Evoque com o Axiom.

                      Lembram-se dos fantasticos concepts da Isuzu? E o Isuzu Vehicross de produção?

                      Vai ser um sucesso.

                      Comentário


                        #12
                        Fotos oficiais:

                        Comentário


                          #13
                          Até gosto

                          Comentário


                            #14
                            Que horror...

                            Comentário


                              #15
                              A impressão passadas pelas fotos espia foi muito má, entretanto nas imagens oficiais este novo Cherokee aparece muito bem.
                              É um desenho muito ousado que rompe com o aspecto de caixote que associamos automaticamente aos JEEP, até então todos os produtos da marca remetiam ao original General Porpuse (GP) ou ao primeiro Cherokee.
                              Concordo com o Lipuro e vejo semelhanças com o Vehicross - que me agrada em imenso desde puto.

                              Acho que todos repararam que a solução adotada para as óticas dianteiras deste JEEP segue àquela que veremos para o próximo Citroen C4 Picasso.
                              Acredito que os designers, nestes dois casos, optaram por explorar a possibilidade dada pela tecnologia atual para desenvolver óticas mais pequenas e posiciona-las em pontos da carroçaria que permitam maior eficiência da iluminação e que também se aproveitaram disso para dar aspecto mais "leve" a frente - bem volumosa em ambos casos. E o resultado é uma espécie de fragmentação dos conjuntos óticos. Algo que também podemos observar novo Lexus IS

                              Nestes três casos as óticas abandonam o aspecto plástico que foi desenvolvido com maior intensidade desde os anos 90 a ponto de se tornarem verdadeiras identidades de marca como a saga dos "olhos de gato" iniciada pela Peugeot com o 206 e também com as duplas óticas redondas do MB Classe E, mas que atualmente estavam demasiado grandes e exageradas(Peugeot 308).

                              Estas ópticas pequenas formam uma composição gráfica: quando acesas desenham uma espécie de constelação, mas quando apagadas elas ficam mais discretas e fazem evidenciar a grelha e a símbolo do fabricante. Por exemplo, quando vejo um Peugeot 308 os faróis, mesmo apagados, são os elementos mais marcantes, mas quando vi as fotos do novo C4 Picasso percebi que os faróis eram quase imperceptíveis e as DRL quando acesas davam destaque à barra onde se evidencia o double chevron. O mesmo aconteceu com o novo Cherokee, todo o destaque vai para a grelha de sete recortes.
                              Ficheiros anexados

                              Comentário


                                #16
                                Foram buscar a frente do Pontiac Aztec?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Lipuro Ver Post
                                  Gosto muito. Original
                                  Parece o cruzamento do Evoque com o Axiom.

                                  Lembram-se dos fantasticos concepts da Isuzu? E o Isuzu Vehicross de produção?

                                  Vai ser um sucesso.
                                  O Vehicross da Isuzu se nao estou em erro foi o primeiro SUV a surgir. O Axiom ainda hoje acho-o com umas linhas atuais e acredito que o Evoque inspirou-se um pouco naquela frente.

                                  Este Jeep quer marcar destaque, mas vamos la ver como sera ao vivo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por FernandoZero Ver Post
                                    A impressão passadas pelas fotos espia foi muito má, entretanto nas imagens oficiais este novo Cherokee aparece muito bem.
                                    É um desenho muito ousado que rompe com o aspecto de caixote que associamos automaticamente aos JEEP, até então todos os produtos da marca remetiam ao original General Porpuse (GP) ou ao primeiro Cherokee.
                                    Concordo com o Lipuro e vejo semelhanças com o Vehicross - que me agrada em imenso desde puto.

                                    Acho que todos repararam que a solução adotada para as óticas dianteiras deste JEEP segue àquela que veremos para o próximo Citroen C4 Picasso.
                                    Acredito que os designers, nestes dois casos, optaram por explorar a possibilidade dada pela tecnologia atual para desenvolver óticas mais pequenas e posiciona-las em pontos da carroçaria que permitam maior eficiência da iluminação e que também se aproveitaram disso para dar aspecto mais "leve" a frente - bem volumosa em ambos casos. E o resultado é uma espécie de fragmentação dos conjuntos óticos. Algo que também podemos observar novo Lexus IS

                                    Nestes três casos as óticas abandonam o aspecto plástico que foi desenvolvido com maior intensidade desde os anos 90 a ponto de se tornarem verdadeiras identidades de marca como a saga dos "olhos de gato" iniciada pela Peugeot com o 206 e também com as duplas óticas redondas do MB Classe E, mas que atualmente estavam demasiado grandes e exageradas(Peugeot 308).

                                    Estas ópticas pequenas formam uma composição gráfica: quando acesas desenham uma espécie de constelação, mas quando apagadas elas ficam mais discretas e fazem evidenciar a grelha e a símbolo do fabricante. Por exemplo, quando vejo um Peugeot 308 os faróis, mesmo apagados, são os elementos mais marcantes, mas quando vi as fotos do novo C4 Picasso percebi que os faróis eram quase imperceptíveis e as DRL quando acesas davam destaque à barra onde se evidencia o double chevron. O mesmo aconteceu com o novo Cherokee, todo o destaque vai para a grelha de sete recortes.
                                    Concordo completamente.
                                    Só acho é que nas fotos oficiais os farois principais são muito destacados. Nas espias da fábrica, por serem escuros e o para-choques envolve-las, passam muito mais despercebidas, ficando as DRL em destaque. Acho é que ao contrário do C4 Picasso, neste caso aquele farol fino não é apenas para as DRL e por isso pode não resultar tão bem.
                                    Mesmo assim até gosto do resultado final.
                                    Também acho estranho é não haver 1 única foto da traseira. Será que estão com medo das reações?
                                    O interior como tem sido normal no grupo parece estar muito bom.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Parece-me que a formula utilizada é a mesma do Juke. Fica diferente, dá algum músculo ao carro, mas não origina um resultado final que eu aprecie. Prefiro os "caixotes" que antes faziam.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Essas fotos espia têm realmente mau aspecto, nas imagens oficiais já parece mais agradável. Em todo o caso, prefiro os modelos mais antigos, este não me agrada nada.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A frente está mal conseguida, bem diferente da obtida no Picasso da Citroen.
                                          Os faróis da Citroen têm o friso superior proveniente da grelha que funciona como uma pálpebra ou até sobrancelha, atribuindo-lhe um aspecto agressivo.
                                          No Cherokee a frente parece "cega" com faróis que não jogam com a grelha nem uns com os outros.

                                          A intenção de projetar a grelha sobre o capô com aquele vinco a percorrer toda a frente, parte a dianteira do veículo tornando-a incaracterística.

                                          A bocarra cromada por baixo acaba com o resto. Se lhe retirassem o cromado ainda disfarçava. Agora assim...
                                          Os faróis inferiores avolumados pela chaparia conferem-lhe um aspecto esbugalhado. Tudo demasiado mal pensado naquela frente.
                                          Proporcional e formalmente o resto do veículo parece muito bem conseguido, mas com um rosto daqueles não casa de certeza.

                                          A linha inferior das janelas segue a mesma forma dos SUV da BMW que com a descida junto ao pilar A que só depois sobe para a traseira, acaba por deixar demasiada superfície vidrada, retirando o aspecto robusto característico neste género de veículos.

                                          Continuo a não ser adepto de cavas das rodas demasiado quadrangulares.
                                          As barras de tejadilho "flutuantes" já caíram em desuso, pelo que este pessoal de design anda desatento.
                                          Agora resta esperar pelo perfil e pela traseira, assim como aguardar como resultará o novo interior.
                                          Editado pela última vez por BLADERUNNER; 23 February 2013, 15:34.

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                                            #22
                                            Foto espia da traseira:

                                            Comentário


                                              #23
                                              Uma pequena alteração e ficaria no ponto:

                                              jeepsinfaros.jpg


                                              Acho que os faróis que contém os médios devem ser os principais e os que comandam a identidade da frente. Colocar os de nevoeiro maiores e mais salientes dá um resultado "diferente"...Ou então é mesmo outra coisa: os faróis de cima são apenas DRL's e piscas, e os médios são os faróis que desapareceram na imagem que coloquei! Faz-me no entanto lembrar outra originalidade: o Juke...



                                              E que tal aumentar um pouco a dimensão dos faróis superiores? Melhora, não?

                                              jeepsinfaros2.jpg


                                              O novo Cherokee perde um pouco da essência Jeep mas dá um salto de 30 anos no design, arriscando uma viragem de paradigma. Há gente que gosta ou detesta mas relembra-se que os principais mercados serão o Americano e Asiático, com a China à cabeça, apesar de vir também para a Europa com o 2.0JTD.

                                              Nos foros Americanos a maioria não gosta, nos Italianos algumas pessoas já lhe chamam o novo...Múltipla, ou afirmam que é uma cópia do novo Picasso!




                                              Oh Crash, o que é que achas disto? Depois dos faróis do 4C parece que alguém está a precisar de uma reciclagem em Turim, ou não?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                                                Uma pequena alteração e ficaria no ponto:




                                                Acho que os faróis que contém os médios devem ser os principais e os que comandam a identidade da frente. Colocar os de nevoeiro maiores e mais salientes dá um resultado "diferente"...Ou então é mesmo outra coisa: os faróis de cima são apenas DRL's e piscas, e os médios são os faróis que desapareceram na imagem que coloquei! Faz-me no entanto lembrar outra originalidade: o Juke...



                                                E que tal aumentar um pouco a dimensão dos faróis superiores? Melhora, não?




                                                O novo Cherokee perde um pouco da essência Jeep mas dá um salto de 30 anos no design, arriscando uma viragem de paradigma. Há gente que gosta ou detesta mas relembra-se que os principais mercados serão o Americano e Asiático, com a China à cabeça, apesar de vir também para a Europa com o 2.0JTD.

                                                Nos foros Americanos a maioria não gosta, nos Italianos algumas pessoas já lhe chamam o novo...Múltipla, ou afirmam que é uma cópia do novo Picasso!




                                                Oh Crash, o que é que achas disto? Depois dos faróis do 4C parece que alguém está a precisar de uma reciclagem em Turim, ou não?
                                                O problema não é Turim.
                                                O boss de design do outro lado do Atlântico é o Ralph Gilles. E ele tem bastante controlo sobre o output dos produtos com simbolos americanos.
                                                No caso do 4C ainda posso compreender a justificação dos custos para a solução apresentada, dado que se trata de um projecto que não encaixa realmente na lógica industrial do grupo Fiat, logo, menos hipóteses de partilhas, o que aumenta custos.

                                                No caso deste Jeep, parece-me que decidiram arriscar à grande, mas a coisa não correu muito bem.
                                                Já o tinha dito no tópico do Citroen Technospace, mas os resultados desta tendência, invertendo a posição das DRL's e médios, dando muito maior destaque às DRL's tornam-se bastante discutiveis numa apreciação global.

                                                O Juke popularizou esta solução, mas até agora, não tinhamos visto os outros construtores a recorrer a ela.
                                                E agora em poucas semanas, aparecem mais duas propostas.

                                                O problema da frente do novo Cherokee, infelizmente, não reside apenas nas ópticas.
                                                O que realmente captou a minha atenção foi a tipica grelha Jeep, as 7 aberturas verticais.
                                                A forma como elas dobram, acompanhando a carroçaria, resulta particularmente mal, e os espessos contornos cromados não ajudam nada.
                                                E nas fotos oficiais, conjugadas com a grelha inferior também ela expressivamente contornada com cromado também não contribui para a noção de um conjunto coeso.
                                                Acabei por preferir a versão fotos-espia do carro branco, com os párachoques a preto, já que permite manter o foco na parte superior da carroçaria.

                                                Compreendo esta dinamização visual. E no geral, até resulta bem. Temos uma linha de cintura elevada, com a proporção vidro/chapa mais digna de um sports-sedan do que um SUV. AS proporções gerais resultam bastante bem, pelo menos a confiar nas manhosas imagens da linha de produção.
                                                Faria alterações à frente, porque acho que simplesmente, é uma solução estranha dada a todos os elementos, e o conjunto mais bizarro fica.

                                                A típica grelha Jeep, empurrá-la ia para baixo, de modo a ficar abaixo do vinco que separa o plano do capot da restante frente. Redesenharia a grelha inferior, não lhe dando tanto destaque. O foco teria de se manter nas 7 barras típicas da Jeep.
                                                E ao puxar essas barras para baixo, redesenharia as ópticas que o ladeiam para se melhor ajustarem ao todo.
                                                Mas não teria problemas em manter as DRL's separadas lá em cima.

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                                                  #25
                                                  Pelo menos um pouco raro ao meu ver. Possivelmente, venha a ser de aquelas coisas que se estranham e logo entranham, mas não acho...

                                                  Era melhor solução, fazer um design misto entre o actual Grand Cherokee e o estilo quadrado do modelo que existia em 92, por exemplo.

                                                  Podiam ter visto o que a GM fez a nova Silverado...
                                                  Editado pela última vez por bacalao; 24 February 2013, 17:22.

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                                                    #26
                                                    Até gostei do q vi nas fotos de apresentação, com o pára-choques da cor da carroceria. Estranho, sem dúvida, mas gostei. Da traseira tenho maiores dúvidas devido ao mar de chapa q para ali vai.

                                                    Agora, nas fotos espia de dianteira do branco, aí até disse um palavrão tal o susto. Tirando o facto de as fotos de apresentação levarem tratamento, a ver vamos quando for apresentado, se me continua a agradar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu gosto, mas acho que é um bocado guilty pleasure. Isto sem os típicos cromados americanos acho que era coisa de ficar bastante bonita.

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                                                        #28
                                                        Explicando o que os americanos estão a considerar inexplicável:



                                                        Sim, é um Twingo

                                                        The Renault Twingo: An Explanation Of The Jeep Cherokee’s New Look
                                                        The newly shown Jeep Cherokee has created quite a ruckus. Some like the design, some describe it in language unsuitable to a family-oriented site like TTAC. The fact is Jeep needs this. The mother-ship, Fiat, is taking Jeep international and while Jeep’s design language gets good points at home, it really doesn’t strike a chord among buyers worldwide. What’s more, Jeep doesn’t have that much of a heritage outside US borders. So, the Italians are free to do with it what they like. For starters, Jeep now sponsors one of the most popular football teams in Europe. That is a sure sign that the Jeep you knew and loved is going through profound changes that will either make it relevant, or send it bruised and bleeding to lick it wounds back home.

                                                        All you have to do is look at the story of the Renault Twingo to understand. Its designer, Patrick le Quément is known the world over and very influential. The Twingo was the car that made his career. The Renault establishment balked when le Quément presented his vision of the car. Undaunted, le Quément pushed it through. The car is now considered an icon of modern automobile design. If you have a pristine example, hold on to it. It might be worth a pretty penny 20 years from now.

                                                        When the 80s became the 90s, Renault was in a tough situation. Its conservative cars were quickly running out of gas in the market place. Newly hired chief designer le Quément proposed a radical new approach to design. He separated it from the engineers and product planners who, of course, were not pleased. So much so that they told le Quément the Twingo would have to be toned down from his radical vision. Le Quément appealed directly to Louis Schweitzer, Renault’s head honcho at the time: “The greatest risk is not to take any risks.”

                                                        Le Quément argued his case in a quintessentially French, counter-intuitive fashion, taking the results of the focus groups and turning them on their heads, “fifty percent of the participants hated it and 25 percent were dubious. However, 25 percent said they loved it.”

                                                        The French designer radicalizes, “retro is retrograde. It’s driving looking in the rear-view mirror, admitting that you’ve run out of ideas.” In other words, don’t just keep repeating yourself. Retro cars usually create a short bounce of excitement that the good old days are back, then their sales sink into oblivion.

                                                        Italians loved the Twingo. They bought it in droves. This story is well known in European design circles. You can bet that it was part of the reasoning for the new Jeep Cherokee. The past is fine and dandy. Nevertheless, Jeep needs to move on. I sincerely hope the lesson is not lost on the great car makers of the even greater United States of America.
                                                        in the Truth about Cars

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por reckoner00 Ver Post
                                                          Foto espia da traseira:

                                                          Bem, a frente ainda a aceitava a muito custo, agora a traseira

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                                                            #30
                                                            Aquela frente.. que coisa mais estranha! Nada tem a ver com a Jeep.. será que colocaram lá um Chinês a desenhar? Espero bem que não!!
                                                            O interior está bonito, coisa que os carros americanos não tinham.. a traseira está demasiado alta para o meu gosto.
                                                            Em fim.. da gama baixa da Jeep prefiro o Compass! Sempre é mais bonito..

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