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Porque é que as alternativas aos Monovolumes nunca venderam significativamente ?

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    [Mercado] Porque é que as alternativas aos Monovolumes nunca venderam significativamente ?

    Boas.

    Estava aqui a pensar....

    Portugal nunca foi um País de grande poder de compra, comparando com a maioria dos Países da Europa.
    Mas durante os anos 90 e década de 2000, houve muitos monovolumes vendidos cá, prova disso é o sucesso das Sharan, Galaxy e Alhambra. Não eram monovolumes baratos ( mal seria ), e fizeram muito sucesso, especialmente na chamada época das " vacas gordas ".

    Antes do aparecimento desses e outros monovolumes que por cá se venderam, havia as Toyota Hiace de 7 lugares ou lá o que era, as Mitsubishi L 400, etc. Ora, isto foi mais propriamente nos anos 80 e inicios de 90, mas, após o BOOM dos monovolumes, penso que se deixaram de vender muitas carrinhas tipo Hiace.

    Apesar de nunca termos sido um País de grande poder de compra, a pergunta é : Porque é que as Berlingos, Transporters, Hiaces, L400, etc de vários lugares, nunca conseguiram ter grande sucesso? Pelo menos as Partners e Berlingos de 5 lugares nunca venderam nada de jeito, bem como caddy's e afins, e a verdade é que eram meios de transporte espaçosos mas claro, sem muitas mordomias presentes nos monovolumes.

    Na vossa opinião, seriam os altos consumos e cilindradas dos motores das " hiaces " bem como a sua falta de luxo e impostos altos devido á cilindrada, que comprometeram as vendas? Ou...não há assim grande explicação...ou...era moda ?

    #2
    Existem várias razões.
    Acho que as pessoas associam esses furgões a trabalho.
    Muitos deles deixavam muito a desejar em conforto, hoje estão melhor embora em segurança não sei como estão.
    Os Berlingos, Doblós, Kangoos e afins é diferente. Se há alguns que passam bem por monovolumes há outros dos quais é impossivel esquecermo-nos da imagem de carro de trabalho além de preços que nem sempre são competitivos.

    Comentário


      #3
      Sobretudo, questão de imagem.
      Ninguém quer conduzir "carros de trabalho".
      Os MPV's têm estética e interiores mais cuidados, mesmo que muitas vezes, esses derivados de passageiros, como as Berlingos cumpram a função de carro familiar de forma mais competente.
      É certo que não mimam de igual forma os seus ocupantes, mas para quem procura espaço com dimensões compactas, as versões de passageiros de alguns carros comerciais, são das criaturas mais práticas nessa tarefa.

      Actualmente apresentam niveis de conforto, equipamento e segurança ao nivel dos "ligeiros".
      não se perde assim tanto como isso.

      Mas é claro que têm elevado défice de imagem.
      E num mercado dominado por imagens de marca, status, e futilidade q.b., não vai ser uma Berlingo ou semelhante que vai convencer o "papá de familia" a trocar um MPV ou até SUV por algo que ofereça utilidade "Às paletes".

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
        Existem várias razões.
        Acho que as pessoas associam esses furgões a trabalho.
        Muitos deles deixavam muito a desejar em conforto, hoje estão melhor embora em segurança não sei como estão.
        Os Berlingos, Doblós, Kangoos e afins é diferente. Se há alguns que passam bem por monovolumes há outros dos quais é impossivel esquecermo-nos da imagem de carro de trabalho além de preços que nem sempre são competitivos.
        É mais ou menos esta a ideia que tinha.

        Curiosamente há uns anos lembro-me de um vizinho que comprou uma Opel Vivaro de 7 lugares ( creio ) e na altura fiquei a pensar " que raio.....mas isto é um furgão.....que labrego, mais valia uma zafira "...mas claro eu era puto, portanto...portanto não dizia nada de jeito

        Comentário


          #5
          Não vendiam porque passavam a imagem de carro de trolha, de empreiteiro a transportar os funcionários..
          Tal como tu disseste o nosso país não é país de carrinhas de 9 lugares, e a maioria que tu vez ou são de empreiteiros, táxis ou então alugadas.
          Quanto às Berlingos e afins, penso que foi mais por o pessoal não ir à bola com o conceito "carrinha de carga para passageiros", apesar do conforto não se comparar em nada com um verdadeiro monovulume.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por crash Ver Post
            Sobretudo, questão de imagem.
            Ninguém quer conduzir "carros de trabalho".
            Os MPV's têm estética e interiores mais cuidados, mesmo que muitas vezes, esses derivados de passageiros, como as Berlingos cumpram a função de carro familiar de forma mais competente.
            É certo que não mimam de igual forma os seus ocupantes, mas para quem procura espaço com dimensões compactas, as versões de passageiros de alguns carros comerciais, são das criaturas mais práticas nessa tarefa.

            Actualmente apresentam niveis de conforto, equipamento e segurança ao nivel dos "ligeiros".
            não se perde assim tanto como isso.

            Mas é claro que têm elevado défice de imagem.
            E num mercado dominado por imagens de marca, status, e futilidade q.b., não vai ser uma Berlingo ou semelhante que vai convencer o "papá de familia" a trocar um MPV ou até SUV por algo que ofereça utilidade "Às paletes".
            Pois, é isso. Por acaso já conduzi uma Berlingo comercial, 1.9D e aquilo é mais fácil de conduzir do que todos os carros que já conduzi, e até tem conforto e não curva mal tendo em conta que é um mini furgão mas, lá está...não tem grandes luxos e a imagem de marca sai afectada...
            Muitos desses eram mesmo práticos e até tinham porta de correr lateral

            Comentário


              #7
              Exacto dmsl.

              Por outro lado, hoje temos por exemplo um Dacia Logan carrinha, que, até vende qualquer coisa mas na verdade não é um conceito propriamente moderno já que carros versáteis e baratos havia, como o caso das berlingos ( penso eu que estas e as partners e etc eram relativamente baratas )

              E depois muitas das grandes carrinhas eram de motores de elevada cilindrada, pelo que os consumos...upa upa

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                #8

                A Roomster foi talvez a única real tentativa de juntar o melhor de dois mundos.
                Infelizmente acabou com um estilo bastante estranho, que não encontrou muitos fãs, apesar da viabilidade do conceito.
                Espaço com fartura, dimensões compactas.
                Bastaria uma pele mais atractiva, ou consensual e certamente teria tido carreira mais promissora.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  Pois, é isso. Por acaso já conduzi uma Berlingo comercial, 1.9D e aquilo é mais fácil de conduzir do que todos os carros que já conduzi, e até tem conforto e não curva mal tendo em conta que é um mini furgão mas, lá está...não tem grandes luxos e a imagem de marca sai afectada...
                  Muitos desses eram mesmo práticos e até tinham porta de correr lateral
                  Eh pá, por favor, foi o pior veículo em que já andei, porra.. A falta de insonorização daquilo bate qualquer coisa aos pontos...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Traveller99 Ver Post
                    Eh pá, por favor, foi o pior veículo em que já andei, porra.. A falta de insonorização daquilo bate qualquer coisa aos pontos...
                    Concordo contigo neste aspecto.. bancos pouco ergonómicos e duros; o trabalhar feio, tanto a frio como a quente do 1.9D..

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      Exacto dmsl.

                      Por outro lado, hoje temos por exemplo um Dacia Logan carrinha, que, até vende qualquer coisa mas na verdade não é um conceito propriamente moderno já que carros versáteis e baratos havia, como o caso das berlingos ( penso eu que estas e as partners e etc eram relativamente baratas )

                      E depois muitas das grandes carrinhas eram de motores de elevada cilindrada, pelo que os consumos...upa upa
                      Mesmo assim a Berlingo Multispace começa nos 22k e qualquer coisa €, já é uma quantia aceitáv€l.. com esse valor já compras um segmento C novo ou semi-novo, e a Berlingo tem 5 lugares não é?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Traveller99 Ver Post
                        Eh pá, por favor, foi o pior veículo em que já andei, porra.. A falta de insonorização daquilo bate qualquer coisa aos pontos...
                        Para a época, nos finais dos anos 90, não era nada má.

                        Mais barulho faz uma actual Kangoo 1.5 DCI Além de curvar pior, ser menos confortável, menos espaçosa.....

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                          Mesmo assim a Berlingo Multispace começa nos 22k e qualquer coisa €, já é uma quantia aceitáv€l.. com esse valor já compras um segmento C novo ou semi-novo, e a Berlingo tem 5 lugares não é?
                          Sim mas refiro-me a quem quer mesmo espaço e versatilidade.

                          Comentário


                            #14
                            Falando de um caso em concreto, temos o exemplo da Peugeot PARTNER TEPEE, aquilo até tem bom aspecto pode vir bem equipada, dependendo da versão e mesmo assim pode levar N extras, contudo o preço para equipamentos semelhantes aos da 308SW.
                            Agora falando honestamente, e não precisando de transportar cargas altas para qual ias? E a 308SW ainda tem a vantagem de poder ser equipada com 7 lugares.

                            Comentário


                              #15
                              A ideia que tenho é que as Berlingos, Kangoos, Fiorino e afins para passageiros tinham e têm preços que não são competitivos; por isso só compra quem gosta mesmo...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                Para a época, nos finais dos anos 90, não era nada má.

                                Mais barulho faz uma actual Kangoo 1.5 DCI Além de curvar pior, ser menos confortável, menos espaçosa.....
                                Nunca andei em nenhuma Kangoo, mas usávamos na empresa uma Express e depois uma Dobló, e a Berlingo conseguia ser pior

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Sim mas refiro-me a quem quer mesmo espaço e versatilidade.
                                  Para função de transportar passageiros, prefiro um segmento C e se precisas de espaço baixas os bancos; em último um segmento D usado

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                                    Para função de transportar passageiros, prefiro um segmento C e se precisas de espaço baixas os bancos; em último um segmento D usado
                                    É mais por uma questão de acessibilidade ao interior, etc. Bom, eu tambem prefiro um segmento C.

                                    Mas neste aspecto, uma " berlingo " cumpre melhor em determinados aspectos em relação a um segmento C. Aspectos esses que estão presentes em monovolumes.

                                    É como por exemplo o Renault Clio e Modus. O modus é mais versátil.

                                    Ou seja temos por exemplo um C4, um C4 Picasso e uma Berlingo. A Berlingo deverá ser tão versátil como um Picasso mas supostamente deveria ser bem mais barata e com menos luxos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A questão dinâmica também terá sido importante. A associação imediata dos motores TDi 90 e 110 permitiu disseminar a ideia de que esses furgões familiares eram sempre geralmente veículos lentos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                        A questão dinâmica também terá sido importante. A associação imediata dos motores TDi 90 e 110 permitiu disseminar a ideia de que esses furgões familiares eram sempre geralmente veículos lentos.
                                        Não descartando esta ideia, penso que terá sido mais também pelos consumos. Uma Sharan TDI 90 anda mais que uma Hiace claro , mas sobretudo é mais económica.

                                        Por exemplo uma Ford Transit 2.5D, era muito barulhenta, lenta e gastadora quando comparando com um Sharan. E a nossa politica de imposto conforme a cilindrada, também não deveria ajudar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                          Sobretudo, questão de imagem.
                                          Ninguém quer conduzir "carros de trabalho".
                                          Os MPV's têm estética e interiores mais cuidados, mesmo que muitas vezes, esses derivados de passageiros, como as Berlingos cumpram a função de carro familiar de forma mais competente.
                                          É certo que não mimam de igual forma os seus ocupantes, mas para quem procura espaço com dimensões compactas, as versões de passageiros de alguns carros comerciais, são das criaturas mais práticas nessa tarefa.

                                          Actualmente apresentam niveis de conforto, equipamento e segurança ao nivel dos "ligeiros".
                                          não se perde assim tanto como isso.

                                          Mas é claro que têm elevado défice de imagem.
                                          E num mercado dominado por imagens de marca, status, e futilidade q.b., não vai ser uma Berlingo ou semelhante que vai convencer o "papá de familia" a trocar um MPV ou até SUV por algo que ofereça utilidade "Às paletes".
                                          Concordo. Acho que nem são considerados precisamente por estas razões.

                                          Curiosamente, o meu pai teve 3 carrinhas. Teve uma Vanette destas:



                                          Que ainda tinha o motor debaixo do banco.

                                          Depois comprou em 94 uma Transporter destas:



                                          E por fim, comprou uma SpaceGear em 98 destas:



                                          Nenhuma delas era um requisito obrigatório para o trabalho, e foram sempre as versões com as três filas de bancos. Todas foram o transporte diário do meu pai.

                                          Devo dizer que fazer grandes viagens com familia e amigos (correr Portugal e Espanha) abordo das mesmas era um pagode.

                                          Eu e a minha irmã, até à apanhada jogávamos dentro das carrinhas, e até a Vanette tinha umas barras de ferro para nos impedir de pular para o banco da frente.

                                          Eu 2006 já após eu ter carta, abalar com a Mitsubishi cheia de amigos alcoolizados (excepto eu que ia ao volante) para desfilar na praia da Rocha ou na rua da Oura com as portas de correr abertas dos dois lados, era simplesmente uma festa.

                                          Grandes momentos que passei nessas máquinas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Uma da razoes que nunca compraria um carro do genero:

                                            Comentário


                                              #23
                                              (Nao percebo esta limitaçao de um video por post mas tudo bem...)


                                              Comentário


                                                #24
                                                Oh, por essa ordem de ideias só andavamos em carros com ESP ou carros recentes, e tudo o que seja fiat unos e etc teríamos medo....não pode ser assim...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                  (Nao percebo esta limitaçao de um video por post mas tudo bem...)


                                                  Mas olha que uma destas muitos de vocês não se importavam de ter ;)




                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tanta gente queria ter o BeBop que pouco mais de um ano aguentou em comercialização

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                      Oh, por essa ordem de ideias só andavamos em carros com ESP ou carros recentes, e tudo o que seja fiat unos e etc teríamos medo....não pode ser assim...
                                                      Penso que não tem muito a ver.. é muito mais estável um carro baixo que um carro alto, tendo em consideração cumprimento e larguras iguais..
                                                      Por exemplo, num Colt não podes fazer uma curva a abrir.. Como o carro é alto, torna-se um pouco instável

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Que é essa "porcaria"?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                                                          Penso que não tem muito a ver.. é muito mais estável um carro baixo que um carro alto, tendo em consideração cumprimento e larguras iguais..
                                                          Por exemplo, num Colt não podes fazer uma curva a abrir.. Como o carro é alto, torna-se um pouco instável
                                                          Sim mas pelo que percebo as berlingos e etc têm um chassis não muito apto para curvas a alta velocidade. Mas com ESP fica tudo resolvido.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Porquê a diferente atitude do Qubo e Nemo, dado q são basicamente o mesmo carro? Pneus? Suspensão? ESP montado no Qubo?

                                                            E porque acabaram por não experimentar o Bipper? Pela ordem de ideias tiveram medo q o próximo explodisse?

                                                            Em relação à questão levantada pelo tópico, acho q é mesmo uma questão de serem vistos como carros de trabalho. Mesmo em versões com bastante bom aspecto, e lembro-me agora de a AH ter testado uma Partner Teppee há umas semanas e terem falado bem dela, acaba por não ser alternativa, por exemplo neste caso, a uma 308 SW q é bastante mais refinada a nível dinâmico e pouco mais cara. E por essa "pequena" diferença orçamental, as pessoas torcem o nariz aos derivados de carros de trabalho.

                                                            E falo da Pug tal como falaria de uma Kangoo ou uma Caddy nas mesmas circunstâncias. Simplesmente para os Tugas não valem a pena.

                                                            Comentário

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