Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Que direitos tenho para além do carro arranjado e de viatura de substituição?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Que direitos tenho para além do carro arranjado e de viatura de substituição?

    Bateram na traseira do meu carro e o carro não está em condições de andar. O outro condutor deu-se como culpado e preenchemos a declaração amigável.
    Porque tenho que ficar a tratar deste assunto, tinha férias marcadas e consegui desmarcar tudo à excepção de um hotel que já não posso cancelar porque pago a estadia na mesma.
    Se me arranjarem carro de substituição até 6ªfeira ainda dá para ir. Alterando os itinerários, mas dá.

    A minha questão, para os peritos do fórum é: existe alguma hipótese do seguro pagar este hotel caso não consiga ter carro a tempo?

    É que para além dos transtornos ainda vou perder dinheiro. E isto não está nada bom para isso.

    #2
    Originalmente Colocado por neoalfa Ver Post
    Bateram na traseira do meu carro e o carro não está em condições de andar. O outro condutor deu-se como culpado e preenchemos a declaração amigável.
    Porque tenho que ficar a tratar deste assunto, tinha férias marcadas e consegui desmarcar tudo à excepção de um hotel que já não posso cancelar porque pago a estadia na mesma.
    Se me arranjarem carro de substituição até 6ªfeira ainda dá para ir. Alterando os itinerários, mas dá.

    A minha questão, para os peritos do fórum é: existe alguma hipótese do seguro pagar este hotel caso não consiga ter carro a tempo?

    É que para além dos transtornos ainda vou perder dinheiro. E isto não está nada bom para isso.
    Se te arranjarem viatura de substituição já podes ir, agora pagar hotel não me parece.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por neoalfa Ver Post
      Bateram na traseira do meu carro e o carro não está em condições de andar. O outro condutor deu-se como culpado e preenchemos a declaração amigável.
      Porque tenho que ficar a tratar deste assunto, tinha férias marcadas e consegui desmarcar tudo à excepção de um hotel que já não posso cancelar porque pago a estadia na mesma.
      Se me arranjarem carro de substituição até 6ªfeira ainda dá para ir. Alterando os itinerários, mas dá.

      A minha questão, para os peritos do fórum é: existe alguma hipótese do seguro pagar este hotel caso não consiga ter carro a tempo?

      É que para além dos transtornos ainda vou perder dinheiro. E isto não está nada bom para isso.
      Salvo erro podes ter direito a viatura de substituição após a peritagem. Há também coberturas de DP em que dá para alugares uma viatura que depois será paga pelo teu seguro, tendo uma franquia de alguns dias (algo deste género).

      Comentário


        #4
        Tens direito a uma massagem de chocolate e uma consulta na corporacion dermoestetica.

        Agora a sério, esses danos não são indemnizáveis. Imagina que eu me deslocava para uma reunião para fechar um negócio de milhões de euros e em virtude de um acidente não pude concluir o negócio.

        Tive um prejuízo em virtude do acidente (que até nem tive culpa), mas este é um dano não indemnizável porque é derivado de uma ocorrência normal de trânsito.

        Se assim não fosse coitados dos fundos das seguradoras.

        Comentário


          #5
          Tiveste o sinistro quando? Hoje?

          Se já o participaste e assumindo que o fizeste através de IDS à tua seguradora, eles têm 48h para abrir o processo e marcar peritagem. Se, como consequência o teu carro for dado como "imobilizado", ou seja, não puder circular, tens direito a viatura de substituição a partir dessa data. É questão do perito enviar essa info para a seguradora.
          Se for dado como com capacidade de circular, só tens direito à viatura de substituição pelo período em que estiver em reparação.

          Agora atenção, se se der o 1º caso, tens de ver se o fim das tuas férias coincide com o final da reparação do carro porque só tens, no limite, direito a viatura até lá.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por kaprikorn Ver Post
            Tiveste o sinistro quando? Hoje?

            Se já o participaste e assumindo que o fizeste através de IDS à tua seguradora, eles têm 48h para abrir o processo e marcar peritagem. Se, como consequência o teu carro for dado como "imobilizado", ou seja, não puder circular, tens direito a viatura de substituição a partir dessa data. É questão do perito enviar essa info para a seguradora.
            Se for dado como com capacidade de circular, só tens direito à viatura de substituição pelo período em que estiver em reparação.

            Agora atenção, se se der o 1º caso, tens de ver se o fim das tuas férias coincide com o final da reparação do carro porque só tens, no limite, direito a viatura até lá.
            Muito obrigado. O sinistro ocorreu ao final da tarde ontem. Hoje de manhã fui à minha agente, que, na hora, enviou via fax para a seguradora dizendo que era urgente. Pelas tuas contas mesmo com o feriado, deverei ter direito a carro na 5ª feira. Assim já dava para me desenrascar.

            O arranjo vai demorar, o estrago ainda foi grande. Para além da traseira, o painel lateral do lado esquerdo ficou todo vincado e saltou parte da proteção. Na traseira o estrago foi grande porque a porta desalinhou toda, ficou perto de 2cm acima da linha de tejadilho. Para além do visível, por dentro também teve estragos nas proteções (que me pareceram de alumínio) do parachoques. Vide anexo...
            info1.jpg

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por neoalfa Ver Post
              Muito obrigado. O sinistro ocorreu ao final da tarde ontem. Hoje de manhã fui à minha agente, que, na hora, enviou via fax para a seguradora dizendo que era urgente. Pelas tuas contas mesmo com o feriado, deverei ter direito a carro na 5ª feira. Assim já dava para me desenrascar.

              O arranjo vai demorar, o estrago ainda foi grande. Para além da traseira, o painel lateral do lado esquerdo ficou todo vincado e saltou parte da proteção. Na traseira o estrago foi grande porque a porta desalinhou toda, ficou perto de 2cm acima da linha de tejadilho. Para além do visível, por dentro também teve estragos nas proteções (que me pareceram de alumínio) do parachoques. Vide anexo...
              [ATTACH]107963[/ATTACH]
              Ainda foi uma boa traseirada.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por diesel29 Ver Post
                Ainda foi uma boa traseirada.
                Sei que o Hyundai Getz que me bateu ficou com a frente em melhor estado do que traseira do Megane.

                Comentário


                  #9
                  Se não te disponibilizarem um carro a tempo alugas um da classe a que tens direito e no fim apresentas-lhes a factura. Faz é tudo por escrito para ficares com comprovativos, inclusivé o aviso de que alugarás o carro se não te entregarem um a tempo. Boa sorte, espero que no meio do azar ao menos não fiques com as férias estragadas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por neoalfa Ver Post
                    Sei que o Hyundai Getz que me bateu ficou com a frente em melhor estado do que traseira do Megane.
                    Aparentemente...

                    Comentário


                      #11
                      O teu vai para a sucata

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                        O teu vai para a sucata
                        Eh lá? Posso perguntar porquê?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                          Aparentemente...
                          Ia dizer o mesmo, e acrescento que ainda bem que o Megane deformou daquela maneira, quer dizer que os passageiros não levaram com a energia do impacto em cima.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AmericanPsycho Ver Post
                            Eh lá? Posso perguntar porquê?
                            Podes sim: "além da traseira, o painel lateral do lado esquerdo ficou todo vincado e saltou parte da proteção. Na traseira o estrago foi grande porque a porta desalinhou toda, ficou perto de 2cm acima da linha de tejadilho". Nunca + fica como novo. Tem quanto tempo? Exige carro novo

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                              Podes sim: "além da traseira, o painel lateral do lado esquerdo ficou todo vincado e saltou parte da proteção. Na traseira o estrago foi grande porque a porta desalinhou toda, ficou perto de 2cm acima da linha de tejadilho". Nunca + fica como novo. Tem quanto tempo? Exige carro novo
                              E exiges o carro a quem?

                              Se a reparaçao nao ultrapassar o valor do carro, nao é dado como perca, logo têm de ser arranjado

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                                Podes sim: "além da traseira, o painel lateral do lado esquerdo ficou todo vincado e saltou parte da proteção. Na traseira o estrago foi grande porque a porta desalinhou toda, ficou perto de 2cm acima da linha de tejadilho". Nunca + fica como novo. Tem quanto tempo? Exige carro novo
                                Desculpa lá mas tenho que rir.

                                Exigir um carro novo? Se assim fosse, 50% do nosso parque automóvel teria sido oferecido por obra de pequenos acidentes.

                                Que tem reparação para 3 ou 4 mil €, tem, mas nada mais do que isso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Obrigado a todos pelos contributos.

                                  Podem ver mais duas imagens de detalhe do estrago no carro: img.jpg img (2).jpg

                                  Vanquish, o gasto da seguradora, contando com o dinheiro gasto em carro de substituição, deve aproximar-se dos 5 mil €. Valor muito inferior ao carro.

                                  armandosilva
                                  , pois, o carro nunca ficará como novo, aliás o que me preocupa mais é precisamente o vinco lateral que é numa chapa que pertence à estrutura e não é um painel substutuível.

                                  Já sabemos que quem anda na estrada tem sempre estes precalços e também sabemos que as seguradoras não são propriamente a Santa Casa da Misericóridia, para andarem a fazer o bem diariamente...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mais dúvidas...

                                    Entretanto, surgiu-me uma ideia. Não sei se boa, se má.

                                    Será que posso pedir para colocarem o parachoques do Gt-line? Pagando o que for a mais, desde que não seja muito...

                                    Sabem se alguém já fez uma coisa deste género?

                                    Comentário


                                      #19
                                      ja vi fazerem isso mas não foi na marca ,mas sim numa oficina de um amigo que meteu mais uns trocos na reparação e ele arranjou outras coisas que eram precisas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por neoalfa Ver Post
                                        Obrigado a todos pelos contributos.

                                        ...

                                        armandosilva, pois, o carro nunca ficará como novo, aliás o que me preocupa mais é precisamente o vinco lateral que é numa chapa que pertence à estrutura e não é um painel substutuível.

                                        ...
                                        É tudo substituível no carro. E se empanou a plataforma, desmancham-te o magano todo até ficar só a plataforma e voltam a recontruí-lo se for preciso. Como é só a parte de trás não o vão fazer.

                                        Essa chapa é só a "roupa", não é nada estrutural. Aquilo com umas ventosas, calor, massa e pintura fica novo.....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boas

                                          Grande azar que tiveste, boa sorte com a resolução desse problema.

                                          Esta é uma área que acho que os seguros ainda têm muito que evoluir, é que vai uma pessoa descansadinha e leva com um marmanjo qualquer em cima sem ela ter culpa nenhuma e depois (mesmo se ele se der como culpado) tem burocracias até mais não.

                                          Tem que perder imenso tempo e dinheiro com peritagens e outros trâmites legais para se conseguir resolver um problema do qual não teve culpa nenhuma. Devia existir um simplex para a resolução deste tipo de situações.

                                          Não sei se já existe algum tipo de produto de alguma seguradora que responda a este tipo de problemas, mas se houver agradecia a dica. ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                            Essa chapa é só a "roupa", não é nada estrutural. Aquilo com umas ventosas, calor, massa e pintura fica novo.....
                                            Novo não fica. Aliás, nas exposições de clássicos, muitos entendidos andavam com um íman, exatamente para detetar facilmente carros mal reparados e uso abusivo de massa!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por neoalfa Ver Post
                                              Entretanto, surgiu-me uma ideia. Não sei se boa, se má.

                                              Será que posso pedir para colocarem o parachoques do Gt-line? Pagando o que for a mais, desde que não seja muito...

                                              Sabem se alguém já fez uma coisa deste género?
                                              O Segurador fará a peritagem com base no valor igual ao que lá está (se não for reparavel), se tu queres lá por outra coisa é falares com a oficina para pagares do teu bolso a diferença.

                                              Atenção a alguma informações, desde a entrada em vigor do DL 291/07, que o Segurador fica obrigado a dar viatura de substituição a partir do momento em que assuma a responsabilidade.
                                              Que poderá ser próxima da conclusão da peritagem ou não, dependerá.

                                              Podes sempre pedir e alertar que caso não atribuam, irás alugar por tua conta e risco e apresentar factura. Levas para as tuas férias e não perdes o hotel. Se houver capacidade (€€€).
                                              Ou após conclusão da peritagem mandas logo reparar, por tua conta e levas o teu carro (se houver capacidade €€€ e tempo até lá).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por youbi Ver Post
                                                Boas


                                                ...

                                                Tem que perder imenso tempo e dinheiro com peritagens e outros trâmites legais para se conseguir resolver um problema do qual não teve culpa nenhuma. Devia existir um simplex para a resolução deste tipo de situações.

                                                Não sei se já existe algum tipo de produto de alguma seguradora que responda a este tipo de problemas, mas se houver agradecia a dica. ;)
                                                Dinheiro com peritagens? Numa situação normal a peritagem é a cargo de uma das companhias.

                                                Simplex? Foram criadas várias convenções nomeadamente através do correcto preenchimentos das Declarações de Acidente de Automóvel, para simplificar a acelarar o tratamento dos processos.
                                                Agora nenhuma companhia irá assumir encargos sem perceber bem de quem é a responsabilidade, mesmo num embate por trás, poderá ser alegado por ex., que houve uma travagem a fundo sem motivo

                                                Temos que perceber que um seguro de responsabilidade civil o que fazemos é transferir a responsabilidade pelos danos causados para o seguro, ou seja, não pagamos nós, paga o seguro.
                                                O segurador só pode ajudar se tiveres danos próprios, o todos os riscos, ou outras coberturas como Defesa ou Protecção Jurídica.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Olá Valium, obrigado pelas respostas.

                                                  Essa alteração no carro de substituição já sabia. E é pertinente.

                                                  Relativamente à alteração do parachoques, falei com um responsável da oficina que me disse que era possível. Não soube muito bem explicar era como, e isso é que me interessava. Porque conheço um caso em que tal foi feito. E estou a falar exatamente da mesma alteração.

                                                  A minha questão tem a ver com o processo, ou seja, o parachoques dynamic s custa x, mas o gtline custa y. O que eu quero é que a oficina me cobre apenas a diferença entre o y e o x...

                                                  Para a Seguradora é indiferente, ou não...?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                    Dinheiro com peritagens? Numa situação normal a peritagem é a cargo de uma das companhias.
                                                    Obrigado pela resposta. ;)

                                                    Quando refiro dinheiro gasto com peritagens é mais na óptica do tempo que se perde para realizar a peritagem e nas deslocações para o local da mesma e que para quem trabalha acaba por ter bastantes custos.

                                                    Ainda recentemente um amigo viu-se negro para conseguir fazer o raio da peritagem, chegou ao ponto de uma vez o perito marcar um dia e hora e depois simplesmente não aparecer nem avisar.

                                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                    Simplex? Foram criadas várias convenções nomeadamente através do correcto preenchimentos das Declarações de Acidente de Automóvel, para simplificar a acelarar o tratamento dos processos.
                                                    Agora nenhuma companhia irá assumir encargos sem perceber bem de quem é a responsabilidade, mesmo num embate por trás, poderá ser alegado por ex., que houve uma travagem a fundo sem motivo

                                                    Temos que perceber que um seguro de responsabilidade civil o que fazemos é transferir a responsabilidade pelos danos causados para o seguro, ou seja, não pagamos nós, paga o seguro.
                                                    O segurador só pode ajudar se tiveres danos próprios, o todos os riscos, ou outras coberturas como Defesa ou Protecção Jurídica.
                                                    Sim, eu compreendo o lado das seguradoras, infelizmente existe por aí muito aldrabão que gosta de se aproveitar das mesmas, e depois devido a isso paga o justo pelo pecador...

                                                    A situação ideal seria que, após um acidente em o outro assinasse logo a respectiva declaração amigável assumindo a culpa, a seguradora entrasse logo no terreno e recolhesse logo a viatura (caso não pudesse circular) e fosse disponibilizado logo um táxi que nos levasse a um serviço de rent a car de forma a garantir o mínimo transtorno para o cliente, evitando-se a perda de mobilidade.

                                                    O carro acidentado seria então transportado para o local de vistoria e de respectiva reparação e o cliente ia sendo contactado ao longo de todo o processo a informar/questionar sobre os vários procedimentos em curso. Por fim quando o carro estivesse pronto era só deslocarmo-nos a um "ponto de recolha" onde deixaríamos o carro alugado e levantávamos o nosso já pronto a circular.

                                                    Acho que isto seria a situação ideal, em que o tempo perdido e as chatices se reduziam ao mínimo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por neoalfa Ver Post
                                                      ...

                                                      A minha questão tem a ver com o processo, ou seja, o parachoques dynamic s custa x, mas o gtline custa y. O que eu quero é que a oficina me cobre apenas a diferença entre o y e o x...

                                                      Para a Seguradora é indiferente, ou não...?
                                                      Sim, é algo que os ultrapassa. Eles só pagarão o equivalente ao que lá está.

                                                      Originalmente Colocado por youbi Ver Post
                                                      Obrigado pela resposta. ;)

                                                      Quando refiro dinheiro gasto com peritagens é mais na óptica do tempo que se perde para realizar a peritagem e nas deslocações para o local da mesma e que para quem trabalha acaba por ter bastantes custos.

                                                      Ainda recentemente um amigo viu-se negro para conseguir fazer o raio da peritagem, chegou ao ponto de uma vez o perito marcar um dia e hora e depois simplesmente não aparecer nem avisar.

                                                      ...

                                                      A situação ideal seria que, após um acidente em o outro assinasse logo a respectiva declaração amigável assumindo a culpa, a seguradora entrasse logo no terreno e recolhesse logo a viatura (caso não pudesse circular) e fosse disponibilizado logo um táxi que nos levasse a um serviço de rent a car de forma a garantir o mínimo transtorno para o cliente, evitando-se a perda de mobilidade.

                                                      ...

                                                      Acho que isto seria a situação ideal, em que o tempo perdido e as chatices se reduziam ao mínimo.
                                                      Esse tipo de falhas estás sujeito em qualquer serviço. Os gastos com transportes podes apresentar junto do segurador responsável.

                                                      Isso é um pouco utópico, porque mesmo que eu escreva que sou responsável o que conta são as circunstâncias.
                                                      O Seguro não vai pagar se eu disser que sou responsável, quando o meu carro estava devidamente estacionado e é embatido (é absurdo, mas dá para ter uma ideia).
                                                      Depois quando tens o acidente, naquele momento, nenhum seguro sabe da ocorrência, se a viatura não circula chamas um reboque (normalmente da tua companhia) e pedes para levar para algum local, só depois é que participam (muitas vezes passados dias ou semanas) e a companhia (qualquer uma), pode marcar peritagem.
                                                      Só neste momento tem acesso a uma primeira informação (por vezes incompleta), terá que pedir informação ao seu segurado, muitas vezes esperar pelo Auto das Autoridades e então definir responsabilidades. Ouvir testemunhas e outros elementos.

                                                      Se desse logo o que tu dizes e depois chegasse à conclusão que tu eras o responsável, assumias tu os custos que teve?

                                                      Mas atenção que uma grande percentagem, diria mesmo a maioria, dos sinistros são resolvidos sem grande complicação e com brevidade, nomeadamente pelas DAAA, só se vai tendo conhecimento do que corre mal.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sim eu compreendo que a forma de resolução de problemas que eu referi é bastante utópica. Mas seria o ideal para quem foi vitima de uma colisão sem qualquer culpa e depois tem que passar por todo esse processo burocrático.

                                                        É que normalmente acaba por ser um processo algo demorado e com algumas peripécias pelo meio.

                                                        Talvez se não existissem aqueles condutores que tentam enganar o sistema, as seguradoras seriam mais expeditas na resolução destes problemas e não partissem para a resolução de qualquer sinistro com muitas cautelas.

                                                        Existem alguns seguros que, mediante pagamento de um custo adicional, facilitem a resolução deste tipo de problemas?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Neoalfa, quanto ao para-choques, o Valium já respondeu, e bem. Se o para-choques do Dynamic S custa, por exemplo, 300€ e o do GT Line custa 350€, podes dar indicação á oficina para colocarem o do GT Line, a seguradora paga 300€ e tu pagas os restantes 50€. A seguradora não sai prejudicada em nada e tu ficas com o carro a teu gosto. Aliás, até podes ter uma surpresa pois o preço pode ser quase o mesmo.

                                                          Em relação á ilharga do lado direito, fica descansado que não é para reparar, é para substituir. Ou seja, é descravada a que está no carro e é cravada/soldada uma nova ilharga, ficando praticamente igual a novo. Até porque, como já disseram, a ilharga é praticamente a roupagem da estrutura e não é por isso que esta ficará menos resistente.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Vanquish, obrigado pela tua resposta.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X