Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ideia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ideia

    Boas,

    Tive uma ideia que pode ser um disparate ou não, gostava que me dissessem o que acham.

    Sempre que vejo classificados, de vez em quando aparece algum carro que pelo preço até valia a compra. (Falo em carros abaixo de mil euros, por exemplo 800, 700, com sorte 600)

    E passou-me pela cabeça: Não fazendo eu muitos quilómetros e apenas uma viagem até ao Algarve por ano, será que estes carros com 100k/150k e 20 anos em cima se aguentam durante um ano? Será que compensa comprar uma lata destas a 800 euros, usá-la durante um ano, e durante esse ano procurar outra lata para o ano seguinte? Como se trataria do seguro tendo isto em mente? É que dividindo os 800€ durante 12 meses gastaria 67€ por mes, e ainda poderia depois trocá-lo por outro, visto que alguns stands oferecem retoma.

    Comparando com um carro low-cost novo, não sei se esta opção não seria mais vantagosa do que gastar 250/300€ de mensalidade de carro.

    Elucidem-me por favor!
    Obrigado

    #2
    Não é disparate nenhum... tudo depende de alguns factores, nomeadamente os kms que tu fazes no dia-a-dia, fiabilidade geral do modelo, o que inclui a facilidade em arranjar peças e preço das mesmas, se o carro estava em bom estado e teve bom uso, até te dura mais de um ano. Eu tenho um carro desses (Cinquecento de 96 acho eu, comprado com 80 000 kms) que uso para ir à praia e para dar algumas voltinhas. Uma amiga minha tem como carro principal um Panda já antigo (de 87 ou 89) e está ali um belo carro... seguramente será melhor para a carteira dela que o carro novo de uma colega dela (onde a rapariga deve gastar, no mínimo, metade do seu rendimento anual).

    Comentário


      #3
      É uma boa ideia , estas sempre a mudar de carro e deve te ficar mais barato que uma prestaçao de um carro novo .

      Comentário


        #4
        Eu comprei um carro há 6 anos por 500 € e ainda este fim de semana fiz mais de 400 km's na lata numa viagem de ida e volta a Lisboa. Vale sempre a pena quando a lata é boa e não tem ferrugem.

        Comentário


          #5
          Há muita gente que faz isso.

          Compra um carro "chasso" acabado de inspeccionar pelo vendedor (condição de compra), usa o carro e depois ao fazer um ano, manda para a sucata.

          Comentário


            #6
            Que bacano! Claro que não se pode comparar o conforto e segurança de um carro novo, mas por uma fracção do preço, para quem faça poucos km's talvez falha a pena.

            E seguros? Como é que se tratam? Estes carros têm preços mais baratos? E em caso de acidente e o carro ficar irrecuperável? Dão os 600€/700€ para comprar um equivalente ou dão uns trocos pela sucata?

            Comentário


              #7
              Em princípio não serão caros de segurar. Em caso de acidente, após a peritagem fazem a avaliação do carro e dão-te o "valor venal", que é aquilo que acham que o carro valia antes de ter batido.

              Comentário


                #8
                estou a gostar desta ideia.

                Comentário


                  #9
                  eu fiz isso...

                  como ando 7km por dia para ir pa o trabalho tenho um fiesta de 89 que ta na familia a montes de anos e pago 12€ mensais de seguro...

                  quando este morrer compro um de -1000€ e dura o que durar!!!!

                  saudações

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                    Em princípio não serão caros de segurar. Em caso de acidente, após a peritagem fazem a avaliação do carro e dão-te o "valor venal", que é aquilo que acham que o carro valia antes de ter batido.
                    Isto no caso de não ser culpado no acidente ou, mesmo sendo, tendo seguro com todos os riscos (o que neste caso não se justifica claramente).

                    Comentário


                      #11
                      Em relação à ideia em si, conheço muita gente que faz algo desse género, mas não com carros tão antigos ou tão baratos. É algo à volta dos 5 mil €, a gasolina (andam pouco), tentando encontrar a melhor relação entre preço/fiabilidade/idade/Kms/ etc,etc,etc e por norma andam 1 ou 2 anos e quando o vendem, ou nem perdem dinheiro no negócio ou perdem pouco. Seguramente que perdem menos do que se tivessem a pagar uma prestação mensal.

                      A questão deste tipo de "manobra" pode ser dividida em alguns pontos:

                      1. Os carros a partir de certa idade valem basicamente o mesmo, não havendo perda (ou havendo pouca) numa futura venda (próxima).
                      2. Por norma a procura destes carros é a gasolina e com poucos Kms, o que à partida dá mais confiança na probabilidade de avarias.

                      No fundo, como em todos os negócios de automóveis, ainda é preciso o factor sorte com o carro, porque podemos estar a comprar um poço de gasto de €, (isto é transversal a todos, mas não deixa de ser mais provável em carros mais antigos com mais Kms, em comparação com carros mais recentes e com menos Kms).

                      Comentário


                        #12
                        Eu conheci quem fazia isto mas ao contrario, com carros caros: O tipo ia a Alemanha buscar mercedes ou audi, andava 1 ano ou 2 no máximo e depois vendia pelo preço que tinha gasto, andava sempre bem montado e sem custos. Só se deu mal uma vez, num audi com caixa automática em que esta avariou e teve que pagar cerca de 3000€ de arranjo, neste negocio lixou-se pois comprava os carros sempre a particulares, sem garantia.
                        Entretanto já se deixou disso porque cada vez está mais difícil de vender carros, especialmente importados...

                        Comentário


                          #13
                          sim, mais não te esqueças que um carro com montes de anos e kms, não são assim muito fiáveis , podes ter sorte que não avarie , mas só uma ida a oficina mais peças, já se foi o " bom negocio " mas aplicando o mesmo principio podias comprar um carro um pouco mais razoável e recente e o tens de 3 em 3 anos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por v16 Ver Post
                            Que bacano! Claro que não se pode comparar o conforto e segurança de um carro novo, mas por uma fracção do preço, para quem faça poucos km's talvez falha a pena.

                            E seguros? Como é que se tratam? Estes carros têm preços mais baratos? E em caso de acidente e o carro ficar irrecuperável? Dão os 600€/700€ para comprar um equivalente ou dão uns trocos pela sucata?
                            Se o condutor ficar irrecuperável já nem precisa de outro carro

                            A ideia não é má se não se tiver dinheiro par investir em carros mais seguros... se subires a fasquia para os 2000 por exemplo já encontras carros bem mais seguros.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                              Isto no caso de não ser culpado no acidente ou, mesmo sendo, tendo seguro com todos os riscos (o que neste caso não se justifica claramente).

                              Acho que ninguém compra um carro por meia dúzia de tostões para o segurar contra todos os riscos. Só a franquia era superior ao valor do carro, se é que era mesmo possível fazê-lo.

                              Já estive numa situação dessas, não fui culpado e tenho seguro contra terceiros.

                              Comentário


                                #16
                                Parece-me uma boa ideia esta
                                Claro que estes "charutos" não têm a segurança, conforto e disponibilidade dos mais recentes, mas para pessoas que façam bons quilómetros parece-me uma boa ideia. Por acaso não conheço ninguém que já tenha tido esta ideia.
                                Estes carros são normalmente automóveis com seguro que não fica muito dispendioso, revisão barata, pouca ou nenhuma perda do valor gasto inicialmente, IUC barato.. É uma boa ideia mais uma vez

                                Comentário


                                  #17
                                  Não é preciso gastar balúrdios para ter um carro minimamente em condições!
                                  Eu cada vez mais acho um belo de um tiro no pé andar a comprar carros novos, principalmente por causa da relação ordenado baixo - preço alto!
                                  Há veículos perfeitamente fiáveis e duradouros até 5000€ e mesmo a gasolina há que ponderar se não valerá a pena...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Nao te esqueças dos factores fiabilidade e segurança.

                                    Um carro velho vai sempre ser um carro velho , precisa de muito mais manutenção , nao tem os mesmos niveis de segurança.

                                    Cada avaria é um dia que deixas de poder ir trabalhar com ele.

                                    Se queres um carro barato de manter, fiavel gastas um pouco mais e compras um Mercedes 190D ou um 200 , já nao precisas de trocar todos os anos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                      Acho que ninguém compra um carro por meia dúzia de tostões para o segurar contra todos os riscos. Só a franquia era superior ao valor do carro, se é que era mesmo possível fazê-lo.

                                      Já estive numa situação dessas, não fui culpado e tenho seguro contra terceiros.
                                      Então mas foi isso que eu disse !!!!!! Exactamente isso: ou seguro com todos (não se justifica) ou não ser culpado. Se for o culpado, a seguradora não lhe dá o valor do carro. Tu falaste em caso de acidente, mas faltou dizer que era acidente sem culpa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                        Nao te esqueças dos factores fiabilidade e segurança.

                                        Um carro velho vai sempre ser um carro velho , precisa de muito mais manutenção , nao tem os mesmos niveis de segurança.

                                        Cada avaria é um dia que deixas de poder ir trabalhar com ele.

                                        Se queres um carro barato de manter, fiavel gastas um pouco mais e compras um Mercedes 190D ou um 200 , já nao precisas de trocar todos os anos.
                                        Concordo com o teu post até aqui.

                                        Não pondo em causa as boas caracteristicas dos 190 D, não sejamos tão redutores.

                                        Há outros bons carros, tb bastante fiáveis.

                                        Mas, acima de tudo, numa compra deste género, mais importante que a marca/modelo será a própria viatura em questão e respectivo estado.

                                        Tb tenho um charuto e, se por algum motivo tiver de comprar outro carro (espero que não!), tb vou alinhar num negócio deste tipo: o melhor carro no melhor estado possível por 1.000/1.500 €.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                          Concordo com o teu post até aqui.

                                          Não pondo em causa as boas caracteristicas dos 190 D, não sejamos tão redutores.
                                          Concordo em absoluto e mesmo sabendo que isto vai abrir uma guerra digo que um 190d com 500000km e 25 anos não é a minha ideia de fiabilidade!

                                          Comentário


                                            #22
                                            É uma ideia interessante, faz é que se ande sempre com sucatas. Quanto a questão do seguro de danos próprios, se o carro valer menos de 5000€ nem as companhias aceitam fazer.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                              É uma ideia interessante, faz é que se ande sempre com sucatas. Quanto a questão do seguro de danos próprios, se o carro valer menos de 5000€ nem as companhias aceitam fazer.
                                              algumas nem aceitam fazer contra terceiros..

                                              saudações

                                              Comentário


                                                #24
                                                a ideia é boa para quem têm um orçamento reduzido,mas por esses valores são sempre carros com uns bons anos em cima e nunca se sabe o que se vai gastar em reparações durante um ano mesmo que aparentemente estejam em bom estado.
                                                e há outra situação particular para quem trabalha em lisboa e utiliza diariamente o carro para ir trabalhar,é que anterior a 92 ou sem catalizador não pode entrar na maior parte da cidade. embora pelos 1000€ seja facil comprar um carro pós 92

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                  É uma ideia interessante, faz é que se ande sempre com sucatas. Quanto a questão do seguro de danos próprios, se o carro valer menos de 5000€ nem as companhias aceitam fazer.
                                                  Além de nunca ter ouvido isto, há 2 carros na familia em que o valor segurado ronda os 3000€ e têm seguro contra todos. Não sei se se trata de uma politica de algumas seguradoras, ou se é apenas para novos seguros, já que estes que falo, já têm este seguro há largos anos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post
                                                    algumas nem aceitam fazer contra terceiros..

                                                    saudações
                                                    Conta lá a história, sff, que agora fiquei curioso

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      seguro contra danos próprios em carros com mais de 10 anos é complicado

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Na minha opinião, um carro com este valor só para ir e vir do trabalho, a pouca distância de casa, a não ser que se consiga uma cereja sã no bolo podre; então já se podem fazer viagens maiores.

                                                        Mas vale sempre a pena arriscar por estes valores. Pode ser que se consiga algo de 'razoável'. "Quem não arrisca não petisca".

                                                        Se se avariar irremediavelmente, mesmo próximo da data da compra, sempre se pode vender para ferro-velho. Não se perde tudo; e pode-se ir à procura doutro...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          Conta lá a história, sff, que agora fiquei curioso
                                                          Simulação Seguro Automóvel - Seguro Directo

                                                          por exemplo a seguro directo... não aceitam carros com mais de 20 anos... e liguei para lá a confirmar.

                                                          saudações

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O ser boa ou má ideia está muito dependente do aparecimento ou não de problemas.

                                                            É verdade que carros mais antigos se conseguem comprar baratos, têm manutenção mais barata, e podes encontrar peças usadas a preços mais convidativos, mas também derivado à própria idade podem dar mais problemas, o que pode levar a que no limite, tenhas que encostar o carro, assumindo a perda de todo o valor que deste por ele.

                                                            Se a ideia é ter um carro com a menor desvalorização anual possível, eu iria para algo a gasolina daqueles que andam à volta dos 3000 euros. consegues carros com 6 a 8 anos, poucos km, e escolhendo bem, em excelente estado. Uma vez comprado, manter o máximo de tempo possível.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X