Para os fetichistas dos números e dos factos, aqui vai uma lista engraçada :
Fonte: Diesel der Extreme: Der Stärkste, der Größte, der Schnellste (Bildergalerie, Bild 2) - AUTO MOTOR UND SPORT
- O mais potente de 12 cilindros: Audi V12 TDI: 500 CV e 1000 Nm
- O mais potente de 10 cilindros: VW V10 TDI (Touareg R50): 350 CV e 850 Nm
- O mais potente de 8 cilindros: Audi 4.2 TDI: 350 CV e 800 Nm
- O mais potente de 6 cilindros: BMW 550d: 381 CV e 740 Nm
- O mais potente de 5 cilindros: (AMG, no Mercedes C30 CDI): 231 CV e 540 Nm
- O mais potente de 4 cilindros: BMW 125d: 218 CV e 450 Nm
- O mais potente de 3 cilindros: Smart 1.5 CDI: 95 CV e 210 Nm
- O mais pequeno de todos: Smart CDI: 0,8 L, 54 CV e 130 Nm
- Os mais antigos: Mercedes 260 D e Hanomag Rekord, ambos de 1936, com, respectivamente: 2,6 L e 45 CV; 1.9 L e 35 CV
- Primeiro turbodiesel de injecção directa em veículos ligeiros: Fiat Croma (1988): 92 CV e 200 Nm
- Primeiro turbodiesel de arquitectura boxer (cilindros opostos): Subaru: 2,0 L, 150 CV e 350 Nm
- O mais poupado: VW Polo 1.2 TDI BM e Smart Fortwo CDI: valor oficial de 3,3 L/100 km
- Diesel atmosférico mais potente: 6,5 L, V8 da GM, no Hummer H1: 170 CV e 447 Nm; no Chevrolet Silverado: 177 CV e 490 Nm
- Maior Diesel: Ford Power Stroke: 7,3 L, de 1994: 279 CV e 710 Nm
- Primeira vitória Diesel em Le Mans: Audi R10, em 2006: 5,5 L, V12, 646 CV e 1200 Nm
- Primeira vitória Diesel no Dakar: VW Race Touareg: 2,5 L, 300 CV e 600 Nm
- Primeiro título Diesel em turismos de competição: Seat Leon TDI, 2.0 L, 284 CV e 450 Nm
- Primeira vitória Diesel nas 24 h de Nürburgring: BMW 320d, em 1998: 245 CV e 400 Nm
- Melhor aceleração com motor Diesel: BMW 550d xDrive: 0-100 km/h em 4.7 seg (oficiais, 5.0 no teste da AMS)
- Diesel mais rápido homologado para a estrada: O AC Schnitzer ACS3 3.5d Coupé atingiu 288,7 km/h em Nardò, Itália, em 2009. 3.0 L, Biturbo, 310 CV e 680 Nm.
- Diesel mais rápido de sempre: O JCB Dieselmax, com 2 turbodiesel de 4 cilindros com 5.0 L de cilindrada cada um, 750 CV e 1500 Nm. O record está desde 2006 em 563,418 km/h.
- Primeiros cabrios Diesel: VW Golf TDI e Audi 80 TDI, em 1995: 1,9 L, 90 CV, 202 Nm
- Maior Diesel de 4 cilindros: Mitsubishi Pajero 3.2 DI-D: 200 CV e 441 Nm
- Primeiro turbodiesel num veículo ligeiro: Mercedes 300 SD de 1978, 5 cilindros, 121 CV e 300 Nm
- Diesel mais rotativo: Toyota Starlet 1.5 D XL (1987-1989): 54 CV às 5200 rpm, 93 Nm às 3000 rpm
- Mais potente do mundo automóvel: em alguns race trucks atingem os seguintes valores: até 1250 CV e mais de 5000 Nm. 0 aos 100 km/h em 5 segundos. Recorde de velocidade: 281 km/h.
- Maior diesel em termos absolutos: RTA96-C da Wartsila Sulzer. Motor de navio a 2 tempos, 14 cilindros, 114.000 CV, rotação máxima de 102 rpm, 2300 toneladas de peso, 14 metros de altura, 30 metros de comprimento, cilindrada de 25.480.000 cm3
- Primeiro turbodiesel com tecnologia Comprex: Opel Senator Diesel, em 1985. 2.3 L, 95 CV. A Mazda viria a recuperar esta tecnologia mais tarde no seu modelo 626.
- Pick-up Diesel mais potente: Ford F 650: 7.2 L, 1085 Nm
Fonte: Diesel der Extreme: Der Stärkste, der Größte, der Schnellste (Bildergalerie, Bild 2) - AUTO MOTOR UND SPORT
Comentário