Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Declaração de venda preenchida em duplicado ou tirar fotocópia?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Declaração de venda preenchida em duplicado ou tirar fotocópia?

    Pessoal, qual o procedimento a ter na venda a particular?

    É preciso preencher esta declaração, certo?

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_...=1328788567.64

    A mesma é preenchida em duplicado ou, depois de preenchida tira-se uma fotocópia, para ficar em posse do vendedor?

    Já agora, quais os documentos que se terá de facultar ao comprador?

    Certamente serão questões básicas, mas como nunca se realizou uma venda a particular, surgem estas dúvidas.

    #2
    Se o vendedor quer uma cópia tirem uma...

    Normalmente faculta-se cópia do BI/CC, mas não sei até que ponto é obrigatório.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
      Se o vendedor quer uma cópia tirem uma...

      Normalmente faculta-se cópia do BI/CC, mas não sei até que ponto é obrigatório.

      O vendedor neste caso somos nós.

      O objecto da cópia da declaração, é para enviar a mesma para a seguradora, para dar baixa do seguro.

      Agora a questão de entregar cópia do BI/Cartão Cidadão ao comprador, é que não agrada muito.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por nto Ver Post
        O vendedor neste caso somos nós.

        O objecto da cópia da declaração, é para enviar a mesma para a seguradora, para dar baixa do seguro.

        Agora a questão de entregar cópia do BI/Cartão Cidadão ao comprador, é que não agrada muito.

        Não dá para irem à conservatória os dois e resolvem logo o assunto ?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
          Não dá para irem à conservatória os dois e resolvem logo o assunto ?

          É isso que se vai propor.

          Mas como não sei, o que o comprador poderá dizer, já estou a colocar esta questão.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nto Ver Post
            O vendedor neste caso somos nós.

            O objecto da cópia da declaração, é para enviar a mesma para a seguradora, para dar baixa do seguro.

            Agora a questão de entregar cópia do BI/Cartão Cidadão ao comprador, é que não agrada muito.
            Se o fizeres, fazes 2 traços na diagonal nas cópias dos documentos e escreves no meio dos 2: "serve para efeitos de........". Aliás, isto deve sempre ser feito quando se faculta os nossos documentos em qualquer situação, mesmo nos bancos, financiadores, entidade patronal, etc.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Se o fizeres, fazes 2 traços na diagonal nas cópias dos documentos e escreves no meio dos 2: "serve para efeitos de........". Aliás, isto deve sempre ser feito quando se faculta os nossos documentos em qualquer situação, mesmo nos bancos, financiadores, entidade patronal, etc.

              Sim, é sempre o que se tem feito, quando é necessário deixar cópias.

              Mas é aquela coisa, os nossos dados todos no Cartão do Cidadão.

              Mas a ver vamos.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                Não dá para irem à conservatória os dois e resolvem logo o assunto ?
                Para teu próprio bem faz isto nto.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                  Sim, é sempre o que se tem feito, quando é necessário deixar cópias.

                  Mas é aquela coisa, os nossos dados todos no Cartão do Cidadão.

                  Mas a ver vamos.
                  Ainda há 4 meses estive nessa mesma situação e fui à Loja do Cidadão e assim ficou tudo resolvido lá e além de não ter que lhe facultar a cópia dos documentos, sempre tive a certeza que o carro já ficaria no nome do comprador.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                    Para teu próprio bem faz isto nto.
                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                    Ainda há 4 meses estive nessa mesma situação e fui à Loja do Cidadão e assim ficou tudo resolvido lá e além de não ter que lhe facultar a cópia dos documentos, sempre tive a certeza que o carro já ficaria no nome do comprador.

                    A ideia é mesmo esta.

                    Assim há logo a certeza que houve transferência e que coisas estão direitas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                      O vendedor neste caso somos nós.

                      O objecto da cópia da declaração, é para enviar a mesma para a seguradora, para dar baixa do seguro.

                      Agora a questão de entregar cópia do BI/Cartão Cidadão ao comprador, é que não agrada muito.
                      é preciso isso para cancelar o seguro?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                        é preciso isso para cancelar o seguro?
                        Por norma, a seguradora pede um comprovativo de venda. Pode ser a cópia da conservatória.

                        Comentário


                          #13
                          Aproveitar o tópico, estou prestes a concretizar um negócio mas vou-me deslocar da minha área de residência para o fazer.

                          Sei que o ideal é comprador e vendedor irem juntos ao IRN, preencher os papeis e fazer o pagamento do carro e do registo na hora, mas caso não seja possível (vou ver o carro ao final do dia que é quando posso), basta trazer a declaração do IRN preenchida e uma cópia do cartão de cidadão do vendedor?

                          Comentário


                            #14
                            Sim, e os documentos do carro também

                            Comentário


                              #15
                              Sim...

                              Atenção à existência de reserva de propriedade

                              Comentário


                                #16
                                Obrigado pelas vossas respostas, em relação à reserva de propriedade (e eventualmente outras complicações) estou acautelado, tenho os meus meios

                                Comentário


                                  #17
                                  Podes partilhar quais são os teus meios para precaver uma situação dessas?

                                  É que em princípio pagas antes o carro e depois é que vais fazer o registo e se existe algum problema nessa fase é complicado, ou está a escapar-me alguma coisa?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                    Aproveitar o tópico, estou prestes a concretizar um negócio mas vou-me deslocar da minha área de residência para o fazer.

                                    Sei que o ideal é comprador e vendedor irem juntos ao IRN, preencher os papeis e fazer o pagamento do carro e do registo na hora, mas caso não seja possível (vou ver o carro ao final do dia que é quando posso), basta trazer a declaração do IRN preenchida e uma cópia do cartão de cidadão do vendedor?
                                    No mês passado fiz uma compra sem qualquer documento do vendedor. Por acaso a funcionária pediu, mas como não tinha, também não fez caso (já me tinham dito que não era preciso).

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X