Anúncio

Collapse
No announcement yet.

mazda 323 f ou mazda mx-3 Qual seria a vossa escolha ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    mazda 323 f ou mazda mx-3 Qual seria a vossa escolha ?

    Boas pessoal, já algum tempo que ando a sondar o mercado de usados e estou com dois negócios em vista.
    Um mazda 323 f 1.5 e um mx-3 1.6. Estão ambos a nível de exterior e interior bons embora o mx-3 tenha um pouco a pintura gasta, de mecânica estão ambos bons. A quilometragem não difere muito entre ambos, o 323 conta com 75 mil e o mx-3 com 83 mil.
    O que me podem dizer da fiabilidade de ambos e se diferem muito a nivel de consumos e custos de manutenção.

    E para finalizar qual a escolha que fariam, aguardo opiniões

    #2
    Adoro o MX-3! Essa era a minha escolha. O 323F tem detalhes muito coupé, que o tornam engraçado, mas o MX-3!

    Comentário


      #3
      São ambos muito fiáveis e ambos têm peças caras pelo que não é por aqui. Os consumos do 1.6 SOHC e do 1.5 DOHC também não devem ser muito diferentes, talvez com vantagem para o 1.5 mais recente.

      O Mazda MX-3 é uma versão do 323 BG de 1989.
      Com este partilha boa parte da plataforma, interiores, suspensões e o motor B6 (no caso do 4 cilindros). O carro curva muitíssimo bem.

      O 323F 1.5 será da geração BA, uma geração mais recente que o MX-3.
      A Mazda baseou-se no muito bom Xedos 6 ao conceber este 323F pelo que será sempre um carro mais refinado.

      O MX-3 será mais interactivo e focado enquanto que o 323F será no todo um carro superior. Tudo dependerá do que valorizas mais, se preferes um carro mais refinado ou algo mais divertido.

      Comentário


        #4
        Há aqui um user que já teve um, e agora tem outro, é capaz de ser a melhor ajuda.

        Comentário


          #5
          por acaso sei de um mx-3 V6 1.8 para venda há cerca de 2 meses, de cor vermelha. gosto do modelo. tinha ideia que o 323f era mais antigo, pelos vistos não.

          Comentário


            #6
            obrigado pelas opiniões
            O carro que comprar sera carro de dia, sera demasiado caro manter qualquer um dos dois ( sou estudante e nao tenho paizinhos ricos )

            Comentário


              #7
              323F foi dos carro mais bonitos que se fizeram à época.

              Infelizmente passaram muito anos e já são hj em di charutos velhos pelo que são sempre uma incógnita.

              O Mx3 não me diz nada esteticamente.

              Da mesma geração tens tb os Honda Civic que eram bastante fiáveis.

              O motor do Mazda se não me engano é Mitsubishi.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                323F foi dos carro mais bonitos que se fizeram à época. Infelizmente passaram muito anos e já são hj em di charutos velhos pelo que são sempre uma incógnita. O Mx3 não me diz nada esteticamente. Da mesma geração tens tb os Honda Civic que eram bastante fiáveis. O motor do Mazda se não me engano é Mitsubishi.
                Nada disso, são Mazda. O do MX-3 é serie B, e o 1.5 do 323F serie Z que é uma evolução do motor B.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                  Nada disso, são Mazda. O do MX-3 é serie B, e o 1.5 do 323F serie Z que é uma evolução do motor B.
                  De certeza? Tinha ideia que eram derivação de blocos da mitsubishi. O 1.3 75 cv é quase de certeza.

                  Comentário


                    #10
                    umas das minhas opções que já tive em mente, foi precisamente um civic mais precisamente o ils coupe 1.5 , acho o carro simplesmente lindo
                    Mas o bólide vai ter de dormir na rua, e como a malandragem custura ser virada para hondas deixa-me muito de pe atraz

                    Comentário


                      #11
                      Tal como o Fernando refere, os motores Mazda, são Mazda mesmo, aliás os unicos que não são Mazda (são PSA) são os 1.6d dos Mz3 e novas Mz5. O bloco do 323 é um Z5.

                      Em relação aos carros, MX3 pra mim (e foi carro que andei a sondar pois adoro) teria que ser o 1.8 V6, o som do motor é brutal Óbvio que a nivel de consumos estica-se um bocado para os 136cv que tem, mas é um belo coupé com 4 bons lugares.

                      Em relação ao 323 BA, tenho um, comprei-o com 127000kms, hoje conta com 179.000kms, 40.000 dos quais feitos a GPL. É carro de guerra, as despesas que me deu foi em manutenção de peças de desgaste, não é dos carros com manutenção mais barata, por exemplo à 3.000kms o meu levou a revisão da distribuição, foi correia, bomba de agua, polies, junta de tampa de válvulas, correias de alternador e AC, oleo e filtro + MO e custou-me 450eur. Já um rolamento pra frente foram 125eur já com MO, o que é mais caro são as peças especificas que não se encontre em concorrencia, porque filtros, discos, pastilhas, etc é ao preço normal. Tens tambem a hipotese de comprar no ebay, Alemanha e UK têm muita coisa a metade do preço com portes incluidos. Podes ver no forum da marca casos de BA´s com mais de 200.000kms que continuam a rolar sem problemas, é um carro que não te dará dores de cabeça, acredita O que mais chateará é o preço da gasolina, podes contar com 7,5l de média.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                        De certeza? Tinha ideia que eram derivação de blocos da mitsubishi. O 1.3 75 cv é quase de certeza.
                        O 1.3 também é serie B, basta olhar para ele, é muito semelhante aos outros motores da mesma familia.



                        E o mais recente 1.3 continua a ser Mazda mas da serie Z.
                        O serie K, V6 é que foi concebido em parceria com a Suzuki, que eu saiba o B e o Z são 100% Mazda.

                        Não estarás a confundir a Mazda com a Hyundai? Os Sul Coreanos é que chegaram a andar com motores Mitsubishi.
                        A Mazda também forneceu motores a um construtor deste país mas era a KIA.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                          Tal como o Fernando refere, os motores Mazda, são Mazda mesmo, aliás os unicos que não são Mazda (são PSA) são os 1.6d dos Mz3 e novas Mz5. O bloco do 323 é um Z5.

                          Em relação aos carros, MX3 pra mim (e foi carro que andei a sondar pois adoro) teria que ser o 1.8 V6, o som do motor é brutal Óbvio que a nivel de consumos estica-se um bocado para os 136cv que tem, mas é um belo coupé com 4 bons lugares.

                          Em relação ao 323 BA, tenho um, comprei-o com 127000kms, hoje conta com 179.000kms, 40.000 dos quais feitos a GPL. É carro de guerra, as despesas que me deu foi em manutenção de peças de desgaste, não é dos carros com manutenção mais barata, por exemplo à 3.000kms o meu levou a revisão da distribuição, foi correia, bomba de agua, polies, junta de tampa de válvulas, correias de alternador e AC, oleo e filtro + MO e custou-me 450eur. Já um rolamento pra frente foram 125eur já com MO, o que é mais caro são as peças especificas que não se encontre em concorrencia, porque filtros, discos, pastilhas, etc é ao preço normal. Tens tambem a hipotese de comprar no ebay, Alemanha e UK têm muita coisa a metade do preço com portes incluidos. Podes ver no forum da marca casos de BA´s com mais de 200.000kms que continuam a rolar sem problemas, é um carro que não te dará dores de cabeça, acredita O que mais chateará é o preço da gasolina, podes contar com 7,5l de média.

                          Eu já ah tempos passei pelo teu diário de bordo e confesso que me babei com a tua maquina, o 323 sempre foi um modelo que me chamou muito a atenção, e ate se encontrão a preços simpaticos. O que deixa um pouco de pé atraz serão os consumos e possíveis custos de manutenção, e acabo sempre de me perguntar se a opinião mais logica não seria comprar algo do genero corsa 1.5 td

                          Comentário


                            #14
                            Nada disso.
                            Lembro apenas de discutir esta questão com um mecânico há mais de 10 anos a propósito de existir o logótipo da mitsubishi em vários componentes deste motor. Mas já foi há uma eternidade.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                              Nada disso.
                              Lembro apenas de discutir esta questão com um mecânico há mais de 10 anos a propósito de existir o logótipo da mitsubishi em vários componentes deste motor. Mas já foi há uma eternidade.
                              Isso já é outra conversa, o alternador do meu 323F por exemplo é Mitsubishi Electric.
                              Mas as canetas Uniball também são Mitsubishi e não é que tenham alguma coisa a ver com motores não é?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por andrecosta03 Ver Post
                                Eu já ah tempos passei pelo teu diário de bordo e confesso que me babei com a tua maquina, o 323 sempre foi um modelo que me chamou muito a atenção, e ate se encontrão a preços simpaticos. O que deixa um pouco de pé atraz serão os consumos e possíveis custos de manutenção, e acabo sempre de me perguntar se a opinião mais logica não seria comprar algo do genero corsa 1.5 td
                                Obrigado, mas tambem não tá de origem porque sinceramente acho um modelo muito "pão sem sal" em stock O que pra mim tem de muito bom é o handling, tem componentes de suspensão que nem o MX5 os trás ou inclusive carros mais recente, aquilo agarra-se às curvas como gosto.

                                Em relação à tua questão mais lógica, tem razão de ser e não foi coisa que não tivesse equacionado na altura da compra, mas pra já um Corsa é gama inferior, já não se pode comparar muito, depois é muito dificil encontrar um Corsa 1.5td de 98 com "poucos" quilometros, portanto a minha decisão caiu pra um carro a gasolina para passar a GPL, em relação ao que pago (€/km) vai dar ao mesmo, mas tenho um carro de gama superior com menos kms

                                Em relação à manutenção, como já várias vezes referi, sim são carotas as peças especificas (mal de carros japoneses) felizmente não é carro pra dar problemas desses, ainda é um japuna a sério

                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                Nada disso.
                                Lembro apenas de discutir esta questão com um mecânico há mais de 10 anos a propósito de existir o logótipo da mitsubishi em vários componentes deste motor. Mas já foi há uma eternidade.
                                Isso sim é verdade
                                Editado pela última vez por 3pelos; 21 August 2012, 11:23.

                                Comentário


                                  #17
                                  Em que mais componentes é que aparece o logo da Mitsubishi?
                                  Até agora só vi mesmo o alternador e pelos vistos não são todos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                    Em que mais componentes é que aparece o logo da Mitsubishi?
                                    Até agora só vi mesmo o alternador e pelos vistos não são todos.
                                    Assim de repente não te sei dizer, mas há mais peças electricas com o logo da Mitsu, já as vi no meu carro pelo menos 3.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Está complicado de encontrar mas havemos de lá chegar.


                                      Mitsubishi Saturn engine - Wikipedia, the free encyclopedia

                                      Motor Mitsubishi 4G32 -> ver a parte onde diz "aplicações" -> diz lá Hyundai mas tb MAZDA family.



                                      em relação a componentes, há muito componentes partilhados como as válvulas e camisas que são os mesmas da mitsubishi ( confirmado).



                                      Mazda worked with Chrysler to fit a Mitsubishi engine into their car solely for the purpose of selling it in South Africa. That engine was Mitsubishi's seminal 4G32, which also came in contemporary Mitsubishi Lancers, Hyundai Ponys and the 323's American scion, the Dodge Col


                                      É claro que não é o mesmo motor mas isto comprova que é possivelmente uma derivação.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                        Assim de repente não te sei dizer, mas há mais peças electricas com o logo da Mitsu, já as vi no meu carro pelo menos 3.
                                        No meu carro também já encontrei material Denso que tem ligações com a Toyota.
                                        A electrónica geral no interior do meu é Omron.

                                        Outras peças como o radiador também já encontrei noutros carros japoneses como o Civic por exemplo.

                                        Há uma partilha de componentes muito grande entre os carros do pais do sol nascente. Pelo menos nos dos anos 90 é dificil encontrar alguma coisa que não seja made in japan, é esse o segredo da fiabilidade destes carros.

                                        Comentário


                                          #21
                                          [QUOTE=3pelos;1066786547]Obrigado, mas tambem não tá de origem porque sinceramente acho um modelo muito "pão sem sal" em stock O que pra mim tem de muito bom é o handling, tem componentes de suspensão que nem o MX5 os trás ou inclusive carros mais recente, aquilo agarra-se às curvas como gosto.

                                          Em relação à tua questão mais lógica, tem razão de ser e não foi coisa que não tivesse equacionado na altura da compra, mas pra já um Corsa é gama inferior, já não se pode comparar muito, depois é muito dificil encontrar um Corsa 1.5td de 98 com "poucos" quilometros, portanto a minha decisão caiu pra um carro a gasolina para passar a GPL, em relação ao que pago (€/km) vai dar ao mesmo, mas tenho um carro de gama superior com menos kms

                                          Em relação à manutenção, como já várias vezes referi, sim são carotas as peças especificas (mal de carros japoneses) felizmente não é carro pra dar problemas desses, ainda é um japuna a sério


                                          Sim realmente é verdade, encontrar um corsa com pouco quilômetros é uma verdadeira dor de cabeça, porque os que tem poucos quilômetros são geralmente martelados, claro que também a casos e casos.
                                          Mas também consumos de 7.5 nao è que me assustem muito, tou habituado aos consumos do meu sunny que rondam os 9 litros em cidade a andar nas calmas

                                          Comentário


                                            #22
                                            Então não te assustas mesmo lol Fazes muitos kms por mês? Justifica o investimento no diesel?

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X