Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Consumos a 200 km/h: Gasóleo vs. gasolina em diferentes segmentos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Consumos a 200 km/h: Gasóleo vs. gasolina em diferentes segmentos

    Bom, poderão argumentar que é "mais um tópico sobre consumos" mas na verdade este distingue-se dos demais pois mede os consumos a velocidadades médias a bem dizer impraticáveis nas nossas estradas... e responde a muitas postas que às vezes são lançadas para o ar na eterna guerra entre carros a gasóeleo vs. gasolina...
    Estes são apenas 3 de uma série de testes que a "Auto Bild Sportscars" (também em parte publicada em Portugal) vai fazer com consumos a velocidades "proibitivas". A ver se a barraca não pega fogo!

    Assim, os valores apurados foram os seguintes:

    Parte 1: 2 berlinas do segmento E, ora a gasóleo, ora a gasolina (num total de 4 carros)


    1.º - Audi A6 Avant 3.0 TDI Biturbo (313 CV)

    Consumo a 200 km/h: 13,3 l / 100 km


    2.º - BMW M550d xDrive (381 CV)

    Consumo a 200 km/h: 15,4 l / 100 km


    3.º - BMW 550i xDrive (408 CV)

    Consumo a 200 km/h: 20,1 l / 100 km


    4.º - Audi A6 Avant 3.0 TFSI (300 CV)

    Consumo a 200 km/h: 21,2 l / 100 km



    Parte 2: 2 compactos de características desportivas, ora a gasóleo, ora a gasolina (num total de 4 carros)


    1.º - VW Golf GTD (170 CV)

    Consumo a 200 km/h: 13,3 l / 100 km


    2.º - Opel Astra 2.0 GTC CDTI (165 CV)

    Consumo a 200 km/h: 14,2 l / 100 km


    3.º - VW Golf GTI (211 CV)

    Consumo a 200 km/h: 16,9 l / 100 km


    4.º - Opel Astra 1.6 GTC Turbo (180 CV)

    Consumo a 200 km/h: 20,6 l / 100 km



    Parte 3: 2 roadsters, ora a gasóleo, ora a gasolina (num total de 4 carros). Capota aberta.


    1.º - Mini Roadster Cooper SD (143 CV)

    Consumo a 200 km/h: 10,1 l / 100 km


    2.º - Mercedes SLK 250 CDI (204 CV)

    Consumo a 200 km/h: 11,2 l / 100 km


    3.º - Mercedes SLK 250 (204 CV)

    Consumo a 200 km/h: 15,2 l / 100 km


    4.º - Mini Roadster Cooper S (184 CV)

    Consumo a 200 km/h: 17,0 l / 100 km


    Nos links abaixo poderão consultar mais dados, tais como consumos oficiais, consumo registado na totalidade do teste ao acelerações dos 0-100 km/h e dos 0-200 km/h.

    Das kostet Tempo 200 im Diesel und im Benziner - autobild.de
    Das kostet Tempo 200 im kompakten Diesel und Benziner - autobild.de
    Das kostet Tempo 200: SLK/Mini Roadster Cooper, Diesel/Benziner - autobild.de
    Editado pela última vez por LinoMarques; 26 August 2012, 13:19.

    #2
    Já dápara provar o pessoal que diz que faz Lisboa Algarve sem baixar dos 200 e chega lá com uma média de 7 ou 8...

    O 550d é mesmo um pouco bêbado... Já na AH no testo do X6 mostrou que os valores de consumos (principalmente em cidade) não são nada meigos.

    Comentário


      #3
      Vimos então a verificar que os automóveis a gasolina aqui testados bebem em média 18.5 lts ao 200km/h VS 12.9lts aos 200km/h de um motor a gasóleo..
      Ou seja, este automóveis gostam de um bom cálice de gasolina 95/98
      Concluindo, nenhuma supresa
      Editado pela última vez por diogomsl; 29 August 2012, 00:16.

      Comentário


        #4
        Não abri os links mas fiquei com uma dúvida:

        Os valores aferidos são a uma velocidade média ou instantânea? No caso da média, qual é a extensão do trajecto onde são aferidos os consumos?

        Comentário


          #5
          O Consumo do BiT TDI está muito interessante.

          A diferença de consumos entre o GTC e o Golf GTi é muita, o que prova, que o downsizing não é vantajoso para quem tem pé pesado.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
            Já dápara provar o pessoal que diz que faz Lisboa Algarve sem baixar dos 200 e chega lá com uma média de 7 ou 8...

            O 550d é mesmo um pouco bêbado... Já na AH no testo do X6 mostrou que os valores de consumos (principalmente em cidade) não são nada meigos.

            Ninguém faz Lisboa-Algarve sem baixar dos 200, mesmo excluindo as portagens. A menos que corte curvas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
              Ninguém faz Lisboa-Algarve sem baixar dos 200, mesmo excluindo as portagens. A menos que corte curvas.
              Diria que tens duas curvas... Depois pode compensar no resto da viagem

              Este tópico agrada-me, assim já não me sinto sozinho

              Comentário


                #8
                Um 406 2.0 HDI 110cv na velocidade máxima real ( 190 km/h ) faz 10.5 L/100 de consumo instantaneo. Depois de reprogramado para 135cv , passa para cerca de 205 km/h reais com consumo de 12.8 L/100

                Ou seja um motor mesmo mais antigo e com muito menos tecnologia, na sua velocidade máxima, consegue consumir o mesmo que um moderníssimo TDI ou HDI de 170cv , a 200 km/h, mesmo tendo em conta que nesta velocidade já o velho 2.0 HDI vai prego a fundo.

                Contraria aquela ideia de " ah como tem mais CV, não precisa de acelarar tanto ", pois, mas isso depende muito de a que velocidades vamos.

                A novidade vai sim para os 3.0 TDI que fazem excelentes consumos a 200 km/h, que aliás a esta velocidade ainda não " a brincar ".

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                  Não abri os links mas fiquei com uma dúvida:

                  Os valores aferidos são a uma velocidade média ou instantânea? No caso da média, qual é a extensão do trajecto onde são aferidos os consumos?
                  Diz assim o 2.º link: Die Fahrten fanden auf einem 31 Kilometer langen Autobahnabschnitt ohne Tempolimit statt. Die Strecke hat nur leichte Gefälle- und Steigungspassagen. Tempo 200 wurde per Tempomat konstant gehalten.

                  Tradução: os percursos foram efectuados num troço de auto-estrada com 31 km de extensão sem limite de velocidade. O percurso tem passagens apenas com algumas subidas e descidas leves. A velocidade foi mantida constante através do cruise control.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                    Diria que tens duas curvas... Depois pode compensar no resto da viagem

                    Este tópico agrada-me, assim já não me sinto sozinho
                    Não tem propriamente só 2 curvas e há rectas muito grandes e no final com curvas incompatíveis com mais de 200 km/h

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                      Vimos então a verificar que os automóveis a gasolina aqui testados bebem em média 18.5 lts ao 200km/h VS 12.9lts aos 200km/h de um motor a gasóleo..
                      Ou seja, este automóveis gostam de um bom cálice de gasolina 95/98
                      E é neste tipo de velocidades ( 180, 190 ) que lá se vai a economia do 2.0 ecoboost face ao 1.6 TDCI, mas a bem da verdade, estas velocidades costumam ser apenas " picos " e não constantes , digo eu

                      Comentário


                        #12
                        O golf gti comparando com o gtd nao difere assim muito de consumos, mas serve mesmo para mostrar aos Alonsos que se gabam dos consumos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          E é neste tipo de velocidades ( 180, 190 ) que lá se vai a economia do 2.0 ecoboost face ao 1.6 TDCI, mas a bem da verdade, estas velocidades costumam ser apenas " picos " e não constantes , digo eu
                          1.0 Ecoboost
                          Pelos visto são constantes (estrada de 31kms, sem limite de velocidade e contada por cruise control)..
                          Mas até como diz o Lino e bem, "consumos a velocidadades médias a bem dizer impraticáveis nas nossas estradas".
                          Nas nossas estradas não conseguimos, só picos que têm de ser descidos porque apanhamos o Sr. Manuel no seu Corolla a dar o passeio matinal, ou então o Alfredo camionista a ultrapassar o Scania do Custódio.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            Não tem propriamente só 2 curvas e há rectas muito grandes e no final com curvas incompatíveis com mais de 200 km/h
                            Afinal parecem-me 3

                            A1, A10, A13, A2?

                            Só me lembro de 3 zonas onde tens de baixar dos 200, passagem da A1 para a A10 e passagem da A10 para a A13 e A13 para A2

                            A1, Rua Ó (Santarém), A13, A2?

                            Saída de Santarém da A1 até à entrada na Ponte Salgueiro Maia (mesmo assim tens certas zonas consegues passar os 200) e A13 para A2.

                            Comentário


                              #15
                              Portanto a 200 a generalidade dos carros a gasolina gastam mais entre 30 e 70% que os seus homologos a diesel.

                              Não me surpreende !
                              Editado pela última vez por v7; 23 August 2012, 13:11.

                              Comentário


                                #16
                                E um comparativo com carros eléctricos e outro de hibridos a 200km/h? Anda aí um prius que eu adorava ver o consumo..

                                Comentário


                                  #17
                                  Não chegam lá!

                                  Comentário


                                    #18
                                    então mas afinal os diesel a puxar não gastam o mesmo que os otto? Não era o que os otto fan-boys dizem? ah espera os vapores da gasolina provocam alucinações

                                    Comentário


                                      #19
                                      A barrca só não vai pegar fogo porque...

                                      Regaram-na com diesel e não com gasolina!!!

                                      Mais a sério, é um trabalho muito interessante e serve para quebrar alguns mitos!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Gostava de saber o consumo do BMW M5 F10 e do C63 AMG a 200km/h

                                        Comentário


                                          #21
                                          Vou comprar um MiniSD e andar sempre a 200 excelentes consumos para a potencia que tem.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                            então mas afinal os diesel a puxar não gastam o mesmo que os otto? Não era o que os otto fan-boys dizem? ah espera os vapores da gasolina provocam alucinações
                                            Curiosamente no caso do Clio III segundo a minha experiência é assim que se processa.

                                            Clio 1.2 75cv vs. Clio Break DCI 85

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Um 406 2.0 HDI 110cv na velocidade máxima real ( 190 km/h ) faz 10.5 L/100 de consumo instantaneo. Depois de reprogramado para 135cv , passa para cerca de 205 km/h reais com consumo de 12.8 L/100
                                              Referes-te aos valores lido no CB ? é surpreendenetemente pouco em minha opinião.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Faltam aí os carros a gasolina convertidos a GPL...fui

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Uma achega: Seat Ibiza Cupra 1.9 TDi 160cv: Albufeira - Évora sem baixar dos 170km/h, com idas ocasionais aos 220km/h - Média de 8.5L/100km no CB.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                    Uma achega: Seat Ibiza Cupra 1.9 TDi 160cv: Albufeira - Évora sem baixar dos 170km/h, com idas ocasionais aos 220km/h - Média de 8.5L/100km no CB.

                                                    Isso descontando o erro do velocimetro é sem baixar dos 160, com umas idas ocasionais aos 210, ou seja a velocidade média será uns 165 ou 170.

                                                    Sabendo que os consumos aumentam exponencialmente não me choca, para fazeres média de 200 provavelmente precisavas de mais 3 ou 4 litros
                                                    Editado pela última vez por v7; 23 August 2012, 13:51.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                      Faltam aí os carros a gasolina convertidos a GPL...fui

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Continhas à mao! o CB la de casa marca uns lindos 5.8l/100. Depois de contas feitas dá 7.1!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                          Faltam aí os carros a gasolina convertidos a GPL...fui

                                                          Com a bilha de gás na mala nao chegam aos 200

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                            Uma achega: Seat Ibiza Cupra 1.9 TDi 160cv: Albufeira - Évora sem baixar dos 170km/h, com idas ocasionais aos 220km/h - Média de 8.5L/100km no CB.

                                                            E velocidade média? Qual foi? No CB não é a olho.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X