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Ibiza 1.4TDI ou 1.2

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    Ibiza 1.4TDI ou 1.2

    Boas pessoal!
    Sou novo por aqui e já andei a dar uma vista de olhos pelo site. Pois bem, estou a pensar em comprar um seat ibiza em segunda mão (6L), mas não sei bem em que direção apostar: se no 1.4TDI se num 1.2 a gasolina... Gostaria de saber as vossas opiniões sobre os dois motores, tipo consumos, performances, esse tipo de coisas.

    Desde já obrigado, e um forte abraço a todos os donos de um ibiza ^^

    #2
    Depende da intensidade de utilização que o carro terá...

    Comentário


      #3
      Não vejo grandes dúvidas, pois o 1.4 é praticamente melhor em tudo, face ao 1.2!

      Perde pelos valores superiores pedidos (também era mais caro em novo...) e por um matraquear mesmo a baixas rpm's (apesar de serem ambos 3 cilindros).

      O 1.2 compensa se for feita muita cidade e quem não valorize muito o poder de aceleração e de recuperação.

      Acho que se não tiveres de te endividar para dar a diferença pelo 1.4 TDI, vale a pena

      Comentário


        #4
        E em relação ao 1.4 ja vi que tem varios modelos, 70 75 e 80cv... quais as diferenças?

        Comentário


          #5
          O 1.4 Tdi é muito superior ao 1.2 otto.

          Comentário


            #6
            A primeira vez que peguei num carro com esse motor, polo 1.2, jurei para nunca mais !!! Que tédio

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
              A primeira vez que peguei num carro com esse motor, polo 1.2, jurei para nunca mais !!! Que tédio
              Comparando com um peugeot 206 1.1 é o mesmo estilo?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ztar Ver Post
                Comparando com um peugeot 206 1.1 é o mesmo estilo?
                Esse ainda deve ser pior, mas como estou habituado a um carro que quando se acelera ele anda, foi uma experiencia má de mais.
                Editado pela última vez por Crysis; 24 August 2012, 19:52.

                Comentário


                  #9
                  Ok mas então apontando para o TDI, qual me aconselhas? 70 75 ou 80?

                  Comentário


                    #10
                    Compra o de 75cv.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                      Compra o de 75cv.
                      posso perguntar o porque?

                      Comentário


                        #12
                        quantos km ano pensas fazer?


                        abraço a todos os que não são donos e ibiza.

                        Comentário


                          #13
                          25-30km diarios 7 dias/semana

                          Comentário


                            #14
                            a diferença em termos de consumos em € deve ser cerca de 500 euros ano... é uma questão de veres quanto custam os 2.

                            Comentário


                              #15
                              O motor 1.2 da VW, com 64cv não é mau, mas costuma é estar montado em carros pesados e com pneus largos, mas é linear e mexe-se bem. O problema é mesmo o ruido do motor É um som irritante

                              Comentário


                                #16
                                1.4 TDI sem pensar meia vez sequer!!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Desses, optava pelo 1.4 TDi de 75 ou 80cv que sao iguais em termos de rendimento.

                                  O 1.4 TDi saiu em 1999 com 75cv e um exelente valor de binario 195nm! (ainda hoje é dos melhores pequenos TD pois é bastante despachado e economico alem de muitissimo fiavel)

                                  O 1.4 TDi em meados de 2006 foi dividido em duas vertentes. O 70cv que susbtituiu o 1.9 SDi e a variante de 75cv subiu para 80cv. Ambos os motores sao exactamente iguas (diferindo apenas o mapeamento da ECU)

                                  Outra curiosidade é o 1.4 TDi com TGV de 90cv e 240nm exclusivamente montado no Audi A2. Fantastico!

                                  Comentário


                                    #18
                                    O 1.4 TDI foi pena nunca ter conseguido combater com os seus rivais em termos de sonoridade e vibrações, pois nesse aspecto os 1.5 DCI e 1.4 HDI são melhores.

                                    O 1.4 TDI 90cv e o 1.4 HDI 16v 90cv foram dois excelentes motores, segundo dizem. Mas que infelizmente acabaram por durar muito pouco tempo e em muito poucos modelos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O 1.4 TDi é um motor engraçado de utilizar a partir das médias rotações, o 1.2 é outro motor é bom para baixas velocidades.

                                      Eu conheço bem o 1.4 TDi do Cordoba, acelerava com o CC até não dar mais e o carro ia sempre respondendo.

                                      Não deixa de ser um 1.9 de 3 cilindros e tudo de bom que isso acarreta!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ztar Ver Post
                                        Ok mas então apontando para o TDI, qual me aconselhas? 70 75 ou 80?
                                        Inicialmente o 1.4 TDi saiu com 75cv ali pelas bandas do ano 2000.
                                        Em fins de 2005, ínicios de 2006 subdividiu-se para 2 variantes, a de 70cv e a de 80cv, eliminando assim o de 75cv.

                                        Isto surgiu com o aparecimento dos ligeiros Restylings do Ibiza 6L e do Polo 9n.

                                        O de 70cv é o mais ruidoso, e obviamente o mais lento, geralmente está montado nas versões base e/ou comerciais dos modelos. Tem uma caixa muito curta o que não ajuda no andamento em AE, tem menos binário que o de 75cv e 80cv.
                                        O de 75cv foi o que andou até fins de 2005 e deve ter sido o mais equilibrado, é mais silencioso que o de 70cv.
                                        O de 80cv é igual ao de 75cv, o binário penso que é o mesmo, diferindo para o 75cv a caixa ligeiramente mais longa. As últimas unidades saíram com turbo KKK. Os restantes com o GT1544. Existem ainda alguns de 80cv com DPF/FAP.

                                        O de 70cv nem sequer o equacionava, tem menos 40nm de binário que os outros 2, faz muito barulho e geralmente vem associado a carros pouco equipados ou carros de empresas.

                                        Agora a dúvida é entre o de 75cv e o de 80cv. Bem o de 80cv há quem diga que anda mais que o de 75cv, mas penso que a diferença será irrisória.

                                        Agora entre optar entre o de 75cv e o de 80cv, ia sempre para o de 75cv, já apareceram várias unidades de 80cv com o motor partido, a correia de distribuição (supostamente para trocar aos 120 mil kms) parte pura e simplesmente, carros com 60 mil kms com o motor partido é muito mau mesmo.

                                        Logo com um problema crónico como este, eu nem tinha dúvidas em ir para o de 75cv, fiabilidade acima de tudo.

                                        Faz como eu, compra um das últimas unidades do de 75cv, olha para os carros de fins de 2005, sempre consegues um carro mais recente e ainda sem o motor de 80cv que tem o tal problema.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não digam assim tão mal do 1.2... É certo que é lento, mas é linear, tem uma boa resposta a baixas rotações (ao contrário do superior 1.2 16v 75cv da Renault) e consegue fazer consumos porreiros, desde que bem utilizado.

                                          É muito fiável, tal como o 1.4 TDi 75cv.

                                          É um excelente motor para a cidade, tem uma caixa muito curta que até faz com que se consiga mexer ao ritmo do restante transito.

                                          As limitações surgem quando se sai da cidade e aparecem as ultrapassagens, AE's, subidas, e afins!

                                          Comentário


                                            #22
                                            O 1.4 tdi é bem melhor que o 1.2 . Este 1.2 é muito fraquito , fica bem atras da concorrencia .

                                            Por isso é preferivel o 1.4 tdi ou entao bem melhor um 1.9 tdi .

                                            Pois tanto o 1.4 tdi como o 1.2 tem uma sonoridade horrivel

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                              Não digam assim tão mal do 1.2... É certo que é lento, mas é linear, tem uma boa resposta a baixas rotações (ao contrário do superior 1.2 16v 75cv da Renault) e consegue fazer consumos porreiros, desde que bem utilizado.

                                              É muito fiável, tal como o 1.4 TDi 75cv.

                                              É um excelente motor para a cidade, tem uma caixa muito curta que até faz com que se consiga mexer ao ritmo do restante transito.

                                              As limitações surgem quando se sai da cidade e aparecem as ultrapassagens, AE's, subidas, e afins!

                                              Eu já conduzi um Polo 1.2 e subscrevo o que disseste.

                                              O motor safa-se bem, só é pena o Polo ter pneus largos e ser pesado, caso contrário safava-se ainda melhor. Não duvido que fique abaixo de um Clio 1.2 75cv mas em baixas RPM penso que lhe ganha, pois desde as 1500 que se mexe bem, este 1.2 que a skoda chama HTP ( high torque performance )

                                              Tem é, de facto, um som muito irritante mesmo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não consegues optar pelo 1.9tdi ?
                                                O motor 1.4 tdi é bom, não tenho ouvido queixas, mas os 3 cilindros e o trabalhar de tractor, não me convence.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por edgarmarques Ver Post
                                                  Não consegues optar pelo 1.9tdi ?
                                                  O motor 1.4 tdi é bom, não tenho ouvido queixas, mas os 3 cilindros e o trabalhar de tractor, não me convence.
                                                  os 1.9 TDi já estão todos reservados para os zés do boné

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pois bem e em termos de quilómetros? Qual e assim o limite de quilómetros com que devo comprar o carro? Tanto o 1.2 como o 1.4?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O meu veio com 79 mil quilómetros. Se fosse hoje tinha comprado um com 120 mil quilómetros.

                                                      Aos 90 ou 120 mil quilómetros tens de trocar a correia de distribuição e a bomba de água, sendo uma manutenção bastante dispendiosa, ou seja, se puderes contornar isso, melhor ainda!

                                                      Não há limite de quilometragem, já vi carros destes com 80 mil quilómetros bem "escafiados" e ultimamente tenho andado num Cupra com 210 mil quilómetros e está óptimo, depende muito do trato.
                                                      Em "casa" (familiares), existe um 1.4 TDi com 230 mil quilómetros e não tem dado grandes chatices, fiável, económico, suficiente a andar...
                                                      É um carro que depende essencialmente do tratamento, ando numa unidade com 80 mil quilómetros e o meu que tem 120 mil quilómetros encosta o outro a um canto, seja em interiores, motor, pintura, tudo. Um carro destes com 200 mil quilómetros bem estimados e bem feitos ainda pode ter muito para dar.
                                                      São carros que fazem kms sem grandes chatices, é um modelo maduro e com mecânica simples (nada de DPF/FAP, Common Rail, electrónica XPTO), geralmente os 1.4 TDi são escolhidos para papar kms, tendo já estado dentro de um com 330 mil quilómetros de 2005 e o carro estava óptimo, simplesmente basta que sejam estimados.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        O motor 1.2 da VW, com 64cv não é mau, mas costuma é estar montado em carros pesados e com pneus largos, mas é linear e mexe-se bem. O problema é mesmo o ruido do motor É um som irritante
                                                        E o 1.4 tdi é um som quê?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Pois eno momento da compra? Como saber se o motor não esta escafiado? E que eu não sou propriamente um mecânico xD

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Rapport Ver Post
                                                            E o 1.4 tdi é um som quê?
                                                            Pá.....pois

                                                            Comentário

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