Anúncio

Collapse
No announcement yet.

CAM - Certificado de Aptidão para Motoristas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    CAM - Certificado de Aptidão para Motoristas

    Só recentemente é que soube que quem tem carta de pesados precisa de ter o CAM para poder exercer a profissão de motorista de pesados. Ora, eu verifiquei no site do imtt que quem tem entre 31 e 40 anos e carta de condução categoria D precisa tirar o CAM antes de 10 de setembro de 2012...
    Isso quer dizer que a partir dessa data quem não tiver o CAM não pode exercer a profissão, certo? Ou fica sem a carta dessa categoria?

    #2
    Originalmente Colocado por mapas Ver Post
    Só recentemente é que soube que quem tem carta de pesados precisa de ter o CAM para poder exercer a profissão de motorista de pesados. Ora, eu verifiquei no site do imtt que quem tem entre 31 e 40 anos e carta de condução categoria D precisa tirar o CAM antes de 10 de setembro de 2012...
    Isso quer dizer que a partir dessa data quem não tiver o CAM não pode exercer a profissão, certo? Ou fica sem a carta dessa categoria?

    Puder até podes mas, sujeitas-te as penalizações previstas.
    Se não tiveres o CAM não podes ter a CQM, como tal sujeito a coima de 1000 a 3000 euros ou de 50 a 150 euros se a CQM for apresentada no prazo de dois dias.

    Comentário


      #3
      Eu não exerço a profissão, mas não quero ficar sem a carta válida para essa categoria.

      Comentário


        #4
        Eu tive de tirar o cam e a respectiva CQM para puder tentar integrar numa empresa de trasnportes

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
          Puder até podes mas, sujeitas-te as penalizações previstas.
          Se não tiveres o CAM não podes ter a CQM, como tal sujeito a coima de 1000 a 3000 euros ou de 50 a 150 euros se a CQM for apresentada no prazo de dois dias.
          Pois, o Allstarfabio ja me tinha alertado no topico da carta de pesados.

          Mesmo conduzindo um pesado em transporte local, e preciso o Cam e enquanto nao o tirar (incluindo a E "mercadorias"), nepias.

          Comentário


            #6
            pois parece que tambem vais ter que gastar 700/800 euros,eu comecei em setembro de 2011 e acabei em novembro 2011 mas so fui a exame em fevereiro 2012.quase que me esquecia de tudo e é muita coisa(alguma sem logica para a nossa atividade) mas enfim eles querem e dinheiro.

            Comentário


              #7
              Eu deveria ter feito a formação contínua CAM até 10 de Setembro de 2012 para a categoria D.


              O que eu quero saber é se já perdi a categoria D ou se ainda posso fazer a formação contínua CAM. Lembro-me de ter lido que a carta perde a validade 3 anos após o prazo, será verdade? Já não sei onde li isso.

              Comentário


                #8
                Mais uma bela maneira de roubar algum dinheiro legalmente.
                Actualmente a carta C+E + CAM fica por cerca de 2.000€.
                Um absurdo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pjaf1976 Ver Post
                  pois parece que tambem vais ter que gastar 700/800 euros,eu comecei em setembro de 2011 e acabei em novembro 2011 mas so fui a exame em fevereiro 2012.quase que me esquecia de tudo e é muita coisa(alguma sem logica para a nossa atividade) mas enfim eles querem e dinheiro.
                  Vê lá se aqui tens respostas às tuas questões :

                  Resultados da Pesquisa

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                    Vê lá se aqui tens respostas às tuas questões :

                    Resultados da Pesquisa
                    Não tem.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por mapas Ver Post
                      Só recentemente é que soube que quem tem carta de pesados precisa de ter o CAM para poder exercer a profissão de motorista de pesados.
                      Isto já se vem a falar há uns aninhos valentes, tendo inclusivé Portugal pedido o adiantamento da aplicação da norma comunitária. Típico deste rectângulo.


                      Originalmente Colocado por mapas Ver Post
                      Ora, eu verifiquei no site do imtt que quem tem entre 31 e 40 anos e carta de condução categoria D precisa tirar o CAM antes de 10 de setembro de 2012...
                      Para todos aqueles que estão a trabalhar e assim o querem continuar a fazer. Para os que têm a habilitação e não pretendem exercer, das duas uma:
                      - tira o CAM / CQM e poderá exercer a profissão se assim o desejar, sendo muito mais fácil por isso entrar em qualquer empresa (e é renovável a cada 5 anos);
                      - não tirar, e assim não exercer a profissão, e tudo está bem. Estás habilitado a conduzir mas não o podes fazer. A habilitação "D" só se perde aquando das renovações (se houver interesse em renovar as categorias C/C+E e D/D+E) de carta ou aos 65 anos.


                      Portanto, se quiseres fazer o CAM só naquela de teres mais uma ferramenta que te pode ser útil no futuro, tira (deverás ter apenas 35h). Se não, já sabes, estás habilitado mas não o podes fazer.

                      Comentário


                        #12
                        obrigado

                        eu cá gosto mais da D do que da C, pois não é preciso andar com as pessoas ás costas
                        Editado pela última vez por mapas; 24 May 2013, 00:42.

                        Comentário


                          #13
                          Boas

                          Alguem me confirma se as perguntas do exame são as perguntas que estão no site da Seg. Rod.?

                          Comentário


                            #14
                            Exame efetuado em 07/2017 (cat C) e confirmo que continuam a ser as mesmas.
                            Estudei apenas pelo site e cd da segurança rodoviaria e app para android do bom condutor.

                            cumprimentos,

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X