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Será que fazem sentido os "semi-desportivos" a diesel?

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    [Mercado] Será que fazem sentido os "semi-desportivos" a diesel?

    Tem vindo a ser corrente a introdução de motores diesel no nosso mercado de automóveis "semi-desportivos" (automóveis mais capazes, mas com alguma essência desportiva), como roadsters, cabrios, e coupes. Sinónimo destes automóveis é o recém-chegado Mercedes SLK, com o motor 250 CDI de 204cv, o já conhecido BMW 640d ou o VW Scirocco com um 2.0 TDi de 140cv.
    A pergunta é? Fazem sentido estes automóveis mais desportivos a diesel?
    Editado pela última vez por diogomsl; 28 August 2012, 15:11.

    #2
    Para mim não fazem, mas na prática são essas versões que obtém mais sucesso comercial.

    Comentário


      #3
      Bem é verdade que os motores diesel, ainda têm muito para explorar. Já há motores a diesel, com bons cavalos e altos binários que andam tanto como um otto "Bmw 335d"
      Mas pronto, na minha opinião um carro a gasóleo, nunca dará o mesmo prazer de condução que um a gasolina.

      Comentário


        #4
        Ui o que tu foste fazer.

        Do ponto de vista comercial deve fazer sentido..

        Comentário


          #5
          Parece que faz sentido de cada vez que vamos atestar.

          Comentário


            #6
            Todos os carros fazem sentido se houver quem os compre...

            Comentário


              #7
              Para mim, um "desportivo" raras vezes combina com "diesel".
              Se faz sentido semi desportivos a diesel...? Em termos de mercado e consumidor, sim.

              Já os desportivos puros já me parece um erro.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                Tem vindo a ser corrente a introdução de motores diesel no nosso mercado de automóveis "semi-desportivos", como roadsters, cabrios, e coupes. Sinónimo destes automóveis é o recém-chegado Mercedes SLK, com o motor 250 CDI de 204cv, o já conhecido BMW 640d ou o VW Scirocco com um 2.0 TDi de 140cv.
                A pergunta é? Fazem sentido estes automóveis mais desportivos a diesel?
                Se meterem um V8 a gasolina num tractor passa a ser desportivo? :p

                Comentário


                  #9
                  Here we go again!

                  Isto é uma discussão mais ou menos interessante... como o sexo dos anjos!

                  Os mais puristas dirão que não, nem pensar, que a faixa de rotação é demasiado reduzida, que a melodia do escape é horrível, que o peso extra...

                  Os adeptos dirão que sim, os consumos, que há uma série de bons exemplos e até alguns mais reticentes estão a aderir (caso da BM com a sua divisão M).

                  Quem é que tem razão? Ambos! Cada um à sua maneira!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                    Para mim, um "desportivo" raras vezes combina com "diesel".
                    Se faz sentido semi desportivos a diesel...? Em termos de mercado e consumidor, sim.

                    Já os desportivos puros já me parece um erro.
                    Tens que ver que o que para ti ou para mim faz sentido pode já não fazer para fulano ou beltrano, somos todos diferentes e é isso que dá colorido ao mundo...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Request Ver Post
                      Tens que ver que o que para ti ou para mim faz sentido pode já não fazer para fulano ou beltrano, somos todos diferentes e é isso que dá colorido ao mundo...
                      Exacto. Por isso é que fiz a distinção do que eu acho na 1ª frase, e daquilo que o mercado (resto do "mundo") gosta (2ª frase)
                      A 3ª frase é um bocado OT porque fala de desportivos puros e duros.

                      Comentário


                        #12
                        Sob o ponto de vista comercial sim, sob o ponto de vista racional não, sob o ponto de vista emocional muito menos.
                        Diesel e desportivo na mesma frase não existe, só nesta.

                        Comentário


                          #13
                          O VW Scirocco é um semi-desportivo? Para além disso, acho que na VW não há carro nenhum em que a gama seja só a gasolina...
                          A mim também me arrepia um pouco esta mania de introduzir motores diesel num Serie 6 ou num SLK. São carros, que não valerão nada como clássicos, e acabarão por desaparecer muito fácilmente.
                          Acho é faz sentido do ponto de vista comercial pois, sobretudo em países pobres como o nosso e afins, as vendas de desses carros normalmente mais raros, disparam. E como hoje em dia os Diesel andam tanto ou mais que os seus homólogos Otto, a questão das perfomances nem se coloca.

                          Comentário


                            #14
                            Eu sei que isto que vou dizer faz comichão a algumas pessoas, há quem goste mais de carros a diesel.
                            E sim, eu prefiro um bom motor a gasolina, aliás estou a equacionar comprar um para breve.
                            Somos todos diferentes.

                            Comentário


                              #15
                              O série 6 é um coupe de 4 portas, como o CLS e o A7, parece-me fazer sentido ter motorizações a gasóleo.
                              Agora o SLK depende, se tiver um conceito de roadster cruiser, porque não ? Agora um roadster com conceito de divertido e fácil de dirigir como o Miata, nunca na vida.
                              Quando levamos o conceito para a desportividade e prazer de condução, o Diesel sai da pista de dança.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Request Ver Post
                                Eu sei que isto que vou dizer faz comichão a algumas pessoas, há quem goste mais de carros a diesel.
                                Isto aqui só serve para o factor comercial, porque não vai ser quem goste mais de diesel que vai fazer do motor a combustão um motor agradável em sonoridade, leveza, capacidade de extrair potencia especifica, linearidade, e possível de existir em atmosférico com potências decentes

                                Comentário


                                  #17
                                  Acho que não. O Diesel nestes segmentos vendo sobretudo pelo factor psicológico, pelo "bloqueio" mental que dá nas pessoas quando vão à bomba. Isto porque a poupança é directamente proporcional aos quilómetros que se faz com o carro, e a significância do valor poupado (poupança em combustível em relação ao custo total do veículo) é inversamente proporcional ao preço/segmento do carro.

                                  Em segmentos tipo o do SLK dificilmente se percorrerá quilómetros suficientes para fazer diferença (o caso específico do SLK é muito particular e até esquisito porque a versão Diesel é mais barata - possivelmente uma manobra comercial, vendendo com uma margem de lucro inferior para atrair compradores a esta versão), e no segmento do S6 mesmo que se faça muitos quilómetros e acabe por ter retorno do investimento quando falamos de carros que custam 100000 (mais a manutenção a condizer) poupar 1000 ou 2000 ao fim de meia dúzia de anos acaba por ser pouco significativo.

                                  Uma coisa que acontece com alguma frequência no nosso país em particular (que supostamente o governo ia tratar de alterar mas parece-me que ainda não passou da teoria) é que muitos empresários compram grandes máquinas em nome da empresa e penso que tem que ser a gasóleo para ter os benefícios todos.
                                  Editado pela última vez por SRLA; 27 August 2012, 13:29.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu gosto da suavidade dos motores a gasolina. Mas adoro o binário bruto de um diesel.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                      Eu gosto da suavidade dos motores a gasolina. Mas adoro o binário bruto de um diesel.
                                      Precisamente, um carro ser desportivo não invalida que tenha bons motores diesel e otto. Quem ganha é o consumidor que tem mais por onde escolher.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                        Eu gosto da suavidade dos motores a gasolina. Mas adoro o binário bruto de um diesel.
                                        Binário bruto ? Binário é para quem vive na serra e precisa de subir não me parece relevante quando se fala em desportivos, agora se me falares em entrega de potencia está bem.
                                        Queres entrega de potencia andas num carro twin turbo a gasolina de geração de 90 sem geometrias variáveis tipo Supra, ou até mesmo o Escort Coswort.

                                        Binário ok, é porreiro ter um carro com força no dia a dia , agora deste nível quando se fala em desportivos, até pode ter 150 nm desde que tenha elevada potencia especifica atingida em regimes altos, é muito mais interessante, são características da concepção dos motores.
                                        Editado pela última vez por RicardoAndre; 27 August 2012, 13:53.

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                                          #21
                                          Faz parte da tendencia do nosso mercado... e as marcas andam atentas a isso.

                                          a grande maioria dos carros vendidos em Portugal são Diesel, logo esse segmento não é diferente.

                                          basta dar uma saltada aos sites (Ford p.ex.) de Espanha e vemos logo motores que não são comercializados em Portugal.

                                          Na minha opinião, um desportivo Diesel, faz tanto sentido como limpar o rabo antes de ca***!

                                          tirando a diferença de consumos qual é o mal da Gasolina?!?!? não dá um ronco muito melhor?!?!? um disparo fenomenal?!?!?

                                          Just saying...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Para mim faz todo o sentido. E acho que para as marcas também, senão não os lancavam. E esqueçam o mercado português. tem de ver na globalidade. Portugal não conta para nada na estratégia das marcas

                                            Comentário


                                              #23
                                              O binario ja foi constatado que o motor a gasolina pode ter binario bruto .

                                              Em relaçao ao topico , existe gente que quer um desportivo visualmente e nem liga ao motor que tem , logo que ande ...

                                              Outo tipo de gente que quer o mesmo e só pensa na economia , nem quer saber o factor fun , apenas economia e um carro exterimente desportivo .

                                              Outro tipo de gente que gosta de um carro verdadeiramente desportivo , com motor a gasolina e que transmita o factor fun que aliado á carroçaria desportiva faz dele o que é .

                                              Existe gostos diferentes e necessidades diferentes para toda a gente .

                                              agora para mim desportivo e diesel nao por favor , so por ter diesel retira 1/3 da palavra "desportividade"

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                Para mim faz todo o sentido. E acho que para as marcas também, senão não os lancavam. E esqueçam o mercado português. tem de ver na globalidade. Portugal não conta para nada na estratégia das marcas
                                                O mercado português não foge muito às tendências do mercado europeu. Os impostos sobre o CO2 são transcendentes à UE, os elevados impostos sobre combustíveis (muitas vezes maiores na gasolina que no gasóleo) idem.

                                                Fora da Europa o Diesel não é nada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por edgarmarques Ver Post
                                                  Bem é verdade que os motores diesel, ainda têm muito para explorar. Já há motores a diesel, com bons cavalos e altos binários que andam tanto como um otto "Bmw 335d"
                                                  Mas pronto, na minha opinião um carro a gasóleo, nunca dará o mesmo prazer de condução que um a gasolina.
                                                  Nao concordo , os motores diesel actualmente ja estao bem desenvolvidos e agora é a parte de 1 , 2 , 3 turbos ...

                                                  O motor a gasolina sim ainda tem muito para desenvolver

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post

                                                    tirando a diferença de consumos qual é o mal da Gasolina?!?!? não dá um ronco muito melhor?!?!? um disparo fenomenal?!?!?

                                                    Just saying...
                                                    É que os consumos vão deixar de ser argumento, na última década os motores diesel progrediram de forma impressionante com o common rail, passaram de blocos grandes atmosféricos fiáveis e com pouco potencia especifica, para blocos pequenos de injecção common rail, turbo e com potencias interessantes, sacrificando um pouco a fiabilidade e durabilidade.

                                                    Está-se a passar o mesmo neste momento nos motores a octanas, o os pequenos motores turbinados agora também são a gasolina, os consumos começam a rivalizar. Este novo conceito de pequeno motor a gasolina turbo com a limitação de emissões vão fazer a disparidade ser cada vez menor no factor consumo

                                                    Disparo ? wtf ? queres referir linearidade na entrega de potencia ? inexistencia de lag boost ? isso depende de muito mais do que ser a gasolina ou a gasóleo
                                                    Editado pela última vez por RicardoAndre; 27 August 2012, 14:11.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tanto não faz sentido, que o próprio "organismo" estranha, e não consegue interligar uma coisa com outra, assim que ouve o "matraquear".

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                        Acho que não. O Diesel nestes segmentos vendo sobretudo pelo factor psicológico, pelo "bloqueio" mental que dá nas pessoas quando vão à bomba. Isto porque a poupança é directamente proporcional aos quilómetros que se faz com o carro, e a significância do valor poupado (poupança em combustível em relação ao custo total do veículo) é inversamente proporcional ao preço/segmento do carro.

                                                        Em segmentos tipo o do SLK dificilmente se percorrerá quilómetros suficientes para fazer diferença (o caso específico do SLK é muito particular e até esquisito porque a versão Diesel é mais barata - possivelmente uma manobra comercial, vendendo com uma margem de lucro inferior para atrair compradores a esta versão), e no segmento do S6 mesmo que se faça muitos quilómetros e acabe por ter retorno do investimento quando falamos de carros que custam 100000 (mais a manutenção a condizer) poupar 1000 ou 2000 ao fim de meia dúzia de anos acaba por ser pouco significativo.

                                                        Uma coisa que acontece com alguma frequência no nosso país em particular (que supostamente o governo ia tratar de alterar mas parece-me que ainda não passou da teoria) é que muitos empresários compram grandes máquinas em nome da empresa e penso que tem que ser a gasóleo para ter os benefícios todos.
                                                        Grande parte desses carros são comprados com renting´s e alguns deles mesmo sendo mais caros tem rendas mais baratas..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Rapport Ver Post
                                                          Tanto não faz sentido, que o próprio "organismo" estranha, e não consegue interligar uma coisa com outra, assim que ouve o "matraquear".
                                                          Não sei que carros diesel conheces, mas nos que eu ando não ouves nenhum matraquear lá dentro. Há pessoas que não se conseguem convencer que há quem goste de conduzir diesel.... Eu andei com scirocco diesel e só posso dizer que é excelente.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                            Não sei que carros diesel conheces, mas nos que eu ando não ouves nenhum matraquear lá dentro. Há pessoas que não se conseguem convencer que há quem goste de conduzir diesel.... Eu andei com scirocco diesel e só posso dizer que é excelente.
                                                            Conheço muitos, e já tive 4.
                                                            Não digo que sejam maus, agora Diesel e desportivo na mesma frase, não combinam. Para a malta mais "jovem" até pode ser que faça algum sentido, pois conhecem outro tipo de realidade, agora para que se habituou ao "cheiro" da SUPER desde criança, já se torna um pouco mais difícil.

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