Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opel Corsa B 1.0 ECO

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opel Corsa B 1.0 ECO

    Antes demais, sou novo aqui no forúm pelo que: Boas a todos

    Agora ao que interessa

    A minha tia (já velhinha) vai dar-me o carro dela. Como ainda nem tenho carta (vou começar agora em Setembro) vai ser o meu primeiro carro.

    É um Opel Corsa B 1.0 Eco (como podem ver pelo titulo).

    Queria vir aqui perguntar opiniões que tenham sobre o carro, se acham que é um carro porreiro para primeiro carro, etc. Gostava também de saber que problemas mais comums posso esperar dele, etc.

    Já li, duma ponta á outra, um DB que por aqui anda pelo que já me informei um bocado.

    Apesar de ainda não ter o carro já tenho alguma dúvidas sobre o mesmo.

    Antes demais ele é mesmo parecido a este:

    http://images04.olx.pt/ui/18/91/74/1...CO-Canecas.jpg

    Têm este volante http://images03.olx.pt/ui/11/59/01/1...s-e-barcos.jpg sem DA, não têm conta-RPM, não sei se têm indicador de luzes, não têm isqueiro. Têm fecho centralizado e tecto de abrir.

    A minha primeira dúvida é se é muito dificil colocar um isqueiro? Não fumo, mas dá sempre jeito para o mp3/Telemóvel/3ds....

    Depois os para-choques mesmo por cima das rodas (os da frente e de trás de ambos os lados) estão esbranquiçados. Gostava de os pintar, mas não sei se dura muito (se pintar com latas ou assim) ou se fica caro(uma pintura mais "a sério").

    E por enquanto é tudo.

    Cumprimentos,

    Miguel T.

    #2
    não conheço muito do carro , especialmente do motor , se fosse o 1.2 já ajudava mais , contudo boa sorte com a carta e com o carros , muitos e bons KM !

    Comentário


      #3
      Tens um carro à borla como primeiro carro e perguntas se é um bom carro?

      Claro que é!

      Esse motor no Corsa apesar de não ser muito despachado tem uma coisa muito boa... faz consumos excelentes! Eu tive um e no dia a dia fazia médias de 5,5-6. Cheguei a fazer menos de 5 em nacional.

      Problemas existem algumas queixas relativas a sensores que costumam dar alguns problemas, mas é substituir que fica bom.

      Comentário


        #4
        Costumam ser fiaveis, acho que gostam de panelas e bobines (espero não estar a dizer asneira) e se fores calmo a conduzir consome pouco, é um bom amigo da carteira neste aspeto..

        Anda pouco, não tem aquela energia tipica dos 3 cil. mas para a cidade chega. Trepida bastante mas o som nem é muito mau tendo em conta a epoca e os anos do projeto. Não é pior que o Polo 1.2 por exemplo.

        De resto não sou grande apreciador do corsa, nem em conforto nem comportamento mas como usado acho uma boa opção.

        Curioso vir sem conta RPM. Os que conduzi tinham.

        A direção não é demasiado pesada, twm atenção ao tecto de abrir não vá teres problemas com a agua..

        Comentário


          #5
          Já tivemos um igual e consumos baixos à parte, o motor não vale nada e só vai dar problemas. Desde bobines, colectores de escape rachados, panelas de escape trocadas anualmente, sensor da admissão avaria frequentemente, etc.

          O carro ainda se aguentou aqui 7 anos e depois foi trocado. Foi o carro que menos tempo esteve aqui em casa até hoje!

          Claro que sendo de graça a conversa é outra, é aproveitar enquanto durar.

          Cumprimentos.

          Comentário


            #6
            Obrigado pelas respostas.

            Sim, sendo de graça não me posso queixar.

            Apenas queria ter uma noção dos gastos que poderei vir a ter. Visto que tenho lido as mesmas questões que voçês aqui colocam (escapes, sensores, etc..)

            E no que toca ao isqueiro, alguém têm ideias/sabes como fazer?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
              Já tivemos um igual e consumos baixos à parte, o motor não vale nada e só vai dar problemas. Desde bobines, colectores de escape rachados, panelas de escape trocadas anualmente, sensor da admissão avaria frequentemente, etc.

              O carro ainda se aguentou aqui 7 anos e depois foi trocado. Foi o carro que menos tempo esteve aqui em casa até hoje!

              Claro que sendo de graça a conversa é outra, é aproveitar enquanto durar.

              Cumprimentos.
              Bobines sabia que davam problemas mas nunca assisti a esse problema nos 2 que conheci.

              Um deles morou mesmo lá em casa e em 4 anos, panelas de escape era uma por ano.

              Tirando isso mais nada.

              De borla, não acho nada mau.

              Comentário


                #8
                Já tive um. A versão ECO era poupada no equipamento, não tendo luxos nem conta-RPM.
                O motor é de 4 válvulas / cilindro e mexe-se relativamente bem. Tem 55cv , gasta pouco e é normalmente fiável, apenas é um pouco maricas com os sensores e com o sistema de escape que é frágil, nada de grave, portanto.
                Em altas RPM tem um som relativamente engraçado, tendo em conta a cilindrada, embora a baixas RPM pareça um aspirador, mas mesmo assim nada de mais.
                Em 2ª, puxa bem.

                Pontos positivos :

                - Facilidade de condução ( mesmo sem direcção assistida )
                - Economia ( faz baixos consumos, com um pé moderado, claro )
                - Fiabilidade global, também devido a ter pouco equipamento
                - Motor responde bem, se entrarmos para o carro a pensar que é um motor modesto e que não tem 100cv. É pena ser injecção monoponto.

                Pontos negativos :

                - Pouco espaço interior
                - Pouco conforto a nivel de suspensão
                - Comportamento é apenas mediano


                Ou seja é um utilitario simples e prático, e cumpre bem.

                O meu teve uma avaria na electronica que o arranjo era € 500 mas foi resolvido ao abrigo da garantia, portanto, sem pagar nada. Acendeu a luz de avaria no motor, mas, andava normalmente sendo que os mecânicos da OPEL disseram é que poderia consumir um pouco mais enquanto a avaria não fosse resolvida.

                Comentário


                  #9
                  Sendo eu um proprietário de um corsa 1.0 eco de 98, veio novo para as minhas mãos, é o carro da maria e meu algumas vezes por mês para o tentar esticar um bocadinho , visto que a maria faz cerca de 5/6 kms para cada lado/dia.
                  Actualmente passou dos 116000 kms, avarias , uma maf , uma egr, um sensor qualquer, panelas de escape a cada 2/3 anos , um depósito em cidade faz cerca de 600 kms ( nas minhas mãos fazia mais), é lento mas, também chega onde os outros vão, não tem ponteiro das rpms, o volante desgasta-se/fura nas buzinas, também não tem isqueiro( não fumo) e em relação aos plásticos exteriores, ou compras novos ou entam detalhas ( a qualidade dos mesmos é má).

                  Em suma , dá para os gastos tanto em cidade como fora dela , não é nenhum canhão mas , face à actual situação económica do país e a minha em particular , vai ter que cá andar até cair de podre.

                  Comentário


                    #10
                    Andei uma vez num 1.0 e aquilo tinha de carregar a fundo para responder alguma coisa , o meu fiesta 1.1 andava bem melhor

                    Comentário


                      #11
                      É o carro ideal para quem tirou a carta. Anda pouco, gasta pouco...

                      Para mim os principais cuidados seriam:
                      - A suspensão: Este carro mesmo com os amortecedores novos parece um barco a curvar, se nunca foram mudados pior ainda.
                      - Os travões: Não abuses deles, são miseráveis.

                      Comentário


                        #12
                        Eu fiquei surpreendido com o 1.0. Para quem conhece, fez a subida para o fórum de Coimbra em 4ª a 60 km/h, sem ir com o pedal no tapete, com 4 pessoas e trocando antes 2ª e 3ª às 3000 rpm. Não é rápido, mas não compromete nada.

                        De facto, a dona diz que é muito económico.

                        Não é confortável, não é particularmente bem construído, não curva bem e o pedal do acelerador tem um feeling estranho que complica os pontos de embraiagem. Também é chato de estacionar, sem DA.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                          Eu fiquei surpreendido com o 1.0. Para quem conhece, fez a subida para o fórum de Coimbra em 4ª a 60 km/h, sem ir com o pedal no tapete, com 4 pessoas e trocando antes 2ª e 3ª às 3000 rpm. Não é rápido, mas não compromete nada.

                          De facto, a dona diz que é muito económico.

                          Não é confortável, não é particularmente bem construído, não curva bem e o pedal do acelerador tem um feeling estranho que complica os pontos de embraiagem. Também é chato de estacionar, sem DA.
                          O meu a subir o marão ainda chegou aos 80 km/h com 4 pessoas, assim que lhe metia a 4ª morria , por isso era quase tudo e 3ª . Em relação ao pedal nunca senti nada disso. De facto sem DA torna-se bastante desagradável .

                          Comentário


                            #14
                            é 1.0 oito válvulas ou 16válvulas?

                            Comentário


                              #15
                              Para montares o isqueiro, dá aqui uma vista de olhos:

                              http://forum.autohoje.com/boxes/8144...o-corsa-b.html



                              Podes também passar no DB dos Corsa B:

                              http://forum.autohoje.com/diario-de-...bordo-165.html
                              Editado pela última vez por nto; 30 August 2012, 16:33.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                                é 1.0 oito válvulas ou 16válvulas?
                                Nem um nem outro... 12V

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                                  é 1.0 oito válvulas ou 16válvulas?

                                  Nem uma coisa, nem outra.

                                  É um 3 cilindros e 12 válvulas.J

                                  Já agora, os motores presentes no Corsa B (Europa):




                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                  Corsa B


                                  in: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066542415

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                    O meu a subir o marão ainda chegou aos 80 km/h com 4 pessoas, assim que lhe metia a 4ª morria , por isso era quase tudo e 3ª . Em relação ao pedal nunca senti nada disso. De facto sem DA torna-se bastante desagradável .
                                    Pode ter sido de estar habituado ao meu.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                      Para montares o isqueiro, dá aqui uma vista de olhos:

                                      http://forum.autohoje.com/boxes/8144...o-corsa-b.html



                                      Podes também passar no DB dos Corsa B:

                                      http://forum.autohoje.com/diario-de-...bordo-165.html
                                      Obrigado, depois dou uma olhadela

                                      Obrigado a todos pelo contributo, assim que tiver o carro (só lá para dezembro...) venho aqui dar noticias!

                                      Uma outra dúvida que me surgiu. Gostava de mudar as jantes, visto que são aquela pretas e eu odeio tampões. Não quero colocar nada doutro mundo, apenas jantes "oficiais" opel
                                      tipo estas:
                                      http://arch2.okr.ro/auctions.v3/700_...14-700_700.jpg
                                      ou estas:
                                      http://srvimg12.mercador.ro/images_m...ara_rev004.jpg

                                      É muito caro? Já tentei procurar na net, mas não encontrei nada. Será que em algum ferro velho tenho sorte?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                                        é 1.0 oito válvulas ou 16válvulas?
                                        É um 12v se não estou em erro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Assur Ver Post
                                          Obrigado, depois dou uma olhadela

                                          Obrigado a todos pelo contributo, assim que tiver o carro (só lá para dezembro...) venho aqui dar noticias!

                                          Uma outra dúvida que me surgiu. Gostava de mudar as jantes, visto que são aquela pretas e eu odeio tampões. Não quero colocar nada doutro mundo, apenas jantes "oficiais" opel
                                          tipo estas:
                                          http://arch2.okr.ro/auctions.v3/700_...14-700_700.jpg
                                          ou estas:
                                          http://srvimg12.mercador.ro/images_m...ara_rev004.jpg

                                          É muito caro? Já tentei procurar na net, mas não encontrei nada. Será que em algum ferro velho tenho sorte?
                                          Prás pancadas que vais dar nos passeios enquanto recém encartado.. deixa estar as de ferro!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Fiz 9 anos e 105mil Kms num, desde novo.

                                            Resumo:

                                            - EGR com 1 ano, ao abrigo da garantia
                                            - Panelas de 2 em 2 anos, mas o meu percurso era paticamente só cidade e voltas curtinhas.
                                            - sensor da cambota aos 80 mil Kms (mais ou menos)
                                            - MAF aos 60 mil Kms (mais ou menos)
                                            - sempre assistido na Opel
                                            - cumpre, sem deslumbrar
                                            - esse modelo já é pos restyling, pelo que a questão dos travões já não se coloca (anterios a isso, os corsas travavam mais de 1 roda fazem entrar em pião)
                                            - a suspensão é seca e muito bailarina, não sendo ideal abusar dele nas curvas nem o melhor para conforto (lembro-me de ter ido ver o polo e o ibiza em 1997, e os bancos eram bem piores que do corsa, especialmente do ibiza que parecia uma tábua, de suspensão não os experimentei, a versão que tinha era a swing com um conjunto de equipamento já bem bom para a época, neste tipo de carros)
                                            - consumos em cidade entre 5.8 - 6.5 dependendo do trânsito e estação do ano; e em estrada 4.5 - 5.5, dependendo do acelerador.
                                            - é para o que serve (citadino puro) e desempenha bem esse papel e se é oferecido.......

                                            Boa sorte.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                              Já tivemos um igual e consumos baixos à parte, o motor não vale nada e só vai dar problemas. Desde bobines, colectores de escape rachados, panelas de escape trocadas anualmente, sensor da admissão avaria frequentemente, etc.

                                              O carro ainda se aguentou aqui 7 anos e depois foi trocado. Foi o carro que menos tempo esteve aqui em casa até hoje!

                                              Claro que sendo de graça a conversa é outra, é aproveitar enquanto durar.

                                              Cumprimentos.
                                              Eu "adoro" estes comentários taxativos, do tipo: eu tive estes e estes problemas = tu vais ter exactamente os mesmos!

                                              Se o dono anterior e único até agora é um familiar chegado, e que tal perguntar ao familiar que problemas o carro deu até agora? Melhor retrato da fiabilidade desta unidade em particular não pode haver!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                Eu "adoro" estes comentários taxativos, do tipo: eu tive estes e estes problemas = tu vais ter exactamente os mesmos!

                                                Se o dono anterior e único até agora é um familiar chegado, e que tal perguntar ao familiar que problemas o carro deu até agora? Melhor retrato da fiabilidade desta unidade em particular não pode haver!

                                                Sem esquecer, que a viatura será dada.

                                                Mesmo que haja necessidade de trocar eventualmente uma ou outra coisa, o facto de não ter gasto dinheiro na aquisição, já dará para eventuais trocas, se é que cheguem acontecer.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ah, a caixa de velocidades é rija e antipática. Meter a 1ª a frio é um desafio

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                    Ah, a caixa de velocidades é rija e antipática. Meter a 1ª a frio é um desafio
                                                    O meu nunca sofreu disso .

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Agora é que me lembrei do verdadeiro corsa swing !!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                                        O meu nunca sofreu disso .
                                                        Sorte a tua. E conheço um corsa C 1.0 que o dono meteu a 1ª um pouco com mais força e partiu a caixa, ou algo do genero


                                                        Já ouvi vários relatos de que as caixas dos Opel desta altura deixavam um pouco a desejar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Sorte a tua. E conheço um corsa C 1.0 que o dono meteu a 1ª um pouco com mais força e partiu a caixa, ou algo do genero


                                                          Já ouvi vários relatos de que as caixas dos Opel desta altura deixavam um pouco a desejar.
                                                          O meu sempre foi e é tratado como deve ser, revisões sempre em dia ,que tem de durar ainda muitos anos . Felizmente nunca sofreu de males maiores .

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                                            O meu sempre foi e é tratado como deve ser, revisões sempre em dia ,que tem de durar ainda muitos anos . Felizmente nunca sofreu de males maiores .
                                                            O meu também foi tratado bem e ao que parece, era feitio e não defeito.

                                                            Para o carro ficar mesmo citadino só lhe faltava era mesmo a direcção assistida.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X