Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida Livro de Código

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida Livro de Código

    Boas,

    Fui ontem inscrever-me numa escola em Benfica. Como vou pagar as prestações ofereciam-me ou o atestado ou o livro. O atestado dava-me jeito, por isso escolhi-o.

    A minha dúvida é se posso pedir emprestado um livro a alguém que já tenha tirado a carta á 1,2,3 anos?? Quando é que foi a última vez que foi actualizado?

    E em caso de ser mesmo necessário comprar, fica mais barato mesmo na escola ou há algum sitio (net ou outro qualquer) que compense mais??

    Cumprimentos

    #2
    Ninguém sabe?

    Comentário


      #3
      Depende de pessoa para pessoa e da forma como cada um estuda mas eu não comprei nem li uma única palavra do livro de código.

      Penso ser mais importante fazer muitos testes que ler o livro de uma ponta à outra. A dificuldade (à excepção de coisas que têm de ser decoradas) é entender a pergunta correctamente, e nisso o livro não ajuda nada.

      Comentário


        #4
        Que atestado é esse que se paga??

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
          Depende de pessoa para pessoa e da forma como cada um estuda mas eu não comprei nem li uma única palavra do livro de código.

          Penso ser mais importante fazer muitos testes que ler o livro de uma ponta à outra. A dificuldade (à excepção de coisas que têm de ser decoradas) é entender a pergunta correctamente, e nisso o livro não ajuda nada.
          Ok. Mas não sabes se os livros servem??

          Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
          Que atestado é esse que se paga??
          É o atestado médico normal, mas como disse em cima tinha de escolher isso ou o livro. Como não queria estar a espera de uma consulta na minha médica para isso pedi o atestado...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
            Depende de pessoa para pessoa e da forma como cada um estuda mas eu não comprei nem li uma única palavra do livro de código.

            Penso ser mais importante fazer muitos testes que ler o livro de uma ponta à outra. A dificuldade (à excepção de coisas que têm de ser decoradas) é entender a pergunta correctamente, e nisso o livro não ajuda nada.

            Sem saberes as bases, onde é que os testes te ensinam a legislação rodoviária ?
            Se julgas que as fotografias te " mostram " tudo o que é importante saber, estás muito enganado.
            E os livros que se vendem nas escolas são apenas resumos de várias leis sobre matéria rodoviária . Na parte da interpretação , tanto o livro como os testes deixam muito a desejar .

            Comentário


              #7
              Ah, se foi para poupar tempo que cometeram o que me parece ser uma ilegalidade tudo bem...
              Desculpa lá o moralismo que ninguém pediu mas estas coisas deixam-me assim a modos que estupefacto.

              Quanto ao código, a última revisão foi em 2005, salvo erro, portanto livros com 2, 3 anos servem.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Assur Ver Post
                Boas,

                Fui ontem inscrever-me numa escola em Benfica. Como vou pagar as prestações ofereciam-me ou o atestado ou o livro. O atestado dava-me jeito, por isso escolhi-o.

                A minha dúvida é se posso pedir emprestado um livro a alguém que já tenha tirado a carta á 1,2,3 anos?? Quando é que foi a última vez que foi actualizado?

                E em caso de ser mesmo necessário comprar, fica mais barato mesmo na escola ou há algum sitio (net ou outro qualquer) que compense mais??

                Cumprimentos
                Aconselho este :

                maNUAL.jpg

                Infelizmente , na escola de condução não vais tirar partido dele , uma vez que o " ensino " lá dado em nada se parece com a informação contida neste manual.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                  Ah, se foi para poupar tempo que cometeram o que me parece ser uma ilegalidade tudo bem...
                  Desculpa lá o moralismo que ninguém pediu mas estas coisas deixam-me assim a modos que estupefacto.

                  Quanto ao código, a última revisão foi em 2005, salvo erro, portanto livros com 2, 3 anos servem.
                  Última revisão em 2012: Decreto-Lei 138/12 de 05-07-12

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                    Última revisão em 2012: Decreto-Lei 138/12 de 05-07-12
                    O que diz esse decreto lei?
                    De 2005 para cá foram sendo feitas algumas alterações mas a única que pode interessar, penso, para quem vai a exame é a carta B passar a dar competência para conduzir motas 125. De resto foi as matrículas e outras coisitas que não interessam para efeitos de exame.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                      O que diz esse decreto lei?
                      De 2005 para cá foram sendo feitas algumas alterações mas a única que pode interessar, penso, para quem vai a exame é a carta B passar a dar competência para conduzir motas 125. De resto foi as matrículas e outras coisitas que não interessam para efeitos de exame.
                      A lei em vigor é o decreto-lei 114/94 de 03 de Maio que revogou o anterior C.Estrada de 1954 . Até hoje , houve alterações , umas pequenas outras mais abrangentes , Dec.-Lei 2/98, Dec-lei 265-A/2001, Lei 20/2002 , Dec.-Lei 44/2005, Dec.-Lei 113/2008, Dec.-Lei 113/2009, Lei 78/2009, Lei 46/2010 e o 138/2012 .

                      Para efeitos de exame , sem comentários .
                      Editado pela última vez por rucsantos; 04 September 2012, 12:59.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                        A lei em vigor é o decreto-lei 114/94 de 03 de Maio que revogou o anterior C.Estrada de 1954 . Até hoje , houve alterações , umas pequenas outras mais abrangentes , Dec.-Lei 2/98, Dec-lei 265-A/2001, Lei 20/2002 , Dec.-Lei 44/2005, Dec.-Lei 113/2008, Dec.-Lei 113/2009, Lei 78/2009, Lei 46/2010 e o 138/2012 .
                        Ok então, obrigado pela correcção.
                        Sendo assim, a alteração feita implica alguma mudança ao que vem incluído nos livros de código que há nas escolas?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                          Ah, se foi para poupar tempo que cometeram o que me parece ser uma ilegalidade tudo bem...
                          Desculpa lá o moralismo que ninguém pediu mas estas coisas deixam-me assim a modos que estupefacto.

                          Quanto ao código, a última revisão foi em 2005, salvo erro, portanto livros com 2, 3 anos servem.
                          Podes comentar tudo foi para isso mesmo que vim aqui
                          Mas não percebi muito bem o teu comentário (a parte a bold). Eles disseram-me que eu podia escolher entre um ou outro. Eu pensei se escolher o livro, tenho de ir eu marcar uma consulta com a minha médica e só depois de ter o atestado (que com o tempo de espera seria muito mais tempo do que aproveitando o que a escola faz) é que iria começar as aulas...

                          A não ser que se possa obter o atestado, de forma legal, de outra maneira.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                            A lei em vigor é o decreto-lei 114/94 de 03 de Maio que revogou o anterior C.Estrada de 1954 . Até hoje , houve alterações , umas pequenas outras mais abrangentes , Dec.-Lei 2/98, Dec-lei 265-A/2001, Lei 20/2002 , Dec.-Lei 44/2005, Dec.-Lei 113/2008, Dec.-Lei 113/2009, Lei 78/2009, Lei 46/2010 e o 138/2012 .

                            Para efeitos de exame , sem comentários .
                            Portanto para exame os livros antigos ainda servem contudo para estar o melhor informado não certo??

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                              Ok então, obrigado pela correcção.
                              Sendo assim, a alteração feita implica alguma mudança ao que vem incluído nos livros de código que há nas escolas?

                              Pegas num livro vendido numa qualquer escola de condução e pega num livro dedicado à legislação rodoviária e vê as diferenças.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                Pegas num livro vendido numa qualquer escola de condução e pega num livro dedicado à legislação rodoviária e vê as diferenças.
                                Tá, obrigado pela enorme e valiosíssima informação.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Assur Ver Post
                                  Portanto para exame os livros antigos ainda servem contudo para estar o melhor informado não certo??
                                  Para o que ensinam sobre "legislação rodoviária" servem .

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                    Pegas num livro vendido numa qualquer escola de condução e pega num livro dedicado à legislação rodoviária e vê as diferenças.
                                    Oh rucsantos, eu entendo que tu concordes (como já reparei e até faz sentido pela área onde trabalhas) que a educação rodoviária deveria ser feita de outra forma e que não é a escola de condução que prepara os condutores, mas sim a experiência, o que até concordo. Neste pontos estamos de acordo.

                                    Mas quanto ao livro de apoio para se estudar, eu creio que o livro existente nas escolas de condução, como eu tenho o da minha, possui uma série de ferramentas importantes e suficientes para formar (futuros) condutores de forma correcta e dar-lhes os conhecimentos necessários para a tarefa da condução. Não me parece que quem pretende tirar a carta tenha que andar a vasculhar o código da estrada com milhentos artigos e que muitos deles, talvez 90%, vêm resumidos nos livros da escola de condução e servem perfeitamente para que se saiba as regras de circulação, bem como outras coisas que se aprendem no código. O resto aprende-se com a experiência e com situação do quotidiano, não é por saberes aquele calhamaço com 500 ou 600 páginas que estás mais ou menos apto para conduzir do que alguém que consultou o livro da escola para estudar. É um pouco como o código penal, eu como cidadão tenho que saber que matar é crime, mas não tenho que saber o código penal todo como alguém que exerce nessa área, como um advogado.

                                    Claro que no caso dos profissionais, como tu possivelmente, e como dos meus instrutores de condução, já é diferente. E eles consultam o livro do código da estrada que postaste neste tópico e será sobre isso que incidem as aulas, até porque a matéria também não dá para inventar. Aliás, esse livro está na sala onde se dá o código mas nunca o vi ser aberto durante uma aula, porque a matéria é clara o suficiente para que não surjam duvidas tais que os instrutores não consigam responder.

                                    Já para não falar do facto de hoje em dia o ensino rodoviário e as ferramentas que o apoiam estejam num patamar muito mais exigente e rigoroso do que há 20, 30, 40 anos...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                      Ah, se foi para poupar tempo que cometeram o que me parece ser uma ilegalidade tudo bem...
                                      Desculpa lá o moralismo que ninguém pediu mas estas coisas deixam-me assim a modos que estupefacto.

                                      Quanto ao código, a última revisão foi em 2005, salvo erro, portanto livros com 2, 3 anos servem.

                                      Porque é que haveria de ser ilegal?

                                      A escola:
                                      - Ou oferece o livro de código;
                                      - Ou paga a consulta do médico p/ passar o atestado (o que não significa que o médico passe o atestado "de cruz");

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                        Porque é que haveria de ser ilegal?

                                        A escola:
                                        - Ou oferece o livro de código;
                                        - Ou paga a consulta do médico p/ passar o atestado (o que não significa que o médico passe o atestado "de cruz");
                                        Por isso é que disse que me parece ser uma legalidade, não estou a ver a escola a pagar uma consulta.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                          Oh rucsantos, eu entendo que tu concordes (como já reparei e até faz sentido pela área onde trabalhas) que a educação rodoviária deveria ser feita de outra forma e que não é a escola de condução que prepara os condutores, mas sim a experiência, o que até concordo. Neste pontos estamos de acordo.

                                          Mas quanto ao livro de apoio para se estudar, eu creio que o livro existente nas escolas de condução, como eu tenho o da minha, possui uma série de ferramentas importantes e suficientes para formar (futuros) condutores de forma correcta e dar-lhes os conhecimentos necessários para a tarefa da condução. Não me parece que quem pretende tirar a carta tenha que andar a vasculhar o código da estrada com milhentos artigos e que muitos deles, talvez 90%, vêm resumidos nos livros da escola de condução e servem perfeitamente para que se saiba as regras de circulação, bem como outras coisas que se aprendem no código. O resto aprende-se com a experiência e com situação do quotidiano, não é por saberes aquele calhamaço com 500 ou 600 páginas que estás mais ou menos apto para conduzir do que alguém que consultou o livro da escola para estudar. É um pouco como o código penal, eu como cidadão tenho que saber que matar é crime, mas não tenho que saber o código penal todo como alguém que exerce nessa área, como um advogado.

                                          Claro que no caso dos profissionais, como tu possivelmente, e como dos meus instrutores de condução, já é diferente. E eles consultam o livro do código da estrada que postaste neste tópico e será sobre isso que incidem as aulas, até porque a matéria também não dá para inventar. Aliás, esse livro está na sala onde se dá o código mas nunca o vi ser aberto durante uma aula, porque a matéria é clara o suficiente para que não surjam duvidas tais que os instrutores não consigam responder.

                                          Já para não falar do facto de hoje em dia o ensino rodoviário e as ferramentas que o apoiam estejam num patamar muito mais exigente e rigoroso do que há 20, 30, 40 anos...

                                          Estou de acordo com o que escreves mas , o ensino da condução continua a deixar muito a desejar na formação dos futuros condutores . As aulas que são ministradas não são em número suficiente( na minha persperctiva ) , os testes e os exames muitas vezes levam a várias interpretações, com fotografias dúbias de determinada situação em que, por vezes , as três opções são válidas mas , uma vez que não mostram todo o ambiente em redor , leva a que o aluno responda apenas com a resposta correcta não se apercebendo de que puderá existir algo mais na realidade que " mude " o sentido de interpretação numa situação real. Além disso , sou apologista de que, nos exames deveria haver perguntas de desenvolvimento em que, o candidato tivesse que demonstrar por A+B que sabe a legislação( interpretação das leis em vigor) e não apenas responder com escolha múltipla .

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                            Sem saberes as bases, onde é que os testes te ensinam a legislação rodoviária ?
                                            Se julgas que as fotografias te " mostram " tudo o que é importante saber, estás muito enganado.
                                            E os livros que se vendem nas escolas são apenas resumos de várias leis sobre matéria rodoviária . Na parte da interpretação , tanto o livro como os testes deixam muito a desejar .
                                            Nas aulas de código, elas servem exactamente para isso.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                              Por isso é que disse que me parece ser uma legalidade, não estou a ver a escola a pagar uma consulta.
                                              Onde tirei a carta vai um médico todas as segundas para passar os tais atestados.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                                Por isso é que disse que me parece ser uma legalidade, não estou a ver a escola a pagar uma consulta.
                                                Depende do preço que acordou com o médico. Provavelmente à escola custa-lhe tanto como oferecer o livro. Esses exames são pouco mais do que ver se tens os dois pés, os dois braços, e se distingues um sinal a 20 metros de distância... Não me admiraria que o médico aviasse 1 atestado a cada 10 minutos, e cumprindo todas as formalidades.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                  Depende do preço que acordou com o médico. Provavelmente à escola custa-lhe tanto como oferecer o livro. Esses exames são pouco mais do que ver se tens os dois pés, os dois braços, e se distingues um sinal a 20 metros de distância... Não me admiraria que o médico aviasse 1 atestado a cada 10 minutos, e cumprindo todas as formalidades.

                                                  Infelizmente, uma prática comum. Se realmente fossem feitos testes psicológicos e físicos dignos desse nome por profissionais isentos , muita gente ficava para trás.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                    Depende do preço que acordou com o médico. Provavelmente à escola custa-lhe tanto como oferecer o livro. Esses exames são pouco mais do que ver se tens os dois pés, os dois braços, e se distingues um sinal a 20 metros de distância... Não me admiraria que o médico aviasse 1 atestado a cada 10 minutos, e cumprindo todas as formalidades.
                                                    Eh, lá... Já são tão rigorosos hoje em dia?

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X