Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro pesado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro pesado

    Boas pessoal, vou fazer uma viagem de 360 km ida e outros 360 km volta. Tenho um toyota yaris luna 1.0 de 2002. E alem de mim (condutor) vou levar mais 3 pessoas. O "problema" é q o carro é "pequeno" e o peso é muito. Só uma das pessoas pesa 130 kg, como acham q devo distribuir o peso pelo carro para melhorar o rendimento deste?
    Eu, condutor, tenho cerca de 67 kg. o "Homem x" tem 130 kg, a "mulher x" tem 80 kg e a "mulher y" tem 60 e poucos.
    Não sei se interfere ou não, mas o carro é tracçao à frente.

    #2
    Acho que o tipo de 130kg nao vai gostar de seres tu a dizer onde ele deve ir ...

    Por uma questão de conforto ... o mais gordinho devia ir a frente ao teu lado

    Atrás mete a pessoa mais leve atrás do mais pesado.

    Comentário


      #3
      Sinceramente acho que não há diferenças significativas.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
        Sinceramente acho que não há diferenças significativas.
        Se o 130 KG for atrás juntamente com a de 80 já são 210 KG o que pode fazer com que a traseira fique muito descida, será?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
          Se o 130 KG for atrás juntamente com a de 80 já são 210 KG o que pode fazer com que a traseira fique muito descida, será?
          Talvez não seja má ideia verificar a pressão dos pneus, os carros em carga costumam levar mais alguma pressão. De qualquer das formas os carros têm nos manuais os pesos máximos admissíveis, este valor normalmente anda entre os 450Kg e os 550Kg.

          Comentário


            #6
            Por uma questão de conforto o tipo pesado deve ir à frente, ao teu lado.. Verifica a pressão dos pneus como disseram acima, se ainda levares tralha na mala mete mais 0,1 bar em cada um..

            Comentário


              #7
              O ideal é a pessoa de 60 kg no banco do pendura, a de 80 kg atrás no assento do meio, e o mais pesado na bagageira deitado (com a cabeça virada para o lado do condutor não esquecer esta parte)

              Comentário


                #8
                Editado pela última vez por v16; 04 September 2012, 23:46.

                Comentário


                  #9
                  Mandas o tipo de 130 kg empurrar o carro e ponto final!

                  Fora de brincadeiras, tenta distribuir o peso da forma mais homogénea possível pelo carro e evitar tralha inútil no porta bagagens.

                  Quanto ao facto de o motor ser pequeno... apenas não deves apertar muito com ele e fazer a viagem normalmente!

                  No antigamente, os carros eram bem menos potentes (também mais leves) e iam carregados até ao céu e chegavam ao destino... a maioria das vezes!

                  Comentário


                    #10
                    Eu nunca diria a um tipo com o dobro do meu peso onde ele se deveria sentar . Se calhar até diria, afinal teria de pesar 184 kg, logo a mobilidade não seria o seu forte

                    Agora mais a sério, o tipo mais pesado ao lado do condutor, por uma questão de conforto e espaço. atrás do condutor a Sr.ª de 80 kg e do outro lado a de 60kg.

                    Comentário


                      #11
                      Tens que adequar a exigência que fazes ao motor. Em carros com alguma potência levar muito ou pouco peso pouco releva (apesar de se sentir prestações mais fracas mas ainda assim boas).

                      Carros com motores fraquinhos (e eu tenho um exemplo desses em casa- MB 190D) é adequar a condução. Ir devagarinho, não se meter em ultrapassagens suicidadas, embalar antes das subidas, etc.

                      A distribuição de pessoas dentro do carro é irrelevante. Já fui com o 190D a uma serra e com 3 bezerros com mais de 100 kg cada um mais o meu peso (76kg) e ele lá subiu aquilo tudo. Em 2ª mas subiu.

                      Comentário


                        #12
                        Supondo que a pessoa de 60 e tal kgs é a tua namorada/esposa, e os outros dois são outro casal, e o carro será teu, seria a tua namorada ao teu lado e o casal atras.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                          Tens que adequar a exigência que fazes ao motor. Em carros com alguma potência levar muito ou pouco peso pouco releva (apesar de se sentir prestações mais fracas mas ainda assim boas).

                          Carros com motores fraquinhos (e eu tenho um exemplo desses em casa- MB 190D) é adequar a condução. Ir devagarinho, não se meter em ultrapassagens suicidadas, embalar antes das subidas, etc.

                          A distribuição de pessoas dentro do carro é irrelevante. Já fui com o 190D a uma serra e com 3 bezerros com mais de 100 kg cada um mais o meu peso (76kg) e ele lá subiu aquilo tudo. Em 2ª mas subiu.
                          Não escrevas isso nem a brincar! Muitos acidentes acontecem por isso, nomeadamente nos pesados em que a carga não é distribuída forma homogénea e o peso sobre um dos lados do eixo é muito maior que no outro! Sei bem o que digo! Quando era mais menino carreguei centenas de camiões com madeira (pinheiro e eucalipto).

                          Voltando ao exemplo do tópico: se do lado direito for o tipo de 130 e a mulher de 80 atrás isso perfaz 210. Do outro lado vão cerca de 130. Ou seja, um eixo (e pneus e sistema de travagem...) carrega bem mais peso que o outro. Agora imagina que o mesmo sucede com a bagageira em que levas 100 kg e 70 vão sobre o lado direito...

                          Não está aqui em causa o peso que o veículo transporta, mas antes como ele se distribui pelo veículo e a influência que isso pode ter sobre a condução e nos órgãos mecanicos...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                            Não escrevas isso nem a brincar! Muitos acidentes acontecem por isso, nomeadamente nos pesados em que a carga não é distribuída forma homogénea e o peso sobre um dos lados do eixo é muito maior que no outro! Sei bem o que digo! Quando era mais menino carreguei centenas de camiões com madeira (pinheiro e eucalipto).

                            Voltando ao exemplo do tópico: se do lado direito for o tipo de 130 e a mulher de 80 atrás isso perfaz 210. Do outro lado vão cerca de 130. Ou seja, um eixo (e pneus e sistema de travagem...) carrega bem mais peso que o outro. Agora imagina que o mesmo sucede com a bagageira em que levas 100 kg e 70 vão sobre o lado direito...

                            Não está aqui em causa o peso que o veículo transporta, mas antes como ele se distribui pelo veículo e a influência que isso pode ter sobre a condução e nos órgãos mecanicos...
                            Mas em camiões falamos de toneladas, aqui falamos de quilos. Entendo o teu ponto de vista e está completamente correcto. Talvez até faça sentido se estivermos a falar de pessoas muito pesadas (mais de 150 kg) em carros pequenos, leves e dinamicamente maus.

                            Mas num carro pesado e bem estruturado (exemplo: BMW série 3 e 5, MB class C e E, Opel insignia, Renault Megane e Laguna, etc) é quase irrelevante.

                            Nas curvas pode-se sentir algo mas nada de mais. Eu vá para onde for, nem que leve um vitelo de 200 kg a minha Maria tem que ir sempre ao meu lado, é a minha co-piloto e não abdico dela.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                              Não escrevas isso nem a brincar! Muitos acidentes acontecem por isso, nomeadamente nos pesados em que a carga não é distribuída forma homogénea e o peso sobre um dos lados do eixo é muito maior que no outro! Sei bem o que digo! Quando era mais menino carreguei centenas de camiões com madeira (pinheiro e eucalipto).

                              Voltando ao exemplo do tópico: se do lado direito for o tipo de 130 e a mulher de 80 atrás isso perfaz 210. Do outro lado vão cerca de 130. Ou seja, um eixo (e pneus e sistema de travagem...) carrega bem mais peso que o outro. Agora imagina que o mesmo sucede com a bagageira em que levas 100 kg e 70 vão sobre o lado direito...

                              Não está aqui em causa o peso que o veículo transporta, mas antes como ele se distribui pelo veículo e a influência que isso pode ter sobre a condução e nos órgãos mecanicos...

                              O próprio carro não é completamente equilibrado por construção. E depois, a próprio tara do Yaris deve ser uns 800kg. Vamos supor que até está equilibrado e são 400kg de cada lado. Fica (400+210) = 610kg de um lado e (400+130) = 530kg do outro. De um peso total de (610+530)=1140kg, a distribuição é 53.5% de um lado e 46.5% do outro. Não me parece preocupante.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X