Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diferença entre consumidores (Fórum/Comuns)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Diferença entre consumidores (Fórum/Comuns)

    Este é um assunto que tenho refletido ultimamente e decidi partilhá-lo com vocês. Provavelmente já chegaram a essa conclusão e todos os dias (cada vez mais) deparo-me com users a referir que nós, partindo do princípio que nos interessamos mais pelo mundo automóvel e sendo mais rigorosos, damos atenção a pequenos aspectos que o comum consumidor nem os questiona. Sabemos que o comum consumidor compra mais ao género, “Maria vai com as outras” e na maior parte das vezes, tem um automóvel por mais de uma década.
    Evidentemente que nós representamos uma ínfima parte da população e temos, salvo raras exceções, uma fraca influência nos outros consumidores.
    Referindo-me às últimas novidades, vejo alguns a queixarem-se de algumas alternativas da Volkswagen para o novo Golf, com destaque para a substituição da supensão multi-braços para utilizar um eixo de torção, o que para muitos representa uma regressão. Concluo que a eficiência numa utilização normal seja praticamente igual, no entanto, isso permite à marca diminuir os seus custos de produção e aumentar a sua margem de lucro.


    Outro assunto pode a ser a reutilização de tambores em vez de discos traseiros nos veículos de segmento B.
    Não poderia deixar de referir o Toyota Auris, aquela obra prima do design automóvel com uma traseira de meter medo ao susto e um interior que tinha tudo para dar certo, não fosse aquele tablier… Muitos implicaram com o relógio, mas será que o comum consumidor vai preocupar-se com o relógio ecrã à lá “casio”? Provavelmente 90% das pessoas dirá “olha zé, um relógio aqui dá jeito”, de facto…



    Tantos de nós fartamo-nos de fazer elogios ao novo i30 e a imprensa não se cansa de o elogiar! Desse ponto de vista deveria ser dos mais vendidos, já que tem tudo para dar certo, mas será assim tão previsível?


    Posto isto, considero complicado compreender a visão das marcas (pelos menos as mais generalistas). Será que alguma vez lhes passamos pela cabeça ou somente as “massas” e as vendas são o mais importante? Dão mais valor ao comum consumidor que compra um veículo para ir de A a B valorizando a fiabilidade e os custos de manutenção, ou àquele consumidor ( cada vez mais em expansão), preocupado com “n” elementos como design, qualidade, fiabilidade, performance, segurança, custos de utilização, etc.?
    Teremos nós alguma influência ou não temos noção do mundo "lá fora"?
    Estarão finalmente as marcas encontrado um meio-termo?

    #2
    Não percebi muito bem onde queres chegar com este tópico...

    É exprimir o teu desagrado com X modelos?

    Comentário


      #3
      Que as marcas fazem carros para as massas e não pra quem gosta deles.

      A par desse i30 colocaria o novo Aveo que quase nem se vê(outro segmento eu sei, mas mesma ideia)

      Comentário


        #4
        Porreiro pá.

        Comentário


          #5
          É evidente.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
            Não percebi muito bem onde queres chegar com este tópico...

            É exprimir o teu desagrado com X modelos?
            Basicamente, condenamos determinados modelos ao fracasso e muitas vezes isso não tem de necessariamente se revelar.
            Provavelmente, há automóveis que 90% dos membros criticam, mas 90% do comum consumidor vai gostar e não encontrar nenhum defeito... Enfim! Será que por exemplo a Toyota sabe disso, e lançou um Auris que será um sucesso de vendas?
            Desculpem se não em expressei bem, já devia estar com sono...
            Editado pela última vez por HVELOS; 05 September 2012, 11:15.

            Comentário


              #7
              Este fórum já viu muitos modelos nomeados para o sucesso e serem flops de vendas (assim de repente: Mazda 3, 6, Kia Ceed, etc).

              Comentário


                #8
                Nas poucas pesquisas que fiz acerca do Kia Ceed neste fórum, devido à sua garantia de 7 anos, percebi que na altura todos diziam maravilhas do Ceed, como se fosse o melhor carro à venda no país. A verdade é que eu não sei se o carro vendeu ou não, mas não é o sucesso que muitos aqui diziam.

                Este tópico faz todo o sentido, porque muita gente lá fora nem faz ideia do que é um motor em V ou quantos cilindros o carro tem. Eu continuo a dizer que a maioria das pessoas compra um carro pelo factor estético e/ou (dependendo da situação ) compra um carro porque já ouviu falar muito bem dele, etc etc.

                Não tenho duvidas de que muita gente compraria carros franceses ou italianos e não os compra porque já ouviu dizer que o cunhado da filha do enteado do talho do fonseca conhece um amigo de um primo da Dª joaquina que ouviu dizer que os Fiat's dão problemas e os Citroen são frageis.

                Basta vermos que a Xsara Picasso vendeu bem, mas nem sequer conta RPM tem, o que revela bem que muita gente está-se completamente a lixar para pormenores e características que aqui no fórum são entendidos como essenciais.

                Eu considero-me um meio termo entre o forum de gema e o utilizador comum. Eu nunca compraria um carro novo nos dias de hoje, sem conta-RPM, AC ou ESP, por outro lado estou-me completamente a lixar para pormenores como fazer menos 0.3 l/100, ou andar mais 5 km/h de velocidade maxima ou outras pequenas questões. Faço um test drive e se gostar, compro. E test drive é coisa que muitos utilizadores comuns do mercado não fazem, vão lá pela estética. Cada um tem as suas prioridades.

                Comentário


                  #9
                  O típico tuga prefere endividar-se num carro de segmento superior e alemão.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                    O típico tuga prefere endividar-se num carro de segmento superior e alemão.
                    Secalhar os alemães tem algo que os outro tentam ter....

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                      Este fórum já viu muitos modelos nomeados para o sucesso e serem flops de vendas (assim de repente: Mazda 3, 6, Kia Ceed, etc).
                      Flops?

                      Não serão os mais vendidos do segmento, certamente. Mas que esses modelos representaram uma percentagem significativa de subida para a marca, lá isso representaram:

                      Mazda 323 passou completamente despercebido, o 3 deve ter vendido várias vezes o número do seu antecessor.
                      Idem para o Mazda 6 (alguém se lembra do 626?) que ainda vendeu alguma coisa num campo de batalha dificílimo que parece só ter 4 modelos.
                      Cee'd vê-se um por esquina, já o Cerato, alguém sabe o que é?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                        Flops?

                        Não serão os mais vendidos do segmento, certamente. Mas que esses modelos representaram uma percentagem significativa de subida para a marca, lá isso representaram:

                        Mazda 323 passou completamente despercebido, o 3 deve ter vendido várias vezes o número do seu antecessor.
                        Idem para o Mazda 6 (alguém se lembra do 626?) que ainda vendeu alguma coisa num campo de batalha dificílimo que parece só ter 4 modelos.
                        Cee'd vê-se um por esquina, já o Cerato, alguém sabe o que é?
                        O cee'd vê-se um por esquina??? dev ser nas esquinas dos concessionários kia. eu na rua é dificil ver um. Em comparação vejo muito mais kia Rio que cee'd

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                          O cee'd vê-se um por esquina??? dev ser nas esquinas dos concessionários kia. eu na rua é dificil ver um. Em comparação vejo muito mais kia Rio que cee'd
                          Poucos Rio vejo, nem do antigo modelo, nem do novo.
                          Cee'd vejo muitos, especialmente SW.
                          Certo, não é como dar um pontapé numa pedra e saltarem 3 Audi A4 lá de trás ou 4 Méganes II, mas vejo muitos Cee'd.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Poucos Rio vejo, nem do antigo modelo, nem do novo.
                            Cee'd vejo muitos, especialmente SW.
                            Certo, não é como dar um pontapé numa pedra e saltarem 3 Audi A4 lá de trás ou 4 Méganes II, mas vejo muitos Cee'd.
                            Pois eu não vejo. Vejo 100x mais méganes e golfs que kias...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                              Secalhar os alemães tem algo que os outro tentam ter....
                              Preço elevado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                Pois eu não vejo. Vejo 100x mais méganes e golfs que kias...
                                Longe de mim dizer que via tantos Cee'd quanto Méganes ou Golf! Parece que nem leste o post que tu próprio citaste...

                                Esses dois modelos são às paletes por dia.

                                Agora que não há dia que não veja no mínimo uns 5 Cee'd, não. Definitivamente o Cee'd "pôs a Kia no mapa" no que toca ao segmento C. O carro deve ter vendido 1000x mais que o Cerato. E esta melhoria abissal face ao modelo anterior é que permite afirmar que não foi um flop (longe disso). Não se pode esperar que uma marca pouco vendida (Kia) ganhe de um dia para o outro o espaço de marcas instaladas há muito tempo (Renault e VW).

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                  Secalhar os alemães tem algo que os outro tentam ter....
                                  Aquilo que os alemãoes muitas vezes oferecem, não faz deles melhores carros do que os " generalistas " como aqui gostam de chamar. A vida não é só materiais, e como sabes, muita gente compra carros alemães só a pensar na imagem de marca e principalmente, porque gosta deles esteticamente. Praticamente não há ninguém que não goste de um Audi A3 por exemplo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Prefiro um carro francês bem equipado do que um alemão mal equipado com o mesmo preço.
                                    Os carros alemães para mim são muito monótonos. Se fosse comprar um Golf por exemplo ficaria certamente com a sensação que tinha acabado de adquirir um carro com 10 anos... O VII é igual ao VI, o VI igual ao V, etc.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                                      Preço elevado.
                                      Se fosse só isso.... Pagas o preço para teres coisas que os outros nem sonham. E não não falo de materiais fofinhos...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                        Aquilo que os alemãoes muitas vezes oferecem, não faz deles melhores carros do que os " generalistas " como aqui gostam de chamar. A vida não é só materiais, e como sabes, muita gente compra carros alemães só a pensar na imagem de marca e principalmente, porque gosta deles esteticamente. Praticamente não há ninguém que não goste de um Audi A3 por exemplo.
                                        Já identificaste uma coisa. A estética. Agora faz um outro exercicio. Entra num golf por exemplo e num ceed. Usa as últimas versões e depois vem cá dizer que é a mesma coisa....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Caro Hvelos:

                                          Estás a partir de pressupostos algo errados.

                                          A grande diferença entre o conumidor comum e o user do fórum , é que na esmagadora maioria, o primeiro tem dinheiro para comprar, e o segundo, frustrado por não o ter, debita os seus (pseudo)conhecimentos nos fóruns. Tudo na tentativa de um dia fazer uma compra genial pois sabe muito (ou não).

                                          As pessoas compram carros pela estética, pelo reconhecimento e bom nome de uma marca. Este é o ponto central. E claro está, o preço.
                                          Nos fóruns, povoados de hater´s, fanboys, génios, iluminados, é que se vê muitas pessoas preferirem um Rio a um Corsa, um i30 a um Focus/Astra.

                                          Afinal, se tudo fosse como aqui, um local iluminado, andavamos todos de Alfa Romeo a gás, e os diesel seriam uma mera miragem no parque automóvel português.

                                          Compreendi perfeitamente a tua reflecção. Não digo que a minha visão sobre o automóvel não tenha mudado desde que me tornei membro. Mas a certa altura, comecei a ver este fórum mais sob o ponto de vista antropológico do que como um guia.
                                          Editado pela última vez por Jfire; 05 September 2012, 13:13.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                            Já identificaste uma coisa. A estética. Agora faz um outro exercicio. Entra num golf por exemplo e num ceed. Usa as últimas versões e depois vem cá dizer que é a mesma coisa....
                                            Eu já entrei num Golf VI, já o conduzi ( 2.0 TDI 110cv ). A zona dos plásticos laterais ao travão de mão são mesmo fracas mas isso não afecta minimamente a qualidade geral do Golf. A verdade é que eu não dou muita importância aos materiais, por isso isso passou-me ao lado. Não gostei do golf, nem pouco mais ou menos. É muito cinzento, não sei explicar, não tem piada a conduzir, não cativa minimamente....é monotono....isto, apesar do motor ser bom, bem como o espaço, conforto, insonorização, mas...falta-lhe alma. Por outro lado já andei com um 147, Fiat Brava, e estes sim, viciam na condução, é engraçado conduzi-los, dão gosto. E para teres noção, como já referi em outros topicos, divirto-me mais a conduzir uma Berlingo ou Kangoo do que um Golf.

                                            Ou seja mesmo sendo caros, há coisas que certas pessoas não apreciam nos premium. Agora dizer que eles são melhores é anedótico. Muita gente quer é conforto e espaço e depois compram um Serie 1 Quando ficavam mais bem servidos com um C4 ou Megane ou 308...

                                            Eu acho que isso dos interiores realmente robustos e duradouros era no tempo do Golf III ....isso sim, bem acima da concorrencia. Hoje em dia os carros são todos muito aproximados em todos os aspectos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                              Se fosse só isso.... Pagas o preço para teres coisas que os outros nem sonham. E não não falo de materiais fofinhos...
                                              Então? Tenho o quê a mais?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                Flops?

                                                Não serão os mais vendidos do segmento, certamente. Mas que esses modelos representaram uma percentagem significativa de subida para a marca, lá isso representaram:

                                                Mazda 323 passou completamente despercebido, o 3 deve ter vendido várias vezes o número do seu antecessor.
                                                Idem para o Mazda 6 (alguém se lembra do 626?) que ainda vendeu alguma coisa num campo de batalha dificílimo que parece só ter 4 modelos.
                                                Cee'd vê-se um por esquina, já o Cerato, alguém sabe o que é?
                                                Estás a confundir duas coisas do meu post:

                                                1º - eu ter comparado a carreira do modelo com o seu antecessor;
                                                2º - eu comparei flops para o que diziam aqui no FAHO:
                                                Se leres tópicos da altura o Mazda 3/6 ia rebentar com a concorrência, a desportividade, o desenho, etc, iam comprar aos magotes. Vendeu mais que o 323/626, sim, a imagem da marca também melhorou, mais pub. etc., mas não chegou nem perto dos best-sellers. (Eu próprio terei comentado a melhoria de imagem e que o 3 tinha tudo para ter boa ou excelente carreira comercial).
                                                O Ceed vais vendo alguns, eu também, qualquer comparação com Meganes, Astras, Golf (tens aqui os mais vendidos, entre mais barato e mais caro), é pura ilusão.
                                                Aqui no FAHO tinha uma imagem que batia tudo e todos.

                                                O que eu quero dizer é que um fórum Automóvel representa uma percentagem pequena de eventuais compradores. Daqui não se pode retirar certezas do mercado, que é um dos pontos que o post inicial refere.

                                                O flop de vendas é com a perspectiva do FAHO, se a marca considera bom ou má carreira comercial, terão outros critérios.

                                                Editado pela última vez por Valium; 05 September 2012, 13:11.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                  Estás a confundir duas coisas do meu post:

                                                  1º - eu ter comparado a carreira do modelo com o seu antecessor;
                                                  2º - eu comparei flops para o que diziam aqui no FAHO:
                                                  Se leres tópicos da altura o Mazda 3/6 ia rebentar com a concorrência, a desportividade, o desenho, etc, iam comprar aos magotes. Vendeu mais que o 323/626, sim, a imagem da marca também melhorou, mais pub. etc., mas não chegou nem perto dos best-sellers. (Eu próprio terei comentado a melhoria de imagem e que o 3 tinha tudo para ter boa ou excelente carreira comercial).
                                                  O Ceed vais vendo alguns, eu também, qualquer comparação com Meganes, Astras, Golf (tens aqui os mais vendidos, entre mais barato e mais caro), é pura ilusão.
                                                  Aqui no FAHO tinha uma imagem que batia tudo e todos.

                                                  O que eu quero dizer é que um fórum Automóvel representa uma percentagem pequena de eventuais compradores. Daqui não se pode retirar certezas do mercado, que é um dos pontos que o post inicial refere.
                                                  Ah, então quer dizer que estamos de acordo.

                                                  Alguns modelos, pelo que se esperava deles, foram um sucesso.
                                                  Esses mesmos modelos, pelo que dizia a bola de cristal do FAHO, foram um flop.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X