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    90's hatckback & Coupe

    Este género de carro sempre foram bem visto, construídos com uma aparência jovem e desportiva.
    Com este tópico procuro opiniões e experiências dos seguintes modelos:

    1998 Mazda mx3 1.6
    1996 Honda civic 1.4is
    1994 Honda civic 1.4
    1998 Opel tigra 1.4
    1994 suzuki swift gti
    1997 Fiat punto gt 1.4

    qual será o melhor (estabilidade, segurança, performance e consumos)?

    #2
    O Punto GT nem dá hipóteses em perfomances. Quanto ao resto, já duvido.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
      O Punto GT nem dá hipóteses em perfomances. Quanto ao resto, já duvido.
      a única vantagem dos outros é ter turbo.

      Comentário


        #4
        O Punto GT e o Swift GTI têm um andamento que os outros não têm.
        Aliás, estes dois ao lado dos outros são mundos á parte no que toca a andamento.

        Colocando estes de lado, o mais interessante parece-me ser o MX3 1.6.

        Os outros são automóveis banais.
        Os Civic são bons automóveis (aliás, deverão ser os melhores da lista).

        O Tigra 1400 é fraco a todos os níveis.

        Comentário


          #5
          Procura modelos já com airbag

          Comentário


            #6
            Dessa lista conduzi 3 modelos:

            - Honda 1.4: é o modelo dessa lista "mais carro" embora o motor é guloso (8l) para o andamento do mesmo.
            - Suzuki: é rapido, mas consumos abaixo de 8l duvido. O inteiror é muito acanhado.
            - Punto: Um verdadeiro carro de arranques. Anda muito em linha recta. O inteiror é agradável, mas suspensões muito fracas e com muitas perdas de motrocidade em curva. Consumos sem se fala, mas depende do pé. Tanto podes conseguir 7l ou 16l. Mas o normal é andar nos 9l.

            Comentário


              #7
              O civic terá sempre uma grande vantagem a nível de habitabilidade face aos outros uma vez que é o carro mais familiar do grupo, é um carro competente mas o 1.5i LS será sempre uma melhor escolha. De desportivo tem pouco, adorna imenso nas curvas, se não me engano nem barra estabilizadora traseira tem...

              O Tigra é baseado no Corsa B, para um carro que se procura dinâmico aquele chassis não chega, descartava-o.

              O Swift com o seu famoso 1300 tem o seu interesse, tanta a nível de performances quanto fiabilidade. A suzuki sabe muito bem como fazer estes pequenos motores mas falta o resto, não que seja um mau carro mas tanto o Civic como o Mazda são do segmento acima...

              O MX-3 seria a minha escolha
              Tendo em conta o ano essa versão já levou restyling.
              Tem interiores revistos que esteticamente nem são muito do meu agrado mas que à partida melhorou a qualidade e o isolamento.

              Recebeu também o muito resistente 1.6 DOHC do mx-5 com admissão variável e potencia a rondar os 110cv. A nível de comportamento o carro é mesmo muito muito bom, com uma afinação que consegue juntar agilidade com facilidade de condução.

              O Punto também tem o como argumento quase unicamente o seu motor sobrealimentado.
              Pessoalmente tenho uma espécie de amor/ódio com carros turbo. Se é verdade que têm o condão de entusiasmar a direito já nas curvas torna-se complicado para os menos prevenidos de colocar a potência no chão. Isto é, a direito é muito bonito, mas quando se quer andar rápido em estradas mais encadeadas a falta de precisão que o disparo destes motores confere ao eixo dianteiro é suficiente para nos colocar em maus lençóis. Depende muito do estilo de condução de cada um e das estradas em que vai rodar.

              Nessa lista acrescentava o 106GTI e era esse a minha escolha.

              Comentário


                #8
                sim també vi o 106 gti como o saxo cup...acho os carro engraçados mas sinceramente já os ponho de lado assim como o tigra. estou mais virado para os japoneses ou se aparece-se um punto gt em bom estado e bom preço, fora isso também o descarto.
                swift gti, civic 1.4is 96 ou mazda mx3

                Comentário


                  #9
                  Escort rs 2000

                  Puma 1.7 vct

                  Fiesta rs turbo , rs 1800i

                  Comentário


                    #10
                    Punto GT ou Swift GTi para uma finalidade, ratadas e acelerações.

                    Mazda MX-3 nunca me despertou interesse, mas é uma opção valida.

                    Civics e Tigra não pertencem, a menos que o 1.6 tenha mais de 130 CV...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post

                      - Honda 1.4: é o modelo dessa lista "mais carro" embora o motor é guloso (8l) para o andamento do mesmo.
                      - Suzuki Shift GTi: é rapido, mas consumos abaixo de 8l duvido. O inteiror é muito acanhado.
                      Editado.

                      É curioso ver que na lista está a motorização de topo do Punto, e a motorização de entrada do Civic
                      Editado pela última vez por RicardoAndre; 07 September 2012, 12:36.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rsousa01 Ver Post
                        Este género de carro sempre foram bem visto, construídos com uma aparência jovem e desportiva.
                        Com este tópico procuro opiniões e experiências dos seguintes modelos:

                        1998 Mazda mx3 1.6
                        1996 Honda civic 1.4is
                        1994 Honda civic 1.4
                        1998 Opel tigra 1.4
                        1994 suzuki swift gti
                        1997 Fiat punto gt 1.4

                        qual será o melhor (estabilidade, segurança, performance e consumos)?
                        Se conseguires arranjar um 1.8 V6...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                          O civic terá sempre uma grande vantagem a nível de habitabilidade face aos outros uma vez que é o carro mais familiar do grupo, é um carro competente mas o 1.5i LS será sempre uma melhor escolha. De desportivo tem pouco, adorna imenso nas curvas, se não me engano nem barra estabilizadora traseira tem...

                          O Tigra é baseado no Corsa B, para um carro que se procura dinâmico aquele chassis não chega, descartava-o.

                          O Swift com o seu famoso 1300 tem o seu interesse, tanta a nível de performances quanto fiabilidade. A suzuki sabe muito bem como fazer estes pequenos motores mas falta o resto, não que seja um mau carro mas tanto o Civic como o Mazda são do segmento acima...

                          O MX-3 seria a minha escolha
                          Tendo em conta o ano essa versão já levou restyling.
                          Tem interiores revistos que esteticamente nem são muito do meu agrado mas que à partida melhorou a qualidade e o isolamento.

                          Recebeu também o muito resistente 1.6 DOHC do mx-5 com admissão variável e potencia a rondar os 110cv. A nível de comportamento o carro é mesmo muito muito bom, com uma afinação que consegue juntar agilidade com facilidade de condução.

                          O Punto também tem o como argumento quase unicamente o seu motor sobrealimentado.
                          Pessoalmente tenho uma espécie de amor/ódio com carros turbo. Se é verdade que têm o condão de entusiasmar a direito já nas curvas torna-se complicado para os menos prevenidos de colocar a potência no chão. Isto é, a direito é muito bonito, mas quando se quer andar rápido em estradas mais encadeadas a falta de precisão que o disparo destes motores confere ao eixo dianteiro é suficiente para nos colocar em maus lençóis. Depende muito do estilo de condução de cada um e das estradas em que vai rodar.

                          Nessa lista acrescentava o 106GTI e era esse a minha escolha.
                          Não estou de acordo, eu mesmo tenho um civic de origem e fico parvo com a capacidade de "engolir" curvas do carro. Estou a falar do 1.4 is, o hatchback. Só noto às vezes que podia ter um pouco mais de potência, mas tal como o RicardoAndre disse, é o motor mais básico do modelo. E vou ser sincero, é um carro muito divertido de conduzir, com uma excelente posição de condução.

                          Agora além desse, ia para um 106 GTI ou um XSi

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Lisboeta Ver Post
                            Não estou de acordo, eu mesmo tenho um civic de origem e fico parvo com a capacidade de "engolir" curvas do carro. Estou a falar do 1.4 is, o hatchback. Só noto às vezes que podia ter um pouco mais de potência, mas tal como o RicardoAndre disse, é o motor mais básico do modelo. E vou ser sincero, é um carro muito divertido de conduzir, com uma excelente posição de condução.
                            Bem isto vai de opinião para opinião mas...
                            A posição de condução é excelente, não há duvidas aqui.

                            O chassi é fantástico, mas com o setup de suspensão certo, com o original o carro é muito mole e adorna muito em curvas, sentes isso (apesar dos péssimos bancos também não ajudaram) quando fazer curvas depressa e a deslocação de massas é tal que quase ficas sentado na consola do travão de mão, confirmas ?

                            Com um setup de suspensão a condizer, mãezinha, ver do segundo 20 ao segundo 30: Isto é dinâmica e comportamento.




                            O 106 curva que se farta, mesmo de origem, é muito superior ao Civic nesse aspecto
                            Editado pela última vez por RicardoAndre; 07 September 2012, 13:24.

                            Comentário


                              #15
                              post duplicado

                              Comentário


                                #16
                                Não ponderas um Hyundai Coupé?




                                Se estivesse comprador de um carro como pretendes, olharia para este

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                                  Dessa lista conduzi 3 modelos:

                                  - Honda 1.4: é o modelo dessa lista "mais carro" embora o motor é guloso (8l) para o andamento do mesmo.
                                  - Suzuki: é rapido, mas consumos abaixo de 8l duvido. O inteiror é muito acanhado.
                                  - Punto: Um verdadeiro carro de arranques. Anda muito em linha recta. O inteiror é agradável, mas suspensões muito fracas e com muitas perdas de motrocidade em curva. Consumos sem se fala, mas depende do pé. Tanto podes conseguir 7l ou 16l. Mas o normal é andar nos 9l.
                                  Podes acreditar que é verdade.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Lisboeta Ver Post
                                    Não estou de acordo, eu mesmo tenho um civic de origem e fico parvo com a capacidade de "engolir" curvas do carro. Estou a falar do 1.4 is, o hatchback. Só noto às vezes que podia ter um pouco mais de potência, mas tal como o RicardoAndre disse, é o motor mais básico do modelo. E vou ser sincero, é um carro muito divertido de conduzir, com uma excelente posição de condução.

                                    Agora além desse, ia para um 106 GTI ou um XSi
                                    que consumos fazes com o civic, em condução moderada?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por BuBlEaM Ver Post
                                      Não ponderas um Hyundai Coupé?




                                      Se estivesse comprador de um carro como pretendes, olharia para este
                                      sempre ouvi dizerem mal deste carro...não conheço o motor nem a sua fiabilidade. É assim tão mau?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Lisboeta Ver Post
                                        Não estou de acordo, eu mesmo tenho um civic de origem e fico parvo com a capacidade de "engolir" curvas do carro. Estou a falar do 1.4 is, o hatchback. Só noto às vezes que podia ter um pouco mais de potência, mas tal como o RicardoAndre disse, é o motor mais básico do modelo. E vou ser sincero, é um carro muito divertido de conduzir, com uma excelente posição de condução.

                                        Agora além desse, ia para um 106 GTI ou um XSi
                                        Se calhar não fui claro o suficiente.
                                        Não digo que o Civic curve mal, no seu tempo foram várias as publicações que elogiaram o comportamento dinâmico dos EK.

                                        Contudo, como base de comparação com outros carros nesta lista, o Civic tem uma afinação muito menos desportiva. O potencial do carro está lá como ficou provado pelo vídeo que o RicardoAndre colocou.
                                        Anyway o contacto que tive nestes carros calhou sempre a ser o EK3 de 5 portas, achei que o carro adorna bastante.
                                        Se há diferenças para as versões de 3 portas acredito que sim mas não posso confirmar mas pdoe ser significativo.

                                        Este aspecto vem mais ao cimo quando comparamos com o Mx-3, conhecendo eu muito bem o 323F BG, sabendo que o Mx-3 tem o mesmo chassis mas melhorado e se o mazda 323F já tem por si só uma afinação bem mais desportiva que os Civic (tirando os TypeR ) é claro que o Mx-3 será um modelo muito mais dinâmico que o Honda aqui falado. Não que o Honda seja mau (ainda que não seja também conhecido por referêncial), apenas são carros com pretensões diferentes.

                                        O Honda tem muito boa posição de condução, mas o Mx-3 tem-na ligeiramente melhor.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rsousa01 Ver Post
                                          sempre ouvi dizerem mal deste carro...não conheço o motor nem a sua fiabilidade. É assim tão mau?
                                          Conheço de perto um Coupé da versão a seguir.
                                          Motor 1.6 a gasolina convertido para GPL. Anda bem (para o motor), é confortável qb, e actualmente soma 190.000km sem qualquer tipo de problema além de um pequeno resolvido ainda na garantia...

                                          E a nivel de design, é qualquer coisa

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                            Editado.

                                            É curioso ver que na lista está a motorização de topo do Punto, e a motorização de entrada do Civic

                                            O Civic teve um 1.3 (1343cc, código de motor D13B) de 75cv, no Civic de 3 portas (código EG3 e EK2)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rsousa01 Ver Post
                                              que consumos fazes com o civic, em condução moderada?
                                              Entre 6.5 e 7 l/100. Mas depende, eu só tenho feito percursos curtos de casa para o trabalho, cerca de 9 km, e o carro quase não chega a aquecer, percurso citadino, tudo do pior para quem quer fazer um consumo razoável. Posso dizer que a média que fiz numa viagem de Lisboa-Vila Nova de Milfontes-Lisboa foi de uns 6. (E na vinda não vim propriamente devagarinho )

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                Bem isto vai de opinião para opinião mas...
                                                A posição de condução é excelente, não há duvidas aqui.

                                                O chassi é fantástico, mas com o setup de suspensão certo, com o original o carro é muito mole e adorna muito em curvas, sentes isso (apesar dos péssimos bancos também não ajudaram) quando fazer curvas depressa e a deslocação de massas é tal que quase ficas sentado na consola do travão de mão, confirmas ?

                                                Com um setup de suspensão a condizer, mãezinha, ver do segundo 20 ao segundo 30: Isto é dinâmica e comportamento.




                                                O 106 curva que se farta, mesmo de origem, é muito superior ao Civic nesse aspecto
                                                É verdade que quase me sento na manete de velocidades ; mas claro, estava habituado a um Corolla E12, que nunca me chegava a entusiasmar tanto, aquilo sim parecia um barco. Já agora, bom vídeo.

                                                O 106 é um mimo, adorava experimentar um rallye, mas claro, não é tão "carro" como o Civic, ou o 323 (quanto mais o Mx-3).

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Lisboeta Ver Post
                                                  É verdade que quase me sento na manete de velocidades
                                                  Não foi das frases mais felizes

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por BuBlEaM Ver Post
                                                    Não foi das frases mais felizes
                                                    Ups

                                                    Tenho a dizer que não sou daqueles que gostam de se sentar antes dos outros se levantarem..

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Lisboeta Ver Post
                                                      Entre 6.5 e 7 l/100. Mas depende, eu só tenho feito percursos curtos de casa para o trabalho, cerca de 9 km, e o carro quase não chega a aquecer, percurso citadino, tudo do pior para quem quer fazer um consumo razoável. Posso dizer que a média que fiz numa viagem de Lisboa-Vila Nova de Milfontes-Lisboa foi de uns 6. (E na vinda não vim propriamente devagarinho )
                                                      pois, vi um à venda (particular), com poucos km e todo de origem, tanto de estetica, interiores e motor....e com esses consumos é tentador, pois faço muita AE e EN.

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Lisboeta Ver Post
                                                        Não estou de acordo, eu mesmo tenho um civic de origem e fico parvo com a capacidade de "engolir" curvas do carro. Estou a falar do 1.4 is, o hatchback. Só noto às vezes que podia ter um pouco mais de potência, mas tal como o RicardoAndre disse, é o motor mais básico do modelo. E vou ser sincero, é um carro muito divertido de conduzir, com uma excelente posição de condução.

                                                        Agora além desse, ia para um 106 GTI ou um XSi
                                                        Bem... temos cá em casa um 1.5i LS e, é muito mau a curvar... mesmo muito mau!!!
                                                        Tem um excelente motor e excelentes consumos, agora, curvar não é com ele.... e, ainda há pouco levou os casquilhos todos novos ($$$)!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rsousa01 Ver Post
                                                          Este género de carro sempre foram bem visto, construídos com uma aparência jovem e desportiva.
                                                          Com este tópico procuro opiniões e experiências dos seguintes modelos:

                                                          1998 Mazda mx3 1.6
                                                          1996 Honda civic 1.4is
                                                          1994 Honda civic 1.4
                                                          1998 Opel tigra 1.4
                                                          1994 suzuki swift gti
                                                          1997 Fiat punto gt 1.4

                                                          qual será o melhor (estabilidade, segurança, performance e consumos)?
                                                          Qual será o melhor? Nenhum. São todos chassos.

                                                          Excepção feita ao Punto, que tipo de performance julgas que vais ter com esses 1.4? És do Porto. Julgas que consegues subir a VCI do Dragão em 4ª sem teres um embalo prévio de 140 da ponte? Desde já te digo que não consegues, tens que lhe espetar uma 3ª e aguentar a dose de subir por lá acima a 70. Nenhum desses carros tem performance que mereça menção, o Punto até tem um bom disparo mas era demasiado frágil quando era novo, com 15 anos de idade quando tempo esperas que dure? Depois, o carro mais recente dessa lista tem neste momento 14 anos. Que idade tens tu? A sério, por onde queres que comece?

                                                          Estabilidade e segurança: São carros velhos que já andaram, já torceram e se calhar ainda trazem suspensão de origem... A suspensão de um carro não dura para sempre e não falo só dos amortecedores, tens braços de direcção, barras estabilizadoras etc e por aí fora, são peças que raramente são mudadas a não ser que partam ou que o seu dono adore tanto o carro que o queira mesmo melhorar! E quem o faz são normalmente os mitras chungas que compram coilovers de marca china e instalam discos Brembo com bombitos de origem e pastilhas da concorrência...

                                                          Performance e consumos: Um 1.4 bebe mais que um 1.6. Um 1.6 bebe tanto como um 1.8 e um 2.0 bebe um bocado mais. Basicamente, um 1.4 bebe tanto com um 2.0. Um 1.4 demora uma eternidade a acelerar, 75cv não fazem milagres e com 14 anos julgas que esse carro vai ter a mesma potência que tinha quando era novo? Se eram fracos quando eram novos, velhos não vão ser melhores.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                                            Se conseguires arranjar um 1.8 V6...
                                                            por acaso sei de um que está à venda, vermelho. pelo menos ainda há 2 semanas o vi à venda.

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