Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Preferem mais motor ou mais carro? [Espaço, conforto, prestações]

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Preferem mais motor ou mais carro? [Espaço, conforto, prestações]

    Como muitos aqui sabem conduzo um Ibiza FR 2.0 TDi. Para quem não sabe o bloco debita 143cv/320nm e, montado neste carro, faz cerca de 8.5s no 0-100km/h, 210km/h de v. máxima e menos de 30s nos 1000m de arranque.

    É também um carro muito bem equipado já de série, sendo que ainda tem faróis bi-xénon direccionais, estofos em couro entre outras coisas.


    Hoje estive a ver, andar à pendura e conduzir um carro "novo" de um amigo meu. Novo para ele, mas foi comprado usado com 4 anos.

    É um Focus 5p 1.6 TDCi 109cv Titanium X de 2008. Faz cerca de 11s 0-100 (talvez um pouco mais), dá quase 190km/h e demora mais de 33s do 0-1000m.

    O carro em si é bastante mais espaçoso que um Ibiza de 3p claro está, mas depois mesmo com um setup desportivo (jante 17' e susp. desportivo) não faz ruídos nenhuns, mesmo em calçada. Pensava que os Ford eram tendencialmente rijinhos, mas não me pareceu nada, ou então sou eu que já me habituei a um grande desconforto

    O carro é relativamente bem equipado apesar de faltar uma coisa que eu acho essencial, sens. de parqueamento traseiros.

    O carro em si é também ele muitíssimo superior ao Ibiza, como seria de esperar.

    O motor não deslumbra pois eu estou habituado a carros mais fortes (além do Ibiza FR também conduzo por vezes uma A4 B6 PD130), mas tem um andamento suficiente para a maioria das pessoas, é poupado e é fiável, penso.


    Fiquei a pensar que apesar de achar as performances (e também alguns extras como o xénon) do Ibiza FR serem interessantes se não seria mais importante ter "mais carro".

    Até porque eu faço bem mais de 20k km anuais sendo que metade são em AE, onde se nota bastante que o SEAT não se sente tão bem, sobretudo devido à combinação AEs com piso degradado, curta distância entre eixos e setup desportivo com pneu de baixo perfil.

    Tal como eu já tinha ideia, do segmento B para o C vai um grande salto, diria até maior que do C para o D, mas depois de se sentir a coisa na prática ainda parece que se sente mais.

    No fim de tudo isto meti-me a procurar no sítio do costume Focus 2.0 TDCi e nada... Mentira, havia um. Golf VI 2.0 TDi 140 usados também são raros, e muito caros...

    Infelizmente segmentos C com este tipo de blocos são raros no mercado de usados, e quando há, como no caso do Golf, mais vale ir logo (preços alinhados) para um segmento D com um 2.0 devido à relação oferta/procura.


    E vocês, preferem mais carro ou mais motor / opcionais que achem interessantes/úteis) ??
    Editado pela última vez por ClioIIIRS; 08 September 2012, 23:47.

    #2
    Sempre que possa, a melhor mistura possível de ambos os mundos.

    Comentário


      #3
      Se me puserem:

      Renault Clio 1.5 dCi 105cv
      Ford Focus 1.6 TDCI 109cv

      Prefiro o Focus. Para alem de ser mais espaçoso por dentro, terá sempre qualidade de construçao superior por ser um segmento que o consumir ira exigir sempre mais, sera mais estavel em termos de dinamica e esta sera mais apurada. E se virmos bem, a diferença de pesos entre um Clio e um Focus nao é por ai alem, pelo que o andamento nao sera muito diferente.

      Agora se for carro e motor, é preferivel. Acredito que um Focus 2.0 TDCI 136 sera uma excelente mistura, entre um motor capaz para o tipo de carro e o mesmo com a dinamica que têm... interessante no minimo.



      PS: Nao procuraste bem: Ford Focus 2.0 TDCI 136CV Kit RS, € 21.950, Faro - Standvirtual

      Tive a oportunidade de ver de perto esse carro, ja que comprei a Focus no stand ao lado (tinha uma proposta melhor e mais barata que na Ford) e têm uma presença muito boa

      Comentário


        #4
        Para fazer auto-estrada garanto-te que o meu (peugeot 407 2.0) é dos melhores.
        Não terás problemas e sempre com excelentes consumos.
        Se for para cidade muda de figura.

        Neste momento trocava por algo com consumos mais baixos em cidade.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
          Para fazer auto-estrada garanto-te que o meu (peugeot 407 2.0) é dos melhores.
          Não terás problemas e sempre com excelentes consumos.
          Se for para cidade muda de figura.

          Neste momento trocava por algo com consumos mais baixos em cidade.
          Para AE tambem acho que o Segmento C é o minimo dos minimos, o D é o ideal (C5 e 407 em termos de conforto para AE nao deve haver melhor no segmento).

          Agora, desces um numero, 307 e tal

          Comentário


            #6
            Quando conduzo o ibiza da miúda até dói o cu!!

            Comentário


              #7
              Houve uma evolução dos motores nos últimos anos e as versões menos potentes actualmente já tem uma potencia considerável.

              A questão é quantas vezes é que os 140 cv do tdi serão uma verdadeira mais valia em relação ao 110 cv do focus?


              Respondendo á pergunta mais carro.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                Houve uma evolução dos motores nos últimos anos e as versões menos potentes actualmente já tem uma potencia considerável.

                A questão é quantas vezes é que os 140 cv do tdi serão uma verdadeira mais valia em relação ao 110 cv do focus?


                Respondendo á pergunta mais carro.
                Mais potência é sempre uma mais valia, agora se os custos que ela acarreta se justificam já é outra questão.

                Comentário


                  #9
                  Eu prefiro mais carro.

                  Aliás é precisamente por isso que tenho um Focus igual ao do teu amigo, embora seja do ano de 2010. O carro apesar de não ser rápido (atenção que não considero que tenha falta de motor), é um carro bastante divertido de se conduzir, principalmente quando nos pomos a brincar com ele.

                  O 2.0 TDCi custava cerca de 7.500€ a mais quando comprei o meu, daí que, pelo menos comigo, ficou logo de fora.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Request Ver Post
                    Mais potência é sempre uma mais valia, agora se os custos que ela acarreta se justificam já é outra questão.
                    tens que ler tudo eu disse uma verdadeira mais valia.. por exemplo quando fazes AE o 140cv em relação aos 110 cv apenas te serve para rodares a velocidades bem para lá das proibitivas para o utilizador comum que rola a 140 km/h ou até 160 km/h dá igual..

                    Agora claro se o dinheiro não é importante mete cavalos nisso..

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                      Eu prefiro mais carro.

                      Aliás é precisamente por isso que tenho um Focus igual ao do teu amigo, embora seja do ano de 2010. O carro apesar de não ser rápido (atenção que não considero que tenha falta de motor), é um carro bastante divertido de se conduzir, principalmente quando nos pomos a brincar com ele.

                      O 2.0 TDCi custava cerca de 7.500€ a mais quando comprei o meu, daí que, pelo menos comigo, ficou logo de fora.
                      Compreendo totalmente a tua decisão.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                        Se me puserem:

                        Renault Clio 1.5 dCi 105cv
                        Ford Focus 1.6 TDCI 109cv

                        Prefiro o Focus. Para alem de ser mais espaçoso por dentro, terá sempre qualidade de construçao superior por ser um segmento que o consumir ira exigir sempre mais, sera mais estavel em termos de dinamica e esta sera mais apurada. E se virmos bem, a diferença de pesos entre um Clio e um Focus nao é por ai alem, pelo que o andamento nao sera muito diferente.

                        Agora se for carro e motor, é preferivel. Acredito que um Focus 2.0 TDCI 136 sera uma excelente mistura, entre um motor capaz para o tipo de carro e o mesmo com a dinamica que têm... interessante no minimo.
                        No meu exemplo o segmento B tinha "mais para oferecer" pois no teu exemplo ambos têm motores semelhantes. No meu exemplo tens um bloco 2.0 diesel que, IMHO, dá uma grande melhoria de qualidade de condução face a um bloco mais pequeno. E isto nota-se sobretudo em condução calma abaixo das 2000rpm já que acima das 2000/2500rpm cada motor turbo-diesel recente "puxa" o que tiver a puxar relativamente à sua potência e aí a cilindrada passa a ser secundário.


                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                        PS: Nao procuraste bem: Ford Focus 2.0 TDCI 136CV Kit RS, € 21.950, Faro - Standvirtual

                        Tive a oportunidade de ver de perto esse carro, ja que comprei a Focus no stand ao lado (tinha uma proposta melhor e mais barata que na Ford) e têm uma presença muito boa
                        Leste mal, embora provavelmente não tenha sido muito explicito. Eu a seguir emendei e disse que encontrei um, precisamente esse como só poderia ser.

                        Esse Focus tem um preço absurdo que nunca ninguém na vida vai dar, por isso compra-se um bom segmento D com um motor semelhante, ano e kms semelhantes e até com um símbolo bem apetecível no capot/grelha.


                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                        Para AE tambem acho que o Segmento C é o minimo dos minimos, o D é o ideal (C5 e 407 em termos de conforto para AE nao deve haver melhor no segmento).

                        Agora, desces um numero, 307 e tal
                        Também é o que acho apesar de andar muito com um segmento B em AE...


                        Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                        Houve uma evolução dos motores nos últimos anos e as versões menos potentes actualmente já tem uma potencia considerável.

                        A questão é quantas vezes é que os 140 cv do tdi serão uma verdadeira mais valia em relação ao 110 cv do focus?

                        Respondendo á pergunta mais carro.

                        É precisamente assim como eu penso. Mais motor é sempre bom, se vale o que pedem por ele é outra questão.

                        Não esquecer que a compra deste carro não foi decidida só por mim, eu estava bastante condicionado sendo que novo era uma das condições.

                        Em relação à tua pergunta: Eu faço bastante EN, e faço bastantes ultrapassagens recorrendo À 5ª, 4ª e até 3ª.

                        Em AE poder pisar (sem ser a fundo) e recuperar com algum vigor é algo que não está ao alcance da grande maioria dos blocos diesel de pequena cilindrada e também aí é bastante aprazível ter um bloco de maior capacidade.

                        @DigCb :

                        Claro que €7500 num carro destes é algo monstroso e precisamente por isso é que depois só se vende 1.6 TDCi, como é óbvio.

                        Até acho que fizeste bem! Para gastar mais €7500 até dava, muito provavelmente, para subir de segmento e na mesma com um bloco 2.0 diesel.


                        @
                        ferrer :

                        Não concordo. A não ser que fales só de AEs, sem nunca fazeres reprises, e sempre sem declives.

                        Para mim a potência e binário são importantes mais pelas reprises e acelerações que propriamente dar 180, 190, 200 ou mais. Aliás não me lembro a última vez que dei o máximo do carro. Mais, recentemente se dei 160 em AE foi muito.
                        Editado pela última vez por ClioIIIRS; 08 September 2012, 23:17.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                          tens que ler tudo eu disse uma verdadeira mais valia.. por exemplo quando fazes AE o 140cv em relação aos 110 cv apenas te serve para rodares a velocidades bem para lá das proibitivas para o utilizador comum que rola a 140 km/h ou até 160 km/h dá igual..

                          Agora claro se o dinheiro não é importante mete cavalos nisso..
                          Li tudo o que escreveste e compreendi, a quantidade de cavalos não é apenas util para velocidade de ponta em AE, alías não é para isso que eu a uso, para mim a grande vantagem da potência é permitir que uma pessoa se desenrasque mais facilmente em situações usuais do dia a dia como as ultrapassagens por exemplo.

                          Comentário


                            #14
                            Como disse o Request, o melhor seria mesmo conciliar os 2, mas depois nem sempre se consegue (€€€€). Tenho 166CV's parados ali na garagem e sinceramente se tivesse apenas 100 fazia precisamente o mesmo......

                            Mas depois la esta, em cidade de pouco me servem mas em AE's a diferença dos 100 para os 166 é abismal....

                            No entanto tambem sou apologista de ter mais carro que motor.

                            Comentário


                              #15
                              Comigo é assim:
                              1º Chassis;
                              2º Motor;
                              3º Tudo o resto...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                                Comigo é assim:
                                1º Chassis;
                                2º Motor;
                                3º Tudo o resto...
                                Uma premissa perfeitamente válida! Eu acho que acima de tudo têm que ser os nossos carros a adaptarem-se a nós e não nós a eles.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                  @DigCb :

                                  Claro que €7500 num carro destes é algo monstroso e precisamente por isso é que depois só se vende 1.6 TDCi, como é óbvio.

                                  Até acho que fizeste bem! Para gastar mais €7500 até dava, muito provavelmente, para subir de segmento e na mesma com um bloco 2.0 diesel.


                                  Fui agora ver a título de curiosidade, e no Golf a diferença entre o 1.6 TDI e o 2.0TDI é sensivelmente a mesma. No actual Focus fica-se pelos 6.000€, e no Julieta por 4.000 e tal.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tive essa dúvida e a escolha foi ter mais carro (Focus 1.6 TDCI 90cv). Nestes 6 anos não me arrependi nada.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post


                                      @
                                      ferrer :

                                      Não concordo. A não ser que fales só de AEs, sem nunca fazeres reprises, e sempre sem declives.

                                      Para mim a potência e binário são importantes mais pelas reprises e acelerações que propriamente dar 180, 190, 200 ou mais. Aliás não me lembro a última vez que dei o máximo do carro. Mais, recentemente se dei 160 em AE foi muito.
                                      Claro que isto tem sempre muito a ver com a pessoa.

                                      Em AE se quisesse (tenho o hdi 110 num 207) faria porto Algarve em 5 sem baixar dos 160 km/h talvez haja antes de santarem um declive que me faça reduzir velocidade. As reprizes também não me parece muito significativa mais segundo menos segundo não tem qualquer relevância numa viagem em AE.

                                      A maior vantagem esta claro em nacionais em que numa ultrapassagem consegues fazer mais rapidamente, mas se pegarmos no exemplo do ibiza fazer ultrapassagens com o 1.2 tdi será limitativo o 1.6 tdi penso já ser bastante bom e suficiente para fazer ultrapassagens bastante rapidas.. claro que o 140 cv será mais rapido um 320 d será mais rápido e um 335d ainda mais rápido mas estaremos aqui numa escalada. O que digo é que actualmente os motores diesel a rondar os 100-110 cv que equipam os C tem uma performance bastante aceitável.

                                      Comentário


                                        #20
                                        De que vale um excelente chassis se apenas se aproveita 30% dele? Lembro-me como caso típico o Focus I com motor 1.4.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          De que vale um excelente chassis se apenas se aproveita 30% dele? Lembro-me como caso típico o Focus I com motor 1.4.
                                          Tive um desses. É obvio que nas rectas de pouco servia, mas nas curvas o chassi estava lá e o carro era bastante divertido.

                                          Andar em frente nunca foi a minha cena.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            De que vale um excelente chassis se apenas se aproveita 30% dele? Lembro-me como caso típico o Focus I com motor 1.4.
                                            Acho que há uma significativa diferença entre um Focus I e um Fiesta IV. Mas isto sou eu para aqui a falar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu tenho um Fabia 1.9 TDI de 2001 que comprei por £1100. Antes deste tinha uma Passat TDI 110 de 97 que há 3 anos atrás comprei por £1500. Tou mortinho por mudar de carro novamente, este Fabia é um desconsolo, 2 sacos de compras na mala e não cabe mais nada...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Prefiro ambos, mas acho que desde o dia em que compramos um carro, ao dia em que temos ''aquele'' a fase é

                                                ora temos: - carro - motor
                                                ora temos: + carro - motor
                                                ora temos: + motor - carro
                                                ora temos: + carro + motor
                                                Vejo isto mais como um ciclo

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SamsungX Ver Post
                                                  Prefiro ambos, mas acho que desde o dia em que compramos um carro, ao dia em que temos ''aquele'' a fase é

                                                  ora temos: - carro - motor
                                                  ora temos: + carro - motor
                                                  ora temos: + motor - carro
                                                  ora temos: + carro + motor
                                                  Vejo isto mais como um ciclo
                                                  No meu caso foi algo como isso mas com uma ligeira diferença na ordem das coisas...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ainda à pouco me deparei com o mesmo dilema. O meu carro é carro a mais para motor a menos (307 1.4hdi) e cada vez que brinco um pouco dou logo conta disso, ainda assim prefiro esta situação que a situação contrária por uma razão, segurança.

                                                    Prefiro ter motor a menos e um bom chassis que me dê segurança para brincar um pouco, do que um carro com imensos cavalos que depois não os posso por na estrada por medo que ele morda.

                                                    Este carro com o 1.6hdi fica bastante equilibrado, rápido qb, confortável e económico... (agora deixa-me ir pro SV à procura deles)

                                                    Cumps

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Agora vai tudo daqui para o SV

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SamsungX Ver Post
                                                        Agora vai tudo daqui para o SV
                                                        Ver "montras" por enquanto ainda é grátis...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Request Ver Post
                                                          Ver "montras" por enquanto ainda é grátis...
                                                          Não dês ideias ao Coelho frito sff....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                            No meu exemplo o segmento B tinha "mais para oferecer" pois no teu exemplo ambos têm motores semelhantes. No meu exemplo tens um bloco 2.0 diesel que, IMHO, dá uma grande melhoria de qualidade de condução face a um bloco mais pequeno. E isto nota-se sobretudo em condução calma abaixo das 2000rpm já que acima das 2000/2500rpm cada motor turbo-diesel recente "puxa" o que tiver a puxar relativamente à sua potência e aí a cilindrada passa a ser secundário.




                                                            Leste mal, embora provavelmente não tenha sido muito explicito. Eu a seguir emendei e disse que encontrei um, precisamente esse como só poderia ser.

                                                            Esse Focus tem um preço absurdo que nunca ninguém na vida vai dar, por isso compra-se um bom segmento D com um motor semelhante, ano e kms semelhantes e até com um símbolo bem apetecível no capot/grelha.

                                                            Sim, no teu caso, o Ibiza nem se compara com o 1.6 do Focus sem duvida.

                                                            Mas o que queria dizer é, comparando o mais proximo possivel um Segmento B com C, motores identicos a nivel de potencia e cilindrada etc, preferia sempre o C por ser... mais carro, construçao diferente e porque tambem numa futura venda ira valer mais.


                                                            Quanto ao 2.0, realmente nao tinha percebido, e sim o preço desse é um pequeno balurdio sem duvida.




                                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                            De que vale um excelente chassis se apenas se aproveita 30% dele? Lembro-me como caso típico o Focus I com motor 1.4.
                                                            Continuando com o exemplo dos Focus... o 1.6 TDCI da para aproveitar bem o chassi, claro que ter ali à frente o 5 cilindros era sempre outra coisa
                                                            Editado pela última vez por Drifter; 09 September 2012, 00:26.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X