Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat Punto MK1

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fiat Punto MK1

    Boas pessoal, tenho andado a ver este carro para uma possivel compra mas gostava de saber se é um carro fiavel, economico como muita gente diz e se tem uma boa conduçao. Gostava que me dessem a vossa opinião , com ou sem experiencia propria

    Cumps, N1csm

    #2
    Depende da versão, motor?? ano etc, etc, sem mais dados é um bocado dificil ajudar.

    Comentário


      #3
      Tens que dizer algo mais.

      Sendo com motores FIRE 8V é à partida do mais fiável e económico que existe na década de 90.

      Agora, alguns carros vão em breve fazer 20 anos, logo podes dar com muitos carros a precisarem de investimento.
      Tens que ver caso a caso.

      Anda para ai um DB dos Puntos MK1 que te pode ajudar nas opiniões.

      Comentário


        #4
        Assim de caras é difícil dizer algo em concreto.

        O meu carro tem o motor 1.2 16V de 86 CV, qualquer coisa (ajuda) estás à vontade.

        Comentário


          #5
          É entre as datas de 1993 e 1999. O motor pode ser um 1.1 ou 1.2, respectivamente com 55, 60 e 75 cavalos de potencia

          Comentário


            #6
            O de 60 faz melhores consumos que o de 55

            Comentário


              #7
              ...devido à caixa de 6 vel.

              O de 75 CV também é um bom compromisso.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                ...devido à caixa de 6 vel.

                O de 75 CV também é um bom compromisso.
                Amigo , podes-me explicar melhor sobre essa caixa de 6 velocidades. É que nunca percebi o conceito da sexta velocidade desse carro

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por N1csm Ver Post
                  Amigo , podes-me explicar melhor sobre essa caixa de 6 velocidades. É que nunca percebi o conceito da sexta velocidade desse carro
                  Conheces o conceito "para Inglês ver" ?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
                    Conheces o conceito "para Inglês ver" ?
                    Nao

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por N1csm Ver Post
                      Nao
                      "Ainda durante o século XIX surgiria a expressão "Para inglês ver" que se refere a algo que serve apenas de fachada e que não tem qualquer utilidade efectiva."

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
                        Conheces o conceito "para Inglês ver" ?
                        O que tu não sabes é que a 6ª dos Puntos de 6 velocidades é muito mais curta do que a 5ª dos de 5 velocidades.

                        Logo o carro sobe muito melhor de regime.

                        A andar a fundo a diferença ao cronómetro não é muita, mas na condução do dia a dia, os 6 Speed são muito mais nervosos.

                        Comentário


                          #13
                          Eu tenho um Fiat Punto 55 S de 1997 há já 3 anos e meio comprado com 115000 kms e actualmente com 160000 kms e, até agora a única avaria do motor relacionou-se com o termostato que ficou colado em aberto. Agora, no que diz respeito a outros problemas, as luzes de nevoeiro principalmente a do lado direiro tanto acende como não acende tem ali uns problemas de maus contactos. Para além disso, já levou uma bomba de gasolina porque verteu combustível e, na mudança verificou-se que tinha o respiro entupido. A vantagem deste carro a nível de manutenção é que tem peças baratas e, encontra-se com facilidade peças quer em sucatas quer da concorrência.
                          Relativamente a consumos costumo andar entre os 6 e os 7 L aos 100 kms dependendo se ando mais ou menos em cidade. Mas, tenho um conhecido que faz uma condução super calma e que anda sempre por nacionais que consegue consumos de 5,2 L aos 100 kms.
                          Relativamente à condução e, levando em linha de conta que o meu quer os amortecedores quer a embraiagem já tiveram melhores dias, posso-te dizer que é um carro que responde relativamente bem ao acelerador (para os seus 54 cv ) e que se mexe muito bem em cidades e nacionais. Já em AE, atinge os 120 km/h mas, acima disso começa a ser muito ruidoso para além de o motor já não ter muito mais para dar em função da caixa relativamente curta. Não é muito confortável, mas tem boa estabilidade em curva (os meus amortecedores prejudicam um bocado estes 2 items). O carro trava relativamente bem mas, o pedal tem um curso que requer alguma habituação porque é relativamente fácil bloquear as rodas.
                          Espero ter ajudado e qualquer coisa é só perguntar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                            O que tu não sabes é que a 6ª dos Puntos de 6 velocidades é muito mais curta do que a 5ª dos de 5 velocidades.

                            Logo o carro sobe muito melhor de regime.

                            A andar a fundo a diferença ao cronómetro não é muita, mas na condução do dia a dia, os 6 Speed são muito mais nervosos.
                            Sei pois dai dizer aquilo

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
                              Sei pois dai dizer aquilo
                              Os 6 Speed são logo mais curtos 7% de caixa e respeitando origem 1% de rodas, logo 8% mais curtos.

                              A 1ª só se usa praticamente em manobras.

                              Para além de jante 14 versus 13 dos 5 Speed, as molas são -15mm e a barra estabilizadora é mais grossa.


                              Os Puntos 1.1 estão estudados para serem relativamente rápidos e nervosos (os 6 Speed mais ainda) até aos 140 (velocidade legal), depois disso ainda vão mas já demoram bastante.
                              Ainda assim os sucessores mais pesados e de maior clindrada e potência se calhar não são melhores.

                              Aqui ficam dois vídeos de unidade 55 6 Speed com +250.000 kms:

                              Vídeo @ 5500 (rotação de potência máxima):
                              Punto 55 6 Speed 160 5500 - YouTube

                              Vídeo onde dá para perceber o que anda para cima de 140.
                              No caso vai tipo até 182 @ 6300.
                              Cortaria a 6ª a ~190 @ 6500. Teria que ser uma descida longa.
                              Punto 55 6 Speed 182 6300 - YouTube

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por N1csm Ver Post
                                É entre as datas de 1993 e 1999. O motor pode ser um 1.1 ou 1.2, respectivamente com 55, 60 e 75 cavalos de potencia
                                Os melhores são os 75.

                                Não sei o teu orçamento mas talvez possas chegar aos 85 16v: ELX, Stile ou até mesmo um Sport.

                                Comentário


                                  #17
                                  Obrigado a todos pela ajuda. Ja fiquei a conhecer melhor sobre o carrinho.

                                  gtabarth, o meu orçamento é no maximo de 600 €. Sei que ja se encontra alguns puntos, mas desse modelo é capaz de ser um pouco mais dificil

                                  Comentário


                                    #18
                                    gtabarth uma duvida, porque é que em Portugal os 1.6 MPI de 90cv são muito raros ?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
                                      gtabarth uma duvida, porque é que em Portugal os 1.6 MPI de 90cv são muito raros ?
                                      Vendidos cá só conheço em Cabriolet.
                                      Principal motivo: preço final com impostos por ser 1600.
                                      O preço em 1994 ficaria só ligeiramente abaixo dos 1.4 GT Turbo.
                                      Também teriam concorrência dos 1700 Turbo Diesel.

                                      É uma pena porque esse motor (motor de 90cv do Dedra) num Punto MK1 funciona muito bem.
                                      Muita força e disponibilidade.

                                      Tecnicamente o 1.2 Twin Cam 16v é mais sofisticado e quase iguala a potência e prestações, e até é mais rotativo; mas o 1600 é outra coisa em entrega.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por N1csm Ver Post
                                        Obrigado a todos pela ajuda. Ja fiquei a conhecer melhor sobre o carrinho.

                                        gtabarth, o meu orçamento é no maximo de 600 €. Sei que ja se encontra alguns puntos, mas desse modelo é capaz de ser um pouco mais dificil
                                        Pá. Com 600 € procura o melhor 55 que te apareça. O que estiver em melhor estado.
                                        Mas bastante cuidado porque nestes valores aparecem carros em todo o tipo de estado.

                                        Por milagre pode ser que te apareça um 75 a andar.

                                        Faz bem as contas a ver se é preciso gastar algum. Em carros destes costuma ser sempre.

                                        Aquele 6 Speed dos vídeos que coloquei, foi vendido o ano passado por 750 €, sem precisar de nada para pelo menos um ano.
                                        Tinha levado consumíveis todos novos, juntas, fluídos, calços e cintas de travões, tudo.
                                        E tinha jantes de liga leve.

                                        Mas este tipo de negócio é raro e só acontece porque as pessoas tinham um carro o mais em condições possível para uso diário e surgem oportunidades de trocar por outro carro que o substitui; porque normalmente ninguém mete coisas para depois vender.
                                        Editado pela última vez por gtabarth; 12 September 2012, 19:38.

                                        Comentário


                                          #21
                                          tive um punto 75 elx,so posso dizer bem do carro,para 1200cc anda que e um espetaculo,nao bebe muito,confortavel...em resumo BOM CARRO

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tenho um 1.1 sx 55cv de 5 velocidades , e para ar uma voltitas chega e sobra , consumos não baixo dos 8/8.5 (muita cidade e trajectos muito curtos) o unico problema destes carros é mesmo o sistema de arrefecimento , o meu nesse apecto levou tudo novo pois qunado vio para a minha mão estava em muito mau estado , o espaço interior é MUITO BOM para um segmento B da altura tenho 1.92cm e vai bem uma pessoa atrás de mim com 1.75/1.80 m

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Howard12 Ver Post
                                              o unico problema destes carros é mesmo o sistema de arrefecimento , o meu nesse apecto levou tudo novo pois qunado vio para a minha mão estava em muito mau estado
                                              O problema é de todos os carros quando estão com o sistema igual desde fábrica, com 10, 15 e 20 anos.
                                              Simplesmente se precisar as pessoas juntam-lhe água da torneira.
                                              Quando nem isso fazem, os resultados podem ser maus.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                Vendidos cá só conheço em Cabriolet.
                                                Principal motivo: preço final com impostos por ser 1600.
                                                O preço em 1994 ficaria só ligeiramente abaixo dos 1.4 GT Turbo.
                                                Também teriam concorrência dos 1700 Turbo Diesel.

                                                É uma pena porque esse motor (motor de 90cv do Dedra) num Punto MK1 funciona muito bem.
                                                Muita força e disponibilidade.

                                                Tecnicamente o 1.2 Twin Cam 16v é mais sofisticado e quase iguala a potência e prestações, e até é mais rotativo; mas o 1600 é outra coisa em entrega.
                                                Mas o 1.6 não é FIRE pois não ?

                                                Sim cá tambem so os vi montados em Cabriolet

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
                                                  Mas o 1.6 não é FIRE pois não ?

                                                  Sim cá tambem so os vi montados em Cabriolet
                                                  Não.
                                                  FIRE só vai até 1.4.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Howard12 Ver Post
                                                    Tenho um 1.1 sx 55cv de 5 velocidades , e para ar uma voltitas chega e sobra , consumos não baixo dos 8/8.5 (muita cidade e trajectos muito curtos) o unico problema destes carros é mesmo o sistema de arrefecimento , o meu nesse apecto levou tudo novo pois qunado vio para a minha mão estava em muito mau estado , o espaço interior é MUITO BOM para um segmento B da altura tenho 1.92cm e vai bem uma pessoa atrás de mim com 1.75/1.80 m
                                                    Confesso que agora fiquei assustado amigo

                                                    Obrigado a todos com as dicas e informaçoes sobre o carro. Ja tive a ver um com 97 mil km, amanha de manha vou falar com a pessoa que está encarregue dele

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tive em tempos, um GT Turbo... Foi um excelente automóvel. Em termos de consumos... bem, digamos que consumia tanto como um 2.0...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por N1csm Ver Post
                                                        Confesso que agora fiquei assustado amigo
                                                        Na utilização que ele dá gastar 8 a 8,5 é pouco.

                                                        Se fizer estrada é normal acabar por fazer médias de 6,5 no global.

                                                        Quanto pensas que um carro gasta a fazer cidade e trajectos curtos?
                                                        Só um Smart se afasta disso.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                          Na utilização que ele dá gastar 8 a 8,5 é pouco.

                                                          Se fizer estrada é normal acabar por fazer médias de 6,5 no global.

                                                          Quanto pensas que um carro gasta a fazer cidade e trajectos curtos?
                                                          Só um Smart se afasta disso.
                                                          Sinceramente pensava que ele gastava uns 7 na cidade, e uns 5 em estrada e que desse uma media de 6/ 6 e piques. Estarei errado? Vi no site autoevolution - automotive news & test drives os consumos medios e pus-me a fazer contas

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por N1csm Ver Post
                                                            Sinceramente pensava que ele gastava uns 7 na cidade, e uns 5 em estrada e que desse uma media de 6/ 6 e piques. Estarei errado? Vi no site autoevolution - automotive news & test drives os consumos medios e pus-me a fazer contas
                                                            depende muito do pé , das estradas que "frequentes" por exemplo eu de manha pra dormir mais 10 min e não ir a pé para apanhar boleia faço só 1 KM (eu sei é mesmo ser sedentário , mas a cama é tão má pra mim) agora se tu andares devagar e depois de o carro estar quente também consome menos , por exemplo num depoito em que fiz 150KM de auto estrada no total do deposito consegui 7.5 mas os outrso 450KM foram todos com utilizaçºao citadina e percusos curtos , mas o meu é só um exemplo e mau , pois varia do tipo de utilização

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X