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Alta cilindrada?

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    Alta cilindrada?

    O governo prepara-se para mais um dos seus ataques. Foi dito que os automóveis de alta cilindrada verão os seus impostos agravados.

    Afinal o que é alta cilindrada?

    Refere-se somente à capacidade dos cilindros? (A partir de ...?)

    Tem em consideração um motor 'turbinado', embora só com 1400 cc? (Entrando aqui em jogo a potência)

    Terá em consideração o segmento em que se insere o carro, independentemente da cilindrada?

    Gostaria de saber o que têm a dizer sobre isto.

    Obrigado.

    PS. Para mim, alta cilindrada tem a ver com a conjugação de 2500 cc cúbicos para cima, aliados ao segmento (luxo) do carro.

    #2
    Também vi a noticia e tenho andado com as mesmas dúvidas e receios, tenho uma 2500cc...

    Comentário


      #3
      A alta cilindrada é algo que sempre me custou a entender.

      Nos jornais às vezes aparecem notícias de roubos a veículos de alta cilindrada que afinal não passam de Audi A3 e semelhantes.

      Comentário


        #4
        No meu ver "Alta cilindrada" referem-se a carros superiores a 2000 cc que sejam carros premium!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
          A alta cilindrada é algo que sempre me custou a entender.

          Nos jornais às vezes aparecem notícias de roubos a veículos de alta cilindrada que afinal não passam de Audi A3 e semelhantes.
          Pois, mas isso já vem do velho cliché de que se é Mercedes, Audi ou BMW é obviamente "bomba" com 18000cc e 1200 CV... (salve o exagero)

          Comentário


            #6
            Isto respondendo ao MadDragon..
            Porque na minha opinião alta cilindrada é apartir dos 3000 cc!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Murse Ver Post
              Isto respondendo ao MadDragon..
              Porque na minha opinião alta cilindrada é apartir dos 3000 cc!
              Em cima disseste que eram 2000c.c.

              De qualquer forma não me parece que exista actualmente algum patamar de distinção entre alta cilindrada ou não anterior a esta nova lei que, concerteza, o irá definir.

              Comentário


                #8
                A julgar pela carga fiscal actual aqui alta cilindrada é tudo o que tenha mais que um hamster a correr numa rodinha debaixo do capot.

                E estou certo que os ignóbeis que nos governam não farão qualquer distinção entre motores atmosféricos e sobrealimentados.

                Lógica fiscal portuguesa:

                - seg. D generalista 3000 atmosférico = alta cilindrada = carro de luxo
                - seg. F premium 2000 turbodiesel = carro de trabalho

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                  A julgar pela carga fiscal actual aqui alta cilindrada é tudo o que tenha mais que um hamster a correr numa rodinha debaixo do capot.

                  E estou certo que os ignóbeis que nos governam não farão qualquer distinção entre motores atmosféricos e sobrealimentados.

                  Lógica fiscal portuguesa:

                  - seg. D generalista 3000 atmosférico = alta cilindrada = carro de luxo
                  - seg. F premium 2000 turbodiesel = carro de trabalho
                  O meu receio é que levem as coisas por esse caminho...

                  Comentário


                    #10
                    Acho que o conceito "Alta cilindrada" ficou estagnado desde há muitos anos a esta parte [anos 80/90 (?)].

                    Julgo que, quando se usa a dita expressão (na comunicação social e afins) pretende-se, sobretudo, dar a entender que o veículo em questão é um "carrão" deixando para segundo plano a característica do motor.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Request Ver Post
                      O meu receio é que levem as coisas por esse caminho...
                      Levem? Elas já estão assim há muito tempo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                        Acho que o conceito "Alta cilindrada" ficou estagnado desde há muitos anos a esta parte [anos 80/90 (?)].

                        Julgo que, quando se usa a dita expressão (na comunicação social e afins), pretende-se, sobretudo, dar a entender que o veículo em questão é um "carrão" deixando para segundo plano a característica do motor.
                        Continua a não fazer grande sentido quando aparecem Audi's A3 como carros de alta cilindrada.
                        Ainda foi na semana passada que vi uma notícia assim.

                        Comentário


                          #13
                          Para a comunicação até um Audi A3 1.2TSI é alta cilindrada...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                            Levem? Elas já estão assim há muito tempo.
                            Refiro-me ao agravamento anunciado...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Request Ver Post
                              Refiro-me ao agravamento anunciado...
                              Vão-se limitar a aumentar os valores a pagar por todo.

                              Provavelmente só se vão livrar de um aumento significativo os motores abaixo de 1250cc.

                              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                              Continua a não fazer grande sentido quando aparecem Audi's A3 como carros de alta cilindrada.
                              Ainda foi na semana passada que vi uma notícia assim.
                              Dá para ver o quão mal nós estamos (e muitos continuam a não querer ver) quando um Audi A3 é considerado um carro de luxo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                Lógica fiscal portuguesa:

                                - seg. D generalista 3000 atmosférico = alta cilindrada = carro de luxo
                                - seg. F premium 2000 turbodiesel = carro de trabalho
                                Até concordo que a fiscalidade automóvel poderia ser mais justa se fosse baseada no segmento, mas como é que se legisla algo tão vago? Preço antes de impostos? Continuaria a ser falível.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                  Continua a não fazer grande sentido quando aparecem Audi's A3 como carros de alta cilindrada.
                                  Ainda foi na semana passada que vi uma notícia assim.
                                  Concordo contigo.
                                  Mas já sabes a falta de precisão que os (alguns) jornalistas aplicam no seu trabalho.
                                  Para eles é tudo igual.

                                  Apenas para quem se interessa e está (mais ou menos) a par da realidade do mundo automóvel, é que consegue distinguir bem os vários conceitos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                    Até concordo que a fiscalidade automóvel poderia ser mais justa se fosse baseada no segmento, mas como é que se legisla algo tão vago? Preço antes de impostos? Continuaria a ser falível.
                                    IVA sobre o preço base e ISV a ponderar só e apenas emissões poluentes (e não a palhaçada do CO2 muito menos algo sem qualquer fundamento como cilindrada).

                                    Acho que são os únicos impostos justos e que fazem qualquer sentido.

                                    O problema é que há muito que aos nossos governantes não interessa ser justo ou fazer sentido, interessa é mamar.
                                    Editado pela última vez por SRLA; 15 September 2012, 13:45.

                                    Comentário


                                      #19
                                      É que eles também vão mamar todos os anos no mesmo carro. Trata-se do IUC que deverá ser também agravado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Para mim alta cilindrada é de 2.5 para cima. Mas pelo que venho a verificar à uns anos é que tudo o que é superior a 1.4 é declarado de alta cilindrada, seja por jornalista, governo, etc. Acho que ainda vivem com essa ideia desde os anos 80...

                                        Comentário


                                          #21
                                          qualquer coisa que seja, merc, bmw, ou audi é alta cilindrada para o governo, comunicação social etc. Nem que tenham um motor 0.9 de um fiat.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mais ainda? Isso é um verdadeiro atestado de estupidez por parte do governo.

                                            Quantos carros de alta cilindrada são vendidos em Portugal? Ja não pagam um balurdio em impostos? O unico que vão conseguir é meia duzia de tostões (em termos relativos a nivel de impostos), deixar os ricos mal dispostos (o que é super-inconveniente neste tempo de crise, fuga de capitais não interessa nada agora)

                                            Tenham juizo

                                            Comentário


                                              #23









                                              Para o governo não sei, mas, pelo que aprendi a ver notícias, para a comunicação social só há uma viatura de alta cilindrada neste post... e não é o Citroën

                                              Comentário


                                                #24
                                                É o corsa!
                                                A medida é boa... Os gajos do governo só alapam a peida em carros de alta cilindrada. Vamos ganhar mais dinheiro para o estado com isso! Pena é sermos nós a pagar o imposto deles.





                                                Para o governo não sei, mas, pelo que aprendi a ver notícias, para a comunicação social só há uma viatura de alta cilindrada neste post... e não é o Citroën [/QUOTE]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Até tremo quando penso nos critérios que os iluminados deste governo vão usar para definir "alta cilindrada". Cá em casa moram um 2.7 e um 2.8. Já estou mesmo a ver que vou levar por tabela

                                                  Deviam sim era taxar os automóveis pela potência e poluição. Seria muito mais justo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Bruno155 Ver Post
                                                    Até tremo quando penso nos critérios que os iluminados deste governo vão usar para definir "alta cilindrada". Cá em casa moram um 2.7 e um 2.8. Já estou mesmo a ver que vou levar por tabela

                                                    Deviam sim era taxar os automóveis pela potência e poluição. Seria muito mais justo.
                                                    Com a furia taxista do actual governo podes/podemos ir-nos preparando...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Quanto a mim, alta cilindrada é a partir de 2.000cm3.

                                                      Sabemos que um motor a 4 tempos funciona "melhor" com 4 cilindros, em que em cada tempo tem sempre 1 pistão a produzir força, e sabemos que o equilíbrio performance/tamanho do cilindro será no limite 500cm3.

                                                      Salvam-se as devidas excepções, mas regra geral, este é um motor equilibrado e tudo o que seja acima parece-me que se poderá enquadrar na "alta cilindrada".

                                                      Quanto aos turbos, e uma vez que são terreno "pantanoso", terão de ser "ignorados" pois actualmente já o são.

                                                      Obviamente aliado à cilindrada deverá estar a emissão de gases, tal como actualmente já acontece.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não sei o que o governo irá considerar "alta-cilindrada", mas se quiserem apanhar muita gente, basta dizer que alta cilindrada é 1750cc para cima.
                                                        Apanha todos os BMW, MB, VW e Audi diesel que andam por aí.

                                                        Se considerarem apenas 2500cc ou 3000cc, pouquíssima gente será afectada, e é preciso "compensar" a perda do ISV

                                                        Viram o que o PM disse sobre as vendas auto? De rir mesmo

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Penso que será só em veículos adquiridos novos, mas posso estar enganado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Rapport Ver Post
                                                            Penso que será só em veículos adquiridos novos, mas posso estar enganado.
                                                            Pela entrevista, ele deu a entender que seria na utilização, ou seja, para veículos já existentes, tanto barcos como aviões ou carros. Até porque pouco adiantaria taxar mais os novos, visto que vendem-se "meia-dúzia".

                                                            Tens p.ex o caso das motos, estavam(estão) a vender-se imensas 125cc, e o governo arranjou logo maneira de taxar com IUC(estavam isentas)

                                                            Mas também posso estar enganado, e com políticos, nada me espanta

                                                            Comentário

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