Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque é que os carros de tracção traseira são melhores desportivos ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Porque é que os carros de tracção traseira são melhores desportivos ?

    Porque é que os carros de tracção traseira são melhores Desportivos que os de tracção dianteira

    Agosto, conversa descontraída na Pastelaria do Marquês em Porto Côvo (Costa Vicentina). Assunto? Carros como é óbvio. Ordem de trabalhos? A tracção nos carros desportivo. Oradores: eu, dois amigos e imperiais em número indeterminado. Resultado, uma tarde memorável e uma factura em cerveja para esquecer…
    Toda esta ladainha para introduzir um novo capitulo na nossa Autopédia: Porque é que os carros de tracção traseira são os melhores desportivos que os de tracção dianteira?
    O porquê já nós sabemos(!) agora fundamentar esta afirmação nem sempre é fácil.
    O principal beneficio da tracção traseira é o desconcentrar da dianteira as forças de stress que actuam sobre os pneus. Leia-se força de tracção e força direccional. Num carro de tracção traseira as rodas traseiras são responsáveis pela força de tracção, enquanto que as rodas dianteiras lidam somente com as forças de direcção. Nos carros de tracção dianteira já não é assim, os pneu dianteiros têm de lidar com ambas as forças, e por isso mais facilmente se excede a capacidade de aderência dos pneus, enquanto os pneus traseiros quase que tiram “férias”.

    Nos carros de tracção traseira – como dizia à pouco – este esforço é divido pelos dois eixos. Os pneus da frente lidam apenas com as forças direccionais enquanto que os pneus traseiros lidam unicamente com a tracção do carro. Este factor faz com que se consiga fazer uso pleno da capacidade de aderência de ambos os eixos, o que se traduz em velocidades de curva superiores. Este é o principal motivo. Os outros são secundários mas não deixam de ser válidos:

    -Melhor distribuição de pesos: A maioria dos carros de tracção traseira tem o motor na dianteira e os componentes da transmissão na traseira (um bom exemplo é o Lexus LFA, ou o Mercedes SLS que têm as caixas de velocidade sob o eixo traseiro), enquanto os carros de tracção dianteira têm tudo à frente. Ao ter os componentes distribuídos pelos dois eixos o comportamento do carro torna-se mais previsível e neutro devido ao seu menor momento de inércia (conceito da física explicado aqui). Um bom exemplo, é o BMW Série 1. Como veremos, este factor influência em muitos outros aspectos a dinâmica.

    -Melhor Aceleração: Em quase todas as situações a capacidade de aceleração de um carro de tracção traseira em arranque é superior à de um carro de tracção dianteira. Isto sucede porque ao arrancar há uma transferência de peso para a traseira do carro e que se traduz num aumento da pressão sob a borracha e que aumenta a sua capacidade de tracção. No carro de tracção dianteira o mesmo fenómeno tem o efeito contrário fazendo com que os pneus patinem mais com a mesma dose de potência.

    -Melhor capacidade de travagem: Por causa da melhor distribuição de pesos a perda de balanço entre a dianteira e a traseira em situação de travagem de emergência é menor, logo o esforço entre os pneus da frente e de trás é mais equilibrado.

    -Melhor capacidade para curvar rápido: Não querendo tornar-me repetitivo, uma transferência de peso equitativa entre os eixos faz com que o carro tenha um comportamento mais neutro devido ao seu menor momento de inércia, o que o torna mais manobrável. A tendência para fugir de frente (subviragem) é menor na medida em que a carga sob a dianteira for menor ao nível da tracção. O facto de ter a tracção nos pneus traseiro também permite que se curve com auxilio de uma deriva controlada da traseira.

    - Ausência de “torque-steer” e melhor feeling: Como sabem, carros de tracção dianteira com potências superiores a 150cv’s sofrem todos de um problema, que é a repercussão do binário no tacto da direcção. O trabalho do diferencial faz sentir-se no volante e deixa-nos muitas vezes sem saber o que se passa “lá à frente”. Hoje em dia, através do recurso a geometrias de suspensão mais elaboradas e de vários pivot’s consegue-se excelentes resultados no processo de digestão da potência pelo eixo dianteiro, no entanto estes resultados são conseguidos com algum custo. Nomeadamente afinações de molas e suspensões mais “rijas” que tornam o carro menos confortável e menos tolerante aos desníveis laterais do asfalto. Sendo o carro de tracção traseira, os engenheiro podem concentrar-se em aumentar o feeling da dianteira e a sua capacidade de “virar” o automóvel.

    -Melhor acessibilidade mecânica e durabilidade: Não é à toa que os taxistas preferem carros com esta configuração. Certo?

    -Fun-factor: Há coisa melhor do que conduzir um bom carro de tracção traseira? Claro que não!


    Posto tudo isto, porque raio inventaram então os carros de tracção à frente? Por dois motivos essenciais: O primeiro é que fica mais barata a montagem e produção de um carro de tracção dianteira. Tem menos componentes e a sua montagem é integrada. O segundo é os ganhos ao nível de habitabilidade interior. Estando todos os componentes concentrados na frente do automóvel liberta-se espaço para a bagagem e passageiros pela ausência de túnel central.

    Felizmente, os tracção dianteira dos dias de hoje graças aos avanços feitos ao nível da electrónica e suspensões são tudo menos aborrecidos. Veja-se o Renault Mégane RS; o Ford Focus RS; ou o Mini Cooper S. Para os mais saudosistas não poderia deixar de nomear outros carros de tracção dianteira de condução épica: Citroen AX GT; Peugeot 106 Rally; Volkswagen Golf GTI MK1; e “the last but not the least” o Honda Integra Type-R!

    Portanto apesar deste artigo ser sobre as maravilhas da tracção traseira, aqui fica um pequeno tributo às maravilhas dos “tudo à frente”:

    Autopédia: Porque é que os carros de tracção traseira são melhores desportivos que os de tracção dianteira? | Razão Automóvel

    #2
    Bom tópico, ainda que desconfie que vá dar discussão...
    Eu, que não sou condutor usual de desportivos, a principal virtude do RWD que encontro no meu carro é a diversão que é dar umas "atravessadelas" de vez em quando...

    Comentário


      #3
      Eu concordo que globalmente os RWD sejam "melhores desportivos" que os FWD... o problema é a parte da rapidez. Falas de coisas como:


      Melhor capacidade para curvar rápido

      Melhor capacidade de travagem

      Um bom exemplo, é o BMW Série 1. Como veremos, este factor influência em muitos outros aspectos a dinâmica.

      E depois há coisas assim:

      Nordschleife lap times


      8:07.97 Renault Megane RS Trophy
      2000cc Turbo
      265cv


      8:15 BMW 1 Series M Coupe
      3000cc Turbo
      335cv



      Os números falam por si.

      Mas lá está, o "melhor desportivo" é sem dúvida o 1M. Agora o mais rápido não é de certeza pelo que algumas das justificações que apresentas para mim não fazem (sempre) sentido.
      Editado pela última vez por Bj40; 15 September 2012, 15:39.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
        Eu concordo que globalmente os RWD sejam "melhores desportivos" que os FWD... o problema é a parte da rapidez. Falas de coisas como:




        E depois há coisas assim:

        Nordschleife lap times


        8:07.97 Renault Megane RS Trophy
        2000cc Turbo
        265cv


        8:15 BMW 1 Series M Coupe
        3000cc Turbo
        335cv



        Os números falam por si.

        Mas lá está, o "melhor desportivo" é sem dúvida o 1M. Agora o mais rápido não é de certeza pelo que algumas das justificações que apresentas para mim não fazem (sempre) sentido.
        Sem grandes certezas... parece-me que o que está a vermelho explica tudo.

        Experimenta meter uma versão "trophy" do 1M e depois vê o que acontece.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Micky Ver Post
          Sem grandes certezas... parece-me que o que está a bold explica tudo.

          Experimenta meter uma versão "trophy" do 1M e depois vê o que acontece.
          Será que explica? A versão Trophy não é propriamente o carro mais "trophy" do Mundo.

          Eu comparo o que existe no mercado, se vamos para "ses" eu meto ali o Megane R26.R do modelo actual, esse sim, compreendo que esteja um pouco distante daquilo que é o conceito de carro de produção.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
            Eu concordo que globalmente os RWD sejam "melhores desportivos" que os FWD... o problema é a parte da rapidez. Falas de coisas como:




            E depois há coisas assim:

            Nordschleife lap times


            8:07.97 Renault Megane RS Trophy
            2000cc Turbo
            265cv


            8:15 BMW 1 Series M Coupe
            3000cc Turbo
            335cv



            Os números falam por si.

            Mas lá está, o "melhor desportivo" é sem dúvida o 1M. Agora o mais rápido não é de certeza pelo que algumas das justificações que apresentas para mim não fazem (sempre) sentido.

            Sim, mas tambem o peso do 1M nao é pouco e o chassi nao esta tao mexido como do Megane. Para alem de estarmos a falar da versao Trophy, com mais potencia e melhoramentos em dinamica.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
              Nao é por nada, mas eles falam do Serie 1, nao dizem versao, podemos estar a falar de um 114i. Como é obvio, estas a comprar um Serie 1 normal vs um Megane bastante mexido pela Renault Sport. Nao é uma comparaçao muito justa. No minimo compara com o M135i ou o 1M que sera o ideal
              Cá para mim o S1 nem motor tinha.

              Claro que é o 1M, ainda bem que achas a comparação justa. Eu por acaso nem acho já que são 70cv de diferença.

              Eu gosto é dessas certezas "como é óbvio, é um 114i, é um S1 Normal Vs Megane com motor de F1".

              Como é óbvio é um 1M, como é óbvio ninguém tem culpa que o S1 seja um carro gordo (pesa quase tanto como o S3 que lhe deu origem) e muito menos ninguém tem culpa que o facto de ser RDW lhe adicione uns Kg a mais que um FWD equivalente, e é este ponto que se discute no tópico.
              Editado pela última vez por Bj40; 15 September 2012, 16:15.

              Comentário


                #8
                é só veres que nenhum carro feito para trackdays é fwd, e de todas as competições automóveis que não têm como objectivo a aproximação aos carros de produção, nenhuma é fwd

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                  Cá para mim o S1 nem motor tinha.

                  Claro que é o 1M, ainda bem que achas a comparação justa. Eu por acaso nem acho já que são 70cv de diferença.
                  Sao 70cv de diferença e quase 200kg. Mas nao reparei que tinhas metido o tempo do 1M, por isso corrigi o post.

                  Agora, concordo que a nivel de distribuiçao de peso os FWD sejam o ideal.

                  Comentário


                    #10
                    E como é óbvio 7 segundos são uma diferença assinalável que só vem provar que é possível fazer FWDs espantosos e melhores - mais rápidos - que alguns RWD mais potentes, supostamente mais desportivos e acima de tudo com mais pedigree.

                    O que não invalida que na dúvida entre os 2, eu escolheria sempre o 1M, logicamente.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                      é só veres que nenhum carro feito para trackdays é fwd, e de todas as competições automóveis que não têm como objectivo a aproximação aos carros de produção, nenhuma é fwd
                      Conheces uma modalidade chamada WRC certo? Pronto.. Se não sabes o que quero dizer, investiga. (porque é que acabaram com os Kit Car/ Maxi de F2)

                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                      Sao 70cv de diferença e quase 200kg. Mas nao reparei que tinhas metido o tempo do 1M, por isso corrigi o post.

                      Agora, concordo que a nivel de distribuiçao de peso os FWD sejam o ideal.
                      E alguém tem culpa disso? Ainda por cima em carros que nas suas versões "normais" são concorrentes, do mesmo segmento, etc. Como eu já expliquei, só o simples facto de ser RDW adiciona algum peso ao conjunto.

                      Que eu saiba a variável peso faz parte da definição de "melhor ou pior" de um carro. E não me parece que um Megane RS seja mais "diferente" de um Megane normal do que um 1M de um S1 normal, aliás, o 1M está bem mais distante desse conceito ao levar inclusivamente elementos mecânicos de outros modelos BMW.

                      Comentário


                        #12
                        Resumindo: os FWD são mais eficientes, mas mais "chatos".

                        Comentário


                          #13
                          E não quero dizer com isto que os FWD sejam melhores, ou piores. É mais que certo que a partir de uma dada potência não são, em condições nenhumas.

                          Mas achei engraçado que num exemplo concreto se faça tudo para descredibilizar um dos carros em causa e para "desculpar" o outro.

                          Já devia saber que ia ser assim.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                            Conheces uma modalidade chamada WRC certo? Pronto.. Se não sabes o que quero dizer, investiga. (porque é que acabaram com os Kit Car/ Maxi de F2)
                            parece que não leste, o objectivo do wrc era aproximar os carros de corrida aos de estrada, assim como o wtcc, removes essas duas e eu não vejo mais nenhuma competição onde se usem fwd's

                            Comentário


                              #15
                              Eu vejo, por exemplo RallyCross.

                              Comentário


                                #16
                                Concordo que é possível um FWD ser tão eficaz como um RWD, mas neste caso, dada a diferença de potências, acredito que isto se deva à preparação do modelo trophy.
                                Que tempo fez o RS normal?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                  parece que não leste, o objectivo do wrc era aproximar os carros de corrida aos de estrada, assim como o wtcc, removes essas duas e eu não vejo mais nenhuma competição onde se usem fwd's
                                  Oi??










                                  Olha desisto. É que de outra forma é tempo perdido E as diferenças mais significativas nem estão à vista mas sim nos motores, chassis, etc. Qualquer parecença com um carro de estrada é uma mera ilusão.
                                  Ficheiros anexados

                                  Comentário


                                    #18
                                    explica-me porque é que se fazem os 250 carros para homologação

                                    In racing series that are "production-based" (that is, the vehicles entered in the series are based on production vehicles for sale to the public), homologation requires not only compliance with a racing series' technical guidelines (for example, engine displacement, chassis construction, suspension design and such) but it often includes minimum levels of sales to ensure that vehicles are not designed and produced solely for racing in that series.
                                    são fwd porque há que obedecer a padrões de veículos de produção
                                    Editado pela última vez por Phaster; 15 September 2012, 16:45.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Micky Ver Post
                                      Concordo que é possível um FWD ser tão eficaz como um RWD, mas neste caso, dada a diferença de potências, acredito que isto se deva à preparação do modelo trophy.
                                      Que tempo fez o RS normal?
                                      mais...em asfalto

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                        explica-me porque é que se fazem os 250 carros para homologação
                                        Tu estás a falar de quê??

                                        E mesmo que fosse assim... Isso não impediu de terem sido feitos carros como Delta S4, RS200, etc. Puros protótipos.

                                        A sério, isto está a ficar off-topic e ainda por cima estamos em sintonias diferentes..I rest my case. (odeio esta expressão)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                          Tu estás a falar de quê??

                                          E mesmo que fosse assim... Isso não impediu de terem sido feitos carros como Delta S4, RS200, etc. Puros protótipos.
                                          chegaste onde eu queria, quando coisas como custos de produção, espaço para ocupantes e simplicidade de construção simplesmente não interessam o layout fwd é a primeira coisa a ir à vida

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Micky Ver Post
                                            Concordo que é possível um FWD ser tão eficaz como um RWD, mas neste caso, dada a diferença de potências, acredito que isto se deva à preparação do modelo trophy.
                                            Que tempo fez o RS normal?
                                            Segundo este site fez 8:29

                                            Nordschleife lap records - FastestLaps.com

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Xkoviak Ver Post
                                              Vai de encontro ao que eu achava..

                                              O RS "normal" é, à semelhança do 1M, um carro para se usar na estrada. Não como o trophy..
                                              Dada a diferença de potências seria estranho se o 1M não fosse mais rápido.

                                              De qualquer maneira, um desportivo que se use na estrada é sempre melhor se for RWD, porque é mais divertido.
                                              Na pista interessa quem vai à frente.. na estrada interessa quem se diverte mais

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                Eu concordo que globalmente os RWD sejam "melhores desportivos" que os FWD... o problema é a parte da rapidez. Falas de coisas como:




                                                E depois há coisas assim:

                                                Nordschleife lap times


                                                8:07.97 Renault Megane RS Trophy
                                                2000cc Turbo
                                                265cv


                                                8:15 BMW 1 Series M Coupe
                                                3000cc Turbo
                                                335cv



                                                Os números falam por si.

                                                Mas lá está, o "melhor desportivo" é sem dúvida o 1M. Agora o mais rápido não é de certeza pelo que algumas das justificações que apresentas para mim não fazem (sempre) sentido.
                                                Esquece lá isso.
                                                O Série 1 M é especial, mas o Mégane Trophy ainda é mais.

                                                O Série 1 M apesar de não ser apenas um Série 1 com esteróides - nunca a M faz isto - o Mégane Trophy tem outro nível de atenção ao pormenor.
                                                O Trophy não se limitou a colocar outro set up de suspensão e a rever o chassi (se é que tal foi feito no M).
                                                O Trophy tem modificações estudadas e pensadas ao pormenor para poder ser o FWD mais rápido.

                                                O "M1" por muito bom que seja não foi feito para ser o melhor em nada a não ser aquilo que é: uma máquina fantástica de se conduzir a todos os níveis.
                                                Porém, a nível de eficácia e precisão o Trophy está acima.

                                                Nenhum é melhor que o outro, são diferentes, mas são as prioridades de cada um que os fazem distinguir.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  bem de acordo com este duelo, o trophy só se safou no nordschleife, nas outras pistas ficou atrás do 1M
                                                  Duel : BMW 1M vs Renault Megane III RS / Trophy

                                                  Nos números apresentados o 1M é bem melhor que o Trophy.
                                                  Editado pela última vez por RicardoDTI; 15 September 2012, 19:37.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                    E alguém tem culpa disso? Ainda por cima em carros que nas suas versões "normais" são concorrentes, do mesmo segmento, etc. Como eu já expliquei, só o simples facto de ser RDW adiciona algum peso ao conjunto.

                                                    Que eu saiba a variável peso faz parte da definição de "melhor ou pior" de um carro. E não me parece que um Megane RS seja mais "diferente" de um Megane normal do que um 1M de um S1 normal, aliás, o 1M está bem mais distante desse conceito ao levar inclusivamente elementos mecânicos de outros modelos BMW.

                                                    Mas, no post inicial o user nao refere que o S1 é mais rapido por ser RWD, refere que a distribuiçao de peso é mais ideal num carro RWD e que isso melhora a dinamica, o que é verdade.

                                                    Depois, apesar do Megane RS e o 1M serem concorrentes, nao quer dizer que sejam totalmente comparaveis. Começando no trabalho que os 2 carros têm, apesar do 1M ter o eixo traseiro e os travoes do M3 E36 (salvo erro) e ter o 35is, pouco mais têm que isso, alguma rigidiz estrutural a mais... ja o Megane esta completamente mexido a nivel de chassi, suspensoes, travoes etc é um carro feito como maquina de precisao e de eficiencia, o 1M ja é mais um carro feito para... queimar pneu basicamente, para ser divertido mais que ser uma excelencia em pista. E nisto nivel o Megane esta consideravelmente mais trabalho que o 1M.

                                                    E ainda temos o comparar um Trophy, uma versao ainda mais mexida do Megane RS. Como ja meteram, um RS normal nao é mais rapido que um 1M.

                                                    Editado pela última vez por Drifter; 15 September 2012, 21:30.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                      Mas, no post inicial o user nao refere que o S1 é mais rapido por ser RWD, refere que a distribuiçao de peso é mais ideal num carro RWD e que isso melhora a dinamica, o que é verdade.

                                                      Depois, apesar do Megane RS e o 1M serem concorrentes, nao quer dizer que sejam totalmente comparaveis. Começando no trabalho que os 2 carros têm, apesar do 1M ter o eixo traseiro e os travoes do M3 E36 (salvo erro) e ter o 35is, pouco mais têm que isso, alguma rigidiz estrutural a mais... ja o Megane esta completamente mexido a nivel de chassi, suspensoes, travoes etc é um carro feito como maquina de precisao e de eficiencia, o 1M ja é mais um carro feito para... queimar pneu basicamente, para ser divertido mais que ser uma excelencia em pista. E nisto nivel o Megane esta consideravelmente mais trabalho que o 1M.

                                                      E ainda temos o comparar um Trophy, uma versao ainda mais mexida do Megane RS. Como ja meteram, um RS normal nao é mais rapido que um 1M.

                                                      Corrigido

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu concordo com o BJ40 !

                                                        Para quem se interesse por competição, nomeadamente rallies e de há uns anos a esta parte, é claro que do ponto de vista de eficácia não é muito claro o que é melhor.

                                                        Em estradas muito sinuosas e lentas os fwd leves podem ser muito rápidos. Nestas condições muitas vezes nem adianta uma enorme potência e há carros de 200/250 cv fwd muito eficazes.

                                                        De qualquer forma um carro bom para estrada é diferente de um carro bom para circuito.

                                                        Se alguém quiser um carro RWD para contrapor aos tempos do fantástico Renault, olhem para os 7:58 do Boxster S (e menos potente que o 1M)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não li tudo e não sei se já disseram isto, mas um RWD é melhor a acelarar, em que tem tração nas rodas que estão mais assentes na estrada, mas quando chega as curvas um carro com FWD é melhor, aliás se acelarar nas curvas as rodas da frente puxam o carro para o sentido em que a roda está virada, ao contrário de um RWD que empurra simplesmente o carro para a frente, obrigando o eixo dianteiro muitas vezes a fugir para o lado de fora da curva, o ideal são carro AWD tipo Evolution, que dão sova a carros bem mais potentes em pista.

                                                          Ora como o Megane e o Série 1 andaram em pista, existem muitos factores que definiram a velocidade de cada um, e não vai ser só a tração traseira ou dianteira que vão definir qual deles é melhor

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Atenção que neste tema as verdades absolutas não existem.

                                                            basta pensarmos num carro de 350 ou mais cv para a FWD já não fazer sentido.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X