Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida na condução de carro com caixa automática

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida na condução de carro com caixa automática

    Viva, acabo de comprar um Gti com DSG no entanto tenho duvidas de como deverei proceder quando o carro se encontra parado em plano inclinado (por exemplo a entrar numa garagem subterrânea) e desejo iniciar a marcha, Ex: Ontem a meio da descida tive que parar e coloquei na posição P mas assim que tentei reiniciar a marcha a caixa recusava-se a engrenar a posição D e estupidamente forcei e ouviu-se um estalido, o qual me preocupou já que o mesmo não deve dar saúde nenhuma à caixa, e só assim é que iniciou a marcha. O que estou a fazer mal, algum conselho?

    Muito obrigado a todos!

    #2
    Mas não carregaste no pedal do travão para inserir a marcha?

    Penso que também poderias pôr em "N" e apenas deixar descair o carro, mas não sei se isso será o mais indicado a fazer numa caixa auto.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
      Mas não carregaste no pedal do travão para inserir a marcha?

      Penso que também poderias pôr em "N" e apenas deixar descair o carro, mas não sei se isso será o mais indicado a fazer numa caixa auto.
      Sim, carreguei no pedal do travão (penso eu de que)….

      Comentário


        #4
        Deixaste em P sem travão de mão? Eu começaria por ai, ou seja sempre que estaciones numa inclinação primeiro travão de mão, depois cx em P. Se so usaste a cx parece-me normal essa dificuldade, tvz passando primeiro pelo o N e depois D. Acho que não deves forçar, mas não sei a força exercida

        Comentário


          #5
          Ler o manual.

          Fácil, barato e poupa-se nas asneiras

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
            Ler o manual.

            Fácil, barato e poupa-se nas asneiras
            Leio sempre o manual, mas como o manual é em Espanhol há diversas questões que não ficam devidamente esclarecidas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
              Deixaste em P sem travão de mão? Eu começaria por ai, ou seja sempre que estaciones numa inclinação primeiro travão de mão, depois cx em P. Se so usaste a cx parece-me normal essa dificuldade, tvz passando primeiro pelo o N e depois D. Acho que não deves forçar, mas não sei a força exercida
              Obrigado, vou experimentar dessa forma.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Hromana Ver Post
                Leio sempre o manual, mas como o manual é em Espanhol há diversas questões que não ficam devidamente esclarecidas.
                costuma ser facil arranjar o pdf em inglês e talvez em PT

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                  Deixaste em P sem travão de mão? Eu começaria por ai, ou seja sempre que estaciones numa inclinação primeiro travão de mão, depois cx em P. Se so usaste a cx parece-me normal essa dificuldade, tvz passando primeiro pelo o N e depois D. Acho que não deves forçar, mas não sei a força exercida
                  Exacto. É assim que faço, primeiro travão de mão, depois P. Se não usar o travão de mão, podemos estar a forçar a travagem da cx.

                  Comentário


                    #10
                    A pergunta que faço é: Se paraste, sem ser em caso de estacionamento, porque meteste a caixa em P?

                    P, significa Park, ou seja, é a posiçao que deves deixar a caixa quando estacionas (se o piso for plano, nem precisas de travao de mao porque nao estas a colocar stress na caixa/selector).

                    Em caso de transito, numa descida, ou metes em N para ires descaindo o carro, ou continuas em D e alivias o travao que ele vai descaindo na mesma. Eu aconselho sempre usar o D, porque se o transito começa a andar nao podes mudar de N para D em andamento, vais ter que parar no meio da estrada para mudar o selector sem necessidade. Se nao quiseres estar a travar, colocas o carro em N e travao de mao, se o piso tiver direito e o carro nao descair, ai sim podes meter em P e largar o travao, que o carro mantem-se ligado claro está, mas travado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                      A pergunta que faço é: Se paraste, sem ser em caso de estacionamento, porque meteste a caixa em P?

                      P, significa Park, ou seja, é a posiçao que deves deixar a caixa quando estacionas (se o piso for plano, nem precisas de travao de mao porque nao estas a colocar stress na caixa/selector).

                      Em caso de transito, numa descida, ou metes em N para ires descaindo o carro, ou continuas em D e alivias o travao que ele vai descaindo na mesma. Eu aconselho sempre usar o D, porque se o transito começa a andar nao podes mudar de N para D em andamento, vais ter que parar no meio da estrada para mudar o selector sem necessidade. Se nao quiseres estar a travar, colocas o carro em N e travao de mao, se o piso tiver direito e o carro nao descair, ai sim podes meter em P e largar o travao, que o carro mantem-se ligado claro está, mas travado.
                      podes passar de D para N e vice versa em andamento. Pelo menos nas caixas auto que tenho

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                        A pergunta que faço é: Se paraste, sem ser em caso de estacionamento, porque meteste a caixa em P?

                        P, significa Park, ou seja, é a posiçao que deves deixar a caixa quando estacionas (se o piso for plano, nem precisas de travao de mao porque nao estas a colocar stress na caixa/selector).

                        Em caso de transito, numa descida, ou metes em N para ires descaindo o carro, ou continuas em D e alivias o travao que ele vai descaindo na mesma. Eu aconselho sempre usar o D, porque se o transito começa a andar nao podes mudar de N para D em andamento, vais ter que parar no meio da estrada para mudar o selector sem necessidade. Se nao quiseres estar a travar, colocas o carro em N e travao de mao, se o piso tiver direito e o carro nao descair, ai sim podes meter em P e largar o travao, que o carro mantem-se ligado claro está, mas travado.


                        Drifter, vais desculpar-me, mas não existe qualquer tipo de problema mecânico, mesmo se a viatura estiver a circular (desde que o motor a funcionar), passarmos da posição "D/Drive" para a "N/Neutral" e vice-versa. O único problema que poderá surgir (e mencionado no manual de uma caixa DSG) é que mesmo que circules em "ponto morto/Neutral" e com o motor desligado durante algum tempo, poderá danificar a própria caixa devido a um aquecimento excessivo (por o motor estar desligado, entre outros "componentes"). Dou-te um exemplo: A viatura ser rebocada com as rodas a circularem/rodarem (eixo/eixos motriz) mesmo na posição "N/Neutral" e com o motor desligado (durante algum tempo, distância), agora se nesse mesmo caso o motor estiver a funcionar não existirá problema algum.
                        Editado pela última vez por SandroTrigo; 16 September 2012, 22:47.

                        Comentário


                          #13
                          Quando estão parados um pouco no transito, colocam em N?
                          Eu depende, tenho dois auto, um tem start /stop por isso deixo em D já que o motor desliga, no outro às vezes coloco em N tenho algum receio que em D parado algum tempo esteja a forçar a caixa...

                          Comentário


                            #14
                            Eu mantenho em D em paragens curtas, tipo 30s. Acima disso costumo por em N. A posição P, só a utilizo se for para desligar o carro a seguir

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                              Quando estão parados um pouco no transito, colocam em N?
                              Eu depende, tenho dois auto, um tem start /stop por isso deixo em D já que o motor desliga, no outro às vezes coloco em N tenho algum receio que em D parado algum tempo esteja a forçar a caixa...

                              JDEM e BrunoD, com quase 100% de certeza que pelo menos na caixa DSG (ou similar) e com a viatura imobilizada em modo "D/Drive" e desde que estejamos a pressionar o pedal de travão não existirá qualquer tipo de problema ou esforço para a própria caixa. Mas compreendo e eu próprio já o fiz: Se estivermos numa fila de trânsito completamente imobilizados durante algum período de tempo (1 minuto ou mais), será mais conveniente colocarmos o modo "N/Neutral", nem que seja pelo conforto, ou seja accionarmos o travão de estacionamento/de mão e retirarmos o pé do pedal de travão.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                podes passar de D para N e vice versa em andamento. Pelo menos nas caixas auto que tenho
                                A minha abaixo dos 5Km/h não deixa. É preciso parar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                  A minha abaixo dos 5Km/h não deixa. É preciso parar.
                                  abaixo dessa velocidade nunca tentei.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                    abaixo dessa velocidade nunca tentei.
                                    bom, a Multitronic deixa mudar de D para N e vice versa a qualquer velocidade

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                      Quando estão parados um pouco no transito, colocam em N?
                                      Eu depende, tenho dois auto, um tem start /stop por isso deixo em D já que o motor desliga, no outro às vezes coloco em N tenho algum receio que em D parado algum tempo esteja a forçar a caixa...
                                      Eu que sou novo nestas andanças dos "auto" faço como o BrunoD

                                      Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                      Eu mantenho em D em paragens curtas, tipo 30s. Acima disso costumo por em N. A posição P, só a utilizo se for para desligar o carro a seguir

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já agora e por curiosidade no XF se desligarmos o carro em D, ele vai sozinho para P

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
                                          JDEM e BrunoD, com quase 100% de certeza que pelo menos na caixa DSG (ou similar) e com a viatura imobilizada em modo "D/Drive" e desde que estejamos a pressionar o pedal de travão não existirá qualquer tipo de problema ou esforço para a própria caixa. Mas compreendo e eu próprio já o fiz: Se estivermos numa fila de trânsito completamente imobilizados durante algum período de tempo (1 minuto ou mais), será mais conveniente colocarmos o modo "N/Neutral", nem que seja pelo conforto, ou seja accionarmos o travão de estacionamento/de mão e retirarmos o pé do pedal de travão.
                                          Existem caixas/motores que são confortáveis de manter em D (ja a velha tiptronic 6v do meu A6 3.0TDI assim o era) mas existem muitas onde o esforço é notório.

                                          Mas em qualquer caso, o N (para mim) faz sempre sentido.

                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                          Já agora e por curiosidade no XF se desligarmos o carro em D, ele vai sozinho para P
                                          Maravilhas de um sistema de mudanças "verdadeiramente" automático, mas manhoso caso um dia o sistema se passe (não seria inédito num XF).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                            Existem caixas/motores que são confortáveis de manter em D (ja a velha tiptronic 6v do meu A6 3.0TDI assim o era) mas existem muitas onde o esforço é notório.

                                            Mas em qualquer caso, o N (para mim) faz sempre sentido.



                                            Maravilhas de um sistema de mudanças "verdadeiramente" automático, mas manhoso caso um dia o sistema se passe (não seria inédito num XF).
                                            já não tens o A6?

                                            a Steptronic 6V do E93 noto que fica a fazer algum esforço, por isso coloco quase sempre em N no trânsito, além disso aquece menos... esta caixa tem tendência para andar quentinha!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Só passo a N quando não me apetece manter o pé no travão.

                                              Originalmente Colocado por Hromana Ver Post
                                              Viva, acabo de comprar um Gti com DSG no entanto tenho duvidas de como deverei proceder quando o carro se encontra parado em plano inclinado (por exemplo a entrar numa garagem subterrânea) e desejo iniciar a marcha, Ex: Ontem a meio da descida tive que parar e coloquei na posição P mas assim que tentei reiniciar a marcha a caixa recusava-se a engrenar a posição D e estupidamente forcei e ouviu-se um estalido, o qual me preocupou já que o mesmo não deve dar saúde nenhuma à caixa, e só assim é que iniciou a marcha. O que estou a fazer mal, algum conselho?

                                              Muito obrigado a todos!
                                              Esse estalido é normal na DSG, quando o carro fica em plano inclinando e travado na posição D. Não estragaste nada.
                                              Editado pela última vez por Jbranco; 17 September 2012, 10:54.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                Só passo a N quando não me apetece manter o pé no travão.
                                                depende dos carros, num deles tenho auto hold, e até posso manter em D e tirar o pé do travão... modernices!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                  depende dos carros, num deles tenho auto hold, e até posso manter em D e tirar o pé do travão... modernices!
                                                  Só encontrei isso num Peugeot. Não gostei, estou muito habituado a manobrar só com o travão.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O aconselhável em caixas automáticas é o seguinte:

                                                    Sempre que estiverem parados no trânsito, seja por 10, 20 ou 30 segundos -> N
                                                    È a mesma lógica que num automóvel de caixa manual.
                                                    Quando o carro está parado a caixa tem que estar em ponto morto para não estar a pressionar a embraiagem pois a longo prazo danifica.
                                                    O principio aqui é o mesmo.

                                                    O modo P serve unica e exclusivamente para estacionar o carro.
                                                    É o equivalente a "deixar uma mudança engrenada" num automóvel de caixa manual e tal como disse o JDEM, o P é colocado depois do travão de mão.
                                                    Tal também se sucede, desta forma, em caixas manuais.

                                                    Vai tudo dar ao mesmo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                      Só encontrei isso num Peugeot. Não gostei, estou muito habituado a manobrar só com o travão.
                                                      habituas-te é como auto start/ stop.

                                                      Conduzes em D normalmente, chegas ao semáforo, travas até imobilizar, continuas em D, tiras o pé do travão e descansas (), acende o verde aceleras e continuas, novo semáforo repetir o procedimento
                                                      Isto é num Audi A6

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Conselhos de um perito em caixa automáticas quando comprei o meu mercedes

                                                        Ao parar, colocar a caixa em N, accionar o travão de parque, soltar o pedal do travão de estrada, e só depois colocar em P, evita stress na caixa prolongando a sua longevidade.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                          Já agora e por curiosidade no XF se desligarmos o carro em D, ele vai sozinho para P
                                                          Creio que o e60 faz igual.

                                                          Mas posso confirmar

                                                          O funcionamento do auto hold é um pouco artificial. Mas com o uso um gajo habitua-se


                                                          Cump.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                            habituas-te é como auto start/ stop.

                                                            Conduzes em D normalmente, chegas ao semáforo, travas até imobilizar, continuas em D, tiras o pé do travão e descansas (), acende o verde aceleras e continuas, novo semáforo repetir o procedimento
                                                            Isto é num Audi A6
                                                            Mas se tirares o pé do travão o carro nao avança ?

                                                            O meu carro (Saab) se tiver em D , mal tiro o pé do travão ele começa a andar. Alias as manobras faço sempre só usando o travão.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X