Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Manutenção de de caixas automáticas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Manutenção de de caixas automáticas

    Boas

    As caixas de velocidades automáticas têm uma manutenção muito dispendiosa?
    Deverá ser feita com que períodicidade?

    Cumprimentos

    #2
    Originalmente Colocado por Alex77 Ver Post
    Boas

    As caixas de velocidades automáticas têm uma manutenção muito dispendiosa?
    Deverá ser feita com que períodicidade?

    Cumprimentos
    Depende do tipo de caixa automática. Nas que tenho/tive (conversor de binário e robotizada) não me apercebi de uma manutenção especialmente dispendiosa.

    Comentário


      #3
      Normalmente é só oleo e em alguns casos filtro.

      Pelo menos não estou a ver nada mais...


      Cump.

      Comentário


        #4
        É variável dependendo da caixa. Será melhor dizeres se tens uma em vista, ou estás apenas a tentar encontrar pontos comuns a todas?

        Comentário


          #5
          Todas as caixas automáticas teem manutenção e todas teem filtro.

          A periodicidade da mudança do oleo e filtro já depende da caixa em si.
          Há marcas que não falam de manutenção ou dizem que a caixa tem "lifetime oil", mas só cai nessa quem quer...

          o mecanismo da caixa em si não é fácil de avariar, já as valvulas e actuadores rebentam muito facilmente com a falta de manutenção.

          Comentário


            #6
            quando tive na venezuela andei 1 ano com um carro automatico dos anos 70, uma banheira similar a esta:

            Ford Fairlane . 1977 en MercadoLibre

            e na venezuela, não e como ca em portugal, la com 1 euro encho o deposito de esta besta e ainda fica troco, e as distancias são muitissimo maiores, calculo que em 7 meses fiz a vontade mais de 40 mil kms. e nunca avariou. mecanica simples e robusta.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
              Todas as caixas automáticas teem manutenção e todas teem filtro.

              A periodicidade da mudança do oleo e filtro já depende da caixa em si.
              Há marcas que não falam de manutenção ou dizem que a caixa tem "lifetime oil", mas só cai nessa quem quer...

              o mecanismo da caixa em si não é fácil de avariar, já as valvulas e actuadores rebentam muito facilmente com a falta de manutenção.
              Todas as caixas automáticas deviam ter manutenção programada, só assim faz sentido, mas infelizmente algumas marcas vendem essa história "o óleo aguenta a vida últil do carro" e depois de 200/250mil Kms, lá temos uma bela reparação de alguns milhares de €.

              O problema não "cair quem quer", é mesmo má politica da marca. Eu sei que não é assim, pelos vistos tu também, mas a maioria segue uma manutenção da marca (o que devia ser a melhor) e depois dá-se mal.

              Comentário


                #8
                Varia muito de caixa para caixa! Basta ver a diferenças entre uma DSG de 6 e uma DSG de 7 velocidades!

                Comentário


                  #9
                  Caixas auto normalmente tens de mudar o óleo cada 50 ou 60.000kms assim como o filtro entre outras "coisitas".
                  Depende se são ou não recentes podes ter que mudar inclsuivé fichas, vedantes etc.
                  Na prática tem mais manutenção que uma manual isto estando as duas em boas condições.

                  Comentário


                    #10
                    Por acaso sou muito descuidado com a caixa Auto ... já tive 4 carros Auto ( ainda tenho 2 ) e nunca fiz manutenção a nenhum deles .... Mas é um erro meu.


                    Felizmente nunca tive qualquer problema com elas ... mas um dia vai-me cair em cima.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                      Por acaso sou muito descuidado com a caixa Auto ... já tive 4 carros Auto ( ainda tenho 2 ) e nunca fiz manutenção a nenhum deles .... Mas é um erro meu.
                      Felizmente nunca tive qualquer problema com elas ... mas um dia vai-me cair em cima.
                      Por isso é que a malta diz que as cx auto dão problemas (joke)
                      Eu vou no 2º foi das primeiras coisas que fiz ainda antes do óleo do motor.
                      No primeiro TT auto o óleo tinha este aspeto:

                      Escusado será dizer que o vermelhão é o óleo novo.
                      Chega a ser mais caro o óleo da cx que do motor

                      Comentário


                        #12
                        Não se tem de mudar embraiagem?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                          Não se tem de mudar embraiagem?
                          Algumas não têm.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                            Por isso é que a malta diz que as cx auto dão problemas (joke)
                            Eu vou no 2º foi das primeiras coisas que fiz ainda antes do óleo do motor.
                            No primeiro TT auto o óleo tinha este aspeto:

                            Escusado será dizer que o vermelhão é o óleo novo.
                            Chega a ser mais caro o óleo da cx que do motor


                            As minhas nunca deram chatiçes ... mas tou tentado a ir tratar disso . Na proxima revisão peço para mudar o oleo da caixa.

                            Comentário


                              #15
                              Como já foi dito, é não ligar ao que as marcas dizem e mudar óleos e uns filtros cada 60kkm e não haverá problemas maiores. Já vou no meu 3º carro de caixa automática (2 PSA e 1 Fiat) e também 2º de caixa manual robotizada (1 Smart e 1 Fiat).
                              Já agora, as caixas manuais também precisam de mudar a valvolina de vez enquanto, só lhe faz bem, principalmente carros de "escáfia" e carros que façam muita AE.
                              Editado pela última vez por superxikito; 20 September 2012, 18:02. Razão: erro

                              Comentário


                                #16
                                Alguem sabe preços para a manuntenção de uma Tiptronic ? (oleo + filtro + m.o.)

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por superxikito Ver Post
                                  Como já foi dito, é não ligar ao que as marcas dizem e mudar óleos e uns filtros cada 60kkm e não haverá problemas maiores. Já vou no meu 3º carro de caixa automática (2 PSA e 1 Fiat) e também 2º de caixa manual robotizada (1 Smart e 1 Fiat).
                                  Já agora, as caixas manuais também precisam de mudar a valvolina de vez enquanto, só lhe faz bem, principalmente carros de "escáfia" e carros que façam muita AE.


                                  Porquê carro de AE?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boas,

                                    Segundo a Toyota a caixa do Prius da última geração e do Prius+ não tem manutenção.

                                    Comentário


                                      #19
                                      As DSG 6 têm manutenção aos 60000 km, creio, com a mudança do óleo e do filtro. É relativamente cara (não sei o montante ao certo), pois leva cerca de 7 l de óleo que é caro, mais caro que o do motor

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
                                        Alguem sabe preços para a manuntenção de uma Tiptronic ? (oleo + filtro + m.o.)
                                        a última, paguei €97 em novembro de 2011 pela mudança de óleo + filtro para uma peugeot 307 1.6i

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
                                          As DSG 6 têm manutenção aos 60000 km, creio, com a mudança do óleo e do filtro. É relativamente cara (não sei o montante ao certo), pois leva cerca de 7 l de óleo que é caro, mais caro que o do motor
                                          Esta é a norma.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por lmanuel Ver Post
                                            Boas,

                                            Segundo a Toyota a caixa do Prius da última geração e do Prius+ não tem manutenção.
                                            E há outros casos com a mesma (ausente) manutenção. Se perspectivas poucos Kms com o carro, diria que não deverá haver problema nenhum. Mas se a ideia é fazer muitos Kms e muitos anos, iria aprofundar isso melhor.

                                            Dou um exemplo prático: o meu grande amigo tem uma Volvo XC70 Auto, e aos 200mil Kms a caixa "berrou". Uns milhares de € depois (apenas reparada e trocado o óleo), explicaram-lhe que não há manutenção para estas caixas.....em Portugal, porque nos outros Países está no plano de manutenção. WTF??????? Depois de voltas e mais voltas, conversas com gente do ramo etc, chegou-se à conclusão que andam a vender gato por lebre (como já expliquei há uns posts atrás). Na opinião dos entendidos (não eu, que não pesco nada disto) todas as caixas requerem manutenção (X tempo vs X Kms) e para mim faz todo o sentido.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
                                              Alguem sabe preços para a manuntenção de uma Tiptronic ? (oleo + filtro + m.o.)
                                              La para o final do ano poderei saber responder a isso.

                                              A Golf com a minha cunhada, ja vai nos 280.000km... sem qualquer manutençao na caixa, e funciona sem qualquer problema, nao tem qualquer ruido nem dificuldade em mudar de mudança, nao tem barulhos em N etc.

                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              E há outros casos com a mesma (ausente) manutenção. Se perspectivas poucos Kms com o carro, diria que não deverá haver problema nenhum. Mas se a ideia é fazer muitos Kms e muitos anos, iria aprofundar isso melhor.

                                              Dou um exemplo prático: o meu grande amigo tem uma Volvo XC70 Auto, e aos 200mil Kms a caixa "berrou". Uns milhares de € depois (apenas reparada e trocado o óleo), explicaram-lhe que não há manutenção para estas caixas.....em Portugal, porque nos outros Países está no plano de manutenção. WTF??????? Depois de voltas e mais voltas, conversas com gente do ramo etc, chegou-se à conclusão que andam a vender gato por lebre (como já expliquei há uns posts atrás). Na opinião dos entendidos (não eu, que não pesco nada disto) todas as caixas requerem manutenção (X tempo vs X Kms) e para mim faz todo o sentido.
                                              A Volvo ca, nao planeia a manutençao das caixas auto, o que da a entender que nao ha qualquer tipo de manutençao, quando ha

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                Depois de voltas e mais voltas, conversas com gente do ramo etc, chegou-se à conclusão que andam a vender gato por lebre (como já expliquei há uns posts atrás). Na opinião dos entendidos (não eu, que não pesco nada disto) todas as caixas requerem manutenção (X tempo vs X Kms) e para mim faz todo o sentido.
                                                Claro que todas as cx automáticas precisam de manutenção. Basta o facto do óleo com o tempo e com os kms perder grande parte das suas qualidades, podendo mesmo deixar de ser eficaz e causar mau funcionamento da cx ou mesmo a sua avaria.
                                                As que "não precisam manutenção" precisam depois de grandes reparações ou caixas novas, com o respectivo ganho de € para as marcas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                  Claro que todas as cx automáticas precisam de manutenção. Basta o facto do óleo com o tempo e com os kms perder grande parte das suas qualidades, podendo mesmo deixar de ser eficaz e causar mau funcionamento da cx ou mesmo a sua avaria.
                                                  As que "não precisam manutenção" precisam depois de grandes reparações ou caixas novas, com o respectivo ganho de € para as marcas.
                                                  É isso que ando a dizer, mas as marcas tendem a não assumir.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Obrigado a todos pelos posts!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                      As minhas nunca deram chatiçes ... mas tou tentado a ir tratar disso . Na proxima revisão peço para mudar o oleo da caixa.
                                                      É muito provável que não dêm até determinados kms e quando dão aí já é tarde. Mais vale prevenir.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por superxikito Ver Post
                                                        a última, paguei €97 em novembro de 2011 pela mudança de óleo + filtro para uma peugeot 307 1.6i
                                                        Obrigado pela reposta superxikito

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A manutenção das cx's automáticas não tem de ser necessariamente na marca.
                                                          Há muitas oficinas que tem o mesmo tipo de equipamento necessário para a operação e com preços muito mais atractivos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                            É muito provável que não dêm até determinados kms e quando dão aí já é tarde. Mais vale prevenir.

                                                            Confesso que o meu Saab 93 ja vai para 200 mil km e a caixa nunca deu problemas ... mas sim por uma questão de prevenção vou optar por fazer a manutençao em breve. Tambem nao quero meter a caixa na mão de um sapateiro qualquer que me vai lá colocar um oleo sabe-se la qual ...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X