Anúncio

Collapse
No announcement yet.

D15Z6 - Honda engine, um motor especial ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    D15Z6 - Honda engine, um motor especial ?



    Viva, vamos falar do D15Z6, um motor de 1493 cm3 que produz 114 cavalos de potência e 138 nm de binário:
    Este motor tem um sistema de variable valve timing, que imobiliza uma válvula de admissão por cilindro até determinada RPM ficando a funcionar a 12 válvulas, e a 16 válvulas dessa rotação para cima até ao restante regime.

    Esta variação de estado é identificada por uma luz verde no painel de instrumentação, chamada ECONO, que liga quando o motor vai a rodar a 12 válvulas, e desliga quando passa a trabalhar como um motor de 16 válvulas convencional.




    Conhecem mais algum motor que faça isto, ou seja que passe de 16 para 12 válvulas em regimes convencionais para redução do consumo ?
    Que acham deste motor ? Em 1996 não estaríamos de facto perante um motor muito aprimorado ?

    Este motor montou o Civic EK (japonês) e o Civic MA/MB (produzido no U.K) de 1996 a 2000.
    Editado pela última vez por RicardoAndre; 25 September 2012, 19:49.

    #2
    Não sei se essa luz era actuada juntamente com o VTEC ou não.
    Nos Toyota dos anos '80 e '90 eram vulgares duas luzes (Economy/Power) mediante a solicitação ao motor, e a passagem de uma para a outra baseava-se na medida do vácuo no colector de admissão.

    Comentário


      #3
      Eu tenho em casa um carro que não precisa disso, aliás dois.

      Ambos rotativos, explosivos, poupados, e nenhum deles fecha válvulas nenhumas

      Comentário


        #4
        Não é nenhum motor exclusivo.
        O sistema TwinPort da Opel funciona da mesma forma.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
          Não sei se essa luz era actuada juntamente com o VTEC ou não.
          Nos Toyota dos anos '80 e '90 eram vulgares duas luzes (Economy/Power) mediante a solicitação ao motor, e a passagem de uma para a outra baseava-se na medida do vácuo no colector de admissão.
          É diferente. Essa luz dos Toyotas funcionava consoante a pressão exercida no pedal, mecanicamente não se alterava nada, servia apenas para ensinar ou elucidar como ter uma condição económica, ou seja:

          Acelarador pousado : Luz verde
          Acalarador no funo : Luz vermelha

          Mecanicamente o comportamento era o mesmo para qualquer um dos estados
          Essa luz chegou até a montar o Supra, era só mesmo para saberes que se andares com o pé no fundo, ele gasta mais.

          Repara que neste motor, existe mesmo uma alteração de comportamento mecânica, o motor anda a 12 ou a 16 conforme a tua solicitação, quando queres andar a 12, ele imobiliza uma válvula de admissão por cilindro e passa a rodar com 1 de admissão e 2 de escape por cilindro

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
            Não é nenhum motor exclusivo.
            O sistema TwinPort da Opel funciona da mesma forma.
            O 1.2 do Corsa C ? Não sabia ! A variação do estado também é identificavel ou o condutor não tem essa percepção ?
            Contudo esse motor só montou o Corsa C facelift em 2004, este da Honda é um pouco mais antigo

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
              É diferente. Essa luz dos Toyotas funcionava consoante a pressão exercida no pedal, mecanicamente não se alterava nada, servia apenas para ensinar ou elucidar como ter uma condição económica, ou seja:

              Acelarador pousado : Luz verde
              Acalarador no funo : Luz vermelha

              Mecanicamente o comportamento era o mesmo para qualquer um dos estados
              Essa luz chegou até a montar o Supra, era só mesmo para saberes que se andares com o pé no fundo, ele gasta mais.

              Repara que neste motor, existe mesmo uma alteração de comportamento mecânica, o motor anda a 12 ou a 16 conforme a tua solicitação, quando queres andar a 12, ele imobiliza uma válvula de admissão por cilindro e passa a rodar com 1 de admissão e 2 de escape por cilindro

              Não estava a comparar o motor Toyota com Honda, mas apenas a maneira como funcionaria o indicador no painel de instrumentos.

              Eu não vou teimar, mas julgo que o funcionamento das luzes indicadoras no Toyota era mesmo por vácuo, não uma ligação mecânica simples, até porque a posição do pé não era sempre a mesma no ponto em que as luzes trocavam (dependia da rotação, inclinação, mudança, etc...).


              EDIT: o Corolla de '84 foi o carro com que mais andei nos primeiros anos de carta, e ainda hoje conduzo de vez em quando um CarinaII de '89, ambos com este indicador.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                É diferente. Essa luz dos Toyotas funcionava consoante a pressão exercida no pedal, mecanicamente não se alterava nada, servia apenas para ensinar ou elucidar como ter uma condição económica, ou seja:

                Acelarador pousado : Luz verde
                Acalarador no funo : Luz vermelha

                Mecanicamente o comportamento era o mesmo para qualquer um dos estados

                Exactamente.

                É possível, por exemplo, ir às 6000rpm e ter a luz verde ligada.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                  Não estava a comparar o motor Toyota com Honda, mas apenas a maneira como funcionaria o indicador no painel de instrumentos.

                  Eu não vou teimar, mas julgo que o funcionamento das luzes indicadoras no Toyota era mesmo por vácuo, não uma ligação mecânica simples, até porque a posição do pé não era sempre a mesma no ponto em que as luzes trocavam (dependia da rotação, inclinação, mudança, etc...).

                  No meu, Corolla E8, depende apenas da posição do acelerador.
                  Aliás, consigo pôr as duas luzes ligadas ao mesmo tempo e alternar apenas com o acelerador. Depois de algum tempo a conduzi-lo já se ganha essa sensibilidade.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                    Não estava a comparar o motor Toyota com Honda, mas apenas a maneira como funcionaria o indicador no painel de instrumentos.

                    Eu não vou teimar, mas julgo que o funcionamento das luzes indicadoras no Toyota era mesmo por vácuo, não uma ligação mecânica simples, até porque a posição do pé não era sempre a mesma no ponto em que as luzes trocavam (dependia da rotação, inclinação, mudança, etc...).


                    EDIT: o Corolla de '84 foi o carro com que mais andei nos primeiros anos de carta, e ainda hoje conduzo de vez em quando um CarinaII de '89, ambos com este indicador.
                    Eu conduzi um Corola 1.3 GL Liftback 12 valvulas de 1987, atenta no post do ricarodsb

                    Comentário


                      #11
                      Para a época era de facto um motor muito bem feito.

                      Aliás Honda é sinónimo de bons motores atmosféricos a gasolina. Esse 1.5 não foge à regra.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                        O 1.2 do Corsa C ? Não sabia ! A variação do estado também é identificavel ou o condutor não tem essa percepção ?
                        Contudo esse motor só montou o Corsa C facelift em 2004, este da Honda é um pouco mais antigo
                        Sim, o 1200 de 86cv (ou 88 não me recordo).
                        Não me recordo de sentir alguma coisa, é muito linear.

                        Comentário


                          #13
                          Se tivesse uma câmara de filmar com som e tivesse um sitio em condições para a meter a gravar o quadrante até filmava uns kms para verem o comportamento deste motor:

                          A Luz é ligada consoante a pressão exercida no pedal, se formos no Econo e pisarmos a fundo a luz apagar imediatamente e sente-se um pequeno engrossar de voz que significa a passagem de 12 para 16 válvulas, para voltarmos ao estado Econo basta levantar e pousar apenas o pé no acelerador que ele volta a ficar mais "tímido" e a luz acende.

                          Em 1º e 2º velocidade anda sempre a 16V, em 3º e 4º a luz acende até às 2500 RPM, e em 5º acende até às 3000 RPM, que correspondem a 120 kms/h


                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                          Sim, o 1200 de 86cv (ou 88 não me recordo).
                          Não me recordo de sentir alguma coisa, é muito linear.
                          E a nível de consumos consegue rivalizar com este D15 da Honda ? É que a minha irmã está compradora de um Corsa C com o 1.3 CDT-i de 75 mas se este Twinport se mostrar uma alternativa tão eficiente como o meu EK3 poderá ir para a calha, a potência ainda é dispar mas isso não é relevante para este caso.


                          Editado pela última vez por RicardoAndre; 24 September 2012, 14:00.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                            E a nível de consumos consegue rivalizar com este D15 da Honda ? É que a minha irmã está compradora de um Corsa C com o 1.3 CDT-i de 75 mas se este Twinport se mostrar uma alternativa tão eficiente como o meu EK3 poderá ir para a calha, a potência ainda é dispar mas isso não é relevante para este caso.
                            Não sei especificamente sobre consumos, mas nunca rivalizará com o 1.3 a gasoleo.
                            Que médias faz o 1.5 Honda?

                            Comentário


                              #15
                              Mad Dragon, o Corsa D era 1.2 com 75cv e depois passou para 80cv aquando do Twinport.

                              Quanto ao motor do Honda, e independentemente da tecnologia, é um motor que só depois de o experimentar, é que vou dar a minha opinião se é bom ou não.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                No meu, Corolla E8, depende apenas da posição do acelerador.
                                Aliás, consigo pôr as duas luzes ligadas ao mesmo tempo e alternar apenas com o acelerador. Depois de algum tempo a conduzi-lo já se ganha essa sensibilidade.
                                Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                Eu conduzi um Corola 1.3 GL Liftback 12 valvulas de 1987, atenta no post do ricarodsb
                                Hei-de ter atenção a isso quando pegar no CarinaII (o Corolla há muito que seguiu o seu caminho...).

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Mad Dragon, o Corsa D era 1.2 com 75cv e depois passou para 80cv aquando do Twinport.

                                  Quanto ao motor do Honda, e independentemente da tecnologia, é um motor que só depois de o experimentar, é que vou dar a minha opinião se é bom ou não.
                                  O Twinport já existe desde o C e tinha à volta de 86 ou 88cv.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                    A Luz é ligada consoante a pressão exercida no pedal, se formos no Econo e pisarmos a fundo a luz apagar imediatamente e sente-se um pequeno engrossar de voz que significa a passagem de 12 para 16 válvulas, para voltarmos ao estado Econo basta levantar e pousar apenas o pé no acelerador que ele volta a ficar mais "tímido" e a luz acende.

                                    Em 1º e 2º velocidade anda sempre a 16V, em 3º e 4º a luz acende até às 2500 RPM, e em 5º acende até às 3000 RPM, que correspondem a 120 kms/h



                                    Tu estás certo daquilo que estás a dizer? A ideia que tenho do VTEC é a de variar o tempo de abertura das válvulas, nunca chegando a manter nenhuma completamente fechada o tempo todo. Depois, faz pouco sentido nas mudanças de arranque usar sempre 16 válvulas já que a baixas rotações menos válvulas costuma significar melhor arranque.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                      Não sei especificamente sobre consumos, mas nunca rivalizará com o 1.3 a gasoleo.
                                      Que médias faz o 1.5 Honda?
                                      Fiz duas médias "á pistola" em percurso rural, e depois de atestar e feita a média para 100 kms um deu 6,2 e outro 6,3, com 75% das vezes a luz ligada.
                                      Em percursos de AE é possível fazer menos, até abaixo dos 6 litros se não houver muitas subidas que te obriguem a desligar a luz.
                                      Nunca rivalizará com o 1.3 CDT-i, a questão aqui é que a diferença de preço de mercado de um para o outro pode deixar de valer a pena se o consumo não for tão dispar quanto penso
                                      Editado pela última vez por RicardoAndre; 24 September 2012, 14:14.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                        Tu estás certo daquilo que estás a dizer? A ideia que tenho do VTEC é a de variar o tempo de abertura das válvulas, nunca chegando a manter nenhuma completamente fechada o tempo todo. Depois, faz pouco sentido nas mudanças de arranque usar sempre 16 válvulas já que a baixas rotações menos válvulas costuma significar melhor arranque.
                                        Sim, o sistema de VVT que estou a falar é diferente do VTEC de variação de abertura das valvulas que as faz subir e descer em maior extensão a partir de determinada RPM (o mais conhecido) , não é o caso deste motor
                                        Editado pela última vez por RicardoAndre; 24 September 2012, 17:25.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                          Sim absoluta, o sistema de VVT que estou a falar chama-se VTEC-E, o VTEC de variação de abertura das valvulas que as faz subir e descer em maior extensão a partir de determinada RPM (o mais conhecido) é outro e diferente, não é o caso deste motor
                                          Pelo menos a Wikipedia não concorda contigo (embora a Wikipedia deve ser lida com muita cautela):

                                          VTEC - Wikipedia, the free encyclopedia

                                          A descrição indica que a segunda válvula de admissão abre sempre, pode é abrir muito ou pouco.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Convém que menciones também que o mesmo motor aquando do funcionamento em 12v, na maior parte dos casos funciona com lean-burn ( mistura pobre ) !

                                            E sim, existe, nomeadamente o D15B, que até tem mais 15cv e é VTEC de 3 fases

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                              Não sei especificamente sobre consumos, mas nunca rivalizará com o 1.3 a gasoleo.
                                              Que médias faz o 1.5 Honda?
                                              Übersicht: Honda - Alle Modelle - Spritmonitor.de

                                              Comentário


                                                #24
                                                Vinha agora dizer que este motor nunca funciona a 12 válvulas porque acabei de falar com um amigo que tem este motor.
                                                regulam-se por 2 perfis de cam, mas a primeira válvula nucna chega a fechar totalmente.

                                                Mas há uma coisa que me intriga.
                                                Os motores que tinham o VTEC-E não eram apenas de 90cv?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por sergiogon Ver Post
                                                  Convém que menciones também que o mesmo motor aquando do funcionamento em 12v, na maior parte dos casos funciona com lean-burn ( mistura pobre ) !

                                                  E sim, existe, nomeadamente o D15B, que até tem mais 15cv e é VTEC de 3 fases
                                                  Sei bem, mas não foi vendido cá. Conheces alguma coisa semelhante fora Honda ? Que achas deste motor ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                    Vinha agora dizer que este motor nunca funciona a 12 válvulas porque acabei de falar com um amigo que tem este motor.
                                                    regulam-se por 2 perfis de cam, mas a primeira válvula nucna chega a fechar totalmente.

                                                    Mas há uma coisa que me intriga.
                                                    Os motores que tinham o VTEC-E não eram apenas de 90cv?
                                                    A designação VTEC-E só vinha no D15Z3. Apesar desta cabeça Z6 funcionar mais ou menos igual.

                                                    Estás-me a querer dizer então, tu e o Clio II, que a segunda valvula de admissão não imobiliza, apenas abre e fecha em menor extensão ?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                      Vinha agora dizer que este motor nunca funciona a 12 válvulas porque acabei de falar com um amigo que tem este motor.
                                                      regulam-se por 2 perfis de cam, mas a primeira válvula nucna chega a fechar totalmente.

                                                      Mas há uma coisa que me intriga.
                                                      Os motores que tinham o VTEC-E não eram apenas de 90cv?
                                                      Era a ideia que tinha e que o dono do 1.5 que conheço tambem tem.. Que as restantes 4 valvulas apenas abrem um pouco e não na totalidade.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                        A designação VTEC-E só vinha no D15Z3. Apesar desta cabeça Z6 funcionar mais ou menos igual.

                                                        Estás-me a querer dizer então, tu e o Clio II, que a segunda valvula de admissão não imobiliza, apenas abre e fecha em menor extensão ?
                                                        Pelo que o meu amigo me disse, sim.
                                                        A Wiki diz o mesmo.

                                                        No entanto nesta explicação já diz que fecha totalmente.
                                                        Honda - VTEC - SOHC VTEC-E

                                                        O que me deixa confuso é:

                                                        Se existem 2 perfis de cam, uma normal e a outra mais "soft", porque é que este site acima diz que uma delas fica inactiva?
                                                        Para que servem - tendo em conta que uma fica inactiva - 2 cam diferentes?

                                                        È que não são duas árvores de cames diferentes em que uma delas não tem a cam para a álvula de admissão.
                                                        São mesmo 2 cames diferentes para essa válvula. (pelo que eu entendo)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Van00 Ver Post
                                                          Era a ideia que tinha e que o dono do 1.5 que conheço tambem tem.. Que as restantes 4 valvulas apenas abrem um pouco e não na totalidade.
                                                          mas depois há outro problema:

                                                          Assumindo que a válvula nunca fecha por completo, então onde se dá o fenómeno de swirl dentro do cilindro?

                                                          Gosto disto!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                            mas depois há outro problema:

                                                            Assumindo que a válvula nunca fecha por completo, então onde se dá o fenómeno de swirl dentro do cilindro?

                                                            Gosto disto!
                                                            A ideia que tenho é que fecha por completo, apenas não abre o mesmo que as restantes..

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X