Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Clio II (2000) Manutenção/Fiabilidade/Factos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Clio II (2000) Manutenção/Fiabilidade/Factos

    Saudações, estou a pensar em comprar um Clio II 1.2 8v de 2000 com 95.000Kms. O que têm a dizer sobre este carrito?

    Quais são os intervalos/custos de manutenção?...
    Questões de fiabilidade/problemas crónicos?...
    Quantos Kms têm os vossos Clios II?

    Quais são os pontos a ter especial atenção ao avaliar o carro?
    Alguém tem o manual de manutenção?

    Qualquer informação é bem vinda. Obrigado!

    #2
    Vou dizer-te apenas o que sei:

    - Fiável e honesto, não é um carro de corridas, mas cumpre se não quiseres ir para a Vasco da Gama para os picanços. Para mim, um excelente carro.

    Comentário


      #3
      Conheço várias pessoas com esse veiculo em questão e só consigo apontar qualidades.
      Fiavel, andamento qb, espaço etc

      Comentário


        #4
        O meu tem 293000km, mas é o dci de 80cv.... MAs em termos de carro, esquecendo o motor, não tenho grandes coisas a apontar.

        Comentário


          #5
          Mesmo com tantos Kms porta-se bem a nível de transmissão e suspensão?

          Comentário


            #6
            A nível de transmissão levou uma embraiagem aos 270000km. Foles de transmissão já levou um de cada lado. A nível supensão levou amortecedores a frente por volta dos 150000. Se quiseres dá um salto ao meu diário de bordo http://forum.autohoje.com/diario-de-...-292000km.html

            Comentário


              #7
              A minha irmã tem um de 1998 e tem 255 000 km (+-), nunca deu problemas.
              Cumps

              Comentário


                #8
                E o 1.2 16v é igualmente prestável?

                Já percebi que as bobines dão algumas chatisses, mas parece-me algo fácil de resolver

                Comentário


                  #9
                  Excelente, obrigado!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                    A nível de transmissão levou uma embraiagem aos 270000km. Foles de transmissão já levou um de cada lado. A nível supensão levou amortecedores a frente por volta dos 150000. Se quiseres dá um salto ao meu diário de bordo http://forum.autohoje.com/diario-de-...-292000km.html
                    Excelente fonte de informação, obrigado

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pjr Ver Post
                      Excelente fonte de informação, obrigado
                      Se fores comprar o dci é uma boa fonte de informação, mas tu vais comprar o 1.2 8v. Não tem nada haver com esse mas ok.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                        Se fores comprar o dci é uma boa fonte de informação, mas tu vais comprar o 1.2 8v. Não tem nada haver com esse mas ok.
                        Não tem nada a haver? O carro não é o mesmo? claro que o motor é diferente, mas tudo o resto é igual...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                          Não tem nada a haver? O carro não é o mesmo? claro que o motor é diferente, mas tudo o resto é igual...
                          O teu é um carro a gasóleo. Tem o quê haver com a gasolina?
                          O teu é o clio 2 fase 2 e o que ele quer é o clio 2 fase 1.
                          O interior do teu é diferente. A tua direcção por ex. é eléctrica e do fase 1 é hidráulica.
                          O nome é igual, as portas são iguais...
                          Achas que pode haver aqui algum termo de comparação?

                          Comentário


                            #14
                            Gosto desse carro. É confortavel e curva bem.

                            Comentário


                              #15
                              Eu possuo um com 147000km. É de 2000. Unico problema que tive foi ter de substituir o alternador que pifou. De resto foi só meter óleo, uma vez, e gasolina. Tenho alguns ruidos parasitas que parecem vindos das rodas. Penso ser as borrachas estarem secas, mas ainda nao me chateei com isso.

                              Melhor carro que poderia ter tido tendo em conta o preço.

                              Comentário


                                #16
                                Fui possuidor de um, de Junho de 1998, comprado novo.
                                ''Despachei-o'' devido à minha vida profissional, em Março de 2004, com quase 6 anos e 200.000 km.
                                Durante este período, só duas avarias.
                                A primeira, ainda dentro da garantia, foi uma calha do tecto de abrir eléctrico que se partiu.
                                A segunda, e já com cerca de 140.000, se não estou em erro, foi uma peça que se chama de captor de PSO, acho que é esta a designação, que ficou a reparação em pouco mais de € 30 já com a mão-de-obra.

                                De resto, atendendo aos km´s efectuados em pouco tempo, nada tenho a apontar.
                                Cheguei a percorrer grande parte do nosso país com ele, sempre bastante confortável e com consumos razoáveis, na cada dos 6 litros.

                                Foi um carro que gostei bastante, e do qual me arrependo de ter trocado pelo cancro que comprei a seguir.

                                Umas fotos do bicho já nos seus últimos dias na minha posse.


                                Comentário


                                  #17
                                  Vá, tenho um ClioII, phase 1, gasolina, 1.2, 8v, com 14 anos (13 dos quais na minha mão) e 190.000km. O que queres saber?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                                    O teu é um carro a gasóleo. Tem o quê haver com a gasolina?
                                    O teu é o clio 2 fase 2 e o que ele quer é o clio 2 fase 1.
                                    O interior do teu é diferente. A tua direcção por ex. é eléctrica e do fase 1 é hidráulica.
                                    O nome é igual, as portas são iguais...
                                    Achas que pode haver aqui algum termo de comparação?

                                    Realmente.... tens toda a razão... Carros completamente diferentes....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                      Realmente.... tens toda a razão... Carros completamente diferentes....
                                      Não estou a ver o que ia influenciar a experiência com o teu carro no que ele quer comprar!? Ainda se fosse o mesmo motor, mas nem isso.
                                      E como vês já há users com carros iguais ao que ele quer comprar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Voltando:


                                        Troca de correia de distribuição aos 120.000km ou 6 anos, o que acontecer primeiro. Com a troca da correia aproveita e troca a bomba de água já que a mão de obra já lá está quase toda. Eu não o fiz na primeira muda e arrependi-me, a bomba de água começou a verter e tive que antecipar a segunda muda de correia.

                                        Bombitos dos travões traseiros: substituídos duas vezes, têm tendência a verter e a perder óleo de travões. Da segunda vez conseguiu arruinar os rolamentos traseiros e os calços, que tiveram de ser trocados.

                                        Termóstato da água trocado uma vez (nunca fechava e, portanto, o carro nunca aquecia à temperatura correcta). Felizmente tem ponteiro de temperatura no painel de instrumentos.

                                        No geral a mecânica e a electrónica é fiável, tirando os problemas de travões traseiros o que relatei aplica-se +/- a qualquer carro. Os problemas das bobines de ignição, que costumam dar raia noutros Renault a gasolina, são quase desconhecidos no 1.2 8v.




                                        Problemas da caca: bastantes, a robustez dos interiores e de algumas picuinhices não é a melhor.

                                        Canhões de fechadura, o sítio onde se mete a chave na porta, têm tendência a estragar-se. Estragou o do condutor, estragou o do passageiro, e uma vez que fiquei sem comando tive que entrar pela mala!

                                        O controlo da ventilação que escolhe ar interior ou exterior deixou de funcionar (problema comum nos Renault da época por causa de umas engrenagens em plástico que acabam por partir).

                                        Os puxadores das portas e os manípulos de abertura das portas pelo interior gostam de Araldite, porque têm tendência a partir-se (muito por culpa do projecto e da forma como são montados).

                                        Ruídos parasitas: sempre os teve, não parecem ter aumentado grande coisa com a idade. Conheço quem tivesse um Clio igual do mesmo ano e mais quilómetros e os ruídos era, a bem dizer, zero. Posso ter tido azar...

                                        Isto quanto aos problemas. Virtudes também tem muitas:

                                        O motor cumpre bem o que se pede dele. Não é feito para ser nenhum canhão e, portanto, cuidado a calcular ultrapassagens em estrada nacional. Em cidade tem desenvoltura QB e em AE não se faz rogado para andar a velocidades um pouco acima das legais. Tento no pé direito e fazes consumos abaixo de 6.5l/100km.

                                        O conforto, para um utilitário daquela idade, é bom. Obviamente que com os amortecedores de origem (14 anos e quase 200.000km) não se pode esperar um Rolls. O comportamento em curva destes carros sempre foi bom. Os bancos, mais uma vez tendo em conta o segmento e o ano, são confortáveis, dão apoio suficiente e não provocam grande fadiga. A mala é normal, o espaço no banco traseiro não é muito, nem em altura, nem para as pernas (para mim, com 1.72m, chega). Três passageiros sentam-se no banco de trás acotovelando-se um bocado.

                                        Peças existem muitas "na concorrência" ou em sucatas (virtude dos modelos muito vendidos).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                          Vá, tenho um ClioII, phase 1, gasolina, 1.2, 8v, com 14 anos (13 dos quais na minha mão) e 190.000km. O que queres saber?
                                          Saudações, obrigado pela disponibilidade.

                                          Os discos dos travões, à frente, parecem um pouco riscados, é "normal" ou é sinal que terão de ser substituídos em breve?
                                          Quais são os custos de manutenção que posso esperar? fluidos, correia e bomba de água, calços, discos...
                                          Existe algo a ter em especial atenção ao avaliar este carro?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Viva.

                                            Para começar, calculo que leste o meu post acima, certo?

                                            Custos: foge da marca. A sério. Pelo menos onde vivo os carros são Renault, a manutenção é Renault, o atendimento ao cliente é Renault mas o total da factura é Rolls. Estes carros são muito simples e os mecânicos conhecem-nos por dentro e por fora. Quando muito, peço que usem peças de origem. Eu faço a manutenção numa oficina independente (bem montada, com facturas, garantia, etc...) e a revisão mais simples ronda-me pouco mais de 100€. Claro que quando mete mais peças e mão de obra a coisa encarece. No caso da mudança da distribuição com bomba de água, julgo que andou perto dos 300€.

                                            A quantidade de óleo não é muita, um latão de 4 litros chega e ainda sobra um bocado. O aconselhado é o Elf Competition 10W40, mas calculo que qualquer semi-sintético chegue.

                                            Todos os discos de travão ganham sulcos com o uso normal. Se forem riscas circulares ao longo do disco é o normal. Para saber se é preciso mudar, só olhando para os discos e para a sua espessura. Eu, como tenho uma condução suave (o que não quer dizer que seja lenta...) nunca troquei de discos, e de pastilhas à frente só troquei uma vez aos 150.000km (fazia muita auto-estrada). Os calços atrás foram trocados por deficiência mecânica, como descrevi.


                                            Ao testar um, apura o ouvido e nota bem:
                                            - Rodar a chave para ligar o carro sem arrancar o motor: se ouvires um motorzinho eléctrico a funcionar uns 15 segundos, baixinho, com um ligeiro clac-clac, quer dizer que tem o problema da ventilação que já descrevi;
                                            - As perdas nos meus bombitos traseiros notavam-se pelo chiar vindo dos tambores ao aliviar o pedal do travão;

                                            De resto, é ver tudo como noutro carro qualquer.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Daqui a pouco já chega mais users com esse modelo, eu tenho um Clio I, se fosse o II podia te ajudar..
                                              Tenta saber o historial do carro, as manutençoes que teve, problemas etc.
                                              Leva um mecanico contigo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Mais: os pneus são baratos. Pelo menos a medida que o meu trouxe de origem, 165/70 R13, compram-se pneus de marca conceituada a menos de 50€ cada um. Certo, não são pneus de corrida, mas nada no carro é de corrida a começar pela motorização. Se abusas, o carro começa a alargar nas curvas mas sem perder a compostura, e volta ao sítio com facilidade (como todos te dizem, o comportamento é bom).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                  Mais: os pneus são baratos. Pelo menos a medida que o meu trouxe de origem, 165/70 R13, compram-se pneus de marca conceituada a menos de 50€ cada um. Certo, não são pneus de corrida, mas nada no carro é de corrida a começar pela motorização. Se abusas, o carro começa a alargar nas curvas mas sem perder a compostura, e volta ao sítio com facilidade (como todos te dizem, o comportamento é bom).
                                                  O melhor é que revisoes, manutençao, pneus, selo, etc é barato neste carro, devido ao segmento, motorizaçao, se o moço quiser um carro de corrida tem o Clio II 2.0 RS

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Obrigado por toda a informação, a vossa info tem sido um dos factores decisivos para a avaliação.
                                                    Neste momento já vi bem o Clio, já o levei para um voltinha e mostrei ao mecânico de família, que não encontrou nada de mais. Parece um carro estimado qb, manutenção cuidada qb.

                                                    O carro era de um casal de idosos, habituado a andamentos de vila/aldeia. A panela foi trocada por uma de inox já à algum tempo, suspeita-se que pelo andamento lento elas enferrujavam muito devido à condensação, daí a troca. Isto vem dar alguma credibilidade à história dos idosos....

                                                    Nos primeiros 200m mecânico notou logo o carro preso, não fez grande caso. O vendedor falou que puxar um pouco em AE resolvia o assunto, o mecânico murmurou que talvez devido a panela, qq coisa como "compressão" nem percebi bem na vossa opinião isso resolve-se?
                                                    Ficheiros anexados

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                      200.000 km / 2 avarias
                                                      o ideal seria este dure mais uns 100.000 na minha mão... já ficava todo contente! estes motores começam a ficar cansados com quantos KMs?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                        Mais: os pneus são baratos. Pelo menos a medida que o meu trouxe de origem, 165/70 R13, compram-se pneus de marca conceituada a menos de 50€ cada um. Certo, não são pneus de corrida, mas nada no carro é de corrida a começar pela motorização. Se abusas, o carro começa a alargar nas curvas mas sem perder a compostura, e volta ao sítio com facilidade (como todos te dizem, o comportamento é bom).
                                                        São a mesma medida que tenho no Saxo, e os que lá estão de momento são uns Firestone e ficaram em € 42 cada um; os Bridgestone ficavam em € 48.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por pjr Ver Post
                                                          o ideal seria este dure mais uns 100.000 na minha mão... já ficava todo contente! estes motores começam a ficar cansados com quantos KMs?
                                                          Este não demonstrava cansaço, era meter gasolima e estava a andar, mas era raro o dia em que fazia menos de 150 km, e quase sempre sem pára-arranca.

                                                          A Scénic começou a demonstrar cansaço ainda antes dos 40.000.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                            São a mesma medida que tenho no Saxo, e os que lá estão de momento são uns Firestone e ficaram em € 42 cada um; os Bridgestone ficavam em € 48.
                                                            Qual a diferença entre os Fire e os Bridgestone ?

                                                            E qual o melhor ? Deve ser os mais caros.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X