Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carácter diesel - BMW ou Audi ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carácter diesel - BMW ou Audi ?

    Em termos de carácter os motores diesel dos Audi/vw e os dos BMW sempre foram um bocadinho diferentes.

    Apesar do risco das generalizações, diria que os Audi/Vw tendem a ter uma maior descarga de binário em torno das 2 mil rpms, dando grande sensação de força, mas depois são ligeiramente mais preguiçosos a passar das 4 mil, nem se justificando muitas vezes.

    Já os da BMW em cima das 2 mil são normalmente mais fracos, mas em altas (altas de diesel) parecem repirar melhor e tendem a ser mais progressivos ao longo de toda a faixa de rpms.

    Eu assumidamente o que realmente gosto são motores atmosféricos encorpados a gasolina, isso é que é mesmo o meu número, mas como a generalidade tenho que conviver com esta realidade dos diesel, que apesar de tudo não é má.

    Actualmente conduzo com frequência tanto um motor VW como um BMW e se dantes achava mais interesante o carácter aparentemente mais possante dos VW, tenho vindo progressivamente a apreciar a maior suavidade dos BMW e já não sei bem qual prefiro.

    Qual preferem voçês ? Mesmo que aplicado noutros carros e marcas ?

    #2
    Andaste na A6 3.0. Qual o motor que mais gostas? este ou do X5?

    Comentário


      #3
      Ainda assim eu gostaria de um motor que mantenha alguma carácter, que mostre a sua força mas especialmente se isso não lhe limitar o "alcance", que é como quem diz, as RPMS. Pelo que ouço, parece que o actual 3.0 da Audi até vai nesse sentido.
      Mas à dias andei no 2.2 da Mazda, no seu novo 2.2 diesel, na versão de 150 no CX-5 e fiquei particularmente impressionado com o motor. Imagino se a marca fizesse algo assim no universo dos 6 cilindros...ui ui ui.

      Comentário


        #4
        Para mim, sinceramente, parece-me tudo mais ou menos a mesma porcaria!

        Mas em relação aos 2 litros prefiro o Audi precisamente por me parecer mais suave do que o BMW. Por suave entenda-se menor ruído (ou ruído menos desagradável) e menores vibrações.

        Num A8 tive o 3.0 quando um amigo tinha o 5.30, mas no A8 o motor estava tão filtrado que um tipo até se esquecia que aquilo era Diesel, o 5.30 era um pouco mais "agreste" por assim dizer.
        Editado pela última vez por Jbranco; 25 September 2012, 10:55.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
          Para mim, sinceramente, parece-me tudo mais ou menos a mesma porcaria!


          Eu até te compreendo, mas se for para falar de motores interessantes, passa a ser um tópico sobre as opiniões do CH, JC e companhia em vez de ser falado na 1ª pessoa.

          É que isto com o tempo a passar cada vez há menos quem conheça motores muito para lá do universo do diesel

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por v7 Ver Post


            Eu até te compreendo, mas se for para falar de motores interessantes, passa a ser um tópico sobre as opiniões do CH, JC e companhia em vez de ser falado na 1ª pessoa.

            É que isto com o tempo a passar cada vez há menos quem conheça motores muito para lá do universo do diesel
            Ok, então vamo-nos cingir aos 2.0 e em relação a esses (aos actualmente em produção) fiquei surpreendido por achares o BMW mais suave. Ou não era a esses motores que te referias?

            Comentário


              #7
              Na minha opinião essas diferenças que referes são mais aplicáveis aos 4 cilindros que aos 6 ou 8. Nestes últimos julgo que as coisas são mais equivalentes.

              Nos 2 litros concordava em pleno contigo, sendo que a minha preferência recaia sobre os motores BMW, é impressionante como o 2.0 é um motor linear e "cheio", da versão de 115 à de 204cv (218 nnc conduzi).

              No entanto a minha convivência recente com o 2.0 177cv faz-me achar que os TDI estão no muito bom caminho e já muito próximos dos "d". Se as versões de 150cv, 163cv e 184cv tiverem comportamento semelhante ao 177, acho que temos motor ao nivel do 20d.

              Nesse campeonato acho que o 220 cdi sempre foi um motor bastante agradável nas suas diversas versões, no entanto são mais 10% de cilindrada, embora entre tmb no campeonato dos 2.0...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                Ok, então vamo-nos cingir aos 2.0 e em relação a esses (aos actualmente em produção) fiquei surpreendido por achares o BMW mais suave. Ou não era a esses motores que te referias?
                Dos 2 litros recentes conheço os BMW de 177 e 184 cv (também o de 204 cv) e os VW de 143 e 170 cv.

                Mas sim, fiquei com a ideia que referi.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Andre18 Ver Post
                  Na minha opinião essas diferenças que referes são mais aplicáveis aos 4 cilindros que aos 6 ou 8. Nestes últimos julgo que as coisas são mais equivalentes.
                  Sim ! concordo contigo, nos 6 cilindros as coisas são mais equilibradas.

                  Comentário


                    #10
                    Pessoalmente prefiro conduzir tdi devido à sua força e disponibilidade a baixa rotação bem como excelentes recuperações. É fácil fazer cidade em Caddys e Transporters! Alem disso as sensações de condução são muito boas (parece que é mais forte do que realmente é)

                    Saindo da cidade, os motores da BMW são muito bons e quase (cof cof) se parecem com um motor a gasolina.

                    Eu prefiro os tdi.

                    Comentário


                      #11
                      Os velhinhos 1.9 Tdi PD trouxeram a fama, andavam muito, gastavam pouco e eram fiáveis, isto era o sonho de qualquer dono de carro.

                      Como o tempo foram ficando mais mansos, mais brandos até que hoje apenas ficou o proveito, a fama já era.

                      Relativamente aos blocos com mais cilindrada nomeadamente 2.0 e 3.0 a BMW sempre esteve na frente, apenas agora com o 3.0 BITDI a Audi se aproximou mas já desde 1998 a BMW tinha o 2.0 a debitar 136 cavalos, a Audi lançou o 2.0 TDI muito mais tarde e a fiabilidade foi o que se viu. Já ao nível dos 3.0 a BMW sempre foi inovadora no que diz respeito a dupla sobrealimentação e agora até tripa sobrealimentão. Quem não admira um velhinho 535d de 286cv?! A concorrencia sempre esteja a leguas utilizando a mesma cilindrada!!

                      O melhor da BMW era mesmo que os carros com motor diesel andavam mais e consumiam menos...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                        O melhor da BMW era mesmo que os carros com motor diesel andavam mais e consumiam menos...
                        Era ? Quando ?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ReySenna Ver Post
                          Pessoalmente prefiro conduzir tdi devido à sua força e disponibilidade a baixa rotação bem como excelentes recuperações. É fácil fazer cidade em Caddys e Transporters! Alem disso as sensações de condução são muito boas (parece que é mais forte do que realmente é)

                          Saindo da cidade, os motores da BMW são muito bons e quase (cof cof) se parecem com um motor a gasolina.

                          Eu prefiro os tdi.
                          É isto que penso. Os velhinhos TDI 8 válvulas permitiam uma condução muito descontraída e fácil, tal a sua capacidade de recuperação e disparo. Realmente davam a sensação de terem mais poder do que realmente tinham, daí a sua fama.

                          Já os "d" da BMW, sempre foram motores diesel algo rotativos com prejuízo das baixas rotações.

                          Em auto estrada prefiro sem dúvida um "d" da BMW, em cidade um velhinho PD é do melhor.

                          Os novos TDI (common rail e 16 válvulas) perderam muito da personalidade que caracterizava os TDI, pelo que acabam por nem ser carne nem peixe, assemelhando-se mais aos motores BMW.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            Era ? Quando ?
                            O que que eu quis dizer foi que atualmente os motores da BMW andam mais do que a concorrencia e consomem menos. Isto já á largos anos.

                            Comentário


                              #15
                              A minha experiência neste ramo resume-se a umas voltas com um F10 20d, um 1-5portas, um A3/A4 2.0 140.

                              E por o outro lado conduzi diversos 1.9 PD, e um E46 20d, penso que ambos do tempo pré-common-rail (Os PD tenho a certeza).

                              Se por um lado penso que um Audi/VW da velha guarda era mais agressivo, tanto nas acelerações como recuperações, e de um certo modo mais adaptativo, caixa longa no Passat/Audi A4, e mais curta nos Ibizas FR e Cupras, era um motor para cidade, para nacionais, não era preciso reduzir uma mudança para sentirmos a real potencia do motor.

                              Por o outro lado o motor BMW era mais linear em toda a sua utilização, com aquela dinâmica apurada à lá BMW, conseguíamos mesmo com "menos" cavalos, tirar o mesmo ou mais "sumo" do conjunto em si, e é um conjunto melhor para montanha, AE...

                              Em AE continuo a preferir um N47 mesmo depois dos CR140 e CR170, a agradabilidade de utilização e a insonorização são melhores.

                              Mas o melhor de tudo é mesmo um 123d no 1-Coupé, um verdadeiro "toy-car"
                              Editado pela última vez por Fahrenheit; 25 September 2012, 12:40.

                              Comentário


                                #16
                                Pela experiência ao volante de vários destes motores aqui falados, actualmente prefiro os bmws, por um conjunto de razõesm já aqui explanadas. Mas reconheço que cada vez mais, em uso quotidiano, estes dois blocos se assemelham. Se tentarmos tirar mais partido e encaixarmos a ficha de piloto, podemos ter noção de algumas diferenças. A tal linearidade dos bmws vs a maior bruscidão dos Audis. Um não será melhor que o outro, apenas diferente.

                                Mas estamos a discutir o sexo dos anjos, venha qualquer um para este lado que não me importo.

                                Comentário


                                  #17
                                  A nivel de TDI's só andei com o 2.0 TDI 110cv que é um excelente motor : silencioso e linear.

                                  Não gosto de motores ON OFF, mas nunca conduzi nenum BMW. Ora, por mim, gosto da evolução destes novos TDI, pelo que são muito silenciosos, mais que os BMW, parece-me.

                                  E depois é assim, nunca a BMW conseguiu fazer um diesel com um som tão incrível como o 2.5 TDI da VW !
                                  Editado pela última vez por EscapeLivre; 25 September 2012, 13:11.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    A nivel de TDI's só andei com o 2.0 TDI 110cv que é um excelente motor : silencioso e linear.

                                    Não gosto de motores ON OFF, mas nunca conduzi nenum BMW. Ora, por mim, gosto da evolução destes novos TDI, pelo que são muito silenciosos, mais que os BMW, parece-me.

                                    E depois é assim, nunca a BMW conseguiu fazer um diesel com um som tão incrível como o 2.5 TDI da VW !
                                    Achas mesmo? Experimenta um 6 cilindros BMW, mesmo o 25TDS e depois diz alguma coisa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                      Achas mesmo? Experimenta um 6 cilindros BMW, mesmo o 25TDS e depois diz alguma coisa.
                                      Estou-te a falar do som do exterior.

                                      É que não há BMW que chegue para o 2.5 TDI da VW

                                      Comentário


                                        #20
                                        Os motores diesel da BMW sempre foram os melhores do mercado. Disso ninguém tenha dúvidas ou ponha em causa. Os Tdi embora sendo bons motores, nunca chegaram ao nível dos D da BMW.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por nokia71 Ver Post
                                          Os motores diesel da BMW sempre foram os melhores do mercado. Disso ninguém tenha dúvidas ou ponha em causa. Os Tdi embora sendo bons motores, nunca chegaram ao nível dos D da BMW.
                                          Gosto dos factos comprovados deste fórum!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Realmente.....porque é que os BMW sempre foram os melhores ? só por terem mais CV ?

                                            Não é preciso elmbrar que em 2001 ou 2002, o 20d 136cv não era o motor que emitia menos ruidos e vibrações......

                                            É que se formos por aí, os 2.2 HDI 136cv PSA e Honda i-Ctdi 140cv eram os melhores do mercado, conciliando prestações, consumos, vibrações e ruido de funcionamento.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nokia71 Ver Post
                                              Os motores diesel da BMW sempre foram os melhores do mercado. Disso ninguém tenha dúvidas ou ponha em causa. Os Tdi embora sendo bons motores, nunca chegaram ao nível dos D da BMW.
                                              Eu prefiro os TDI's!!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Com a proliferação dos diesel e o aparecimento do 20d de 177cv, que os diesel bmw se pautaram por uma linearidade pouco comum.

                                                O que sempre levou muitos a achar que o tdi de 130cv andava mais que o 20d de 177cv.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nokia71 Ver Post
                                                  Os motores diesel da BMW sempre foram os melhores do mercado. Disso ninguém tenha dúvidas ou ponha em causa. Os Tdi embora sendo bons motores, nunca chegaram ao nível dos D da BMW.
                                                  Melhores a partirem turbos, bombas injectoras e correntes de distribuição?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                    Estou-te a falar do som do exterior.

                                                    É que não há BMW que chegue para o 2.5 TDI da VW
                                                    E que tem?

                                                    O som dos 6 cilindros BMW é muito melhor.

                                                    Olha o velhinho 525 TDS:

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                      Com a proliferação dos diesel e o aparecimento do 20d de 177cv, que os diesel bmw se pautaram por uma linearidade pouco comum.

                                                      O que sempre levou muitos a achar que o tdi de 130cv andava mais que o 20d de 177cv.
                                                      Mas não andam. Nem de perto nem de longe. As sensações é que enganam no PD130.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        Não é preciso elmbrar que em 2001 ou 2002, o 20d 136cv não era o motor que emitia menos ruidos e vibrações......

                                                        É que se formos por aí, os 2.2 HDI 136cv PSA e Honda i-Ctdi 140cv eram os melhores do mercado, conciliando prestações, consumos, vibrações e ruido de funcionamento.
                                                        O motor i-ctdi da honda apareceu creio que em 2004

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                          Com a proliferação dos diesel e o aparecimento do 20d de 177cv, que os diesel bmw se pautaram por uma linearidade pouco comum.

                                                          O que sempre levou muitos a achar que o tdi de 130cv andava mais que o 20d de 177cv.
                                                          Sim, mas os TDI's agora já são bastante lineares. Ao que o actual 2.0 TDI acresce um maior silencio e menores vibrações quando comparado com o BMW.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                            Mas não andam. Nem de perto nem de longe. As sensações é que enganam no PD130.
                                                            E penso que também enganem no comparativo PD130 Vs. CR140 ou CR170.

                                                            A fundo, a brusquidão da aceleração é fenomenal, mas as altas não é o prato forte.
                                                            Editado pela última vez por Fahrenheit; 25 September 2012, 14:02.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X